A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Karla 23/03/2011

O primeiro a gente nunca esquece.
Acredito que esse foi o primeiro livro que li com autonomia e pouca ajuda dos meus pais ou professores. Lembro que me diverti muito, aprendi novas palavras e pela primeira vez senti que a literatura poderia me levar para longe... Falava tanto sobre livro e a tal "bolsa" que até ganhei minha própria bolsa amarela.
Um livro sobre uma menina imaginativa, um galo corajoso e um mundo instigante.
Conceitos de amizade, coragem e liberdade norteiam o livro.

M 06/03/2011

Muito interessante a crítica feita ao modelo e aos valores de nossa sociedade. Acho que é um livro não só pra crianças, mas pra adultos, pois apresenta bem o universo infantil, que estes parecem não entender muito bem, fato mostrado no livro.

Aline R. 23/01/2011

Há um pouco de Raquel em mim
A história é contada em primeira pessoa por sua protagonista: Raquel, uma menina de idade não declarada mas que é a criança da casa. Seus irmãos são pelo menos 10 anos mais velhos que ela. Raquel possui 3 grandes vontades: a de ser mais velha, a de ser menino e a de ser escritora. Ela quer ser mais velha porque os adultos da casa a tratam com descaso e desrespeito. Quer ser menino porque várias vezes ela é impedida de fazer as coisas sem nenhuma explicação além de "não pode porque você é menina". E quer ser escritora porque ela observa tudo o que acontece ao seu redor e adora inventar histórias. Só que essas vontades crescem, ficam pesadas e sempre colocam Raquel em confusões. Um dia, chegou um pacote de roupas doadas pela Tia Brunilda, que era rica, comprava muitas coisas mas enjoava logo e dava para os parentes. Nunca deixavam Raquel escolher nada. Dessa vez sobrou pra ela uma bolsa amarela da qual ninguém gostou. A menina então fez da bolsa um lugar para esconder as suas vontades. Quanto mais as escondia, mais as vontades cresciam e pesavam. Raquel deu vazão a uma delas: a vontade de escrever, pela qual ela conheceu amigos incríveis e que a ajudou a resolver o que fazer com as outras duas. A história se altyerna entre a dura realidade, no meio dos adultos ríspidos, e sua imaginação.

Os personagens da história são: Raquel, sua família de adultos e seus brinquedos inventados: o galo Afonso que foge por não aceitar o papel que lhe impuseram, o galo Terrível, que teve as idéias costuradas para não se rebelar nem fugir, o alfinete que temia não servir para nada (mas servia), uma guarda-chuva que não sabia se queria ser grande ou pequena e uma família de consertadores na qual todos se ajudavam, se ouviam, se respeitavam e trocavam de papéis constantemente.

A história é contada por Raquel, os capítulos com as aventuras de seus amigos e vontades enfiados na bolsa representam a forma como Raquel enxergava seus problemas e as soluções que ela encontrava. Toda criança se sente incompreendida pelos adultos. Toda menina se revolta quando é desrespeitada só por ser menina. E todo escritor é sensível e capta o seu interio e o dos outros também. Eu sou adulta mas já fui criança ejá fui um pouco raquel.

Guilherme 19/03/2011minha estante
Só em você?

Aline R. 20/03/2011minha estante
É prudente que eu fale por mim, Guilherme.

Carol 05/12/2010

A Bolsa amarela, é um livro ótimo, engraçado e super interessante!
Conta a história de uma menina que estava passando por um serio momento, som brigas e discussões, consigo mesma e com sua familia, pois ela tinha três desejos, e sua familia, nao deixava ela cumpri-los - a vontade de crescer, a de ser garoto ( pois achava que a vida masculina era muito mais fácil ) e a de se tornar escritora ( queria colocar todos os seus pensamentos em pratica. ) Até que ganhou uma bolsa velha, e amarela de sua tia, mais foi com essa bolsa, que colocou e construiu novos planos e novos desejos, se tornando feliz consigo mesma, sensivel e uma menina prestativa, que não reclamava da vida, difgerente da menina de antes!

Um livro muito bom, além de mostrar as vontades de crianças, mostra que elas devem ser sempre ouvidas e atendidas ! =)

julia tito 06/12/2010

A bolsa amarela
Abolsa amarela é um romance onde a menina entra num comflito com sigo mesma e com sua familia ao ter 3grandes vontades (que ela esconde em sua bolsa amarela) a vontade de ser grande,a de ter nascido menino e a de se tornar escritora.

*-*Kaka*-* 26/11/2010

A bolsa Amarela
Raquel é uma menina que tinha três vontades mais que ela só conseguiu domina-la com a ajuda de seu amigo Afonso um galo tomador de contas de galinhas.Que foi para a cidade a procura de seu primo o terrível um galo de briga.Raquel ganhou de sua tia uma bolsa amarela onde ela passou a esconder suas vontades e o Afonso.No parque ela encontra mais amigos como a guarda chuva e o alfinete da fralda de bebê juntos eles conseguiram achar o terrível mais ele queria ir embora viajar arredor do mundo pois ele havia cansado de ser galo de briga.Por isso Raquel decide que era melhor ele ter uma companheira de viagem dando a ele a guarda chuva que ao ser empurrada pelo vento saiu com o terrível numa grande aventura.

