A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A ilha do Dr. Moreau

Jon 17/04/2024

A ilha do doutor Moreau
"Um animal pode ser feroz e pode ser sagaz, mas para dizer uma mentira é necessário ser um homem de verdade."

1887. Depois de um naufrágio, Pendrick é resgatado por um navio que o leva a uma ilha paradisíaca e afastada. Nesse lugar ele passa a conviver com dois médicos, Montgomery e Moreau, não demora muito para conhecer seus segredo e as estranhas criaturas que habitam por lá, meio humanas, meio animais.

Em alguns momentos a obra acabou me lembrando muito "A Revolução dos Bichos", obviamente, no que tange a humanização dos animais. Além disso, também há um toque de Frankenstein, ao entendermos as experiências feitas por Moreau, seus anseios, medos e motivações.
littleedolla 17/04/2024minha estante
Já leu? ?

Jon 17/04/2024minha estante
Já kkk

Julia.Ferraroli 17/02/2024

A historia é interessante mas poderia ser mais bem desenvolvida. Senti que faltou um pouco de emoção na parte final

Rond 03/02/2024

A loucura do Dr. Moreau
"A Ilha do Dr. Moreau", escrita por H.G. Wells em 1896, é uma obra emblemática que explora as fronteiras éticas e morais da ciência sem limites. O livro narra a história de um náufrago resgatado para uma ilha isolada onde o Dr. Moreau realiza experimentos em animais, transformando-os em criaturas semelhantes a humanos, numa tentativa de refinar a natureza através da ciência.

Wells utiliza esta premissa perturbadora para questionar a natureza da humanidade, a brutalidade subjacente à civilização e as implicações da manipulação genética. A narrativa, rica em simbolismos e questionamentos filosóficos, antecipa debates sobre ética na biotecnologia e manipulação genética, permanecendo relevante para discussões contemporâneas sobre os limites da ciência.

crixtine 22/01/2024

Esse livro tá me fazendo ter a certeza de que eu odeio livros sobre navegação porque eu não consigo de jeito nenhum me localizar num barco. Muito disso se deve ao fato de que eu tenho péssimo senso de direção e muita dificuldade pra imaginar cenários. Então, num livro que conta com descrições de partes de um barco (que eu não sei quais são) e uma travessia no oceano para conduzir boa parte da narrativa, já era de se esperar que seria um desafio pra mim.

No entanto, um fator agravante que quase me fez desistir é a escrita confusa. Não sei se é um problema meu, do autor ou da tradução, mas o texto parece ter problemas de coesão. Algumas frases são escritas de forma que eu tinha que desenhar setas na página para saber sobre o que, ou quem, o texto se referia.

Não achei que as personagens sejam gostáveis ou tenham algo de especial, já que o restante do enredo não estava sendo interessante para mim. Pendrick me irritou bastante e o livro só se tornou mais agradável quando ele finalmente entendeu as dinâmicas da ilha e do trabalho de Moreau.
A partir daí até surgem questões interessantes sobre a natureza humana, uma sátira (que não sei se foi intencional) sobre religião e o lado aventureiro passa a chamar mais atenção.
Eu que sou medrosa, também achei que as partes de terror e suspense foram boas, na medida perfeita pra ficar mexida, mas brando o suficiente pra não quere virar a cara da página.

Enfim, se tivesse seguido no mesmo ritmo da primeira metade teria levado uma estrela no seco, mas o último terço realmente salvou.

Robremir 17/01/2024

Grotesco
Uma história de naufrágio bem aterrorizante, que procura respostas sobre aquilo que nos torna humanos, e que profetiza a involução da sociedade através do grotesco.

Renata 11/01/2024

Leitura fácil e rápida! Confesso que a história não me cativou tanto, mas tem seus momentos interessantes, como a descrição das criaturas da ilha.
Rodrigo.Kanno 19/04/2024minha estante
Legal , terminou o livro ???? ;-;

vanessaxclementino 10/01/2024

Para poder dizer que já li uma história de H.G Wells, mas infelizmente não faz muito meu estilo, porém, me agradou mais do que os clássicos suspenses de sua época

kohler 08/01/2024

Ai achei bem fraquinho pra ser honesta é uma boa história pra matar tempo mas meh sabe, bem pique coisa que eu leria na quinta série mas ok

Coringuinha3 30/12/2023

Entre Humanidade e Bestialidade:
"A Ilha do Dr. Moreau" é uma obra icônica da literatura de ficção científica escrita por H.G. Wells, publicada pela primeira vez em 1896. O romance apresenta uma narrativa envolvente que explora os limites éticos e morais da ciência e da humanidade.

A história se desenrola quando Edward Prendick, um náufrago, é resgatado no oceano e levado a uma ilha isolada, habitada pelo enigmático Dr. Moreau.
À medida que Prendick explora a ilha, ele descobre experimentos horrendos conduzidos por Moreau, nos quais animais são submetidos a cirurgias e manipulações genéticas para adquirirem características humanas.
O propósito de Moreau é criar uma nova raça de seres que possam se comportar de acordo com as leis da sociedade humana.

Através dessa trama, Wells questiona profundamente as fronteiras entre humanidade e bestialidade, civilização e instinto. A Ilha do Dr. Moreau não é apenas uma aventura emocionante, mas também uma reflexão filosófica sobre as consequências perigosas da interferência humana na natureza e sobre a natureza intrínseca da humanidade.

Com uma prosa envolvente e uma imaginação visionária, Wells cria um mundo distópico que desafia o leitor a refletir sobre as implicações éticas e morais das descobertas científicas. "A Ilha do Dr. Moreau" permanece como uma obra-prima que continua relevante, fazendo-nos questionar até que ponto a ciência pode ou deve ir em busca de progresso, mesmo quando ultrapassa os limites da ética e da humanidade.

Suzana Alves 06/12/2023

Uma pessoa sem muitos escrúpulos decide fazer de uma ilha seu laboratório a céu aberto, dá certo por um tempo, mas logo tudo muda com a chegada de um visitante indesejado. O livro dá um frio na espinha.

Anderson. 04/11/2023

Ilha de Mutantes
Um homem em situação de naufrágio, vai parar em uma ilha solitária há quilômetros de distância de qualquer civilização. Durante sua estadia na ilha, ele descobre que o local abriga um cientista maluco que faz experimentos com animais e tenta transformá-los em gente.

A leitura foi interessante, mas eu definitivamente não gosto da forma que H.G. Wells escrevia. São tantos detalhes desnecessários que às vezes dá sono.

Isabella Pina 24/10/2023

Muito doidas as descrições, me deixava arrepiada só de imaginar e acho que nenhuma adaptação fez jus em mostrar esse horror de maneira visual.
queria conhecer mais das loucuras do dr moreau, mas é uma história bacana, me lembrou um pouco "o médico e o monstro" na vibe de você ir descobrindo aos poucos algo cada vez mais grotesco
Leiturista 24/10/2023minha estante
Concordo Isabella, esse livro é meio "único" acho que nunca mais vou ler algo parecido com esse, simplesmente genial

Guilherme 08/10/2023

Sem dúvida um clássico de H. G. Wells, um livro de fácil leitura mas ao mesmo tempo muito tenso e instigante.