O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Debbye 11/06/2021

?? O Clube do Crime das Quintas-Feiras ??
Apesar da (fantástica) premissa, O Clube do Crime das Quintas-Feiras não foi uma leitura que me arrebatou nas primeiras páginas. São muitos personagens,  muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e o tom do humor britânico é algo que eu particularmente gosto, mas demoro a me acostumar.

Entretanto, no decorrer da narrativa, fui me envolvendo e apreciando a história. O autor consegue criar um bom suspense sem aquela tensão e o clima pesado, que podem afastar alguns leitores.

É tudo muito leve, divertido, gostoso de ler. O Clube do Crime das Quintas-Feiras traz uma boa história de mistério, com personagens interessantes que nos fazem refletir sobre a vida e a velhice.

"? Isso me mantém envolvida, entende? E faz com que você se lembre de que podemos ser úteis. Não quero que você sinta que estamos interferindo, Donna, mas ao mesmo tempo, sim, eu quero interferir."

Wally.Mota 10/12/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
UMA MISTURA DE SUSPENSE E HUMOR QUE DEU CERTO!

Um grupo de idosos que vive num lar de aposentados, passa o tempo que ainda lhes resta tentando desvendar crimes antigos não solucionados. Parece um pouco insensível de minha parte falar do pouco tempo deles, mas a verdade é que eles mesmos tratam isso com bastante humor.
~
Quando o sócio de um empreiteiro é assassinado dentro da própria casa, o grupo finalmente tem a chance de investigar um crime recente. Usando toda a sua carisma e habilidades de investigação e dedução, Elizabeth, Ron, Joyce e Ibrahim conseguirão o apoio da polícia, viajarão o país em busca de respostas e descobrirão verdades e conexões jamais imaginadas!
~
O Clube do Crime das Quintas-Feiras é um romance policial que nos instiga a querer saber mais dos crimes. O humor dos protagonistas (destaque para a Elizabeth) e as piadas feitas por eles mesmos sobre suas vidas e o tempo que ainda resta delas, faz com que a trama perca um pouco da sensação de perigo iminente (se é que o autor quis passar isso), mas deixa tudo mais divertido e engraçado.
~
Apesar de surpreender nos plots, muitas coisas permanecem sem desenvolvimento, o que, acredito eu, devam ser explicadas no decorrer da série (sim, é uma série). Não sabemos em detalhes como o grupo se formou, como se conheceram, como foram parar no lar de idosos, etc. Mesmo não sendo o foco da obra, faria a conexão com os personagens ser bem maior. Ainda assim, gostei da leitura e pretendo ler o segundo!

Até a próxima! ??

Mila.Maluka 11/04/2022

Romance Policial Sensacional
E super divertido! Uma trama envolvente onde vários velhinhos tentam desvendar os crimes e são mais espertos que a Polícia.

Simplesmente adorei. Dei muita risada. E me encantei com esses velhinhos.

5 estrelas com certeza! ?
Marcela.Sanchez 11/04/2022minha estante
Sabiaaaaaaaa que você ia se encantar pelos velhinhos hahahahah demais esse livro né?

Mila.Maluka 11/04/2022minha estante
Muito bom. Vou comprar o outro livro deles. Kkkkk

Marcela.Sanchez 11/04/2022minha estante
Isso, aí você me empresta hahahahahhah

Valney 03/12/2021

O tipo de livro que eu leria de boas na praia
Bastante engraçado ( principalmente a Joyce e o Ron na minha opinião ), leve e com um final completamente inesperado, recomendo de mais

Fátima Lopes 01/11/2021

Os personagens são interessantes e simpáticos, mas a trama deixa a desejar. Vale como distração sem compromisso.

