Introdução ao pensamento feminista negro

Introdução ao pensamento feminista negro Aleksandra Kollontai...

Resenhas - Introdução ao pensamento feminista negro

Gleis 07/06/2021

Feminismo liberta...
?Introdução ao pensamento feminista negro? - Por um feminismo para os 99%.
Uma coletânea de excelentes textos selecionados pela editora Boitempo, promove profundas reflexões sobre feminismo negro.
Originalmente concebido como curso, realizado de 8 de março a 12 de abril de 2021, Introdução ao pensamento feminista negro e o ciclo de debates internacional Por um feminismo para os 99% contou com a participação de 24 pensadoras ativistas, cujo objetivo é discutir o feminismo em todas as esferas.Além da coletânea de textos, muito bem elaboradas, o leitor pode conferir na íntegra todo ciclo de palestras através da plataforma Youtube.
São temas pontuais, importantíssimo para nossa sociedade.
"Mas é preciso afirmar que nem todo feminismo liberta, emancipa, acolhe o conjunto de mulheres que carregam tantas dores nas costas. E não é possível que nosso feminismo deixe corpos pelo caminho. Não há liberdade possível se a maioria das mulheres não couber nela" Talíria Petrone

Alanna. 21/04/2021

Boa leitura
Aqui temos um compilado de textos que falam não só sobre feminismo negro, mas sobre outros temas pertinentes ao debate sobre feminismo. Eu já conhecia a maioria das autoras desse compilado, seja por já ter lido alguma obra, seja por ter lido artigos, seja por minhas pesquisas para o TCC na época da faculdade.

Os textos não tem um padrão a não ser tratarem sobre temas feministas. Pra mim o maior destaque foi da Silvia Federici sobre gossip, eu gosto da escrita da autora e gostei daquele texto. Super indico a leitura, esse livro está gratuito no Kindle, e embora alguns dos textos tenham uma linguagem menos acessível super vale a leitura.

leiturasdabiaprado 19/05/2021

Que coletânea MARAVILHOSA!
São 12 textos de grandes nomes do feminismo mundial!
Não se limita a questões do feminismo negro (que pra mim é uma das melhores vertentes), mas passa pela questão queer, capitalismo, interseccionalidade, marxismo...
Uma obra essencial pra quem se intitula feminista ou pra quem quer saber sobre o tema!
E o melhor está gratuito no formato e-book da Amazon!
São 120 páginas para serem lidas e relidas!

Manu 04/10/2021

E-book disponível gratuitamente, esta é uma organização de textos, feita pela editora Boitempo, que reúne grandes nomes de estudiosas do feminismo. Reunindo trechos de seus livros, entrevistas e pequenos artigos, este é um livro que pincela os mais variados temas do pensamento feminista. Enquanto alguns são extremamente esclarecedores, senti que outros ficaram um pouco deslocados e mais difíceis de compreender, especialmente àqueles que são trechos de livros. No entanto, é uma ótima forma de perceber a vasta e necessária discussão que o feminismo abarca! Vale a leitura.

Suiany 10/04/2021

Fui em busca de um compilado de textos da Boitempo sobre o tema e saí com uma lista de livros e autoras/es para ler.
Faço especial destaque aos textos de Silvia Frederici, sobre a (patriarcal) história da fofoca. Entrevista com Judith Butler, em que ela tece elogios a Simone de Beauvoir e a outras/os autoras/es que contemporaneamente a ela, também desenvolveram o que depois veio a se chamar de Teoria Queer. Achei uma entrevista muito legítima e que coloca a versão de Butler sobre questões importantes, como essas duas mencionadas.
Por fim, destaco com muito carinho a entrevista com Sueli Carneiro, referência do feminismo negro no Brasil. Em resposta a algumas questões, ela lista uma série de autoras/es que formaram seu pensamento sobre a interseccionalidade raça e gênero, principalmente no contexto Latinoamerica/Brasil, bem como de sua filosofia. É imperdível! Valeria baixar o livro só por essas referências. Aliás, está de graça na Amazon.

