Por terra e território

Por terra e território Joelson Ferreira...

Resenhas - Por terra e território

Aila Cristina 13/05/2021

Por terra e Território
O livro é fruto das reflexões e experiências práticas e exitosas do mestre Joelson. A obra propõe uma caminhada de superação do capitalismo, do racismo e do machismo e de todas as opressões, e isso só será possível a partir das soberanias (alimentar, energética, hídrica, educacional...). As soberanias, segundo os autores, é o caminho para autonomia. O livro aborda também sobre o surgimento da Teia dos Povos e sua organicidade. A Teia dos Povos é uma articulação composta por assentados, acampados, quilombolas, indígenas, junto com coletivos, organização de professores e  estudantes, formando o que os autores chamam de Grande Aliança Preta, Indígena e Popular.  Eles chamam a atenção para a necessidade de construir uma outra relação com a terra, com a Mãe Terra, uma relação que seja pautada no respeito ao ciclo da vida e da natureza. Algo interessante no livro: toda vez que uma problema/situação concreta é apresentada, os autores apresentam sugestões de possíveis caminhos para a superação daquilo que está sendo posto. Esse exercício sempre me fazia pensar sobre a minha realidade e o que poderia fazer a partir do meu próprio território. Porém, é importante ressaltar que tais sugestões passam longe de se apresentar como um manual, elas são colocadas no sentido de contribuir para a reflexão e o exercício de pensar a transformação da realidade a partir de onde estamos e do agora.  Por fim, os autores finalizam o livro fazendo um convite para romper com as ilusões, deixam um chamado para enfrentarmos nossos inimigos, pois a luta pela revolução deve começar pelo agora e a só será possível a partir de uma aliança, uma aliança que seja a unidade dos povos em luta, juntos e triunfantes. De forma geral, a leitura desse livro me encheu de esperanças! Esperanças na construção de um novo mundo a partir de nossos territórios, desde baixo e com terra.  E para isso é necessário construir resistências e ações concretas desde já em nossos territórios, criando elos, seja no campo ou na cidade.

raíssa 02/05/2021

Autonomia, caminhada e passos
Uma rica discussão sobre os caminhos que podem nos levar a soberania dos povos, a partir do resgate da coletividade, "rememorando a nossa ancestralidade, reelaborando e aprimorando o nosso caminhar". Leitura fácil e fluida, com apontamentos práticos e morais. O cuidados com os nossos, a construção da Aliança Preta, Indígena e Popular e o rompimento da ilusão imperialista: "o que nos une é maior do que o que nos separa". Um material para constante consulta e para se auto fortalecer na luta. Obrigada mestre Joelson por compartilhar suas vivências. Venceremos!

Rayana 03/02/2022

A importância de ser revolucionário
Hoje eu não entendo mais a minha vida sem ser aliada da luta por terra e território. Esse é um sentimento que já vinha crescendo em mim, desde 2018 e que está se consolidando após eu ingressar de fato com o movimento social e agr com a leitura incrível desse livro! Levei meu tempo pra ler, não pq seja uma leitura difícil, mas sim para poder absorver tudo q fosse possível nessas quases 200 páginas. O livro é basicamente uma reflexão de como os povos podem atingir sua autonomia, com muita inspiração da comunidade zapatista no méxico ( quem me falou sobre foi um amigo que também leu, mas o livro tb cita eles).

Joelson Ferreira em colaboração com erastho felicio, coloca todo seu conhecimento de anos na luta contra a colonização aqui e mostra o caminho de forma simples e direta para aqueles, como eu, que estão desterritorializados. A partir disso, ficou ainda mais claro o sentido que eu quero levar para minha vida, pois agora eu sei tudo que preciso ter para contribuir com autonomia do povos pretos e indígenas! É impossível não sair transformado dessa fonte de sabedoria! Leitura deveria ser obrigatória para todos que querem escapar das garras do imperialismo e criar uma comunidade autônoma!

Eludepomboê 03/09/2023

Essencial ler este livro
Por terra e Território é fundamental! Essencial lê-lo e apresentá-lo aos nossos povos. A gente junto é potência imensa! Asè!