A última entrevista de José Saramago

A última entrevista de José Saramago José Saramago

Resenhas - A última entrevista de José Saramago

Erick 09/10/2021

Acho ótimo ter registros desse tipo de algum escritor que você adora, onde saímos de seus textos literários e vemos um pouco da pessoa criadora por trás. Falando tanto de seu processo criativo, do que acha dessa ou aquela obra sua e, enquanto isso, revelando parte de suas crenças e opiniões íntimas que influenciaram no que ele viria a escrever, Jose Saramago dá uma boa e última entrevista que, no meu caso, só o fez admira-lo ainda mais após concluir a leitura. Talvez eu esteja colocando num pedestal alto demais um mero ser humano que, "apenas", soube criar ótimas e reflexivas histórias que mal conhecem finais felizes? Talvez, porém até agradeço de possuir somente esses meios para saber de sua pessoa, ao contrário de outras personalidades - alguns escritores - da qual eu tinha certa simpatia e que, graças à internet e redes sociais, os vi falarem e fazerem muita besteira em seus momentos de ocaso (J. K. Rowling, sim, uma delas...).

Marcos 14/03/2019

José Saramago é considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa. Nesse livro teremos a transcrição da última entrevista que Saramago deu em vida, ao jornalista José Rodrigues. Nela, o escritor fala de sua obra, a mais recente lançada até o momento da entrevista, de política, de sua carreira e nos abrilhanta com um pequeno fragmento de sua mente genial e de sua excelente visão de mundo. Saramago também fala bastante sobre o uso da linguagem em suas obras e como isso o fez se destacar ainda mais por dentre os seus contemporâneos escritores.

Eu sempre tive uma certa curiosidade em saber quais são as últimas palavras que escritores dizem antes de morrer. Geralmente gosto de ler as suas últimas publicações para poder tentar compreender a parte final de seu legado para o mundo, bem como de conseguir compreender a última mensagem que nos é deixada por mentes tão engenhosas e por vezes geniais. Quando soube desse livro, logo fiquei interessado em ler, mesmo nunca tendo lido nada do Saramago (embora tendo interesse em ler algumas coisas dele).

Uma coisa que gostei nessa edição foi o trabalho do projeto gráfico, que mescla páginas pretas e brancas, como que recheando-as com as palavras dada na entrevista dada a José Rodrigues.

Recomendo a leitura a todos que gostem de boa literatura bem como que tenham interesse em se aproximar ainda mais desse autor por um meio que não sejam os seus livros.