Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias

Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias Holly Black

Resenhas - Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias

Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/03/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Quando a Holly Black anunciou Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias, muito se criou expectativas. Afinal, um livro narrado por Cardan era algo que muita gente pedia, já que o coitado não teve voz nos outros. Bem... se você está esperando uma história pós-A Rainha do Nada, é bom abaixando as expectativas.

Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias lembra muito aquelas coletâneas de contos de fadas. Narrado em terceira pessoa, vamos ver alguns pedaços da vida do Cardan em Elfhame. Ponto, gente. É isto o livro. Se você estava esperando muitas cenas entre Jude e Cardan, é bom ir baixando as expectativas.

Sendo sincera eu não tinha muita expectativa do livro, então não me decepcionei muito como algumas pessoas por aí. Basicamente o propósito do livro era explicar a razão de Cardan ser como era. Particularmente, não achei ele um personagem muito interessante de se acompanhar. Fora que não comprei a imagem de Elsa (antes sofria, agora sou fria) incompreendida que a Holly quis passar do personagem.

A narração em terceira pessoa deixou um tom legal, como se você estivesse ouvindo a história ser narrada por algum outro ser, mas ainda assim não consegui me conectar com os acontecimentos da vida de Cardan e o próprio personagem. Jude tem algumas participações, mas nada de muito impactante como foi nos livros anteriores.

O legal do livro são as imagens ao longo da edição. Eu li em ebook e as ilustrações são bem bonitas, se encaixando com o que é narrado. Provavelmente a edição física deve ser lindíssima. O livro é tem um pouco mais de 10 capítulos, então em uma sentada você termina. Até agora não foi anunciado nada sobre o lançamento do livro aqui no Brasil.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/12/resenha-615-how-king-of-elfhame-learned-to-hate-stories.html
Julia.Everton 25/04/2021minha estante
Eu odeio , mas odeio com amor o Cardan . Não engulo ele ter rido da Jude enquanto ela estava sendo envenenada pela fruta , enquanto estava semi nua , entre outras coisas . Como você disse que não é narrado em primeiro pessoa , acho que o narrador não vai conseguir entender como o Cardan se sente. Eu o acho super interessante , e real sindrome de Elza (Sofria , mas agora sou fria ), Cardan era amamentado por gato , eu fiquei tipo , tadinho . Mas é isso , acho que o que mais conta são as imagens . Mas amei a resenha , pra não criarmos expectativas .

juhwxz_ 15/12/2021minha estante
Fui ler depois de ter lido a trilogia de "O Povo do Ar" e o conto "As Irmãs Perdidas".

Muito bom, uma leitura bem leve, as ilustrações são perfeitas, o propósito do livro é um conto na perspectiva do Cardan mostrando a história dele antes mesmo de conhecer a Jude, eu adorei, não esperava mais nem menos.

Se você gostou da trilogia e quer voltar um pouco para Elfhame, você deveria ler! :)

Sofia 27/12/2021minha estante
Eu amei os livros dessa saga e as ilustrações nem se fala perfeitas

Leticia 26/03/2022minha estante
Tudo pra mim esse livro :(

LarissaDa'Neer 02/07/2022minha estante
onde você leu?

Helaine.Mirely 15/07/2022minha estante
Consigo ler os outros livros do povo do ar sem precisar ler esse???

LarissaDa'Neer 15/07/2022minha estante
consegue sim, é só um extra falando sobre a vida do cardan, mas se quiser saber mais sobre ele esse livro é recomendado

luizamz 30/07/2022minha estante
O livro é lindo mas me decepcionou bastante, esperava mais detalhes de tudo o q aconteceu nos livros q tem o pov da jude

LarissaDa'Neer 30/07/2022minha estante
mds simmm!

Glenda64 16/05/2023minha estante
Amo esse livro, não é meu preferido da saga, mas gosto muito

Jurdan's version 08/09/2023minha estante
Que livro pft!!!! Simplesmente pftt!!!! Sério, nota infinita!

Jenny 29/11/2023minha estante
Concordo muito muito com vc, tbm pensei que seria o "ponto de vista", mas não foi ????
Eu gostei bastante das ilustrações e de alguns contos... mas só.

