Positiva

Positiva Camryn Garrett

Resenhas - Positiva

allnrip 01/02/2024

O livro superou minhas expectativas. Abordando diversas problemáticas através de um tema principal: o preconceito. Preconceito contra pessoas com HIV, pessoas LGBT, pessoas Negras, sexualidade... O livro possui uma visão ampla que muitos outros não tem. A escrita é divertida, com partes genuinamente divertidas.

O único problema é que poderia ser melhor desenvolvido a trama do livro, os "bilhetes", tem alguns personagens que também poderiam ter sido aprofundados, mas não foram.

Aschelley 08/01/2024

Achei tedioso
Não consegui terminar o livro, abandonei. Também não seja o momento pra mim ler esse livro, acredito que leituras são fases.

Paula 07/08/2023

Impactante
Gostei muito da temática. Esclareceu coisas q eu nem fazia ideia sobre o hiv. Além de abordar temas fortes como bullying.

Cássio Cipriano 25/07/2023

Um olhar diferente, sensível e didático para as vivências com HIV
Essa leitura me gerou tantos sentimentos, que só lendo para entender. A premissa é muito boa, principalmente pelo fato da autora abordar o HIV por uma ótica pouco explorada: a transmissão vertical, que ocorre quando a criança contrai o vírus na gestação, parto ou durante a amamentação. Já li diversas obras que abordam HIV, mas "Positiva" foi diferente de tudo o que já li e, apesar do tema central ser este, a história toca em outros assuntos importantes, como racismo, identidade, adoção, preconceito e superação. Além disso, o livro não deixa de ter aquele climinha gostoso das histórias que se passam no colegial e é cheia de referências ao teatro musical.

Na maior parte do tempo, "Positiva" é uma leitura leve e tranquila, que mostra a protagonista vivendo dilemas de uma adolescência comum, e eu vi que, para muitos leitores, isso foi considerado chato, mas eu gostei que a autora mostrou isso antes de trazer os dramas mais pesados para a narrativa. Se você lê com um olhar mais sensível, vai entender que, nos dias atuais, pessoas com HIV levam uma vida comum, sem muitas complicações no que diz respeito à saúde. Para mim, a autora mostrar como a Simone leva uma vida comum e "pacata", especialmente após tudo o que ela passou na sua antiga escola, foi uma abordagem muito legal.

Enfim, eu achei "Positiva" uma história incrível, potente e sensível, mas acima de tudo, comum... e é importante entender que, hoje em dia, pessoas vivem com HIV de forma comum e simples no que diz respeito à saúde. O que estraga as coisas é o preconceito, a desinformação e os tabus que ainda giram em torno desse tema. É nesse sentido que a sociedade precisa avançar e, infelizmente, evoluiu tão pouco. Para mim, essa é a grande lição da história. Em nenhum momento, o livro mostra a Simone tendo complicações de saúde ou o HIV sendo um empecilho pro seu bem-estar. Quem causa todos os desconfortos que ela sofre são as pessoas que não sabem nada sobre o HIV e ainda se mantém presas aos estereótipos antiquados. Nesse sentindo, inclusive, a história é bastante didática e discute tópicos importantes e que provavelmente alguns leitores terão contato pela primeira vez através desta história, como o uso de PreP e o status indetectável.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Dougnuz 30/06/2023

A positividade vem nos momentos mais difíceis
No primeiro capítulo já deu para sentir o tom incrível que esse livro seguiria, e o quanto inspirador foi essa leitura para mim. Camryn Garrett, soube oque estava fazendo desde o começo, a escrita dela é de uma delicadeza enorme, me fez torcer, chorar, sentir raiva junto com a Simone (protagonista).

Da para sentir o quanto a autora se preparou para escrever sobre a temática HIV, foi de um didatismo imenso, e me fez aprender muuuuuuito sobre o assunto. Todos os personagens presentes no livro são incríveis e por mais que alguns apareçam pouco a Camryn consegue fazer a gente se importar com eles, enfim, incrível e super recomendado.