Bruno 13/03/2022

Um dos melhores do ano
Narrativa cativante, revelações incríveis e personagens extremamente carismáticos. Sem dúvidas um dos melhores de 2021.

swftgone 20/02/2023

O clube do crime das quintas-feiras.
Queria ler esse livro desde 2021, e sinceramente? esperava mais. o clube do crime das quintas feiras é um livro de idosos, que se reúnem toda quinta-feira para solucionar crimes não solucionados. não engatei na leitura e não me conectei nem um pouco com os personagens, o autor enrolou tanto em alguns pontos que parecia outro livro, não me surpreendi com o plot e nem com o desfecho do livro. tem uma pitada de comédia e confesso que me diverti em alguns capítulos, mas resumindo é um livro enfadonho, com personagens sem carisma e de escrita arrastada. suspense é um dos meus gêneros literários favoritos porém esse não me agradou!
cecília 06/03/2023minha estante
o richard osman tinha a faca e o queijo na mão com a premissa de idosos resolvendo mistério, e decidiu jogar os dois no lixo

Vinicius 06/03/2023minha estante
Eu gostei desse, até me envolvi e gostei de alguns personagens, eu só não gostei da resolução do mistério no fim do livro

daricanedo 08/12/2021

Livro perfeito não exis.....
Como alguém não pensou em uma história como essa? Com personagens tão cativantes e inteligentes?

O Clube do Crime das Quintas Feiras, é exatamente o que o título diz, a princípio.... Toda quinta em um retiro para aposentados, quatro idosos acima dos setenta anos, se reúnem para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes que vão encontrar algo que a polícia não encontrou no passado.... Até que; Quando um empreiteiro com caráter questionável aparece morto, o quarteto septasagenário (falei certo?) tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual l, junto com a polícia - em confidencial, claro. Empolgante não?

Sem spoilers, porque vocês PRECISAM LER ESSE LIVRO. E EU TO PLANFETANDO PRA TODO MUNDO!

O livro é genial, um lar de idosos, e mais especificamente quatro de seus moradores, protagonizam aqui um suspense leve, descontraído e cujo charme se encontra aí. Aliás, aposentados que lançam mão de absolutamente qualquer coisa, até mesmo sua aparente deficiência etária, para conseguirem o que precisam na busca por resolver crimes ainda não
solucionados.

O suspense acumula passagens impagáveis e pra lá de divertidas, e mesmo que pareça inocente, não é tão inocente, assim posso dizer, tem toda sagacidade e elegância que não vemos nos livros mais comun. No entanto é impossível não se pegar sorrindo à medida que os dotes de investigação, com algumas trapaças e leves chantagens, vão sendo apresentados aos leitores. O que seria o maior dos absurdos ? a polícia se ver refém de informações e avanços conquistados pelos quatro.

Se você é do tipo que tem preconceito com suspense policial e acha que são todos iguais, eu vos digo, está totalmente enganado, porque se tem coisa que esse livro tem é PLOT, é risada, é muito suspense e ainda aquele mistério que te prende até a última página e ainda deixa com uma puta ressaca literária.
roses in winter 08/12/2021minha estante

Le 20/09/2021

Pll da terceira idade
Esse livro é fantástico. Não encontro definição que resume melhor do que isso.

O livro prende o leitor logo no primeiro capítulo, sem exagero nenhum. A escrita é, apensar da morte estar bem presente, leve e envolvente, somado com os capítulos pequenos, forma uma leitura perfeita!

Os personagens principais possuem cada um seu jeitinho, e funcionam como um bom time, chega da vontade de entrar no livro só pra conversar com eles sobre assassinatos tomando um chá.

A trama em determinado ponto da história fica cheia de mistérios, o me lembrou muito de Pretty little liars, só que sem o drama adolescente (apesar dessa história ter mais drama do que parece).

O plot, ou melhor dizendo, os plots, são muito surpreendentes, desconfiei de um personagem mas não cheguei nem perto de descobrir toda a verdade. Achei muito bom o desfecho e não vejo a hora de ler a continuação.

