Breu

Breu Iza Artagão

Resenhas - Breu

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arthur.Filtrin 18/02/2024

Bom, esse livro é muito legal no quesito construção de tensão, e ele é bem divertido, tem uma escrita legal.

Porém... Tem 3 problemas principais. Vou citar do menor ao maior.

1- Parte do livro se passa em flashbacks, que, no geral, tirando uns 2 ou 3, não afetam em quase nada na história

2- A tensão que foi construída não se mantém ao final do livro, pelo menos eu não senti isso. Nos últimos caps, eu já não estava tão tenso.

3- O péssimo uso de foreshadowing

(pra quem não sabe, foreshadowing é aquele negócio de o plot twist ter dicas das quais quando vc descobre vc passa a perceber as dicas desde o começo)

A autora coloca foreshadow nos primeiros capítulos. O problema? Mesmo sendo a primeira vez lendo, dá pra claramente perceber que aquilo é foreshadow, e isso tira completamente a tensão e o choque de descobrir infos novas ao longo do livro.

O final tbm não me agradou muito, mas isso é uma coisa mais pessoal.

Anaju 11/12/2023

Não fez meu estilo, não gostei.
Achei sem pé nem cabeça, um suspense de centavos.
Esperava mais, infelizmente não deu certo pra mim.

Carolina1345 12/10/2023

Suuuuuuper impressionante! Li em uma tarde, tive vontade de gritar com a protagonista pra ela sair daquela casa logo no primeiro diakkkkkkkkkk Ele é bem confuso também, algumas partes deixaram na dúvida se era algo sobrenatural, a imaginação dela ou sonhos, mas é muito bom.

Beatriz3364 10/10/2023

Suspense pra ler rapidinho
Gostei bastante do começo da história e achei que tinha tudo pra finalizar de maneira incrível, mas achei que ficaram algumas pontas soltas

Bi.Pavoni 02/10/2023

Deu tilts em mim....
Antes de pegar este conto, eu estava lendo gótico mexicano. E agora misturei as histórias na minha cabeça.

Pois os livros tem uma "wibe" parecida.... mas eu lembro que gostei muito do conto.

E tbm sei que uma hora vou me lembrar o que aconteceu em cada uma das histórias. Só preciso de tempo para me concentrar.

Giovanna.paginasda 28/09/2023

Perfeito para o Halloween @paginasdagio
Um casarão no meio do nada, sem sinal de Internet e uma idosa doente 'inofensiva', tem maneira melhor do que essa para começar as leituras de Halloween?

O livro possui duas narrações, no passado (2017) com a Marina que tem Síndrome de Asperger e no presente (2019), com a Laura que começa a trabalhar como acompanhante para a senhora Carmem.

Eu achei os dois pontos de vista incríveis porque podíamos ver o que realmente aconteceu no passado e também ver as teorias que a Laura cria na mente dela baseado no que esta vivendo no presente.

Esse livro é ótimo para quem gosta de criar teorias sobre os acontecimentos da história e se realmente há algo de sobrenatural na casa ou não.

Eu consegui prever mais ou menos o plot final, mas mesmo assim foi muito interessante ver como a história terminou.

Todos os personagens nos deixam desconfiados, teve horas que achei que devia ser própria loucura da Laura. O ambiente sombrio e inóspito criado pela autora também foi ótimo.

Para um livro de apenas 90 páginas, achei o desenvolvimento muito bem feito e ele realmente me cativou para continuar lendo.

Para quem está iniciando no terror ou tem curiosidade, acho que essa é uma ótima escolha.

Lidiany.Mendes 25/08/2023

De arrepiar
Uma história que começa tranquilamente, mas depois nos deixa arrepiados. O real e o sobrenatural se misturam de tal forma que fica difícil entender o que realmente aconteceu.
A dúvida se perpétua, visto que o final fica em aberto.
Assim, fica reverberando em minha mente quem de fato é a vilã da história: a Laura, a Dona Carmem ou a Marina?
Só lendo para conseguir dar um palpite...

Beth.Schmlter 15/08/2023

Breu
Achei o livro chato e meio sem pé nem cabeça?
Já desconfiava do assassino, então, não foi nenhuma surpresa.

Geovana Rodrigues 05/08/2023

Sabe aquele meme: que viagem é essa, meu irmão? Pois então, leia com ele em mente!
Maria Laura é uma mulher que está buscando por um recomeço - repleta de traumas de um passado horrível, vê essa segunda chance surgir com a vaga de um emprego como acompanhante de uma idosa que vive no interior.