Bruu 23/08/2021

?Mesmo um coração de pedra pode ser quebrado.?
Eu simplesmente amo o Cardan, então não tinha como eu não amar esse livro também.
É um livro extra, então acaba não tendo tanta coisa (até pra escrever aqui na resenha), mas ele é muitoo lindo, com ilustrações maravilhosas e uma qualidade incrível.
?Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias? vai mostrar momentos diferentes da vida do Cardan, e eu amei o fato de terem desde partes que se passaram em sua infância, até partes que se passam depois de ?A Rainha do Nada? e como esses momentos foram interligados no final.
Tô muito triste agora que acabei ?Povo do Ar?, juro. Em tão pouco tempo eu me apaixonei e me apeguei tanto a esse universo, a essa escrita, a esses personagens, vou sentir muita falta?
helo 23/08/2021minha estante
sou doida pra comprar esse livro ?

Bruu 23/08/2021minha estante
Ele é lindo dmsss ??

Majú 07/09/2021minha estante
Eu vou comprar esse livro ainda hoje!!!! Eu necessito dele!!!!

Bruu 07/09/2021minha estante
Ebaaaa compra sim que é perfeito!!!!

isalivs 05/10/2021minha estante
livro confortooo???

Bruu 05/10/2021minha estante
Perfeitinho dms???

Livros.juju 23/10/2021

Foi um bom livro...
Foi um bom livro para encerrar a história, não foi o que eu esperava, pois estava com altas expectativas, mas foi legal, li em 3h, uma leitura bem rápida e fluida. O livro e as artes estão perfeitas.
Foi muito bom voltar para esse mundo ?
KarolineCalumbi 23/10/2021minha estante
Qual a história chuchu? Tô querendo ler mas tô na dúvida!

KarolineCalumbi 23/10/2021minha estante
Acabei a Rainha do nada recentemente e já tô com adds!

Livros.juju 23/10/2021minha estante
Então amiga, são alguns contos de quando ele era criança, alguns do ponto de vista dele em Príncipe Cruel e no futuro com Jude. Eu achei que fosse ser apenas contos dele com a Jude, mas também fala sobre o relacionamento dele com a menina peixe (que eu esqueci o nome agora) e como ele descobriu o que o Locke tinha feito pra ele...

Livros.juju 23/10/2021minha estante
E como ele era tratado quando era criança e se aprofunda mais no relacionamento dele com os irmãos, a gente consegue ver bastante coisas que não viamos pelo ponto de vista da Jude. Eu recomendo ler pra saber a história completa

Ai vou ter que ler kkkk

Maisavila 21/03/2022

Podia ter mais, mas foi uma boa experiência
Um livro muito bom com ilustrações que maravilhosas. A história é legal, entretanto eu esperava mais do ponto de vista do Cardan, e não só alguns contos. Espero que um dia ainda haja um livro mais especifico do ponto de vista do Cardan.
?Vale a pena
?investimento alto
? censura 12
Rafa 22/03/2022minha estante
consegui de volta o skoob?

Maisavila 04/04/2022minha estante
GRACAS

Maisavila 04/04/2022minha estante
EU SO VENXI AGR SJSVWJWUWUWJJWJW

Rafa 06/04/2022minha estante
15 dias dps

euindy 14/12/2021

SEM CONDIÇÕES P ISSO AQQ
ai nem sei oq dizer sobre este livro, ele é tudo e mais um pouco ?

consegui matar a sdd que eu tava deles mas agr já quero reler a triologia toda dnv, preciso de outro livroo aa

neste livro conseguimos ver mais um pouco do passado do Cardan, e o que o influenciou a ser cruel e tals

as cenas depois do livro 3° livro são tão perfeitassss, sou apaixonada pelas migalhas de Jurdan, sério

oq dizer das ilustrações?? MEU DEUS q perfeitas, eu amei sério, fiquei toda bestinha vendo KKKKKKKKK

o livro é muito curtoo, sinto q devia ter lido mais devagar

NÃO TEM COMO NÃO AMAR
livia1088 14/12/2021minha estante
NOSSA SIMMMMM ESSE LIVRO É PERFEITO

euindy 14/12/2021minha estante
TUDO P MIMMMM

Claraâ­ 14/12/2021minha estante
Esse livro é tudo pra mim, sério

euindy 15/12/2021minha estante
amei tantoo

ladyregininha 15/12/2021

Perfeito, perfeito
Cardan eu te amo!!

