Valsa maldita

Valsa maldita Tess Gerritsen

Resenhas -

Mariana113 28/09/2022

Além da Valsa
Julia encontra uma relíquia durante uma das suas apresentações pela Europa. Ela decide se presentear com um livro de composições e acaba encontrando no meio do livro uma partitura com uma Valsa que desperta seu interesse.

Ao chegar em casa e ensaiar pela primeira vez a valsa, coisas estranhas começam a acontecer. Esses acontecimentos ocorrem logo no início do livro e prendem nossa atenção ao mistério que cerca essa composição.

Tudo no livro é envolvente e bem executado. Toda a atmosfera de mistério e tensão deixa a leitura interessantíssima. A narrativa, que é dividida em duas histórias, nos explica a ligação do passado com o presente e nos faz criar nossas próprias teorias sobre a valsa, tentando encontrar sua ligação com os eventos estranhos no lar de Julia.

O final é no mínimo inusitado, contudo não apaga o brilho do trabalho bem feito da autora e da mensagem profunda que ela quis passar.

Andy.Sena 23/04/2022

O suspense foi interessante de acompanhar, mas senti falta de algo mais. Talvez carisma maior na protagonista ou quem sabe um melhor desenvolvimento da mesma. A história viaja entre o passado e o presente, confesso que se tivesse focado apenas no passado, teria esse sido um dos melhores livros da Tess. Os personagens do passado eram maravilhosos de se acompanhar, você ansiava por saber mais deles bem mais do que a protagonista. Fiquei com preguiça diversas vezes dos dramas da mesma e a resolução do mistério foi bem simplória, mas algo plausível, especialmente quem é fã de seriados médicos.

Lidiany.Mendes 16/05/2024

Que livro bom!
É o primeiro livro solo que li da Tess Gerritsen e amei a escrita da autora. Uma leitura muito rápida de ser feita, pois é impossível parar antes de saber o que vai acontecer.
A trama se passa em dois núcleos diferentes e que ocorrem em tempos, mas que se conectam em razão da música.
Como apreciadora de música clássica e pianista que sou, a obra teve um impacto enorme em mim.
Terminei querendo ouvir de fato é não apenas na minha imaginação a música que conduz o enredo da trama.

Rachel Lucena 12/05/2021

Com esse título, achei que era cara de filme de terror categoria D, mas felizmente foi uma bela surpresa.
Primeiramente, porque eu adoro livros com estrutura narrativa de mais de um narrador, assim, o livro é escrito em várias partes, sendo elas narradas por Julia e Lorenzo, narradores-personagens.
Eu simplesmente devorei o livro, super interessada no que eles tinham a contar e como suas histórias iriam se entrelaçar (Julia escreve em nossa época atual, Lorenzo nos anos difíceis da ascenção do nazismo pela Europa).
O desfecho me surpreendeu bastante e achei a história muito bem amarrada. Ler esse livro foi uma delícia e eu super recomendo.

Menezes Torres 09/10/2023

Mais de uma história contada em mais de uma linha do tempo. Possui plot twist que em momento algum imaginei que fosse acontecer. Recomendo muito a leitura.

ANE 19/07/2021

Esperava mais
Uma boa história, mas com alguns episódios incongruentes. Apesar de triste a parte que conta sobre a guerra é a melhor. Apesar de tudo a leitura flui muito.

Alessandro.Aguilera 24/06/2023

Um bom livro
Gostei muito da leitura, me levou para um caminho que não estava esperando. Um livro com personagens fortes e bem desenvolvidos.

Rosangela.Chaves 22/03/2021

Vida, morte e música
Como todos os livros que li de Tess esse é hipnotizante. O comecei e o terminei com ávida necessidade de sua existência, não desejando seu fim, mas almejando o desenlace.
Por tratar de um tema pesado que já conhecemos não consegui não retomar a raiva a barbáries que os homens cometem e que mesmo anos depois seguem a mesma pergunta: pra quê isso?
Mas, embalada pela musicalidade e dança da escrito, finalmente chego ao fim resignada. Passou. Vai ficar tudo bem.

Helena Fraga 19/03/2022

Incêndio
Comecei numa leitura tranquila, mas chegou uma hora que o livro me pegou e não consegui largar.

Tem emoção para todos os gostos, thriller, romance e história, também muita sensibilidade.

Nathiele Bonani 21/12/2022

A Tess nunca decepciona. Nesse livro senti mais emoção, algo que toca. Falar sobre os judeus, todo o sofrimento passado por Lorenzo e sua familia, sobre seu romance no passado, trás uma certa ?melancolia?, mas juntamente com a tensão e o suspense do que estava acontecendo com Júlia no presente, fez-se uma ótima combinação pra nos prender a leitura.

Rênaty 11/01/2023

Júlia é uma violinista que adquire uma partitura com uma música que ela não conhece, uma valsa chamada Incêndio.
Nas duas vezes em que ensaia a valsa em casa, acontecem coisas estranhas com sua filha, Lilly, e ela passa a observar alterações no comportamento da menina. Robert, seu marido, acha que o problema é com ela, e não com a filha.
Em busca de respostas ela vai pra Veneza, local da residência do compositor, Lorenzo Todesco.
As informações surgem, mas com elas, riscos inimagináveis como a origem da composição.
Os fatos se alternam entre o presente (Júlia) e o passado (Lorenzo e Laura).
Um amor que a guerra interrompeu.
Uma violinista que não entende o que está mais a sua vida!
Será que Júlia vai descobrir a verdade?

Clau Melo 16/05/2023

Tenso
Literatura sino-americana, 2016. Suspense histórico.
No ambiente sombrio de um antiquário em Roma, a violinista americana Julia Ansdell depara com uma partitura intrigante a valsa "Incendio" e é imediatamente atraída pela peculiar composição. Carregada de paixão, tormento e de uma beleza arrepiante e aparentemente inédita aos olhos do mundo , a valsa parece ter vida própria. Já de volta à Boston, quando Julia começa a tocar a melodia, algo sinistro é despertado: a música parece exercer um efeito inexplicável e macabro sobre sua filha pequena. Convencida de que a melodia hipnótica está desencadeando uma maldição, Julia decide investigar a história por trás da partitura. Suas buscas a levam à milenar cidade de Veneza e a um antigo segredo terrível envolvendo uma família poderosa que fará de tudo para impedir que ela revele a verdade ao mundo custe o que custar.

B.Dias 10/05/2022

Um suspense em que uma mulher compra uma partitura muito antiga e que quando toca a melodia em sua casa coisas estranhas acontecem com sua filha, e a partir disso ela começa a investigar a história por trás da partitura. Com isso o livro é divido em duas passagens e trocas de ponto de vista entre 2 personagens, uma no presente, com a protagonista, e outra no passado.

Com certeza esperava mais da história. Apesar de ser rápida e intrigante no começo, por conta de situações que você vai criando teorias, senti falta de algo mais profundo pelo que a história estava me levando na parte do presente, quando teve a resolução eu fiquei: "ah! era só isso", acho que criei expectativas demais.

Contudo, nem tudo foi decepcionante...

A história que envolve a partitura foi muito interessante. Sinceramente, não imaginava que o autor fosse se aprofundar em uma Itália passando pelo período da segunda guerra mundial, e como gosto muito da temática, não tive o que comentar nessa parte.