O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Caroline 23/01/2022

Nunca achei que precisava de um livro de idosos resolvendo crimes até ler esse livro?

Gostei muito da história e o fato de os capítulos serem curtos ajudou a fluir bastante. Muito legal que os a história é contada do ponto de vista de cada um dos personagens e gostei particularmente dos capítulos da Joyce escrevendo no diário. Não vou dizer que é o melhor livro de detetives que já li pois estaria mentindo kkk mas mesmo assim, acho que vale dar uma chance. Não é um livro bobinho e leve como achei que seria, muito pelo contrário. A história é bem complicadinha e muitas vezes tive que parar pra me situar no que estava acontecendo e compreender de quem eles estavam falando e quem eram os personagens. Na minha opinião, o livro pecou aí. Creio que não precisava de tantos personagens (eu nunca acho q precisa de muitos personagens em nenhum livro kkk) e a complexidade do mistério deixou tudo meio cansativo. Mas, mesmo assim, os personagens principais são cativantes e merecem uma chance mais pela personalidade deles do que pelo mistério.

PS: contém gatilhos no livro

Ju 01/06/2022

Entrei no desafio da skoob
o livro ao ler é bom mas o final que me desapontou um pouco, não sei se eu sou lerdinha mas tive que reler e pesquisar pra entender e achei meio fraco queria mais detalhes da história

Larissa.Ramos 16/08/2022

O livro é bem paradão no começo , lá pro meio do livro que a história vai ficando mais fluida , o grupo dos 4 idosos são cativantes e muito inteligentes ,mas não me conquistou tanto assim a trama

Ana Claudia 01/08/2021

Temos a história de 5 velhinhos que moram em um retiro de aposentados. Eles decidem criar o Clube do Crime das Quintas Feiras pra desvendar crimes que ocorreram no passado. Os encontros são sempre às quintas-feiras na Sala de Quebra-Cabeças.

No entanto, na pequena cidade do interior da Inglaterra, onde moram um crime acontece e o que parecia apenas uma diversão eles resolvem desvendar o crime que aconteceu no estacionamento. A partir daí eles passam a colher informações e dados para desvendar esse crime.

A escrita do autor e objetiva e leve. Ele dividiu a narrativa da história em primeira e terceira pessoa. Na primeira pessoa, é narrado por Joyce, uma das integrantes do clube. Na terceira pessoa, o autor mostra os fatos, pistas e acontecimentos.

quelzitahh 27/08/2022

O clube do crime das quintas feiras.
Simplesmente não consigo descer esse livro. Os personagens são incríveis, mas o mistério e o assassinato fica pra segunda opção.

Me decepcionei lendo. O plot tinha tudo pra entregar uma leitura que não é nada daquilo que prometeu. A escrita é ruim, um plot nada haver e existem várias coisas que me incomodam: por ser um suspense, me foquei em vários detalhes irrelevantes e não consegui curtir o quanto deveria. Haviam muitos personagens que não fizeram diferença alguma na história, sinceramente decepcionada.

Esperei uma história densa e complexa, e recebi algo tosco e bobo.

Os personagens são muito gostosinhos de se ler. Apesar de que em determinado você se cansa deles, e só quer acabar logo o livro. A história é mal construída, e muito cansativa. O crime não faz sentido nenhum, muito menos o assassino. Acho os capítulos bem divididos, mas em geral, essa história me decepcionou.

Não é um livro que eu recomende, mas acho que não agrada todos os públicos.
Pedro 27/08/2022minha estante
Concordo plenamente com todos os argumentos apresentados ??

Alicia.Luchetta 01/01/2023

O Clube do Crime das Quintas-Feiras (@li.gostei.resenhei)
A história é narrada de uma forma bem simples e os capítulos são beem pequenos, isso fez com que eu lesse o livro bem rápido. Mas acho que em alguns momentos tudo ficou confuso e não tinha nem como suspeitar de alguém, simplesmente pelo fato de não entendermos nada, kkkk.

