Coisas Frágeis 2

Resenhas - Coisas Frágeis 2

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Barone 14/03/2011

Fraco
"Coisas Frágeis 2" deixa muito a desejar. Além de sacanamente dividir um livro só em 2, a Conrad deixou os textos mais fracos nesse segundo volume. Certamente, se estivessem entre os textos do primeiro livro, passariam desapercebidos e não prejudicariam tanto a obra.
@Agulha3al 30/06/2011minha estante
Tambem achei fraco em comparação ao primeiro!

Adriano 21/06/2012minha estante
Ainda não concluí a leitura, mas é inevitável comparar com o primeiro sem ter a mesma impressão citada pelo Barone. Coisas Frágeis 2 é para mim um Lado B.

Jacy 17/04/2014minha estante
EXATAMENTE!!!

Lidiane 08/01/2012

A maioria dos livros de contos e poesias possui alguns contos bons e outros não tão bons. Posso garantir que em Coisas Frágeis 2 os bons são maioria, sendo que alguns são bem mais que isso, são excelentes, simplesmente adorei alguns deles.
A primeira coisa legal do livro é a introdução, isso mesmo, quem leu Coisas Frágeis 1 vai entender é a mesma - afinal no original formam apenas um livro - pra quem não leu, Coisas Frágeis tem como introdução um texto simples e lindo, onde Neil Gaiman explica a ideia original pra criação do livro, a escolha do título e afinal o que são coisas frágeis. Ele traz nela também um comentário sobre cada conto ou poema do livro, explicando sobre como ele foi criado, ou sobre os títulos que recebeu, trazendo inclusive um pequeno conto já na introdução.
Sobre os contos em si, em vários há trechos e frases marcantes, aquelas que fazem com que saibamos que estamos lendo um livro Neil Gaiman.
Entre os que mais gostei do livro então:
A Câmara Secreta, que é um poema gótico; Meninas Estranhas, algumas pequenas descrições e histórias; O dia dos namorados de Arlequim, um conto divertido, diferente; Instruções uma poesia que literalmente instrui sobre como agir dentro de um conto de fadas(É perfeito); Quinze cartas pintadas de um tarô de vampiro, é um coleção de contos curtos e fantásticos, são realmente excelentes. Não é que tenha gostado só desses, mas esses são especialmente bons, não faria sentido copia o índice aqui afinal.

Muito bom.

Já deixei alguns trechos no histórico de leitura e vou terminar com mais alguns:

Meninas Estranhas: "Ela só desviou o olhar por um momento, e a máscara escorregou, e você caiu. Todos os seus amanhãs começam aqui." (pg. 95)
"Ela não esta esperando. Não exatamente. Na verdade, os anos não significam mais nada para ela, os sonhos a rua não podem atingi-la." (pg. 97) "A vista muda de onde você está. Palavras podem ferir, e feridas podem se curar. Tudo isso é verdade."

Cachinho: "Devemos isto uns aos outros: contar histórias." (pg. 113)

15 cartas pintadas de um tarô de vampiro: "Eu me lembro da vida e de ver as pessoas como pessoas e não só como alimentos ou objetos de controle, e me lembro como era sentir algo, qualquer coisa, alegria, tristeza ou qualquer coisa..." (pg. 138)
emocionanda 18/01/2012minha estante
Terminei de ler o primeiro livro hoje, e achei maravilho! Neil com certeza é um gênio. Pela sua resenha ja estou ansiosa para começar o segundo :)

Lidiane 18/01/2012minha estante
É sim, tenho certeza que vai gostar.

Felipe Lamerck 27/02/2012minha estante
Uma ótima resenha

Insanity 22/01/2011

Nesse volume 2...
Tenho a impressão de que nesse segundo volume de coisas Frágeis, Gaimam está menos profundo, mais superficial. Seus contos abordam temas de terror (inspirado em H.P. Lovecraft) e sexo.
De qualquer forma, a leitura desse volume é mais intensa, mas cativante da mesma maneira que no volume anterior.
Ronaldo 04/02/2011minha estante
Na verdade, quando esteve no Rio, acho que ano passado, eu comprei meu coisas frágeis 1 e levei pra ele autografar, então o próprio Neil Gaiman achou estranho o livro ser tão fino, pois existiam mais contos. Ou seja, sempre foi 1 mesmo livro, a conrad é que malandramente dividiu o livro em dois pra ganhar dinheiro duas vezes. Agora qual foi o critério da divisão não faço idéia. a verdade é que não li nenhum ainda.(vacilo meu)

Insanity 05/02/2011minha estante
Ahaa, não sabia que seriam dois livros!

Enfim, são dois ótimos livros; e vai ler os dois!

