The Nichan Smile

The Nichan Smile C.J. Merwild

Resenhas - The Nichan Smile

Almethystt 11/12/2022

Mais uma vez eu acabo sendo iludida kkkkkkkk
Esse livro estava tão bom que achei que ia amar mas infelizmente não foi o caso....
Tem uma cena aqui por volta de 50% que não me agradou a forma como foi escrita e trabalhada. Creio que poderia ter sido de outra forma. Enfim tinha outras expectativas para a leitura que não foram atingidas kkkkkkkkkkk

herfleurs 22/06/2021

Tw: Menção a estupro, menção a assédio, menção a abuso infantil, menção a pedofilia.

A ambientação, construção do universo, os personagens, tudo é extremamente raso.

Pra contextualizar minhas críticas, o livro começa com eles com 5/6 anos de idade e quando termina eles têm 17/18 anos. Então acontece com eles sendo criança e depois adolescentes.

A autora abordou sexo de uma maneira tão repugnante, não sei se ela tristemente escolheu usar sexo pra criar o lado "dark" do livro como acontece bastante com histórias medíocres, de qualquer forma é horrível de ser ler. É dito repetidamente que nudez é algo extremamente comum na cultura deles, mas isso de modo nenhum fala sobre como é o pensamento deles sobre relações sexuais e tal. Então a gente tem todo esse contexto sexual sendo presenciado pelos dois personagens principais em idades prematuras. E essas cenas vão piorando conforme o livro avança, começa com eles com apenas 6 anos de idade e isso evolui a uma cena anos mais tarde, bem gráfica, de uma besta estuprando um animal morto, pra um dos personagens principais sendo assediado por uma mulher adulta com 13 anos de idade, essa mulher inclusive era responsável por várias outras crianças, 3 anos depois o personagem acaba se envolvendo sexualmente com essa mulher, em um momento que ele não está em controle de si mesmo (Outra coisa que foi extremamente podremente feita pela autora) e a cena fica extremamente nojenta, o consentimento duvidoso do ato é pertubante. O outro personagem também acaba sendo violentado graficamente em cena.

Usar estupro para construção de personagem é algo tão sem sentido pra mim, e aqui fica pior. São todas essas situações simplesmente jogadas no livro, não é desenvolvido PRA NADA. Nem sequer UMA dessas coisas voltam a serem abordadas, os personagens nem sequer tem tempo pra processar nada do que acontece. Ela, a autora, inclusive tem a brilhante ideia de depois de uma das cenas de assédio/estupro/consentimento duvidoso, o que diabos você chamar aquela cena, ela fazer os personagens principais terem a primeira experiência sexual um com o outro. É uma coisa nojenta de se fazer, é óbvio que é usado pra não abordar os traumas que ela está impondo nos personagens e dando aos leitores cena de sexo. Típico livro m/m escrito por escritora feminina. Eu ouso até dizer, por cenas que acontecem mais de uma vez, que ela sexualiza Domino.

Ela fez tanto suspense sobre o romance entre os personagens principais, e o livro sendo o primeiro de outros, eu achei que iria ler um slow burn pelo menos decente. Ou um friends to lovers bem escrito, mas não. A atração deles simplesmente surge em uma das passagens de tempo, nem sequer a amizade deles é bem escrita.

A autora conveniente se suporta em como ela escreveu ambos isolados do restante das pessoas pra simplesmente não dar nenhuma explicação pra nada. A única coisa ensinada as crianças são caça? E sobre a cultura? Sobre humanos? Sobre luta, sobrevivência?
Me dizer que são pessoas que se transformam em uma coisa e que se tatuam não é me mostrar a culturas deles.

Enfim, é muito ruim. Qualquer traço que você conseguir pensar, eu lhe garanto que foi muito mal executado.
KethyFour 18/08/2021minha estante
Concordo com tudo que você falou, passei muita raiva lendo esse livro, sinceramente, vejo isso em muitos livros m/m banalizando o sexo desse jeito como se só o fato de serem homens fosse desculpa. A pedofilia foi uma das coisas que mais me irritou, a falta de controle dele no tal "cio" (nem entendi o que essa autora estava querendo com isso, por que não fez diferença nenhuma no plot, aquelas mulheres vieram e foram e fim de arco, parece que foi só pra isso que elas existiam. E outra coisa que não sei de passou pela sua cabeça. A autora separar eles e simplesmente fazer o Domino esquecer toda sua vida, princípios e o por que dele lutar para colocar a outra Unaan e fazer ele jurar lealdade sendo que nem conhecia ela, sendo que quando ele era criança foi forçado a fazer esse voto e cresceu se arrependendo amargamente para em 3 dias se ajoelhar de novo. Ainda quero ler o restante da série por que quero ver o resto da história do Gus, mas Domino morreu pra mim.

herfleurs 19/08/2021minha estante
Sim, totalmente. Foi tudo muito mal construído. Eu tenho zero vontade de continuar, duvido muito mesmo que o arco do Gus seja satisfatório.

KethyFour 19/08/2021minha estante
Tenho esperança do editor conversar com a autora pelo menos, o Gus tem essa tal de Luz que pode ser interessante.

Almethystt 11/12/2022minha estante
Exato! Infelizmente tinha tudo pra ser um ótimo livro mas.......