Sete Mentiras

Sete Mentiras Elizabeth Kay

Resenhas - Sete Mentiras

Simone de Cássia 02/12/2021

Que livro " inho" : fraquinho, chatinho, bobinho, enroladinho...O título me chamou a atenção, afinal, temos o tal mistério em torno do número sete né? Sete cores do arco-íris, sete pecados capitais, sete dias na semana, sete notas musicais, sete vidas do gato... e por aí vai...Então, pensei: o livro deve ter algum trem de especial. E fui. Enganada. E não vou esperar até chegar à sétima mentira, as duas primeiras já me bastam. Nem gosto mesmo!! (nem de mentiras e nem de livros mentirosos). Já era.
Daniel.Malaquias 02/12/2021minha estante
Hhahaha adorei a crítica.

Riva 02/12/2021minha estante
Livro ?inho? - kkkkkkk!!!!!

Cris 22/04/2021

São oito mentiras
Tinha tanta esperança nesse livro, a sinopse me levou a crer que seria incrível, mas passou longe, muito longe disso.

A narrativa é arrastada, tem tanta descrição e divagação que a gente esquece o que a personagem ia fazer, aliás, não tem um personagem carismático.

Thriller não pode ser arrastado, tem que ter energia e suspense, se teve deve ter sido entre um cochilo que dei entre os parágrafos...

As sete mentiras? Bom, elas também ficam perdidas no meio das divagações.

E a oitava? É dizer que esse livro é bom.

Não recomendo.
Glauci 11/05/2021minha estante
Concordo plenamente

Cris 23/05/2021minha estante
Né Glauci?

She King 05/06/2021minha estante
kkk to rindo aqui são oito mentiras kkkk

Lorefidyk 30/10/2021minha estante
Kkkkkkk amei o final da sua resenha, ainda não estou na metade e tive que retornar no início porque me perdi toda, nem entendi quais são as mentiras...vim aqui ver se sou burra ou tem mais pessoas que se identifiquem com a experiência q estava tendo. kkkk apesar de que a última parte q li estava boa.

Cris 31/10/2021minha estante
Obrigada. Você não é burra não, o livro que é confuso, RS.

Fabio Pedreira 09/07/2021

Se eu dissesse que gostei, seria a oitava mentira
Jane e Marnie são amigas desde criança. As duas são opostas, mas ao mesmo tempo têm muito em comum, uma dessas características é o fato de que as duas casaram cedo. A diferença é que a Jane nunca gostou do marido da Marnie e um dia ele morre. Jane sabe de algumas coisas que, se tivesse contado ou feito diferente, talvez tivesse evitado essa morte. Mas será que ela seria capaz de contar a verdade para sua melhor amiga?

Sete mentiras é um livro que promete ser um thriller centrado no mistério da morte do marido da Marnie, mas não é isso que acontece. A história na verdade é mais voltada para a relação de amizade entre as duas personagens, tudo contado pelo ponto de vista da Jane. Sendo assim, o leitor pode entrar naquela de ficar desconfiado de até que ponto o que está sendo contado é real, ainda mais em um livro onde o título se chama “Sete mentiras”.

A ideia da trama é legal, mas para mim não funcionou nem um pouco. O livro tem um pouco mais de 200 páginas, porém, para mim, pareceu que tinha umas 500. Como eu falei, o livro é contado pelo ponto de vista da Jane. Como ela gosta de falar, ela era a escuridão, enquanto a Marnie era a luz. A Jane é uma personagem chata, hipócrita, nada confiável, com atitudes extremamente duvidosas, que deixa a leitura bem entediante. Isso é ruim não só pelas características em si, mas pelo fato de que torna as reviravoltas do livro bem previsíveis.

O “relato” da Jane, por assim dizer, poderia ser resumido a um conto, pois ela acaba se repetindo bastante durante a narrativa, divagando de muitas formas. Essa questão que citei sobre ela ser a escuridão enquanto a Marnie é a luz se repete várias vezes durante a leitura. Além disso, os personagens secundários são bem desnecessários. Uma irmã que sofre de uma doença que você acredita que é uma, para no fim ficar na dúvida se era aquilo mesmo, uma mãe que sofre de demência e deveria servir de passado conflituoso para a personagem, mas que não ajuda muito e por fim uma repórter…

Essa repórter aparece logo após a morte do marido da Marnie, deixando uma esperança de reviravolta na história, porém, da mesma forma que ela chega de repente, ela vai. Ela se torna uma personagem totalmente sem sentido, se envolvendo em situações aleatórias, que fazem me questionar para que ela foi posta ali. A ideia eu entendo, mas a execução acabou falhando.