Esse livro é tudo de bom, amei as arts que tem nele. Odeio a mãe do Cardan. Céus, que livro perfeito. É tão bom saber mais sobre a vidas dos personagens, e eu amei saber sobre a só Cardan
micah. 15/12/2021minha estante
amg vale a pena msm? é pra ler esse livro antes ou dps da trilogia? pq eu já tenho o box inteirinho

ladyregininha 15/12/2021minha estante
Amiga vale muito a pena, juro a você. Ele é depois dos três livros, no caso Príncipe cruel, rei perverso e rainha do nada. Porque ele tem uns detalhes de rainha do nada, aí para você não levar spoiler sugiro ler antes. Mas ele é muito bom, creio que você vai amar

micah. 15/12/2021minha estante
ahhh obg, vc pode dizer a ordem mais ideal p eu começar ?

ladyregininha 15/12/2021minha estante
Começa por príncipe cruel, depois rei perverso e logo em seguida rainha do nada. Aí você vem para o conto do Cardan que é esse aí. O canto mais escuro da floresta já fala de outros personagens, então não importa se você ler ele antes ou depois. Eu li desse jeito que te falei

duda 22/12/2022

que saudade que eu tava deles!!!
eu estava morrendo de saudade da trilogia, como eu amo essa saga!!!! simplesmente uma das minhas favs, o universo, a história e os personagens são incríveis!!

o cardan greenbriar sempre foi meu personagem favorito (em tpc e no geral) -gostava dele desde o primeiro livro ???- e sinceramente, por tudo o que ele passou, o que ele fazia nem se comparava. claro que era PÉSSIMO (principalmente com a jude pq eles nem se conheciam??) mas tem personagem aí que faz muito pior só por birra/ser um chato.

enfim, muitos surtos por jurdan pois eles são simplesmente os melhores e um dos únicos casais que não ficou sem graça depois que passou a fase enemies (isso porque nenhum deles realmente mudou como era, eles só se amam assim mesmo)
Nara 22/12/2022minha estante
Esse livro se passa antes ou depois da saga??

rayssa b 22/12/2022minha estante
quero tanto ler

duda 23/12/2022minha estante
Nara, não consigo responder teu comentário diretamente mas ele mostra coisas da vida do cardan antes da trilogia e durante. além de ter uma história a mais que é depois da trilogia.

Nara 23/12/2022minha estante
Aaaa obrigadaa

Lynara18.7 11/09/2023

"Acontece que Cardan não tinha um coração de pedra afinal."
Bom... EU TENTEI AO MÁXIMO ENROLAR ESSA LEITURA PRA MIM NÃO ACABAR LOGO?
Mas agora, infelizmente, tenho que me despedir definitamente do incrível Reino de Elfhame :(
Obrigado Holly Black por ter me apresentado/proporcionado um novo mundo

Não tenho muito o que dizer pois entrei no momento luto pós leitura
(Já tô morrendo de saudades. Já tô querendo recomeçar tudo de novo?)
de Jesus 11/09/2023minha estante
Eu tô enrolando pra acabar esse faz uns 10 meses?? não quero me despedir

Lynara18.7 11/09/2023minha estante
Ai amg, eu mal terminei e já quero recomeçar do zero tudo de novo, juro??

Leticiaszoli 11/09/2023minha estante
Mana, eu acho que já vi no tiktok algo sobre esse livro mas não sei se to confundindo. É dark romance esse? Com +18?

Lynara18.7 11/09/2023minha estante
@Leticiaszoli não, não é. Mas leia, vale a pena???

Maria 10/02/2024

Elfhame
Aiai, é tão bom voltar a esse universo, e a toda a felicidade que ele me proporciona, se eu pudesse da uma dica ao mundo, diria para ler esses livros, holly você è sempre tão necessária EU TE AMO
Ana Cecilia 10/02/2024minha estante
Concordo totalmente, o único problema de povo do ar é quem diz que é de romance.