Só que como nada na vida do brasileiro é fácil, ao chegar na cidadezinha, além de seus traumas serem revividos, será marcada por novos.

Eu passei a história toda desconfiada, de tudo e de todos. A tal senhorinha que estava quase vegetativa, vive no escuro, com os olhos fixos em um ponto na parede.

O que já seria bizarro, já que não pode nem abrir a janela pra ela pegar um ventinho. O marido, seu Vicente, o patrão gostosão que mais parece um psicopata, controla tudo e mais parece que anseia pela morte da sua esposa. E no meio de tudo isso, ainda temos a filha da senhora. Falecida muito jovem, é um verdadeiro mistério para Maria Laura.

Como cenário, temos um casarão de uma fazenda - quem já visitou alguma, sabe a áurea que carregam, ainda mais se tiver fama de assombrada… mas isso é história para outro post...

Como dona Iza autora gosta de deixar os leitores com o coração aos pulos, tem que ter um plot twist dos bons, né? E ele vem com tudo, já aviso!

Mesmo que seja uma novela curtinha, a autora soube misturar muito bem o ambiente sombrio, mesclando ruindade humana e sobrenatural e ainda trabalhando leves pinceladas sobre o TEA (transtorno do espectro autista).

Por fim, o fato é que se eu achava que gostaria de ler até a lista de compras do mercado da autora, com Breu, eu tive certeza!

site: https://www.instagram.com/p/CvdN2agP4Q0/

Jefferson 01/08/2023

Muito bom!
Mais um excelente trabalho da @iza_artagao que li e gostei muito! Uma história que prende do início ao fim, com um bom suspense, traumas do passado, erros e redenção. Algumas reviravoltas e bons personagens!
Recomendo!

Cynthia Souza Brasil 16/07/2023

Breu me deixou simplesmente no escuro, eu fiquei chocada como a Iza nos coloca dentro da cena que descreve, eu sentia que estava vivendo a personagem principal Laurinha . Essa leitura foi como um filme passando na minha mente ate os sentimentos pude sentir.
A escrita da Iza despertta em você os cinco sentidos pq você é sulgado para dentro do livro depois que acaba você so quer maratonar todos os livros dela simples assim...

nalura 29/06/2023

Gostei do livro. É curto, mas ainda consegue ser uma história cheia de tensões e dramas de vários personagens diferentes. Honestamente, ainda tô tentando raciocinar o final kkk

Thainá - @osonharliterario 01/05/2023

Dois passados que juntos se tornam mais obscuros do que o mais denso breu
Por causa de um acontecimento, Laura precisa se afastar do ex noivo. Para isso, ela aceita um emprego em um chalé que fica no meio do nada, distante até mesmo da cidadezinha – já pequena – do local. O trabalho consiste em ser acompanhante de Dona Carmen, uma idosa que sofreu um AVC há alguns meses e se encontra debilitada na cama.

O problema é que a família de Dona Carmen e a mansão são cercadas de mistérios e acontecimentos sobrenaturais, escondendo um passado sombrio que Laura irá desenterrar junto com os seus próprios problemas pessoais. Seus traumas voltarão para assombrá-la e para testar a sua saúde mental.

Breu é uma novela com apenas 90 páginas, tendo uma leitura rápida, principalmente por ser instigadora e fazer com que você – e a Laura – fique curiosa para saber mais. A atmosfera é sombria e cercada por suspense, ainda explorando um pouco da Síndrome de Asperger em uma das personagens.

TW: abuso psicológico e sexual.

É doloroso ver como a Laura é quebrada por dentro e como sua saúde mental precisa urgentemente de cuidados, esses que nunca deveriam ter sido pausados ou colocados em segundo plano. É assustador ter contato com o passado dela e com o da Marina, outra personagem que sofreu torturas psicológicas intensas e sempre foi rebaixada por conta de sua situação com a Síndrome de Asperger.

"Breu" é o segundo contato que tenho com as histórias da Iza e, mais uma vez, não me decepcionei. Ela sabe muito bem como criar um clima mais sombrio, tenso e repleto de suspense, que nos faz roer as unhas por mais informações.

Outro ponto que também adoro nas obras da autora é que ela sabe muito bem mesclar a ficção sobrenatural, através de criaturas e superstições do gênero, com temas atuais que precisam ser debatidos.

A novela é curta, ótima para um fim de noite em que tudo que precisamos é uma boa história de terror e uma bela taça de vinho para acompanhar. Só não deixe que os medos de Laura se tornem os seus, pois se isso acontecer teremos que temer também pela sua saúde mental.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/05/01/resenha-breu-iza-artagao/

1 | 2 | 3 | 4 | 5