Mas, para não citar apenas pontos negativos, a escrita da autora é boa, e me fez lembrar um pouco o livro A garota no trem. Porém, infelizmente, um livro que eu esperava bastante, com uma trama com um bom potencial, acabou decepcionando bastante, com uma história rasa, longa demais e com um personagem bem odioso.

Se eu dissesse que gostei, seria a oitava mentira.
She King 09/07/2021minha estante
kkkkk ainda bem que tem poucas páginas.

Fabio Pedreira 10/07/2021minha estante
Olha, tem pouco mais de 200, mas pareceu que tinha 900, juro kkkkk

She King 10/07/2021minha estante
kkkkk sei bem como é kkk li um livro chamado terra faminta e me arrependo kkk

Fabio Pedreira 11/07/2021minha estante
Kkkkkkk é complicado

May 11/12/2022

Sete mentiras
Neste livro temos como narradora a Jane, que conta um pouco sobre sua vida de casada, sua trajetória como filha, irmã e melhor amiga.
Muitos acontecimentos, verdades, mentiras, sofrimentos e amor fazem parte dessa história.
Não irei falar mais sobre o enredo, para não dar spoilers.

Gostei bastante da história, msm sendo totalmente diferente do que imaginava, a leitura superou minhas expectativas.
Leitura rápida, fluída e gostosa.
Sei que tem um ar de psicopatia, mas é bom de se ler.
Fui capaz de sentir ódio, alegria, amor, tristeza, pena e medo durante a leitura dessas 272 páginas.
Merece 5 ?, não é perfeito, mas, me fez refletir sobre alguns pontos.
Vale a pena a leitura.

Carla 03/12/2021

Se eu dissesse que não gostei desse livro seria a 8 mentira.

Jane e Marnie são amigas desde o ensino fundamental, apesar de terem um laço forte elas são totalmente o oposto uma da outra. Jane se casou cedo com o amor da sua vida, porém o tempo passado ao seu lado é pouco, pois ele morre em um acidente, enquanto Jane passa pelo luto, Marnie conhece quem seria o seu futuro marido, mas há algo nele que não agrada a Jane, um dia ele morre em um acidente, porém há coisas que Jane poderia ter feito para evitar sua morte, mas será que algum dia ela será capaz de contar a respeito do ocorrido para a sua melhor amiga?

Sete mentiras é a quantidade de mentiras que Jane conta a Marnie, e das quais teria um grande impacto na amizade das duas, no inicio achei que seria um thirller sobre a morte do marido da Marnie, mas foca bastante na amizade das duas pelo ponto de vista de Jane, que para ela é uma amizade verdadeira e sem nada capaz de intervir no laço, porém é uma amizade com possessão, apego e diria até mesmo uma amizade tóxica.

O livro tem pouco mais de 200 páginas, mas eu me envolvi tanto na história que li rapidamente, em muitos momento fiquei aflita, achando que a verdade seria descoberta. E quando eu cheguei no final, eu fiquei abismada, gostei bastante como desenrolou no fim, apesar do livro ter deixado algumas pontas soltas. A Jane sobre por uma obsessão e até traços de sociopatia.

Os personagens são bem desenvolvidos, até parecem que existem na vida real, a trama me envolveu do início ao final.

Será que as coisas poderiam ser sido realmente diferentes se a Jane não tivesse contado a primeira mentira?

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2021/12/resenha-73-sete-mentiras-elizabeth-kay.html

Priih | Blog Infinitas Vidas 04/06/2021

Infelizmente não cumpre o que promete :(
Jane e Marnie são melhores amigas desde que tinham 11 anos de idade. Enquanto Jane tem uma família que ruiu (com um pai que saiu de casa, uma mãe com demência que nunca lhe deu muita atenção e uma irmã com uma doença terminal), Marnie nunca teve a presença familiar como uma constante (já que tanto seus pais quanto seu irmão são bastante ausentes). Elas encontram uma na outra o apoio, a alegria e o consolo que precisam, até que um elemento importante se coloca entre as duas: o amor romântico, especialmente o de Marnie. Quando ela se apaixona pelo arrogante Charles, Jane passa a odiá-lo da forma mais intensa que podia, e é devido a esse ódio que um novo hábito se inicia entre as duas: as mentiras de Jane.

O livro já nos revela que Charles está morto, e Jane (nossa narradora em primeira pessoa) começa a contar para o leitor tudo que os levou até aquele momento. Ou seja, quem morre não é o mistério da obra, mas como tudo se desenrola para este destino e, posteriormente, os desdobramentos da morte de Charles. [...] Jane é uma personagem profundamente egoísta e obcecada pela amiga. Ela narra desde o início da história o quanto a conexão das duas é profunda, o quanto esse amor é inabalável e o quanto elas podem se comunicar sem nada precisar ser dito. O problema é que, conforme as páginas avançam, o leitor deixa de acreditar nessa relação, porque não parece ser bem assim. Quanto mais eu lia, mais eu achava que essa amizade tinha um quê de unilateral, alimentada pela obsessão de Jane de ser amada por alguém.