Paula1735 10/02/2024minha estante
Gente nunca li nenhum desses livros,mas vcs falam tão bem dele que tô até querendo ler kkkkk
Qual é o primeiro?

Paula1735 10/02/2024minha estante
@Ana Cecília esse livro não é de romance?

Ana Cecilia 10/02/2024minha estante
@Paula1735 O primeiro de povo do ar é príncipe cruel, é um livro de fantasia o romance é só algumas migalhas.

angelina 08/01/2024minha estante
AMO SUAS RESENHAS

angelina 08/01/2024minha estante
Pra mim os pontos altos desse livro são as ilustrações e mais mimos desse universo, pq n achei nd especial kkkkkkk esperava um pouquito mais, queria um só de jurdan ??

anngell 08/01/2024minha estante
brigada!! E EU AMO AS SUAS

anngell 08/01/2024minha estante
nossa SIM! confesso que eu esperava um pouco mais de jurdan tbmm
tinha só umas migalhas igual no resto da trilogia
um livro só deles ia ser PERFEITO

penelope 11/01/2022

Não tô pronta para dar tchau
As ilustrações desse livro são tão perfeitas que só por isso já merecia as 5 estrelas.
Sinceramente sou suspeita para falar sobre qualquer livro que tenha o Cardan e Jude, o tanto que eu amo eles não me torna possível ser imparcial KAKAKAK
Nesse livro temos o foco somente no Cardan, dando resposta para algumas perguntas que ficaram em aberto na trilogia.
Mostra o passado dele e como o rei aprendeu a odiar tudo e todos (tá literalmente no título né mas ok), entendermos muito mais os motivos da forma que ele se comportava.
Se você gostou da trilogia muito provavelmente vai amar esse livro ???
dani 11/01/2022minha estante
to muito ansiosa pra ler esse

penelope 11/01/2022minha estante
muito bom amg

yass 11/01/2022minha estante
animada pra esse?

11/01/2022minha estante
Não curto mto fantasia mas esse deu vontade de ler

Mona de javu 19/10/2022

depressão
Me apaixonei mais pelo Cardan, amei conhecer mais a história dele. As ilustrações são mágicas, e ler um pouco mais sobre o que aconteceu depois de rainha do nada, foi gratificante.
É em quadrinhos??

Ou tem ilustrações???

Lylonely 19/10/2022minha estante
Tem ilustração!!

Valeu

bookkey 30/12/2021

Leitura rápida e gostosa
Eu ia ler esse livro só em janeiro, mas fiquei muito curiosa e peguei logo, ainda bem. Eu estava com muitas saudades de Jude e Cardan, então ler esse livro me deu um quentinho no coração.
Ver o lado do Cardan a respeito dos acontecimentos dos outros livros, mesmo que brevemente me fez gostar um pouco mais dele.
Deia 30/12/2021minha estante
O terminei ontem e realmente é de esquentar o coração

bookkey 31/12/2021minha estante
muito gostosinho

Deia 31/12/2021minha estante
Sim. Ele tem uma visão diferente da Jude desde sempre. Porém é o Príncipe Cruel e o Rei Perverso.

Lesabino 19/05/2021

A única parte boa de bancar o herói foi não ter medo por vc
Esse final foi melhor do que o da própria trilogia. Meu Deus, rendida pelo Cardan, apenas ??
Agatha 19/05/2021minha estante
O final desse livro é PERFEITOO ?

Lesabino 19/05/2021minha estante
Maravilhoso, pra mim esse foi o final perfeito ???

jj_brekker 19/05/2021minha estante
Que final incrível, sério??

Mari 03/01/2022minha estante
As ilustrações do livro são TUDO mais achei que faltou história sem falar que o livro é o olho da cara

Suianne.Martins 03/01/2022minha estante
Acho que esse livro era um trabalho mais decorativo, mais ilustrativo, como aqueles cartazes e edições especiais de colecionador. Acaba que as histórias não tem muito nexo e uma ordem, mas mostram partes importantes da vida do Cardan.

Mari 04/01/2022minha estante
Sim, tipo a história da mulher ogra se não me engano, não conta nos livros do povo do ar