Guuh Toledo 05/04/2011

A Bolsa Amarela
O Livro é muito bom pois ele faz que uma fantasia vira realidade.Se eu pudesse guardar meus sonhos,segredos,inclusive vontades eu guardaria.Apesar de mostrar muita "fantasia" o livro é bom sim,mas o que eu ri mais foi quando o galo pediu pra parar de falar :Ei!Rei!;ele falou que parece que ela ta falando que errou(errei).
Tambem gostei das cartas que ela mandava sem saber pra onde mas para o André.E a Lorelai falou pra ela fugir de casa(até chegar a bolsa,aí ela guardou as vontades na bolsa,mas quando as vontades engordavam a bolsa pesava muito).
Bom!resumindo muito bom o livro!
Essa foi minha resenha

Gustavo Toledo
7°Ano Vermelho

Prof. Angélica Zanin 06/04/2011minha estante
Lindo, boa viagem!

fabzes 01/10/2010

Minha infância!
Nossa, eu li este livro quando eu estava na quarta série do colegia, e lembro até hoje dele. Um livro meio que pro bobinho, mas muito bom!
Não vou perder muito tempo escrevendo a resenha deste livro porque é um clássica, mas queria expressar o quanto este livro me fez entrar no mundo da literatura. Muito legal!!

Iara 23/08/2010

Fantasia
Uma bela fantasia para os momentos de descontração. Amei!

Acredito que para as crianças e pré-adolescentes seja um livro marcante, pois explora desejos e anseios destas fases.

TeoriaMetalica 25/10/2010

Imaginacao em foco
Nao conhecia nenhum livro da Lygia Bojunga, quando li a resenha achei interessante e fui ler. Nossa! Virei fã porque alem de te prender na historia, meche literalmente com voce! Imaginacao vai a mil e voce depois comeca a ver tudo mais, digamos, detalhadamente e com outros aspectos. É infatil porem recomendavel para criancas de todas as idades!

Pablo 23/05/2011

Mais uma boa demonstração de que livros infantis são ótimos pra adultos.

A história é contada de maneira bem simples, mas muitas das aflições e desejos das crianças estão lá.
O livro foca em 3 vontades de Rachel (a personagem principal): ser grande, ser menino e ser escritora.

Pra mim, o que torna o livro interessante é a imensa criatividade da personagem.
Tem guarda-chuva que fala em lingua diferente, tem galos, tem carretel de linha, tem alfinete, tem vontades que engordam e emagrecem fisicamente!

Outra coisa legal foi perceber como as crianças se sentem tolhidas perto de nós, "gente grande".
Às vezes fazemos e dizemos coisas que parecem não importar muito, mas que significam muito pra criança, e que fazem com que ela passe horas e dias pensando sobre o assunto!
Temos que tomar cuidado com essas atitudes, pra não acabar costurando o pensamento delas! =)

Kakaw Diasz â¥ï¸ 04/08/2021minha estante
Como eu amo esse foi meu primeiro livro ?

Rau 03/10/2021minha estante
Eu estou lendo esse livro, ele é tão bom :)

Kakaw Diasz â¥ï¸ 03/10/2021minha estante
Nossa ele é perfeito demais

giovana 07/11/2022minha estante
esse foi o meu primeiro livro q li, sinceramente.. mto bom, Leitura fácil, os personagens são perfeitos. Nd a reclamar

Fabiana 27/03/2023minha estante
Achei o livro muito legal, fácil de entender. Conta a história de uma menina chamada Raquel que tinha uma bolsa amarela, que dentro tinha vários objetos com significados.

Leandro CP2 12/04/2010

excelente livro
Eu achei que o livro é ótimo, ele fala sobre uma menina chamada Raquel que é como se fosse a diversão dos adultos da casa dela, ela tem 3 vontades que não param de crescer, a de ser escritora, a de ser garoto e a de ser gente grande.Ela escreve um romance que fala sobre um galo tomador-de-conta de galinha, e quando ela ganha uma bolsa amarela o galo aparece em sua bolsa e depois acontecem outras diversas coisas, inclusive o aparecimento do Terrível, um galo-de-briga e acontecem mais outras diversas coisas

f lo rencio 26/03/2010

Essencial
Ótimo livro, me fez ficar fã da autora. Acho que é uma leitura praticamente obrigatória, assim como todos os demais livros da Bojunga.
Phelipe Guilherme Maciel 08/03/2017minha estante
Um dos primeiros livros da minha infância! :D

FMendes 18/05/2011

"Leião!"
Não imaginava o quanto Lygia Bojunga podia ser bom até ser esse livro. Ela é uma escritora excepcional. Tive a oportunidade de ler outro livro dela, A Corda Bamba, e fiquei com vontade de quero mais.

A história fala sobre uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade'- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.