Introdução ao pensamento feminista negro

Introdução ao pensamento feminista negro Aleksandra Kollontai...

Resenhas - Introdução ao pensamento feminista negro

cinthyaarruda 20/04/2024

É um livro interessante, como o título diz aborda questões bastante introdutórias. Então pode não ser tão interessante para algumas pessoas. Foi uma leitura mais demorada por ser um livro de estudos e teorias, mas gostei bastante.

Krebo 30/12/2023

ESSENCIAL
?Pois nem todo feminismo liberta!?
Mais uma vez fica claro o quão a questão racial é tratada nos meios onde os brancos estão envolvidos e buscam exercer o protagonismo que lhe é ?natural?!

Essa leitura deveria ser distribuída nas escolas!

Gabi 16/12/2023

Um panorama sobre o pensamento feminista negro no Brasil e no mundo com textos das mais importantes vozes no assunto. É uma ótima introdução ao tema, e a gente sai com uma lista enorme de recomendações de leitura!

BeatrizFonseca1 04/11/2023

Muitas mulheres feministas argumentaram sobre ascoroso como feminismo, marxismo luta de classes , protagonismo negro entre outros elementos, livro massa sobre o feminismo .

Caroline.Rodrigues 26/07/2023

Interessante
O livro é bem rico em referências e textos bem explicativos, a linguagem foi um pouco complicada para mim, por ser um pouco mais técnico no assunto algumas vezes eu me perdia? sinto que extrai algumas reflexões, mas não tudo que o livro poderia me proporcionar. Talvez seja uma boa leitura pra eu refazer daqui alguns anos com o pensamento um pouco mais maduro sobre o assunto, sinto que terei outra experiência e outra absorção.
Mas não deixa de ser uma leitura bacana mesmo num momento mais introdutório ao assunto, só não absorve nada quem não lê.

danth 02/04/2023

Por um feminismo para os 99%
O livro reúne uma coletânea de textos que são colocadas de forma estratégica seguindo um linearidade que tende a discussões cada vez mais profundas sobre temas bem específicos com a participação de grandes pensadoras do feminismo mundial. Em muitos casos traz temas cotidianamente discutidos trazendo profundidade ao pensamento e uma argumentação baseada em dados reais. Ao mesmo tempo, reúne discussões de temas importantíssimos que marcam lutas apagadas socialmente, como o texto da Amanda Palha sobre o transfeminismo. É possível perceber a ligação das autoras e do movimentos com o Marxismo, que mesmo em críticas vem sempre a tona se encaixando nas discussões. São textos profundo, necessários e atemporais.

Amanda 24/11/2022

Introdução interessante
É sempre interessante ler sobre feminismo... Ler sobre evolução e interpretação da realidade da mulher...

O livro traz pensamentos e personagens da nossa história atual... É uma introdução a temática bastante interessante...

Deixa evidente que a causa feminista tem reflexos no reconhecimento de direitos e deveres para alem da causa...

O mesmo acontece com o feminismo negro... É interessante observar que embora a causa feminista seja uma só, dentro da causa tem nuances diversas... A cada subdivisão que ocorre em uma causa, mais específicas ficam as demandas e isso enriquece ainda mais o debate (é como uma especialização médica em q vc vai a fundo no conhecimento de órgãos específicos)...

Karol Rodrigues 16/10/2022

"E nosso feminismo só será mesmo urgente se for por inteiro palpável e real para a maioria das mulheres brasileiras e do mundo".

Mandretty 12/07/2022

De uma perspectiva conservadora, muitas vezes desconectada das famílias reais, a vulnerabilidade relativa das mães solteiras, por exemplo, pode ser considerada não um fator das assimetrias aqui discutidas, mas uma derivação de problemas morais associados a um suposto declínio da família.

Tam 01/06/2022

"No entanto, como sugere a morte prematura de Marielle Franco (1979-2018), a construção de um movimento de mulheres afro-brasileiras não é fácil, tampouco chegou ao fim."

Safo from Lesbos 31/05/2022

Referência bibliográfica
Esse livro pode ser usado como uma grande referência bibliográfica para estudo de feminismo raça, só mulheres incríveis passam por ele, citando outros grandes autores que preciso ainda conhecer. Angela DAVIS, Judith BUTLER, Sueli CARNEIRO, Taliria PETRONE entre outras várias incríveis!

LEIA!

Nick 29/05/2022

massa demais, um bom complemento/diálogo com o livro um feminismo para os 99% sempre dando enfoque no capitalismo como raíz das opressões, e que os movimentos sempre devem ser pensados na questão de gênero, raça e classe ;)

Verissimo 17/05/2022

Algumas faltas
Os textos parecem não saírem do mesmo ponto, além de (em certos devaneios) esquecerem do tema a qual o livro supõe abortar. Mas no último capítulo, me gerou bons questionamentos, quando falou com sinceridade sobre o que deveria ser dito desde as primeiras páginas. Faltam exemplos textuais. Faltam analogias. Faltam encaixes em situações cotidianas para falar de um assunto cotidiano e de interesse geral.

LilithFromHell 02/04/2022

Uma leitura muito boa
É uma leitura muito boa, tentando introduzir um pensamento (bem lógico) sobre o por que o feminismo em alguns aspectos não é 100% perfeito. O motivo de cada pessoa só querer lutar por seu lugar torna tudo mais difícil.
É uma leitura muito bom.