[...] E já que comecei a falar de Marnie, devo dizer que ela é rasa como um pires, tornando impossível pra mim entender a obsessão de Jane. A personagem tem pouquíssima participação ativa na história, sendo descrita apenas pelo olhar enviesado da narradora, e nem sob essa lente encantada eu pude me afeiçoar a Marnie. E o fato dela parecer tirar um certo grau de vantagem da dedicação de Jane também me irritou, mais um elemento que corrobora o quanto essa relação de “amizade” é disfuncional. O terceiro elemento desse “trisal”, Charles, também tem pouquíssimo espaço na trama, e é sempre mostrado pelas lentes de Jane.

Sete Mentiras peca também ao manter o interesse no mistério. Lá pela metade da obra o ponto de virada acontece, mas a trama não consegue manter o ritmo. Achei o livro extremamente lento, enrolado, e não conseguiu me instigar nem me manter absorta na leitura. [...] Como ponto positivo, tem uma discussão que foi abordada muito timidamente na obra, mas que gostei que estivesse lá: a questão de como priorizamos determinados tipos de amor. Para Jane, o amor entre Marnie e ela é enorme, profundo, bem sedimentado – até que o amor romântico chega “para atrapalhar”. Claro, Jane deturpa completamente os limites da relação, mas acho interessante a problematização da personagem de que nós sempre damos mais espaço e importância para o amor romântico, colocando os outros tipos em espaços menores dentro de nossas vidas (seja o amor familiar ou o amor pelos amigos). E especialmente nós, mulheres, somos muuuito incentivadas a colocar nossa energia em encontrar nosso par ideal, em casar e ter filhos, então acho sempre válido quando uma obra nos coloca a questionar esse status quo.

Sete Mentiras fez uma promessa que não cumpriu. As mentiras não são tão relevantes assim e, na minha opinião, não são a causa de tudo que acontece na trama. O mistério não instiga, as personagens são difíceis de engolir e não há nada que realmente te convença sobre aquilo que você está lendo. Pra mim não foi uma experiência legal, mas espero que quem opte por ler goste mais do que eu. =)

A resenha completinha você encontra no blog. Te espero lá!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/06/02/resenha-sete-mentiras-elizabeth-kay/

Fabrício 29/06/2021

Livro muito fraquinho
Livro fraquinho, história boba, final previsível, nada surpreendente... Premissa boa, mas só. Pouco aproveitada.

Lorefidyk 03/11/2021

Amizade verdadeira ou obsessão?
SETE MENTIRAS, um livro que mistura drama com suspense (thriller psicológico), é um livro que se deve ler com a expectativa certa. Não vá esperando um thriller cheio de reviravoltas com um final super inesperado de te deixar com queixo caído, pois não é (ou para alguns pode ser). Mas, mesmo assim, não deixa de ser um livro incrível!
SEM SPOILERS
O livro é narrado na voz de uma das personagens, Jane, como um diário de suas experiências e sensações, em especial tudo relacionado a sua amizade com Marnie.
Elas se conheceram ainda no colegial, desde então são amigas inseparáveis. No entanto, Jane odeia Charles, o marido de Marnie, ela o considera arrogante e machista.
Inesperadamente ele morre e tudo muda, conhecemos sua história, como se conheceram e sua trajetória até o dia fatídico da tragédia. Assim, vamos entendendo o porquê desse ódio todo e como funciona a mente de Jane. Como é narrado por ela, existe a dúvida constante se os fatos ocorreram da forma em que ela os dispõe ou se de alguma forma estão sendo manipulados.
Eu adorei ler esse livro, apesar de ter visto muitos comentários negativos ainda o indico para quem gosta do gênero. A leitura traz muitos questionamentos sobre família, amizade e temas importantes como distúrbios psicólogos e alimentares, além de ter muuuuitos quotes reflexivos. Eu me envolvi muito com a leitura, por muitas vezes me vi ansiosa para o próximo capítulo e pensando temos uma versão feminina de Joe Goldeberg, personagem da série "You", aqui?

site: https://www.instagram.com/p/CV08n_7Lhqi/?utm_source=ig_web_copy_link

Beca 20/10/2023

??
Interessante, mas chato.
No inicio, cheguei a pensar que fosse uma crítica social baseado na maneira como nos relacionamos atualmente, com nossos pais, irmãos, amigos. As responsabilidades que assumimos diante a doença deles, e abandono de outros. Sobre afeto e falta de reciprocidade. E sobre a importância e expectativa que colocamos nos outros.
Mas no fundo, no fundo. Acho que foi só uma tentativa de thriller mesmo, porque a coisa mais legal, foi o plot twist. Esse foi o queijo por cima do seu macarrão!

edisik 25/05/2021

Acho que não.
Tinha muitas esperanças com esse livro. Achei que ia ser um livro que ia prender minha atenção. Mas não foi isso não.
A narrativa é muito arrastada e sem empolgação. Geralmente um livro de duzentas e poucas paginas leio em dois dias e esse me consumiu uma semana.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 24/07/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Jane e Marnie são melhores amigas desde a infância. Elas sempre foram honestas uma com a outra, até que Jane mentiu a primeira vez. Uma mentira se transformou em sete e agora o marido de Marnie está morto. Mas será que se Jane tivesse dito a verdade desde o início, ele ainda estaria vivo?