Eliz 19/04/2021

Acadêmico
Ou seja, entendi quase nada! Linguagem muito rebuscada. Feito realmente para quem estuda sobre o tema.

Sami 19/06/2021

Acho essencial , é um livro com diversos textos e entrevistas de diversas pessoas. O livro aborda questões da causa negra, racismo, gênero , sexualidade, além de diversas outras causas muito importantes para o entendimento geral da militância. Acho super importante a leitura, principalmente para quem busca referências para iniciar os estudos , pois há indicações de diversos estudiosos, autores, e militantes. Comecei a ler justamente com o interesse de estudo, de entender mais sobre.

danth 02/04/2023

Por um feminismo para os 99%
O livro reúne uma coletânea de textos que são colocadas de forma estratégica seguindo um linearidade que tende a discussões cada vez mais profundas sobre temas bem específicos com a participação de grandes pensadoras do feminismo mundial. Em muitos casos traz temas cotidianamente discutidos trazendo profundidade ao pensamento e uma argumentação baseada em dados reais. Ao mesmo tempo, reúne discussões de temas importantíssimos que marcam lutas apagadas socialmente, como o texto da Amanda Palha sobre o transfeminismo. É possível perceber a ligação das autoras e do movimentos com o Marxismo, que mesmo em críticas vem sempre a tona se encaixando nas discussões. São textos profundo, necessários e atemporais.

Krebo 30/12/2023

ESSENCIAL
?Pois nem todo feminismo liberta!?
Mais uma vez fica claro o quão a questão racial é tratada nos meios onde os brancos estão envolvidos e buscam exercer o protagonismo que lhe é ?natural?!

Essa leitura deveria ser distribuída nas escolas!

Gih 13/07/2021

Introdução ao feminino Negro
Uma leitura bem tranquila mas bem densa, com narrativa de diversas autoras sobre os amis variados temas importantes ao feminismo e sobre as questões raciais e de gênero.

Recomendo DMS essa leitura

Heloisa Motoki 02/08/2021

Uma introdução rica de referencias
O livro traz vários textos e informações sobre o pensamento feminista negro, traz boas referencias sobre tudo que foi publicado nos textos, para quem estuda sobre o tema é uma ótima opção.

Amanda 24/11/2022

Introdução interessante
É sempre interessante ler sobre feminismo... Ler sobre evolução e interpretação da realidade da mulher...

O livro traz pensamentos e personagens da nossa história atual... É uma introdução a temática bastante interessante...

Deixa evidente que a causa feminista tem reflexos no reconhecimento de direitos e deveres para alem da causa...

O mesmo acontece com o feminismo negro... É interessante observar que embora a causa feminista seja uma só, dentro da causa tem nuances diversas... A cada subdivisão que ocorre em uma causa, mais específicas ficam as demandas e isso enriquece ainda mais o debate (é como uma especialização médica em q vc vai a fundo no conhecimento de órgãos específicos)...

bisoares 22/02/2022

o livro trouxe diversos temas importantíssimos e que me fizeram pesquisar ainda mais, descobrir pontos nunca falados e me fazendo pensar mesmo. trouxe mulheres maravilhosas!!

Safo from Lesbos 31/05/2022

Referência bibliográfica
Esse livro pode ser usado como uma grande referência bibliográfica para estudo de feminismo raça, só mulheres incríveis passam por ele, citando outros grandes autores que preciso ainda conhecer. Angela DAVIS, Judith BUTLER, Sueli CARNEIRO, Taliria PETRONE entre outras várias incríveis!

LEIA!

Mandretty 12/07/2022

De uma perspectiva conservadora, muitas vezes desconectada das famílias reais, a vulnerabilidade relativa das mães solteiras, por exemplo, pode ser considerada não um fator das assimetrias aqui discutidas, mas uma derivação de problemas morais associados a um suposto declínio da família.