Lucyclenia 29/06/2023

Assuntos de extrema importância (adolescência, racismo, preconceito, sexualidade, HIV, identidade) mas, achei o desenrolar bem chato.
Achei a Simone muito madura para a idade (17 anos) a maneira como ela lida com o preconceito dos "adultos" foi de aplaudir de pé.
Apesar do enredo cansativo, indico a leitura.

Mandy (@lendocommandy) 21/02/2023

Desapontada
O livro me desapontou bastante. Pelos temas que o livro abordava tinha grande potencial pra debater várias questões importantes como racismo, preconceito, bullying, sexualidade, HIV e consigo perceber que a autora tentou. O problema foi que percebo que a autora tentou a abarcar o mundo todinho e discutir todas as questões possíveis no livro o que em muitos momentos ficou parecendo uma grande forçação de barra.
Uma outra questão é que não tive a mínima paciência pra os diálogos (ou seriam monólogos?) da protagonista sobre teatro e musicais, em certo ponto comecei apenas a pular eles.
Dei 3 estrelas pro livro por dois motivos. O primeiro é que apesar de todas os problemas acredito que o tema principal foi muito bem abordado e trabalhado, com uma parte médica bem embasada e explicada de forma simples. Segundo, não posso negar que o romance foi bem fofo, adorei o Milles.

Nah 06/02/2023

Assunto relevante, enredo chato
Em Positiva, vamos acompanhar a história de Simone, uma jovem que vive com HIV. Ela guarda esse segredo a 7 chaves, principalmente depois da péssima experiência que teve em sua antiga escola, quando todos descobriram sobre ela.

Após se mudar de escola, ela agora tem novas melhores amigas, dirige um musical para o Clube de Teatro e está engatando um namoro com seu crush, Miles. Tudo está correndo perfeitamente bem e a tendência é continuar assim. Pelo menos é isso que ela acha, pois tamanha é sua surpresa ao começar a receber bilhetes anônimos de alguém que ameaça revelar seu segredo caso ela não se afaste de Miles.

Dividida entre o medo de ter seu segredo revelado, revivendo assim os eventos traumáticos da antiga escola, e sem querer se afastar do namorado, ela se vê completamente perdida.

A premissa do livro é de fato muito boa e acho que esse foi o principal problema na minha experiência de leitura. Porque por melhor que seja a sinopse, o desenvolvimento não me convenceu totalmente. O casal principal a meu ver tem pouca ou nenhuma química e eu não lidei bem com algumas atitudes da personagem principal - eu sei que ela é uma adolescente, mas é mais forte que eu.

O plot também é previsível, o que me quebrou um pouco, e não gostei da resolução que a autora deu para o mistério dos bilhetes. Pra se ter uma noção, após a revelação eu perdi todo o resto de interesse que ainda tinha pela história.

Bom, depois disso tudo você provavelmente deve estar se perguntando porque ainda dei 3 estrelas. E eu respondo: apesar de achar a narrativa um pouco chata, a autora soube tratar muito bem sobre a questão do HIV, abordando o tema com o respeito e a responsabilidade que lhe são devidas. Isso pra mim já é motivo de vitória, porque sabemos que as chances de encontrar um belo de um desserviço são grandes.

E, além disso, o livro conseguiu me emocionar um pouco, apesar de eu não me conectar profundamente com nenhum dos personagens.

melmelcaiudoceu 06/02/2023

Um querido
Esse livro é definitivamente um dos melhores que eu já li. Tudo nele é maravilhoso, a maneira como ele se monta, se constrói e desenvolve é muito bom.
Eu adorei cada pedacinho disso tudo.
O casal principal é perfeito, as amizades são maravilhosas, o plot é incrível (tirando a carta, morri de raiva) e o final?????? PERFEITO! NÃO PODIA SER MELHOR!
A obra é realista e muito informativa.
Recomendo muito!!!

