Carta ao Pai (eBook)

Carta ao Pai (eBook) Franz Kafka

Resenhas -

Leo 05/04/2021

Um pouco mais dele.
Essa obra nos ajuda a conhecer melhor o passado desse grande autor e mostra de onde vem parte da angústia transmitida por ele em seus livros. Carta ao Pai vai fazer mais sentido se vc já leu outras obras do Kafka, principalmente, A Metamorfose. Excelente.

Mari 01/08/2023

Um longo desabafo e autoanálise de uma relação complexa com o pai, mas que na escrita do Kafka se torna diferenciada e impactante.

Boa obra!

Maria Helena 02/12/2023

Ao início da leitura senti um desconforto que se seguiu até o final da carta, obviamente pelo conteúdo mas principalmente por estar lendo uma carta tão pessoal, em pensar que o autor queria que todos os seus escritos fossem queimados, imagino que ele não gostaria que uma carta tão pessoal fosse publicada; enfim, uma leitura penosa, com assuntos variáveis, sentimentos de raiva, amor, paixão, culpa, tudo junto em 70 páginas.

Para compreender a grandiosidade de Kafka é necessário compreender sua vida pessoal, principalmente a relação com seu pai, da qual os seus escritos influem dessa relação complicada.

Ao final da leitura gostaria de abraçar o autor e dizer que compreender os sentimentos expostos por ele, uma leitura que em si faz com que o leitor reviva memórias afetivas também.

nany 26/02/2024

Tenso e doloroso
Procurei ler outras obras do autor antes desse livro pra poder entender melhor e nossa... que livro denso.
Primeiro que nem era pra ter sido um livro, começa por aí. Fizeram desta carta um livro depois da morte de Kafka e ela é tão pessoal que parece que você tá sendo intrometida em estar lendo.

Kafka revela muitas coisas da vida pessoal dele, a principal sendo toda a relação conturbada com o pai. Toda sua vida e toda relação futura com outras pessoas foram abaladas pelo impacto do pai desde sua infância.

Muito doido pensar como as interações que temos e o convívio com quem passamos as fases iniciais da vida determinam tanto quem seremos no futuro. Acho que esse livro me trouxe muito desse pensamento enquanto Kafka explica toda a influência da figura de seu pai em sua vida.

Paula 11/05/2023

Carta ao Pai
?Nem mesmo sua desconfiança dos outros é tão grande quanto a minha auto desconfiança para a qual me educou.?

Essa frase resume todo o livro!

A obra em si é bem densa, não pela quantidade, mas pelo peso das palavras de Kafka. É uma carta muito pessoal, mas que particularmente me identifiquei demais. Algumas partes são bem difíceis de ler justamente por essa questão.

É difícil perceber o quanto a figura de um pai mexe com os pensamentos e a criação da personalidade da criança. A auto condenação e a imagem da autoridade do pai na vida do autor é gigante e moldou a forma como ele se expressa em todos os livros - esse é um ponto dessa carta também.

Vale a pena a leitura!

Lívia 13/02/2024

Diddy issues demais
Fluxo de consciência fortíssimo que esclarece muito a escrita e os personagens dos livros de Kafka. É um homem que nunca curou as feridas de seu menino interior.