Andre.28 15/03/2022

Funcionaria melhor como roteiro de cinema
Certos livros tem um tom que mais parece um roteiro de cinema. Quando falo disso me refiro especificamente a um fluxo narrativo entrecortado, com diversas referências à cultura pop e a assuntos que interrompe diversas vezes o fluxo narrativo, construindo histórias paralelas, e que se interligam a uma história principal.

O Clube do Crime das Quintas feiras é o típico romance policial investigativo que coloca personagens “engraçados” num ambiente atípico, mas que em certo sentido consegue finalizar um mistério em meio a um punhado de referências e diálogos caóticos. Publicado em 2021, este sucesso editorial foi escrito pelo autor e personalidade britânica Richard Osman, sendo este seu romance de estreia. a história em si narra um clube de idosos composto por 4 indivíduos que tem a missão de resolver crimes especialmente aqueles relacionados a uma sucessão de assassinatos envolvendo os donos do asilo onde estão, o Cooper Chase. Liderados pela Elizabeth estes idosos caricatos sim prometem na investigação liderada pela polícia do Condado

Vamos aos fatos: a personagem da detetive Donna de Freitas não é bem desenvolvida, com o final mal explicado. Os diálogos dos idosos são caóticos, atrapalhando o fluxo narrativo, até mesmo interrompendo e quebrando o ritmo de leitura, desviando do assunto principal. muitas vezes a narrativa se desenrolava por assuntos secundários que não acrescentavam muito a história, tendo excesso de texto e partes não necessárias pra história. o excesso de nomes e referências da cultura pop rechearam os diálogos, mas que também seriam dispensáveis analisando friamente toda a história. No final das contas esse livro serve mais como roteiro de cinema com cenas engraçadas personagens excêntricos e diálogos extremamente caótico. cairia muito bem como um roteiro de filme de comédia/ investigação. No geral é um bom livro, mas que fiquem preparados para muita enrolação e quebra de fluxo narrativo .

Anna caldieri 29/04/2021

Um bom livro pra passar o tempo!
Gostei do livro, amei os velinhos e o clube, ri bastante com as tiradas desse livro. Mas ao mesmo tempo não fiquei tão envolvida com o livro. Achei um livro bom, mas nada uaaaal!

Clarysse1 25/01/2024

As aventuras de quatro idosos
O Clube do Crime das Quintas-feiras é um romance policial que acompanha as aventuras de quatro idosos que se reúnem semanalmente para investigar casos antigos e atuais em uma casa de repouso na Inglaterra. O livro é um fenômeno editorial que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo, mas será que ele cumpre as expectativas?

A proposta do livro é interessante e original, misturando humor, mistério e personagens carismáticos. No entanto, nem tudo funciona bem na narrativa. O livro é cansativo, confuso e demora muito para engrenar. Eu precisei ter paciência para acompanhar as divagações dos protagonistas, que muitas vezes não levam a lugar nenhum. Além disso, o livro tem muitos personagens secundários que são pouco desenvolvidos e que aparecem e desaparecem sem explicação.

O clímax do livro também deixa a desejar. O autor parece ter jogado muitas informações e reviravoltas nos últimos 10% do livro, sem dar tempo para assimilar e me surpreender. O desfecho é previsível e pouco satisfatório, deixando várias pontas soltas para a continuação da série.

meu tempo de leitura: 15 dias

Mari 23/07/2023

Eu gostei mas sei lá, em alguns momentos eu me perdia com os personagens e a leitura não me prendeu tanto, demorei um tempo pra terminar

Aline 09/01/2022

É um livro bem escrito, leve, um pouco divertido e com a premissa muito diferente pelos personagens serem idosos, o que me agradou muito, visto que em vários momentos as peculiaridades provenientes da idade são abordadas.
A Elizabeth é uma verdadeira força da natureza! E todos os integrantes do Clube do Crime das Quintas-Feiras (Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron) deram um quentinho no coração, sendo cada um irreverente do seu jeito.
Não preciso nem explanar que o meu novo sonho é um dia morar em algum lugar como Coopers Chase hahahaha
Apesar de não ter me cativado tanto a ponto de se tornar um favorito, com certeza é um livro que vale muito a pena a leitura.
Lorenna 09/01/2022minha estante
Graças a Deus alguém que também pensou em morar lá. Comecei e me achar idosa até demais kkkk