Ariele 09/01/2023

Positiva
É um livro fácil e rápido de ler. Eu gastei bastante. Eu acho que é uma história importante e que todo mundo deveria ler.

juliadelfs 28/12/2022

Positiva foi um livro que me ensinou muito sobre o HIV, coisas que todo mundo mundo deveria saber, mas nunca é tarde demais pra aprender e repassar conhecimento.

é uma história sobre resistência num ambiente ignorante de caráter e conhecimento. a personagem tem seu segredo espalhado pra escola inteira e de repente precisa lidar com gente burra que acha que HIV é contagioso com um simples toque ou só de estar perto da pessoa. é uma ignorância sem tamanho que dá ódio.

apesar das raivas passadas com os brancos burros, foi muito legal ver a Simone aprendendo a se aceitar e se amar mesmo com essa doença, a entender que a errada não é ela; são as pessoas. ver ela se apaixonar e ver que pode sim ser amada, porque é merecedora de amor assim como todo mundo.

"?Estou apaixonado(a) por você? é uma das frases mais assustadoras da nossa língua. É tipo estender seu coração para uma pessoa e pedir para ela não pisar nele."

Ingridh.Weingartner 04/12/2022

O último livro viajante que eu li. Foi muito interessante saber mais sobre esse assunto, um livro fácil de ler

callmedante 18/11/2022

PÉSSIMO

nossa q livro horrível. a sinopse é muito interessante mas a execução do livro é podre. a escrita me deu dor de cabeça, os personagens são futeis e sem graça, o decorrer da história é chato e o final foi horrivel. odiei muito

Sereia Entre Livros 18/10/2022

Divertido, sensível, importante
Esse livro é tão leve, tão divertido
Os capítulos são em sua maioria curtos e a escrita da autora é muito engraçada
Perdi as contas das vezes que ri com a Simone e seu jeito de levar as coisas
Me identifiquei com a quantidade de crushes brancos que ela tem hahaha
Mas para além disso, o livro fala sobre um assunto muito importante, que é o HIV.
Ele nos trás as informações corretas sobre esse assunto e também mostra como a ignorância pode prejudicar as pessoas, coisa que é sempre bom ressaltar
Quando não sabemos sobre algo, o certo é pesquisar, ler sobre, perguntar e se informar
Adorei muito ler esse livro, conhecer a Simone, seus pais, suas melhores amigas e sua paixão pelo Miles
Achei Miles um amor dos amores, aquela pessoa que todos queremos namorar: é compreensivo, apaixonado, respeita os sentimentos e as decisões da pessoa amada
Ou seja, o moço perfeito hahaha
Só não dou 5 estrelas pq achei um pouco confuso a relação familiar da Simone, confundi horrores os pais dela, achando que o pai negro era o que ela chamava de Pai e o mexicano o Papito, mas só no final entendi que era o contrário haha e não sei se foi desatenção minha ou a escrita que deixou isso confuso
No mais, se vc quer algo para ler que seja divertido e ao mesmo tempo profundo, esse livro é uma ótima pedida! ?

Lola Chambrety 07/10/2022

The world can be a nasty place
Uma vez a Selena Gomez cantou ?o mundo pode ser um lugar desagradável?. Simone, sendo uma jovem negra e portadora de HIV, experimentou muito disso na sua adolescência.

Quando sua melhor amiga por quem ela tinha uma paixonite resolveu espalhar para todo mundo sobre o HIV, Simone se viu obrigada a mudar de colégio e recomeçar do zero guardando esse segredo.

Dessa vez as coisas parecem diferentes. Ela tem duas amigas compreensivas, o grupo de teatro e Miles, o cara que tem feito seu coração derreter.

Mas quando passa a receber bilhetes ameaçadores, Simone precisa decidir entre fugir como fez da última vez ou enfrentar o preconceito de cabeça erguida.

Você PRECISA ler ?Positiva? se:
a) gosta de livros com muita representatividade;
b) gosta de histórias jovens que falam de temas tabus com tom leve e educativo, à la ?Sex Education?