O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

barbitoss 19/02/2023

O sol nasceu, o céu está azul e o assassinato está no ar
Eu não sei de verdade como começar essa resenha, sem começar a gritar sobre o quão bom esse livro é!

eu acho que chega certa idade na nossa vida que a gente esquece o que é pudor, para de se importar com as opiniões dos outros e só faz o que quer, e eu tenho certeza que é nessa idade em questão que elizabeth, joyce, ibrahim e ron chegaram (E GRAÇAS A DEUS QUE CHEGARAM VIU?!) pois só isso explica esses quatro adoráveis, cativantes, charmosos - e que gostam de se meter no que não devem - decidirem que vão investigar CRIMES para tentar solucioná-los! sério, o cuidado que o richard osman teve aqui com os detalhes da personalidade de cada um e a escrita viciante é algo de outro mundo!

simples em certo ponto da história eu desisti de tentar criar teorias e soluções para os casos pois sabia que seria surpreendida - da melhor forma - e não deu outra com um plot twist tão bem elaborado, com os acontecimentos todos muito bem entrelaçados, motivações humanas - apesar de erradas - para cada acontecimento que te deixa de boca aberta!

enfim, que pena que só podemos dar 5 estrelas pois se dependesse de mim seriam milhares!
agora estou ansiosa mais do que nunca para as outras duas obras que seguem essa sobre eles e eu espero qualquer dia desse me deparar com uma adaptação cinematográfica desse livro!

bru 25/04/2021

???
Enrolei o máximo que pude para poder escrever essa resenha, para ver se com o tempo poderia ter uma análise diferente do livro e.. não.

Bom, esteticamente esse é um dos livros mais bonitos que o clube já fez, mas molduras boas não salvam quadros ruins. Não consegui me conectar de forma alguma com essa história.

Achei super interessante uma abordagem voltada ao público maduro, mas sei lá, a interpretação que tive da leitura é que, só por que as pessoas são idosas é uma surpresa que elas continuem sendo boas naquilo que fizeram a vida inteira. Ou como se o fato de seguir se divertindo fosse algo anormal. Como disse, é minha interpretação.

Minha personagem favorita foi a Joyce, super divertida, adorei seu diário e sei que quando chegar na vida madura serei como ela. Se o livro inteiro fosse seu diário, teria me ganhado.

Demorei mais de 20 dias para terminar esse livro, o que não é normal para mim. Talvez, em algum momento da vida, leia de novo para avaliar se terei uma perspectiva diferente, porém hoje, não gostei.
Carolina 25/04/2021minha estante
Aii...também tive essa sensação! Não consegui me envolver! Fiquei meio perdida em partes e achei que eles colocaram mtas coisas no meio e o mistério final ficou meio inacabado! Teve essa sensação tb?

bru 25/04/2021minha estante
Nossa, Carolina, sim!!!!! O final ficou muito, muito confuso, aquela parte da confissão do padre eu não entendi foi nada. Esse livro poderia ter facilmente umas 150 páginas

Carolina 25/04/2021minha estante
Simm!!! Haha me perdi totalmente! Chegou um ponto que eu selecionava alguns pontos para ver se eu me achava na história

Leléu Ltd. 25/04/2021minha estante
Talvez eu já faça parte do "público maduro"... A idade da gente aumenta muito rápido!

Enfim, eu me diverti de forma bem despretensiosa com esse livro. Lembrou-me por várias vezes o hilariante "O ancião que saiu pela janela e desapareceu".

Andy 27/04/2021minha estante
Gente, até agora não entendi a história do John e da Penny. O corpo enterrado nu era o que John matou mesmo ou que Penny matou. E o que foi feito com o outro corpo? Alguém, por favor, me explica

Carolina 27/04/2021minha estante
Haha eu também me perdi mas pelo o que entendi o corpo era do namorado da menina que morreu lá na história da Penny e quem matou foi a propria Penny porque ele iria sair sem nenhum problema do crime! E ai o esposo dela não quis manchar o nome dela e acabou assumindo o crime! Pior é...parecia tudo tao natural eles andando com uma seringa com medicamento para matar ??

Ale Lima 29/01/2022

5 ?? sem titubear
Que trama incrível! Ainda não havia me deparado com uma história assim. Além da construção dos fatos terem sido muito bem desenvolvidos, fica a lição de que os talentos e virtudes que as pessoas adquirem durante toda uma vida jamais poderão ser esquecidos, mesmo com o avançar da idade. Recomendo.

Duda. Sagas 11/01/2023

Muito divertido, gostei muito da premissa de um grupo de velhinhos se reunirem para resolver casos não solucionados, e um novo assassinato.
A única coisa que não foi muito boa foi o final, achei extremamente rápido, e se não prestar tanta atenção, dá um nó na cabeça.

