Romances infelizes: Dias de verão

Romances infelizes: Dias de verão Meg Mendes...

Resenhas - Romances infelizes: Dias de verão

Meg Mendes 30/03/2021

Ah, o verão!
Quem nunca teve um amor de verão? Ou mesmo uma paquera durante a estação mais quente do ano.
Praia, sol, calor, corpos bronzeados... um convite propício ao romance. Entretanto, aqui não tem final feliz e casais apaixonados para sempre.

“Pollyana”, “Paixão entre dunas e falésias”, “Verão, amizades e amores” e “Um verão inesquecível” são contos que iniciam com um romance que parece que vai dar certo e, em certa medida, ele dá! Mas como o verão, os sonhos e fantasias acabam.
Um dos contos que mais gostei foi “(Não é) apenas um caso de verão” que traz uma reflexão acerca de estarmos em pontos diferentes da mesma relação. E como já dizia a minha avó: Quando um não quer, dois não brigam!
“Na soleira” é outro que gostei demais. Traz esse limbo de ter seu coração partido.
“Doces verões do passado” traz um amor juvenil, primeiros amores podem ser dolorosos, até mais do que se os envolvidos fossem mais velhos e experientes.
“Sol e mar" é um conto triste, a narrativa vai traçando a atmosfera melancólica e mesmo em meio ao verão sentimos a frieza que a perda representa. Gostei muito.
“Como o azul do mar” é um conto com um final satisfatório, que dá a sensação de dever cumprido, mesmo não sendo você a personagem! Gostei muito do desfecho.

Mih 23/12/2022

Meu nome ta ai, mas eu esperava mais
Acho a premissa dos Romances Infelizes bem legal, mas acho que os contos dessa edição deixaram a desejar. Pra mim foram todos curtos demais e com desfechos meio forçados, mesmo que a proposta seja a tragédia, muitas das narrativas foram simplórias e até meio clichês. Gostei muito de um ou outro, mas de forma geral, achei que deixou a desejar.