O sorriso do leão

O sorriso do leão Leonardo Garzaro

Resenhas - O Sorriso de Leão

Taki 19/02/2023

Frederico quer ser aceito pela sua família, mas sua falta de coragem lhe impede isso. Tudo o que ele precisa é de um empurrãozinho e uma luz para encontrar a coragem que lhe falta. Uma leitura interessante.

ariely.loyane 09/06/2021

Muito bom!
O livro tem uma escrita bem fluida, li bem rápido. Ele possui várias reflexões, com personagens super bem escritos que possuem personalidades palpáveis e distintas, todas mostrando seu sobrenome, "Valente". No decorrer do livro vemos como Frederico lida com a grande fama de sua família, sendo comparado a seus familiares e lidando com seu próprio medo. Super recomendo, uma leitura bem agradável e rápida.

Ana 14/05/2021

Livro maravilhoso
Um livro infantojuvenil que faz ótimas reflexões para todos que o lêem. Fred Valente é um garoto valente, mas ainda não tem noção, durante a história ele é subestimado e mostra para todos o real significado do seu sobrenome.

Quennick 14/12/2020

Blog Eureka Mundo
Falando, inicialmente, um pouco sobre as características físicas desse livro. É um livro médio, possui um total de 310 de páginas distribuídas em 22 capítulos. Possui uma linda combinação de roxo nas letras e uma fonte sofisticada. Além disso, possui várias ilustrações de leão e bolhas de sabão antes de iniciar a história, o que eu achei muito fofo. A capa tem uma mistura de cores que combinam entre laranja, azul e roxo.

Agora adentrando no universo desse livro, eu confesso que só vi essa pegada de história em animes. Neste livro vamos conhecer como personagem principal Frederico Alberto Valente, um jovem de apenas 12 anos de idade pertencente a uma família de heróis. Isso mesmo, todos na família Valente faz jus ao nome dado, pois todos possuem um ato de coragem que provasse que pertencia a famosíssima família Valente.

Mas, em meio a todo esse heroísmo que transpira a cada passo dos integrantes da família mais famosa e aclamada do nosso livro em análise, nosso personagem principal não se via devidamente encaixado nessa família pois não conseguia se reconhecer sendo uma pessoa corajosa. Ele é o oposto do nome de sua família, tem medo de tudo. Um fato marcante que comprova isso foi um dia na sua escola que por causa de alguns pombos, nosso personagem principal ficou com medo e gritou em meio a aula, isso resultou em um apelido nada legal, desde esse dia foi chamado de pombo valente, sendo considerado por ele mesmo o pior dia da sua vida.

Neste enredo, o autor nos faz entender e compreender a angustia do personagem principal quando nos deparamos com cada personagem que compõe sua família. Seu pai, o chefe da família e o mais corajoso dos Valente é um personagem forte, que traz honra para sua casa. Sem falar que criamos empatia por todos os outros, pois a riqueza de detalhes e de envolvimento no livro são maravilhosas. Quando peguei o livro para conhecer melhor, imaginei que fosse uma trama que ensinasse o valor da coragem, mas foi muito mais que isso, ensinou-me a conhecer a mim mesma e conhecer meus limites.

Acompanhar o desenvolvimento do personagem principal com a história foi o que mais me encantou, pois no decorrer dos capítulos acontece algo que faz com que Frederico tenha que crescer e despertar a coragem que habitava nele pois sua família precisa de ajuda. Isso acontece muito com a gente, pois enquanto estamos na zona de conforto tudo é mil maravilhas, mas quando somos instigados a ir mais longe os problemas surgem e é nosso dever superá-los.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2020/12/o-sorriso-do-leao.html

Fabi | @ps.leitura 09/07/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
O Sorriso do Leão, escrito por Leonardo Garzaro e publicado pela Editora Rua do Sabão, vai contar o pior dia da vida de Frederico Alberto Valente.

Frederico era conhecido apenas como o filho do soldado Alberto Valente, neto do velho Valente e sobrinho do estranho Adoniram Valente. Sua família era famosa por sua coragem, mas ele tinha que disfarçar sua covardia – o que não era fácil.

Aos doze anos, Frederico passou por um momento muito constrangedor: quando um pombo pousou na janela da sala de aula, ao seu lado, ele soltou um gritinho bem agudo e virou o motivo de piada na escola. Até ganhou o apelido de Pombo Valente.

Como lidar com esse novo apelido e com uma família completamente corajosa? A sua única esperança era a irmã gêmea, Valentina Valente. Ela começa o encorajar e a mostrar que tudo isso não passa de algo bobo.

Perfeito para o público-alvo!

O Sorriso do Leão é um livro infanto-juvenil e que vai apresentar uma temática simples, com uma narrativa leve e cheia de enigmas. Embarcamos nessa jornada junto com Frederico e entendemos mais sobre seus medos, anseios e todos os dilemas que ele enfrenta.

Me coloquei no lugar do personagem e fiquei imaginando como deve ser ruim você ser comparado com alguém da sua família. Todos da família Valente tinham coragem, mas ele, não. Por que ele deveria ser igual? Por que não podemos escolher nossos próprios caminhos e expressar quem nós realmente somos?

Isso me faz pensar que acontece geralmente com diversas pessoas e diversas família. É preciso se libertar e mostrar que você não é igual, que você tem seus princípios e o que realmente acredita. Você não precisa e não tem que ser igual a ninguém!

Uma narrativa instigante.

No começo do livro, nós vamos conhecendo mais sobre o personagem e sua família e nos aventurando junto com ele. Entendemos seus medos, receios e dilemas, e começamos a nos apegar com o pequeno Frederico.

Apesar de em alguns momentos ter ficado um pouco confusa com a narrativa e até mesmo com as referências e metáforas apresentadas, isso não tirou a beleza e a forma singela da história.

Frederico tem muito o que ensinar ao longo dos capítulos tanto para o público mais jovem quanto para o público mais velho que gosta de histórias desse gênero.

O Sorriso do Leão mostra que nós precisamos aprender a encarar os nossos “próprios leões”. Precisamos ter coragem para encarar nossa jornada de uma forma diferente e aprender a lidar com todas as situações do nosso cotidiano, mas também mostra que não tem problema você ter medo de algo ou não reagir bem a alguma situação.

É um livro que nos faz crescer junto com o personagem e no final, nos sentimos parte da família Valente.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/06/resenha-o-sorriso-do-leao-leonardo-garzaro.html