Júliah 14/06/2012

Péssimo!!!
Renata 02/11/2013minha estante
também não gostei.

Carlos Patricio 06/05/2015minha estante
acho que o Neil Gaiman é mt overrated, rs... O cara pode ser bom, mas a galera idolatra demais...

Airton 21/10/2022

Contos de Neil
Li vários livros do Neil gaimann e amei todos. Mas não consegui me encantar com esses contos. Talvez pot ter alta expectativa mas achei os contos rasos, muitos me parecem testes de escrita e formas de escrita... Bem... Não me agradou...
Keylla 29/01/2023minha estante
E eu estou com Neil Gaimann na estante há bons tempos me aguardando.

barbsm 19/06/2011

Excelente
Só não ganha cinco estrelas porque tem muitas poesias, e eu não gosto de poesias.
Goth0 09/03/2012minha estante
pq vc n gosta de poesias?

Vinicyus B 04/08/2012

"...a uma vida gasta evitando a dívida moral."
Aqui faço a coletânea de minhas sensações enquanto lia o livro. Primoroso livro, nos arrebata desde a sua introdução onde ele publica um conto extra e narra os fatos de sua vida à época em que escreveu cada conto e poesia do livro. Recomendo a todos os fãs de fantasia.

A DANÇA DAS FADAS/ Uma boa poesia, mas me pegou de surpresa quando eu achava que era um livro apenas de contos.
A CÂMARA SECRETA/ Outra poesia, mas com muito mais cara de Gaiman.
NOIVAS PROIBIDAS DOS ESCRAVOS SEM ROSTO NA CASA DA NOITE DO TEMÍVEL DESEJO/ Excelente conto! E uma lição de vida para quem almeja ser escritor.
O CASCALHO DA LADEIRA DA MEMÓRIA/Fez-me lembrar das histórias de fantasma de minha infância, mais das que eu vivi -talvez- que das que eu li.
HORA DE FECHAR/ Outra história de fantasma excelente para ser lida à noite, antes de dormir.
VIRANDO WODWO/ Agora eu entendo melhor meu problema com as poesias em 'Coisas Frágeis': Além de eu esperar ser uma coletânea exclusiva de contos, me preocupa o fato de ser um texto traduzido e adaptado. Será que o sentimento que ele passa é o mesmo que o original quereria passar?
PÓ AMARGO/ História de zumbis excelente!
OS OUTROS/ Temam o inferno, meninos. Leiam este conto e temam o inferno.
GAROTOS BONZINHOS MERECEM FAVORES/ Uma bela história d'A vida como ela é.
MENINAS ESTRANHAS/ Minicontos belíssimos. Cada história como um quadro pintado.
O DIA DOS NAMORADOS DE ARLEQUIM/ Eu já havia lido esta história ha um certo tempo atrás em quadrinhos. O conto, ao meu ver, me cativou mais. Ps.: fico agora mais tranquilo para ler 'Lugar Nenhum'- o romance- já que também já li o quadrinho sabendo que não vou me decepcionar.
CACHINHOS/ Outra poesia. Mas esta me tocou com um sentimento que eu entendo e convivo.
NSTRUÇÕES/ A introdução dessa poesia me fez mudar de ideia em relação a haver poemas no livro. Essa, em específico, é uma linda aventura pelo mundo dos contos de fada e do próprio Gaiman.
COMO VOCÊ ACHA QUE ME SINTO?/ Um conto que mescla, cotidiano, terror, romance e fantasia. Nada diferente do que Gaiman já faz.
MINHA VIDA/ Uma história hilária que mostra que a cabeça do autor não funciona como deveria. Pelo título você não acredita que é um texto sobre um macaco. Um macaco feito de meia. É uma vida e tanto, diga-se de passagem.
QUINZE CARTAS MARCADAS DE UM TARÔ DE VAMPIRO/ Minicontos de terror usando a temática dos arcanos maiores do tarô como ponto de partida para histórias de vampiro. Agora sério, de vampiro mesmo.
QUEM ALIMENTA E QUEM COME/ Uma história maldita. Nada mais a dizer.
O CRUPE DO CRIADOR DE DOENÇAS/ O autor brinca com termos da medicina num texto confuso e engraçado, mas que Deusmelivre de tal doença.
NO FINAL/ Não sei que comentários tecer.
PÁGINAS DE UM DIÁRIO ENCONTRADO NUMA CAIXA DE SAPATOS ABANDONADA NUM ÔNUBUS DA GREYHOUND EM ALGUM LUGAR ENTRE TULSA, OKLAHOMA, E LUISVILLE, KENTUCKY/ Não gostei. Acho que por quê eu não entendi.
O DIA EM QUE OS DISCOS VOADORES CHEGARAM/ E Gaiman me conquistou com suas poesias! Obrigado e me desculpe. Que bela poesia!
INVENTANDO ALADIM/ Tudo bem, pode terminar como uma poesia. Essa nem é tão boa mas não chega a ser a pior do livro.
Naiara.Santos 18/08/2020minha estante
Noivas proibidas eu li mas não sei se interpretei ou fiz um bom entendimento...
Poderia me dar as suas considerações do conto? O que você entendeu, como interpretou a história, como aplica nos dias atuais????? Me ajuda ...

