Como os Advogados Salvaram o Mundo

Como os Advogados Salvaram o Mundo José Roberto de Castro Neves

Resenhas -

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Como os advogados salvaram o mundo, José Roberto de Castro Neves
O título chama a atenção logo de cara, ainda mais quando se fala em advogados, sempre vítimas de piadas e críticas - especialmente no atual Brasil da "Lava Jato”. Então, como seria possível afirmar que os advogados salvaram o mundo? E é justamente a partir desse título provocativo, que o autor desenvolve uma proposta muito interessante: demonstrar ao leitor como a presença de advogados foi relevante nos principais momentos de nossa história. O autor faz referência a episódios marcantes para a proteção dos cidadãos contra um estado arbitrário e governos autoritários. Dessa forma, o que José Roberto consegue fazer ao longo desse livro é, por meio de uma vasta pesquisa, expor uma visão humanista do advogado, aquele que, por centenas de anos, vem atuando para garantir a liberdade daqueles em nome de quem atua. São personalidades como Ghandhi, Mandela, Montesquieu, Cícero e muitos outros - que partilham da formação jurídica como ponto comum - conseguiram "salvar o mundo”, no sentido de proteger "o homem de seu maior inimigo: os próprios homens". E para demonstrar isso ao leitor, José Roberto atravessa um período histórico surpreendente. Desde a lei das 12 Tábuas, datada do século V a.c., passando pelo Renascimento, Iluminismo, Revolução Americana, Revolução Francesa, o autor chega às questões polemicas da profissão nos dias atuais e se arrisca até mesmo a discutir os riscos para a função do advogado em um futuro marcado pela inteligência artificial. Na minha opinião, um dos pontos mais positivos da obra é que essa "aula de história” em forma de livro foi construída de forma extremamente fluida e de fácil leitura! Ou seja, não é uma leitura apenas para advogados, mas para qualquer um que goste de história, direito ou tenha curiosidade sobre a formação da sociedade como conhecemos hoje. Além disso, José Roberto deixa o conteúdo ainda mais rico com trechos de diversos textos e discursos originais e representativos desses principais episódios que marcaram a nossa história.

Por fim, como o autor é um grande amigo, resolvi fazer essa resenha sem nota! Independente disso, recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Allyson 27/06/2020

Magnifíco!!
Se você pretende seguir uma carreira jurídica, você precisa ler esse livro. Literalmente os advogados salvaram o mundo.
Grandes nomes da história emergiram do anonimato por atuarem como juristas, estes mesmos estiveram ao lado dos direitos dos homens desde a antiguidade. Todas as revoluções históricas estiveram embasadas por juristas.
Em suma, gostaria de trazer uma reflexão que o autor traz no livro.
"Estados Unidos da América e Austrália são nações irmãs, ambas colônias britânicas. Contudo, um século após suas colonizações os EUA eram independentes, possuíam uma constituição e prosperava no mercado e como nação. Enquanto a Austrália continuava como colônia e permanecia em seu mesmo marasmo.
A diferença entre elas é que, para a Austrália foram mandado para colonizar pessoas que não faziam diferença na sociedade inglesa, como ladrões, prostitutas entre outros. Na América os mandados para colonizar foram advogados"

joaopbrigido 30/07/2021

Salvaram e, por vezes, quase destruíram
Mais do que mostrar como os advogados salvaram o mundo, o livro alerta para o perigo de que os advogados, sem ética, podem destruir o mundo. Ad vocare é uma arma poderosa, e só com valores e cultura pode ser bem usada por quem a domina. Leitura fundamental para os causídicos e importante para quem desmerece a profissão ou a relega a uma espécie de sofismo formalista.

Alexandre morello 02/05/2021

Fenomenal e indispensável
Obra rica em detalhes e curiosidades sobre a evolução e exercido da advocacia. Uma aula e verdadeira ode ao direito!

Andresa.Oliveira 03/02/2021

Como os advogados salvaram o mundo
O título é um tanto instigante, levantando uma curiosidade inicial dos reais motivos que fizeram a classe de juristas chegar até o patamar atual. Ainda que possuam um papel de grande importância na sociedade, e que tenham um objetivo único de garantir os direitos estabelecidos ao povo, são vítimas de constantes críticas.