Lívia Casari 02/05/2021

Leve
Achei uma leitura leve e divertidinha.
Estava com altas expectativas, mas confesso que não me prendeu muito. Talvez não fosse meu momento.
De qualquer forma recomendo. É divertido e mostra a velhice de uma forma bem diferente ?
Raquel.Marin 14/11/2021minha estante
Comecei now

luisa673 30/07/2023

Esses velhinhos realmente cativam
É uma leitura muito gostosa! O enredo principal do livro é bem interessante: quatro idosos aposentados e moradores de um retiro de luxo no sudeste da Inglaterra protagonizam um suspense leve e descontraído envolto na investigação de crimes não solucionados. Um plot que eu super veria em um filme ou série por exemplo!

Eu normalmente avalio os livros que leio pela experiência que me gera. E esse livro foi um passatempo gostoso de acompanhar, apesar de não me prender tanto assim. O mistério é um tanto quanto morno ao meu ver. Porém, ainda sim é uma história ótima. Os personagens com certeza são o diferencial da obra porque realmente cativam e intrigam diante da investigação do mistério, além de aproximar o leitor da história com personagens que poderiam muito bem ser nossos avós.

Acredito também que O Clube do Crime das Quintas-Feiras não é um suspense que promete tirar seu fôlego ou te fazer querer investigar o mistério a todo custo. É uma obra para descontrair e passar o tempo.

De um modo geral eu gostei bastante, pretendo continuar a série porque os personagens são realmente bons. O autor soube dosar bem a intensidade do livro com crimes possíveis de investigação por septuagenários , deixando tudo bem leve e agradável de ler. Além disso a escrita é ótima e os capítulos curtinhos. Recomendo a leitura.

Larissa @laridallabrida 04/01/2022

Comecei 2022 com um livro 5 estrelas
Mas gente que delícia de livro.
Ameiii muitooo.

Tem muitos personagens e alguns momentos me senti perdida (no início). Mas depois me ambientei e devorei as 400 páginas.

Valeu cadaaaaaa página.
Os personagens são encantadores, envolventes e muito bem trabalhados.

Me diverti demais lendo e o mistério foi mto bem elaborado.
Amei
Caroliis 04/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso! Amei e ri demais qnd li com esses velhinhos que são umas peças e umas comédias! hahah

Thaís Berganton 04/01/2022minha estante
Eu amo esse livro?

deacord 05/01/2022minha estante
Leia o segundo quando puder, a evolução do autor é impressionante!!

Liliane244 14/01/2022

Me cativou.
Eu achei o livro incrível.
O meia interessante é a expertise desses velhinhos fofos. Geralmente quando lemos sobre um crime, o autor deixa na cara quem é o assassino, mas esse não, foi até o último sem revelar e que histórias tocantes.
Amei e recomendo. Porém friso que achei que ia rir muito, pois todos que leram comentam justamente isso.

xelaoloc 30/08/2021

leiam o Clube do Crime das Quintas-Feiras
Que livro incrível!
Esse livro foi perfeito do começo ao fim, (no final tava me dando uma agonia deles demorando pra falar o que tinha acontecido, mas mds, eu não tava esperando?????)

O livro é sobre um grupo de velhinhos entres seus 70-80 anos, mas não se engane, cada um com sua história e passado e ainda assim tão presentes no decorrer do livro são cativantes; que resolvem criar um clube para resolver crimes antigos, em mente que os verdadeiros culpados se safaram e não esperam ser pegos depois de todo este tempo; até que o empreitor do retiro é assasinado, dando a oportunidade aos 4 de solucionar um caso real -- o que não é preciso dizer que aceitam e mergulham no caso até que este seja solucionado.

Também não se pode esquecer dos dois personagens policiais que de algum modo acabam no grupo do Clube do Crime das Quintas-Feiras.

Tem algumas várias reviravoltas que tornam as teorias cada vez mais malucas, se você acertou alguma coisa desses plots parabéns que você deve ser um gênio!

É uma história narrada e em alguns momentos tem a narrativa da Joyce, a qual escreve um tipo de diário que está sempre aparecendo

A Elizabeth é perfeita??! virou uma das minhas personagens favoritas?

julia :)) 23/07/2022

três assassinatos, quatro idosos e dois policiais.
também caí de paraquedas nesse livro. tudo o que eu sabia sobre era que havia quatro idosos resolvendo casos criminais, e somando-se essa sinopse reduzida às letras grandes na capa vermelha (às vezes julgar o livro pela capa pode ser bom), fui seduzida a arriscar a leitura.
ps. ainda bem que arrisquei.

são capítulos curtos (no máximo seis páginas), que integram uma narrativa leve, descontraída, de personagens carismáticos e de índole duvidosa (de menos a joyce, beijo pra joyce, linda, me chama pra comer seus bolos!!).