Narrado por Jane, em Sete Mentiras vamos acompanhar o quanto essa mulher sempre foi obcecada por Marnie. Em alguns momentos eu não sabia dizer se seria amor reprimido, obsessão, inveja ou tudo junto. Jane não consegue conceber a ideia de Marnie ter uma vida em que ela não esteja presente ali do lado de qualquer maneira que seja e isso é bem presente durante toda a narração, mesmo que ela não seja a típica narradora não confiável.

Por ser narrado apenas por Jane, não sabemos muito bem se essa amizade tóxica parte também de Marnie. Só sei que eu finalizei esse livro e não entendi bem essa obsessão de Jane por uma mulher que tem a profundidade de um pires. Todo tempo Jane repetia que Marnie era luz e ela era a escuridão, e o que eu via era só uma mulher tóxica dependente de atenção que achava a luz de vela da Marnie a própria Aurora Boreal da sua vida.

A autora tinha um bom conceito em mãos, mas a história se torna bastante repetitiva e ela divaga demais. Mais ou menos com 50% acontece o grande fato da morte do marido de Marnie e a história dá uma esquentada, mas depois volta pro morno. Há a promessa de uma personagem secundária abalar a vida das duas, e fica somente nisso. Inclusive, essa personagem em si, se fosse retirada da história, não faria a menor falta.

A história narrada por Jane é ela contando sobre sua vida com Marnie para alguém. Não foi muito difícil adivinhar para quem ela estava confessando seus segredos. Nos últimos capítulos somos revelados a identidade do ouvinte, assim como é acontece o grande conflito entre as duas. Particularmente eu achei essa solução um tanto preguiçosa, mas é esse tipo de desfecho que sempre me frusta nos livros do gênero e aqui não foi diferente.

site: https://www.instagram.com/p/CRrxtFmtSNh/

Andrea Lacombe 15/05/2021

Chocante, o livro conta história sobre rejeição, apego, possessão...
Vale a leitura!

Paty 01/05/2021

Decepcionante
Queria tanto ler esse livro..esperava tanto dele.. sinopse havia me instigado.. porém nao foi nada d esperado. Achei bem chato..tedioso e arrastado.. tem algumas partes que são boas..mas no contexto geral não gostei.. esperava muito mais.

Camila 13/06/2021

Mundo me julgue: Eu gostei desse livro
Esse livro fala sobre amizade tóxica e obsessiva. Eu gostei bastante da obra, a cada capitulo eu ficava ansiosa para saber qual loucura a Jane iria fazer. Ela narra a história então fica perceptível a obsessão e traços de sociopatia. E ela quer que a gente compactue com as ações dela (porém, Not today Satan, not today).

Só não dou 5 estrelas porque o final foi bem genérico e a resolução muito fácil. No mais, um bom livro, recomendo.

Mari 20/06/2021

Foi bom, mas murchou.
Estava adorando a história e aí, murchou.

Primeiro, a Jane precisa de ajuda.

Segundo, Marnie não tem um traço de personalidade.

Terceiro, Jane precisa de ajuda.

Eu estava gostando da Jane, mas era MUITO obsessiva e isso começou a me incomodar, porque a Marnie só é bonita e gentil e não merece toda essa "Queroficarparasemprecomela,porqueeusoutaoinutilsemela,mesmoqueounicotracodepersonalidadedaminhaamigasejaserbonitaegentileluznaescuridao".

Então, não fazia sentido. Aliás, eu odiava a Jane se menosprezando em detrimento da Marnie. Você só é vítima de si mesma, você se faz se vítima a todo momento, por isso que você é escuridão.

A Jane só consegue ser obsessiva. A todo momento, ela procura alguém para ser seu sol.

A história estava indo super bem, as mentiras são contadas e você fica "não é possível! Fala a verdade!" e no final, quando a verdade é revelada é " hummm, só isso?!".
Apesar se ficar chocada com o que ela queria fazer.

Um final muito chocho! Faltou um temperinho!!

Curti ver o ponto de vista da Jane, acho que é a segunda história que leio sob a mesma perspectiva.