Ilhas de Deuses e Santos

Ilhas de Deuses e Santos Daniel R. Salgado

Resenhas - Ilhas de Deuses e Santos

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 24/03/2021

Mitologia Oriental
"Ilhas de Deuses e Santos" é o livro premiado do autor Daniel R. Salgado pela Secretaria da Cidade de Santos (Prêmio Alcides Mesquita - Mesquitinha 2020) que através de quatro contos narra a história de uma família no Japão e de determinados seres que fazem parte da mitologia do país.
Cada um dos contos se passa em uma estação do ano e temos várias eras entre eles, todos construindo a história da família de Yumi, uma das personagens centrais da trama junto com Akemi, uma Kitsune (ser mitológico japonês) e um Deus de outra cultura. Além deles conhecemos outros seres, alguns amigáveis e outros nem tanto, tornando a narrativa muito rica culturalmente. Também temos fatos históricos sobre a imigração japonesa no Brasil, mais especificamente, como e porquê esse povo chegou no porto de Santos, SP, em 1908.
A história é encantadora, a mescla de culturas, que já é algo comum nos livros do autor, torna tudo mais interessante e mesmo sendo um livro curto, de 68 páginas, o leitor consegue se conectar aos personagens, muito marcantes e carismáticos. A escrita é fluída e a leitura é muito agradável, terminando lindamente de uma forma que, mesmo passando rápido, deixa uma marca.
No final do livro encontra-se um ótimo glossário explicando sobre os termos da cultura japonesa utilizados, sendo possível aprender mais sobre alguns seres.

site: https://www.instagram.com/velejandoporlivros/