Porém, adorei os velhinhos, lembrei muito da minha avó e morri de rir em algumas partes.

site: https://www.instagram.com/p/CmIT15SLn9P/?utm_source=ig_web_copy_link

Dani 10/04/2022

Resenha? Ta mais para uma opiniãozinha de leve
Gostei muito da construção dos personagens, apesar estar com a leitura mais demorada ele foi bem gostoso de ler, com um suspense leve e divertido. Da até vontade de envelhecer e ser igual eles KKKKK

Yanne0 15/02/2022

O Clube do Crime das Quintas-Feiras
O clube do crime das quintas-feiras é formado por um grupo de quatro idosos que vivem em um retiro e que se reúnem todas as quintas-feiras a fim de tentar resolver crimes que não foram solucionados, no passado, pela polícia. Quando o empreiteiro local é assassinado (não é spoiler), esses velhinhos veem a oportunidade de colocarem suas habilidades em prática para descobrir quem matou a vítima.

Gostei muito do desenvolvimento dos personagens centrais e do arco de cada um deles, especialmente o de Joyce. Entre os quatro, Elizabeth é a que mais intriga o leitor, porque não sabemos de verdade o que ela fez e quem foi na juventude. O narrador nos entrega algumas informações a respeito dela, não o bastante, mas isso não apaga o brilho da personagem. Quanto aos outros, tirando os dois policiais, são mais como peças que ajudam os protagonistas a desvendar o caso e, por conta disso, nem todos eles têm muita profundidade.

O livro é narrado de duas maneiras: em primeira (por parte de Joyce, através do seu diário) e em terceira pessoa. Achei a narrativa bastante fluida e engraçada em vários momentos, o que meio que aliviou aquela tensão de tentar descobrir quem foi o responsável pelo assassinato - pelo menos para mim. Não, o livro não é um thriller. Aqui, mais do que a resolução do crime, o leitor se apega aos quatro protagonistas e se diverte com as confusões que eles arranjam com os dois investigadores.

Os temas secundários apresentados ao longo da estória também são bem pontuados. Temos a solidão; a ganância; a frustração de não conseguir superar tão bem o fim de um relacionamento; o luto e a depressão pela perda de um ente querido ou de um amor proibido e o medo gerado pelo avanço de uma doença em um familiar.

Minha ressalva é sobre o desenvolvimento da investigação em si. Como recebemos dois pontos de vista, e o da Joyce mais atrapalha do que ajuda, porque ela adora divagar sobre vários assuntos (achei fofo, não vou mentir), as pistas que chegam ao leitor podem se tornar um tanto confusas e jogadas no texto. Às vezes, acompanhamos passo a passo com os personagens. Porém, muitas vezes, eles já sabem o que está acontecendo e repassam para a gente depois. Admito que isso me frustrou um pouco.

bia0:0 02/10/2022

O clube do crime das quintas-feiras
Obs: essa resenha pode conter spoiler.
Olá, estou de volta. Bom, por onde começar? Esse livro se trata de um grupo de idosos que investigam crimes antigos e que tiveram a oportunidade de investigar um crime que aconteceu na cidade.
Sobre os personagens, eu gostei bastante dos protagonistas, achei eles uns amores e com uma personalidade muito incrível.
A história em si, eu não muito achei boa, a premissa é boa até mas não me prendeu tanto. Eu já tinha começado esse livro a um tempo atrás e eu não tinha me conectado, então eu decidi abandonar e só agora eu resolvi dar uma segunda chance. No começo da segunda tentativa até que tava fluindo mas o livro é muito descritivo e tem partes que EU achei confusas e sem necessidades. Não achei que a história foi muito bem desenvolvida, tudo era muito fácil, principalmente porque a Elizabeth podia resolver tudo.
Sobre o final, confesso que fiquei surpresa, mas achei um pouco fraco,meio raso. Não tenho muita experiência com o gênero, mas esse livro só ganhou 2,5 estrelas basicamente por conta dos personagens.
A história do padre eu confesso que achei bem intrigante, mas a do Jonh eu achei muito fraca e até um pouco aleatória (mas se olhar para analisar, todo o decorrer da história foi meio aleatório)
Não sei se irei ler o segundo, provavelmente não, mas caso eu leia, irá demorar bastante tempo. Não direi se recomendo ou não, tirem suas próprias conclusões, afinal, cada um tem uma opinião e tá tudo bem. Até a próxima.