Ley 18/03/2022

Foi aqui que me apaixonei por um clube do crime de velhinhos
Os livros podem nos conquistar de diversas maneiras, e em O Clube do Crime das Quintas-Feiras, os personagens são um dos pontos que mais me conquistou. A narrativa é formada por idosos, que moram em um retiro tranquilo, e se reúnem uma vez por semana para tentar resolver crimes que podem ter passado despercebidos para outras pessoas.

Esse grupo é composto por cinco integrantes, que se tornaram um pouco nebulosos no início, mas cada um tem uma personalidade única e marcante. O livro tem início com a narrativa de Joyce, relatado em primeira pessoa como em forma de diário. Ela é uma senhorinha quietinha que, em suas próprias palavras, passa despercebida em qualquer lugar por ninguém reparar direito nela. Joyce foi enfermeira por um tempo, então possui algumas qualificações que podem ser úteis no clube.

Assim, neste capítulo inicial, Joyce é convidada por Elizabeth, uma senhora boa em liderança, a fazer parte do clube do crime das quintas-feiras. Os personagens não fazem nenhum alarde, nem resolvem nenhum crime se intrometendo em assuntos oficiais, mas buscam sair da monotonia por meio desse novo passatempo.

É exatamente por esse motivo que, quando o empreiteiro do retiro em que moram aparece assassinado, o clube começa a investigar o crime mais recente. A sensação, para os personagens, é de algo finalmente acontecendo. É como se um evento importante tivesse dado início, de modo que todos ficam animados para tentar achar o culpado.

Embora o livro se estreite na perspectiva em primeira pessoa de Joyce, não é somente aí que ele se limita. A leitura tem várias outras narrações, já em terceira pessoa, uma delas da policial Donna de Freitas, que sonha em fazer algo emocionante em seu trabalho. Tudo é tão pacífico que não há necessidade de Donna investigar casos maiores.

Quando o terrível assassinato chega nas mãos da polícia, mesmo assim não há muito o que Donna possa fazer. Entretanto, para o clube do crime das quintas-feiras, poucas coisas são inalcançáveis. A ajuda de Donna faz diferença para o clube e visse e versa, e o modo como cada um trabalha é o diferencial na leitura. Os idosos são como pessoas com total passe livre, sendo às vezes inocentados e se livrando de peripécias impossíveis, com uma desculpa simples.

A leitura é tão leve e descontraída que as vezes eu tinha que lembrar que estava lendo sobre um assassinato. Em meio a esse assunto mais sério, acabei dando boas risadas. A perspectiva pelos olhos dos personagens da terceira idade mostram como nunca é tarde para se reinventar e ser quem é.

A vida não se limita apenas a um certo período, e a leitura nos permite aventurar em meio a um retiro de aposentados que querem fazer algo para sair da mesmice do dia a dia. O clima da leitura é tão fluido, que ela tem uma rapidez impressionante. A resolução de cada parte da história também traz boas surpresas.

O mistério inicial se torna maior e nem é apenas isso com que vamos nos preocupar. O próprio passado dos personagens esconde mistério que nem sempre são respondidos. Gosto como mesmo entregando respostas, o autor ainda os deixou envoltos em perguntas, principalmente Elizabeth, uma senhora com bons contatos, e mesmo finalizando a leitura continuou me intrigando.

Uma boa lição aprendida neste livro, é que não devemos subestimar quem quer que seja. O livro é uma riqueza só, com mistério, diversão e boas resoluções. É uma leitura tão gostosa que surge uma vontade imensa de entrar no livro e conhecer esses personagens maravilhosos.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/12/resenha-o-clube-do-crime-das-quintas.html