Séries - O livro

Séries - O livro Jacqueline Cantore...

Resenhas - Séries - O livro

@leituras_sa 12/06/2021

"Por que as séries fascinam? Porque na maioria das vezes elas contemplam as quatro camadas de conflito - física, social, interior e de relações pessoais - de forma equilibrada e com personagens complexos. E têm tempo para expandir suas camadas. Essa possibilidade foi explorada e se fortaleceu na virada do milênio, numa nova era da televisão".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 A euforia com as séries de TV é generalizada. A cada ano, vemos produções mais elaboradas, roteiros envolventes e mais plataformas de distribuição competindo pela atenção do público. As séries fazem parte das conversas entre amigos e do tempo que passamos juntos com a família. Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva decidiram se juntar e discutir as séries sob diversos pontos de vista: sua evolução, a progressão dos custos para sua viabilização e a profissionalização do mercado. Os autores ainda revelam como é feita uma série e apresentam uma fascinante aula sobre a elaboração de um roteiro consistente, explicando cada fase de criação e dando exemplos de enredos, motivações e personagens.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Desde que esse livro estava em pré-venda, ele chamou a minha atenção pois sempre gostei desse tipo de livro que fala sobre os bastidores da televisão. Muitas pessoas acham que criar uma série é fácil, mas esse livro mostra com uma riqueza de detalhes muito elaborada todo o processo, desde a ideia do autor, até o momento em que ela vai ao ar, e como esse processo é exaustivo. Mesmo contando com vários termos técnicos, a sua linguagem é muito fácil, fazendo com que o leitor não fique perdido durante a leitura. Como o próprio livro mostra, hoje o hábito de assistir séries, seja pela TV ou pelo streaming, se tornou o principal momento do dia para muitas pessoas, e com certeza esse livro vai citar em algum momento algum fato referente a sua série favorita.
Por @dangomesn
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📃 Ficha Técnica
🔹 Título: Séries - O livro: De onde vieram e como são feitas
🔹 Autores: Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva
🔹 Editora: Objetiva
🔹 Ano: 2021
🔹 Número de páginas: 232 (Edição Física)
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/leituras_sa/

ClAcio 17/06/2022

Origem, histórias, produções e curiosidades de séries de TV
Em apenas quatro capítulos, os autores descrevem o seguinte:

No primeiro capítulo, é abordado as origens e o formato dos primeros programas, passam pelas chamadas "eras de ouro" da televisão, chegando nos streamings, depois "teatro + literatura + cinema = séries de TV", série brasileiras, adaptações, entre outros.

No segundo, temos uma visão acerca dos novos hábitos dos espectadores, a guerra dos streamings, novos players 2019-2020, microsséries, os seis tipos de séries, a indústria de TV e a rotina anual das produções, falando do trabalho dos showrunnes, roteiristas, sala de roteiro e processo de criação.

No terceiro, vemos a dinâmica da criação: um verdadeiro guia para quem pretende ser roteirista.

E no quarto e último, vemos o processo de desenvolvimento da série, que também é bem útil para quem pretende trabalhar na indústria das séries televisivas.