Claudia 14/03/2022

Incrível
História sensacional! Livro excelente. Cheio de mistério, assassinatos e o mais interessante é que tudo acontece numa casa de repouso cheia de idosos. Isso só faz ficar mais legal. Adorei o desfecho. Super envolvente. Recomendo.

Jjjkjs9717 28/04/2022

Apesar de eu ter demorado muito pra acabar, não foi culpa da história, pois é uma história muito interessante com reviravoltas divertidas e personagens diferentes entre si e bem desenvolvidos.

Emanuelly 02/09/2022

Recomendo para todoos!
O livro é simplesmente perfeito, a história é envolvente e o mistério sendo resolvido pelos velhinhos é muitoo bom.
É uma história que nos prende do começo ao fim, é aqueles livros que você tem vontade de devorar em um dia só.
Tem muitos mistérios que são resolvidos ao longo do tempo e todos são interligados, a história é muito muito bem feita.

pablo252 29/06/2022

É inovador e revolucionário? Sim
A proposta do livro é algo bem incomum, partindo dos personagens que são todos idosos e lidando com seus próprios problemas, de forma que a leitura é prazerosa e inusitada, sempre com um plot twist que não dava para prever. São muitas histórias conectadas para explicar todos os pontos do livro e pode ficar um pouco disperso, mas no desfecho elas convergem bem para o entendimento. Os personagens são bem elaborados, tanto o grupo de idosos quanto os policiais envolvidos,sempre muito astutos

Saturno0 31/01/2023

Esperava suspense com pitada de humor, recebi fanfarronice
Não dá, toda vez que pego um livro de suspense (meu segundo gênero favorito), crio altas expectativas, ao passo que também fico mais crítica do que com outras leituras.

O suspense é um gênero que exige do escritor o mínimo de pesquisa, atenção e uma boa apresentação e montagem dos fatos. Osman peca miseravelmente ao transformar O Clube do creme das quintas-feiras em uma narrativa feita para agradar apenas ele mesmo.

Não é possível o tanto de furo de enredo, leviandades, dispersão e tantos outros defeitos catastróficos terem simplesmente passado despercebidos pelo editorial. Acho que a fama do escritor na mídia pode ter algo a ver com isso. Uma pena.

O livro tem uma ótima premissa, mas a trama não respeita a inteligência do leitor em nehum momento.
O texto é enfadonho. Personagens extremamente chatos, inconvenientes e sem nehum carisma.

Desejo que outros leitores tenham uma experiência melhor que a minha.
Eu esperava maestria na escrita, recebi fanfarronice. Mas enfim, é só.

Ari 21/07/2021

Aproveitar enquanto há
Quando um grupo de idosos aposentados se reúnem todas as quintas feiras para discutir e desvendar crimes não solucionados do passado, muita coisa pode voltar do pó.

Com um humor debochado, personagens cativantes e capítulos curtos, o autor te envolve do início ao fim.

Além de um romance policial, essa obra toca o leitor de uma forma mais profunda. Com personagens septuagenários e até octogenários nos deparamos com dilemas singulares, como a saudade de um amor, a delicadeza de quem está perdendo a lucidez aos poucos e a consciência de que a próxima primavera pode não tê-lo como espectador.

Em vários momentos me perguntei: O que eu faria? E a quem possa interessar, não cheguei a uma resposta definitiva.

Um livro de emoções que vão seduzindo o coração aos poucos e que vale cada linha.

Obs.: O final é incrível.