Dormir em Um Mar de Estrelas

Dormir em Um Mar de Estrelas Christopher Paolini

Resenhas - Dormir em Um Mar de Estrelas

Bruno 08/05/2022

Primeiro livro de ficção que eu li
Sinceramente o livro é muito legal, a escrita do autor é fluida, é um calhamaço, para os fãs de ficção científica é um prato cheio, as explicações e o apêndice de quase 50 pags não deixa a desejar, livro muito legal.

Lous.Paulin 08/04/2022

Amei
Me apaixonei ainda mais pela escrita do Christopher Paolini
O livro é longo, mas não enrolado ou enfadonho. A história começa de fato logo nas primeiras páginas

Ley 18/03/2022

São muitas páginas, bem que poderia ser menor, mas no final senti saudades
Dormir em um mar de estrelas foi uma das leituras mais longas de ficção científica que já fiz, então foi um livro que também me deixou imersa. Infelizmente não foi um livro rápido de ler, mas o problema não foi a história. A própria leitura tem temas mais complexos que precisei ler com calma para não me perder. A quantidade de informações é imensa, já que se trata de um universo mais avançado.

É como se os humanos tivessem avançado bastante e a Terra não fosse seu único lar. Nosso planeta é pouco citado e não há narrações nele. Todos os personagens são mais distantes, e a ideia é de que a Terra é o berço da humanidade, mas ainda há outros imensos planetas explorados.

A narrativa conta a história sob a perspectiva de Kira, uma xenobióloga que trabalha em pesquisas em possíveis planetas habitáveis. A forma de vida diferente de humanos ainda não é algo descoberto, ainda que houvesse aqui e ali algumas pistas de outros organismos vivos que poderiam ter passado por onde os humanos também estão.

Kira e sua equipe estão no fim de seus trabalhos, então há a possibilidade de se separarem. A equipe se tornou próxima e seu namorado também faz parte dela. A dor para a personagem é que a perspectiva de se separarem não é algo que eles querem.

Em uma última visita em um determinado lugar do planeta em que estão, Kira encontra algumas evidências que podem constar ser outro ser vivo, assim como um lugar que pode ter sido criado por não um ser qualquer, mas um ser senciente. É algo grande demais para deixar passar, então a protagonista logo quer saber mais e adentra o lugar.

As coisas tem um avanço rápido depois da descoberta, mas não exatamente como a protagonista esperava. Kira encontra um organismo desconhecido, que se torna um mistério e ela é envolvida em alguns protocolos de segurança depois do acontecido.

Algumas coisas ainda mais estranhas acontecem depois de Kira fazer essa descoberta, então tudo vira um terror. Sinceramente, não há como imaginar em como tudo prossegue de modo tão trágico e curioso em tão pouco tempo. Primeiro, achei muito estranho como os personagens pareciam felizes nas primeiras 60 páginas, enquanto ainda faltavam mais de 700 pela frente. Quando fui entendendo o rumo da história, quase desejei voltar para a parte feliz, já que pelo menos havia a segurança de algo bom acontecendo.

A história tem um ritmo que me surpreendeu. O livro é maior do que eu esperava, a fonte pequena, portanto um conjunto de coisas me fizeram avançar devagar nessa história. Kira tem tantas descobertas que sua construção é o que, de fato, o leitor pode mais ansiar ver. Há uma evolução quanto à descoberta do organismo encontrado, mas não é apenas isso.

O organismo tem uma certa conexão com Kira, o que significa que aprendemos tanto quando Kira a saber mais sobre ele. A narrativa tem uma cadência que pode ser definida como lenta. O autor não se apressou a escrever as sucessões de acontecimentos. É preciso entender que muita coisa acontece nessa história, há uma evolução imensa desde que nos deparamos na primeira página até o destino final, é um crescimento gradativo e formado por momentos, pessoas e achados.

É preciso estabelecer um ritmo para que possamos assimilar todas as informações, e foi exatamente isso que o autor realizou. O ponto que pode ser cansativo é, ironicamente, o tamanho do livro. Mesmo que sem esse fato, a história não poderia abranger todos os pontos importantes, em contrapartida, pode se tornar uma leitura mais devagar pela densidade.

É impressionante a civilização abordada na leitura. A construção é tão minuciosa que pude facilmente imaginar algo do tipo acontecendo. Me surpreendi com os detalhes, organizações, etc. A história tem uma abordagem introdutória nas primeiras 300 páginas. Até aí, é como se o que se sucedesse fosse uma cadeia de eventos necessários para que a protagonista, entre outros personagens, pudesse ter um rumo concreto pelo qual seguir.

O sistema apresentado é tão transparente acerca de naves, medidas, entre outros, que é fácil entender as definições. Houveram algumas que não consegui assimilar, mas acho perfeitamente normal. Com o passar das páginas, fica fácil se familiarizar com os termos abordados. Também há um glossário no final do livro que ajuda bastante a ficar por dentro da história., algo que eu sempre recorria quando estava começando a me perder.