honestamente: quatro idosos, correndo atrás dos porquês de três crimes em meio ao luto por seus cônjuges, anseio pelo contato com os filhos, brigas pelo horário da piscina de hidroginástica, pausa para palestras motivadoras e para mostrar fotos de netos - é impossível evitar sorrisos e suspiros nesse livro.

o enredo se torna denso essencialmente por conta da quantidade de personagens, ainda que tenha seu lado positivo, de incrementar mais detalhes à história, o problema foi que o livro ficou com detalhes demais. o que ajudou a me manter antenada em quem-fez-o-que foi estar marcando as informações e acontecimentos que envolveram os nomes que a historia tava girando em torno naquele momento usando post it. inclusive, quando vieram os plot twists, fiquei voltando em várias marcações pra poder me lembrar de coisas que aconteceram e nao me lembrava mais. esse é o único defeito do livro: muito detalhe esquecível, o que tornou o desfecho do livro meio embaçado e confuso, difícil de juntar as pontas (e pra mim algumas ainda ficaram soltas).

mesmo assim, leria tudo de novo e reviveria toda a odisseia dos quatro idosos do edificio de aposentados coopers chase, por vezes e mais vezes, quem sabe entenderia melhor o final. para primeira obra, osman foi muito, muito bem.
Monique 28/07/2022minha estante
Quais pontas você sentiu que ficaram soltas?

julia :)) 29/07/2022minha estante
qual a ligação do ian ventham com o moço que o john assassinou

Monique 29/07/2022minha estante
Não aparece a ligação. O que eu entendi foi que o Ian ia desenterrar o corpo e a polícia poderia descobrir o assassinato assim o segredo da Penny, mas não tem muita lógica...

julia :)) 30/07/2022minha estante
aaa obrigada, faz sentido, nao sei se foi proposital ou falta de atenção nesse detalhe, mas o livro nao deixa de ser mto bom só por causa disso

Beatriz.Ribeiro 20/10/2022

O autor, Richard Osman, sabe prender nossa atenção, a prova disso é a obra "O Clube do Crime das Quintas-Feiras".
A trama principal traz assassinatos, amizades inesperadas e ainda consegue, em paralelo, abordar sobre solidão, morte, amizade, culpa e solitude.
No desenrolar da história acompanharemos os integrantes do Clube, idosos aparentemente inofensivos que tentam solucionar crimes por conta própria em suas reuniões regadas a biscoitos, chás, bolos, risadas e muitas bebidas alcoólicas. Aparentemente, ninguém sabe de nada, mas não se engane, pois é essa imagem que eles desejam passar. Nenhum segredo está seguro quando essa turminha entra em ação.
Se você gosta de uma boa dose de suspense misturada com humor na medida certa, esse livro deve ser a sua próxima leitura!
OBS: O autor deixou alguns fios soltos no final da obra e acredito que isso será trabalhado no segundo volume, então irei buscar ler o outro também.

Lu Tibiriçá 17/06/2023

Intrincado e incrível
O título é interessante demais pra ser ignorado.
Ambientado num asilo que deu vontade de saber se existe pra já comprar um apê por lá, a história vale muito.
A leitura é fácil, mas a história nem tanto. Muitas voltas e sempre aparece um: _ epa, peraí que cochilei aqui. Volta e leia direito!
Entender cada pedacinho da história permite viajar fundo na vida de quarteto excepcional. Tomara que surjam novas histórias!
Núbia Cortinhas 17/06/2023minha estante
Sim, Lu! Tem mais dois volumes. Parabéns, pela resenha. ???

Núbia Cortinhas 17/06/2023minha estante
O Homem Que Morreu Duas Vezes; e,
A bala que errou o alvo

Vanessa.Perin 23/12/2021

Bom como sessão da tarde
Leve, até engraçado, bom como sessão da tarde, é um bom entretenimento, personagens interessantes mas muito pitorescos, o que ficou um pouco fake. Dá ao livre um tom que não é real e uma sensação de sessão da tarde.

tha 03/01/2022

Foi um livro mediano.

A parte que mais gostei foram os personagens, não leio muitos livros onde tem personagens idosos como principais e esse foi uma surpresa bem agradável. Os personagens são bem desenvolvidos e com personalidades engraçadas.

Já a parte dos crimes deixou um pouco a desejar, o autor juntou muitas linhas de investigação, linhas antigas e novas o que deixa a história um pouco confusa e fez com que eu perdesse o interesse nessa parte da investigação.

Paty 30/04/2021

Um livro divertido e fluído, ideal para passar o tempo. Tbm trata do envelhecimento e traz reflexões sobre a importância de viver, no sentido de ter um objetivo, mesmo com a 'velhice'.