O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Cristina117 18/03/2024

Clube do crime das quintas-feiras
Tinha muita expectativa sobre esse livro, porém me decepcionei. Achei uma leitura cansativa e sem emoção.
Alguns momentos tediosos e em outros confusos. Enfim, não entendi o fim.

Kiyo 17/03/2024

Minha humilde opinião
Um livro sobre uma investigação criminal bem diferente.
Um condomínio para aposentados onde tem um grupo de livros todas as quintas-feiras, mas isso é só fachada para eles desvendar em crimes não solucionados.
Um livro com bastante humor cômico.

Arlete49 15/03/2024

Tem partes legais, a premissa acho excelente e certas histórias das pessoas que vivem no local tbm é interessante de ler.
Fui passada pra traz por achar que a resposta era óbvia mas não é tão óbvia assim, isso foi engraçado.
O que mais me incomodou foi que tudo demora muito, toda conversa é muito mais longa do que precisaria, toda explicação tbm. Talvez isso seja resultado da grande quantidade de personagens, mas me senti entediada em diversos momentos.
De qualquer forma, foi uma leitura boa, longe do ótimo ou espetacular, apenas boa.

Daianny.Ferreira 15/03/2024

O clube de crimes das quintas-feiras
O livro tem uma leitura leve, e te prende mais pelos personagens em si, do que pela história. De fato os personagens são incríveis e te deixa bem curioso, são extremamente inteligentes e determinados, apesar da idade e de suas limitações (em relação ao mundo digital)
A história acontece em um lar de idosos de alto padrão, bem luxuoso e moderno. Um lugar lindo de se imaginar? Onde deixa os idosos bem atarefados, com várias atividades, didáticas, vários lugares para passear, ver o pôr do sol, eles disponibilizam até um ônibus com motorista para visitarem a cidade. Mas todas essas atividades não bastam para Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrain. Os quatro criaram o Clube, junto com Peny (que desde o início do livro já está acamada e sem consciência) para desvendar assassinatos ocorridos ao decorrer dos anos, até que um assassinato acontece com um dos donos do lar para idosos. Lógico que eles começaram a investigar paralelamente da polícia, até fizeram uma aliança com eles. Os personagens em si, são muito misteriosos sobre quem eram antes da idade avançar, sem sobra de dúvidas Elizabeth é a líder do grupo e a mais misteriosa possível. Muito interessante a forma como o grupo desvenda o assassinato e como eles agem, afinal de contas quem negaria ajuda pra uma turma de velhinhos?

?Nessa vida precisamos aprender a contar os bons dias. É preciso colocá-los no bolso e levá-los sempre conosco.?

Confesso que espera bem mais dele, mas no fim o que salvou foram os personagens.

lAvia279 13/03/2024

?O clube do crimes das quintas-feiras? conta a história de 3 senhores de idade que se reúnem todas as quintas-feiras na biblioteca da casa de repouso em que eles vivem, lá eles investigam casos que nunca foram resolvidos. Em uma dessas reuniões, um assassinato ocorre nas redondezas da região, e nossos senhores ?Marias-fifis? decidem que irão investigar o caso.
Eu simplesmente amei esse livro, não dava nada a ela mas eu me apaguei muito. Comecei a ler ele em um momento da minha vida que é difícil de falar: o falecimento de minha vó. Por ser um livro em que os principais são idosos, eu me liguei muito a história e comecei a lembrar dela.
Esse livro me deixou saudades dela, mas a vida continua, querendo ou não.
Recomendo demais esse livro! Por favor deem mais reconhecimento a essa obra.

Ester 13/03/2024

O clube do crime das quintas feiras
É um livro um pouco confuso, digamos assim, digo isso devido ao fato dele ser longo e ainda assim vago, talvez por ser o primeiro do autor? Não sei?

lana 13/03/2024

Me surpreendeu
O livro conta a história de um grupo de aposentados que mora em um retiro e se encontram todas as semanas às quintas-feiras, a fim de investigar e solucionar assassinatos, por sua maioria, assassinatos que aconteceram muito tempo atrás. Até que uma pessoa que eles conhecem e que mora na mesma região é assassinada.
Um livro muito bom, me prendeu do início ao fim. Muito interessante ler sobre a vida de idosos, que eles sabem que está chegando ao fim e não ligam tanto para as regras da sociedade.

Fernando.Ferri 13/03/2024

Eles que salvam
O “quem foi que matou” no final é bem anticlimático e as ações de alguns personagens do encerramento do livro são bem bobinhas. O que realmente salva a leitura são esses velhinhos tão bem escritos. Cada um com sua profundidade, personalidade marcante. Me senti parte do clube, como se estivesse acompanhando as aventuras de uma avó minha e seus amigos. Me senti desejando poder envelhecer como eles. Um dia lerei a sequência. Não pelo mistério, mas pelos queridos velhinhos com quem fiz amizade aqui.

rafarla 11/03/2024

O clube do sono
Vi apenas comentários positivos e me animei com a ideia do livro, porém, é extremamente cansativo, cheio de detalhes e demora pra desenvolver e chegar onde interessa.
Só terminei porque era o livro do clube do livro.