Devido a isso, o título se torna extremamente chamativo. E posso dizer que o autor de forma categórica consegue mostrar a verdadeira face da classe de advogados, por meio de uma pesquisa minuciosa sobre os acontecimentos mais importantes da humanidade, José Roberto cita como foi essencial a participação de profissionais que lutassem pelo o bem de uma sociedade fragilizada e sem meios de defesa.

Além de ser um livro para estudantes e advogados, é uma obra essencial para qualquer pessoal, nesta se torna possível compreender os objetivos e lutas da classe de legistas. Ademais, pôde-se dizer que desde os primórdios, luta-se pela a liberdade e pelos os direitos daqueles que representam.

onlyclehintheworld 09/01/2024

Advogado é o cão
Amei aprender como essas barraqueiras foram responsáveis por grandes babados ao longo da história da humanidade. principalmente, considerando que sou dessa raça. narrativa excelente e historicidade mt compromissada. tudo.

Vivi 03/12/2019

A história narra desde Platão o surgimento da advocacia e como os advogados fizeram a diferença nos estados quando das Revoluções Americana, Inglesa, o fim da Monarquia na França. Excelente livro.

Castilhos 02/04/2020

Mudança de paradigmas
O livro é um convite a repensar nossa função como advogados. Muito mais que o conhecimento técnico, temos nossa responsabilidade em moldar a justiça e a sociedade.

Livro muito rico, com detalhes e contando os desafios que corajosos advogados assumiram, no passado, para podermos viver num estado democrático de Direito

Debs 13/06/2020

Uma homenagem aos advogados
O livro traz um retrospecto de como o desenvolvimento Estado Moderno, enquanto Estado de Direito, dependeu e ainda depende daqueles que se propõem a estudar o sistema: seja para protegê-lo seja para revolucioná-lo.
Ao final, ressalta dois mandamentos aos advogados:
1. "A educação, que se colhe com esforço, segue como o único solo fértil em que a advocacia frutifica".
2. "O aplicador do Direito é um sacerdote que deve manter vigília na arte do bom e do justo. (...) Afinal, o Direito sem valores é como uma arma sem mira".

Nina Madruga 03/11/2020

Os advogados salvaram o mundo?
Com certeza um título um tanto ?sensacionalista?, principalmente para cutucar os críticos da pomposidade dos advogados... mas José Roberto de Castro Neves em momento alguém pretendeu deixar essa afirmação sem um embasademnto histórico. E que embasamento!

O autor passou por evento como revolução gloriosa, reforma protestantes, independência dos Estados Unidos, revolução francesa e o tribunal de Nuremberg; por épocas como o Iluminismo, o renascimento e a idade média; por pessoas e grandes juristas como Francis Bacon, Ghandi e Mandela; pela literatura a partir de Shakespeare, de Goethe e de Harper Lee.

Para os amantes da história e do direito, um livro maravilhoso repleto de descobertas, analogias e viagens ao lado de advogados que buscaram salvar o mundo a partir da luta pela liberdade e pela justiça. E esse mérito realmente podemos dar a muitos deles!

E para os amantes de ficção e de uma boa narrativa mas que, como eu, se interessam muito pelo tema, adotem como livro de cabeceira para leituras ?esporádicas?, sem pressa, para que seja devidamente aproveitado!

BenicioDG 14/05/2023

Parece panfletário, mas não é
O nome pode passar a impressão de que se trata de um livro panfletário, que irá exaltar de forma emocional os advogados, mas não, realmente os advogados participaram de forma decisiva de vários acontecimentos históricos, como a independência dos Estados Unidos. Excelente obra para valorizarmos esta profissão tão importante para a proteção de direitos e para a evolução da sociedade.

Amanda2349 17/06/2023

?Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela?

Como os advogados salvaram o mundo adorei a obra.

Euclides.Bezerra 21/08/2023

Excelente para estudo
Para além do título chamativo, o livro é muito instigante, porém muito técnico e denso. Ele é recomendável para juristas, justamente pela linguagem rebuscada e profunda. Gostei muito, contudo a sua leitura é basicamente um estudo histórico da profissão de advogado e não um livro para passar tempo, que é o que eu busco aqui no Skoob. Nota ????