Educação e mudança

Educação e mudança Paulo Freire

Resenhas - Educação e mudança

lucaismaia 02/04/2024

Quase um manifesto, os pensamentos filosóficos e poéticos de Freire me encantaram. abordou tanta coisa atual e necessária, as quais me prenderam. o método de alfabetização para adultos é fascinante, fiquei admirado com a sse grande homem.

Math 08/03/2024

Mais do que 5 estrelas
Qualquer um que crítica Paulo Freire, nunca leu um livro dele. Tudo aquilo que Freire pensava, ele escreveu, por tanto, como não conseguem atacar suas ideias, atacam a sua pessoa. Em um livro com pouco mais de 100 páginas (até o seu tio bolsonarista mais ignorante conseguiria ler) Paulo Freire fala sobre alienação, pensamento crítico, o poder de se reconhecer no espaço, a força da educação, a consciência de classe e América Latina. Portanto leiam e divulguem Paulo Freire.

Antero Silveira 27/03/2023

Gostei do livro mas, vindo de Paulo Freire, esperava bem mais - as expectativas estavam altas. Não se compara ao espetacular ?Pedagogia da Autonomia?.

Carla.Mariane 29/01/2023

Leitura essencial para um educador
É importante compreender que no processo educacional que o amor e a esperança, estão associados para a transformação.

Basta associarmos á metamorfose de uma borboleta, é necessário um processo fisiológico, esforço, disciplina para a transformação.

Assim, é necessário compreendermos nosso papel como educador, estamos abertos a entender este processo é ao mesmo tempo ser o sujeito que está aberto a aprender com o próximo.

Paulo Freire traz estas é mais reflexões sobre a educação que vale a pena ser refletida em nosso dia a dia.

debroua 26/01/2023

Gênio
"O destino do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo o sujeito de sua ação" (p. 50). Paulo Freire é genial, só digo isso.

Marcelo Leite 18/12/2022

Paulo Freire - Educação e Mudança
É incrível como os livros de Paulo Freire tem o poder de cativar, inspirar e de nos fazer "esperançar".
Com capítulos falando da realidade social da época e a importância de uma educação transformadora capaz de superar a condição de alienação e, em outros explicando seu método de alfabetização, o autor deixa importantes reflexões sobre a relevância da educação para a formação de uma sociedade mais democrática.
Mesmo que publicado na década de 1970, esta obra é tão atual e necessária.
Eu, particularmente, não consigo entender como há pessoas que não valorizam sua obra. Principalmente profissionais da educação.

Amanda 17/04/2022

Para educadores
" Enquanto os "grandes debates", os "seminários revolucionários" permanecerem dentro da escola, cada vez mais isolada dos problemas reais e longe das decisões políticas, não existirá uma educação libertadora".

Um livro curto e cheios de análises a respeito do sistema educacional Brasileiro visando a mudança da sociedade. Trazendo aspectos culturais, históricos e sociais na vida do educando e educador.
Excelente para reflexões a respeito de como têm se possibilitado a educação aos não educados e aos em processo educacional.

Fabricio.Macedo 14/03/2022

Paulo Freire um eterno aprendiz, sempre otimista com a vida ao lado daqueles a quem se dedicou por toda a vida, os oprimidos. Combatente da ingenuidade pedagógica pregou a educação da consciência, da responsabilidade, da libertação. Para Freire não há uma educação com etiquetas ou simplistas, muito menos posicionamentos neutros. "(...) o sentido mais profundo da sua obra, é ser a expressão dos oprimidos."