Adri 11/03/2024

Favoritei ?
O livro do comeco ao fim e simplesmente maravilhoso. Personagem favorito: Joice ?? a cada leitura que fazia várias gargalhadas ?? quero ler os próximos, com certeza esse livro conquistou meu coração

Nati 10/03/2024

O que esperamos quando pensamos em idosos? O que se espera que aconteça em um condomínio onde mora somente idoso? Com certeza assassinato não é o que vem mente.

Mas a mera ideia de idosos sentados em suas cadeiras, enquanto o tempo escorre, faria Elizabeth ter uma síncope.

O clube do crime das quintas-feiras tem um cenário bem inusitado. Esse livro vai se passa em Larkin Court, um lar de idosos. Mas não é exatamente o que se pensa.

Aqui nos quatro protagonistas 🧑â€ðŸ¦³ðŸ§“👴👨â€ðŸ¦³ (Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron) são idosos vivendo em moradias luxuosas para idosos e são membros do Clube do crime das quintas-feiras, em que eles estudam casos policiais antigos encerrados e se divertem com isso até que um assassinato de verdade acontece bem perto deles.
Lógico que eles vão querer se aventurar para resolver esse assassinato.

💭OPINIÃO 🗣

Eu esperava de tudo nesse livro, mas não me encantar por esses protagonistas tão inusitados. Esse é um romance policial que sai do lugar-comum ao trazer personagens septuagenários como protagonistas.

E o que mais gostei que além de apaixonantes, esses protagonistas também sai do lugar-comum do idoso fofinho e pacífico. Não só os quatro membros do clube, mas todos os outros personagens desse condomínio que interagiram a história inteira.

Além disso, amei como essa velhice real é retratada com suas limitações, mas não como uma sentença para sentar e esperar morte chegar. E mesmo que de forma leve, tocou no assunto da dor de envelhecer e não ter mais o vigor e a força de outrora. E mesmo assim querer viver, a dor de perder os amigos e ter que se refazer vendo seu próprio tempo escorrer na ampulheta da vida. Gostei muito dessas partes reflexivas, mesmo elas sendo bem breves.

Contudo, não pense que faltou suspense. Pois não faltou, era mistério por cima de mistério e esse quarteto chefiado por Elizabeth estava a todo vapor para descobrir a verdade e fazer justiça. Elizabeth me lembrou a Miss Marple da Agatha Christie, mas bem mais perigosa. rsrsrs

Ainda teve também os policiais que conduziram as investigações, que eram uns amores com esse povo todo e recebiam bastante amor de volta. Quero que eles também estejam nos próximos livros.

É uma série e quero continuar me aventurado nessas leituras e espero que os próximos seja tão divertidos, leve de ler e mesmo assim cheio de mistérios para desvendar e criminosos para pegar.

allletis 10/03/2024

RED: Aposentados e Curiosos
Eu não tinha como dar um nome melhor para essa resenha sem referenciar um dos grandes clássicos do cinema. Quando li a sinopse eu automaticamente pensei em um livro da Agatha Christie misturado com essa sequência cinematográfica. Infelizmente, prometeu tudo e não entregou tanta coisa assim.

A leitura é relativamente dinâmica, mas os vícios de linguagem do autor fazem a compreensão ser bem difícil, pelo menos na versão traduzida para o português. O cenário é muito bem construído, os plot da primeira parte é maravilhoso, mas esse final deixou MUITO a desejar e por isso não gostei tanto assim.

Achei extremamente divertido de ler, tenho certo interesse de seguir lendo a trilogia, mas por ter sido um livro bem confuso na maior parte do tempo eu acho que vou passar a vez. Mas recomendo a leitura para quem curte romances policiais com comédia no meio.

Lorrana 09/03/2024

Que leitura boaaa, livros menores levaram mais tempo pra ler do que esse. Quando a review da capa fala que o desfecho do crime importa menos que o desenrolar dos personagens do clube, não estava mentindo. Foge da realidade às vezes, principalmente com a parte que envolve a polícia? Sim, mas e daí? É o jeitinho deleh. Amei, já quero ler a sequência!!

Pedro.Henrique 09/03/2024

O início da história é bem arrastada, nem despertava interesse em saber quem era o (s) assassino (s). Ao fim, deslanchou e gerou alguma curiosidade. Vale a pena ler, mais pelo caminho e personagens, do que pela história em si