Goth0 09/03/2012

Vou escrever um comentário analisando os dois volumes.

Gaiman consegue levar a literatura a outra nível! Os textos deles são imprevisíveis, seja no próprio decorrer das narrativas ou até mesmo a forma como é escrito, historias que terminam e emendam no começo, historias que parecem voar das páginas de tão impactantes. Me espanta que não escute mais gente falar desse cara. De minha parte ele certamente já ganhou um fã, principalmente depois de eu conhecer Sandman.

Eu até pensei em citar alguns dos meus contos favoritos, mas quando comecei a folhear as páginas eu percebi que gosto de tantos que se fosse colocar aqui a lista se tornaria tão extensa que perderia seu sentido de ser.

Yasmin 23/10/2011

Perfeito II

"(...) Me ocorre que a peculiariedade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Corações podem ser partidos, mas o coração é os mais fortes dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar..."

Tudo o que você espera de Gaiman está ai. São contos de diferentes fases da vida do escritor e na introdução o próprio fala um pouco de como cada um surgiu e que época. A sinopse de ambos já deixa tudo muito explicado e funciona como uma resenha. Uma boa resenha. Não dá muito para descorrer sobre um livro de contos, mas posso deixar aqui a sugestão expressa: leia!

No livro 02 não foi diferente, gostei de vários em especial de: "Câmara Secreta", que é uma poesia-prosa, "Hora de Fechar", um encontro no pub e uma história assustadora, "Pó Amargo", "Os Outros", "Garotos Bonzinhos Merecem Favores", "Meninas Estranhas", "O Dia dos Namorados de Arlequim", de todos esse é um dos meus favoritos, a história é ótima e tem todos os traços de Gaiman, "Instruções", "Quinze Cartas de um Tarô de Vampiro", "O Dia em Que os Discos Voadores Chegaram", "No Final", um conto diferente sobre a criação do mundo. São muitos contos ótimos, e que mereciam estar na lista, ficou de fora pelo menos uns três porque...

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-coisas-frageis-i-e-ii.html

Carlos Patricio 22/05/2014minha estante
Adorei a resenha, Yasmin. Parabéns, fez eu me interessar pelo livro. Abraços

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Leiam também o volume 1 :)
Não gostei tanto deste quanto do volume 1, mas alguns textos ainda serão lembrados com carinho. São eles ?A Câmara Secreta?, ?Os Outros?, ?O Dia dos Namorados de Arlequim? e ?O Dia em que os Discos Voadores Chegaram?.

Gandarella 05/01/2012

Leitura deliciosa
Que leitura deliciosa, passear entre os melhores contos de Neil Gaiman e me sentir dentro de cada história.
O jeito, todo especial, de que Gaiman tem para nos contar suas historietas realmente nos transporta para dentro de cada conto, como se estivéssemos ali junto aos personagens.

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/coisas-frageis-neil-gaiman.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

AnnGominho 03/04/2012

Ana 16/07/2011

Uma miscelânea fantástica de cores, sons e personagens. Adorei as poesias – algumas loucas, outras apenas divertidas. Os mundos que são criados no papel não estão no script. Um livro completamente diferente do primeiro (Coisas Frágeis I), tanto pelas histórias como pelos formatos delas. Quem não gosta de poesia talvez se desanime, é bom avisar. Ainda assim, são muitas as facetas que são mostradas: a obscuridade e o terror (‘Hora de fechar’), o acaso, aparentemente sem sentido (‘Pó Amargo’), a poesia e magia dos contos de fadas (‘A Dança das Fadas’, ‘Instruções’).

Em tudo por tudo, adorei o livro. É um caminho denso e muito diverso – que vai te levar para lugar que nunca imaginou serem possíveis. Sabe o buraco pelo qual o coelho branco fugiu? Pois é.

Guxta 21/07/2011minha estante
Por incrível que pareça, estou gostando desse segundo. Ainda estou no começo (65), mas as estórias de terror, ao que parece, me agradam bastante.

Os contos são bem mais simples que os do primeiro livro, a primeira vista, mas, para mim, tem mais qualidade. Me parecem mais verdadeiros, menos forçados. Possuem mais identidade.

Vamos ver como termina, hehehe!

;)

1 | 2 | 3 | 4 | 5