Uma história de ficção científica nunca me emocionou tanto e acredito que o motivo tenha sido a forma de abordagem mais humana do autor. O crescimento dos personagens não se deu apenas graças às descobertas alienígenas, como também pela humanidade abordada de diversas formas, um adendo importante que mescla perfeitamente como as mudanças afetam os personagens. Foi estritamente por isso que a obra conseguiu me fisgar melhor, me deixando perto dos personagens, de suas perdas e anseios.

Assim como a extensão do livro me assustou, terminar ele foi um misto de saudade e missão cumprida. Dormir em um mar de estrelas é o primeiro livro de uma série com o mesmo universo, mas com personagens diferentes. A história de Kira foi incrível, com um final satisfatório, e espero continuar acompanhando os demais livros.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/01/resenha-dormir-em-um-mar-de-estrelas.html

thaaa 26/02/2022

Christopher Paolini é meu autor preferido e eu estava absurdamente ansiosa por esse livro. Confesso que algumas resenhas me deixaram meio borocoxô no início já que a maioria diz sobre a obra ser arrastada, e eu ja logo esperei por um Eldest 2.0 kkk

Então se você, assim como eu, está repensando a leitura, não desanima! Acredito que grande parte da resenhas sobre "arrastado" é pelo tamanho do livro. Eu achei tudo na medida. Em 5 capitulos MUITA COISA havia acontecido. Tem alguns capítulos mais lentos e outros mais frenéticos e isso é o tom narrativo do Paolini desde Eragon. São respiros que ele introduz (e muito bem) toda a política e background do universo.

A estrutura do enredo é bem formada, o desenvolvimento dos personagens também, principalmente de Kira, ela tem um arco primoroso. Cada linha milimetricamente calculada. Só demorei na leitura pela falta de tempo mesmo porque senao eu teria lido em 3 dias rs

E para leitores de Eragon, tem um easter egg adorável.

Mais uma história primorosa de Paolini cheia de detalhes e emoções. Meu fav demais.

Duda Mesquita 05/02/2022

Um épico grandioso (em tamanho e qualidade)
O livro é um épico ambientado num futuro em que os humanos colonizaram inúmeros planetas e viagens espaciais são algo corriqueiro. Acompanhamos então, a história de Kira, uma bióloga que se torna o centro de uma guerra intergalática ao descobrir um organismo alienígena.

O ritmo do livro é lento no começo, sendo as vezes um pouco cansativo, mas o final é frenético. O desenvolvimento do universo e sua política é bem trabalhado, assim como o desenvolvimento dos personagens. Para quem leu a trilogia a Herança, entretanto, em alguns momentos fica a sensação de que o autor está usando os mesmos recursos narrativos para solucionar os problemas, mas não é algo que atrapalhe a qualidade do livro.

Biah Oliveira 31/12/2021

Dormir em um mar de estrelas - Christopher Paolini
Kira Naváres seguiu seu sonho e foi atrás de descobrir novos mundos, tornando-se uma exploradora de planetas não colonizados. Durante uma missão de pesquisa de rotina, Kira encontra uma relíquia alienígena. A princípio, ela fica maravilhada com a descoberta, mas logo esse sentimento se transforma em terror. Depois de cair em uma câmara no meio de um planeta desconhecido, a poeira ao seu redor começa a se mexer. Kira é lançada em uma odisseia de descobertas e transformações que atravessa a galáxia ao mesmo tempo em que uma guerra eclode em meio às estrelas. O primeiro contato com seres alienígenas não é como ela imaginava, e uma série de acontecimentos a levam até seu limite humano. A Terra e suas colônias estão à beira da aniquilação, e Kira, mesmo tendo que encarar seus próprios medos, se torna a última esperança da humanidade.

Primeiro de tudo, a história desse livro é tão fantástica quanto a capa.

Porém ele é muito grande! Não me entendam errado, eu já li livros maiores que esse, mas essa história é muito, mas muito lenta.

Eu tive bastante dificuldade de terminar, e isso foi triste porque eu estava super empolgada pra ler ele.

A interação da Kira com o Xeno (alienígena em seu corpo) foi muito bem detalhada e eu achei excelente a descrição do universo, mas a história pra mim deveria ter sido dividida em dois livros pelo menos.

Existem vários clímax ao longo da história e logo depois deles vem aquele momento tédio, que torna muito difícil continuar a leitura.

Então pra quem for se aventurar lendo Dormir em um mar de estrelas esteja preparado, porque será uma leitura beeem longa.

Isabela | @sentencaliteraria 02/11/2021

Resenha postada no IG @livroincena
Dormir em um Mar de Estrelas | @editorarocco

Kira Navárez é uma xenobióloga que vive em um mundo onde os humanos ocuparam outros planetas. Ela já é acostumada a fazer excursões pela galáxia e estuda muito esse assunto, mas nada podia prepará-la para o que estava por vir: após encontrar uma relíquia alienígena ancestral, uma espécie de traje que se une a seu corpo, ela se transforma em algo mais.

Depois de viver o terror de matar sua equipe de trabalho, por não conseguir controlar o traje, Kira terá que partir e descobrir o que é aquilo que agora faz parte de si, e se há alguma forma de ter sua vida, e sua autonomia, de volta. Com a Terra e suas colônias à beira da aniquilação e esses seres querendo dominar tudo, a jovem vai ter que trabalhar em conjunto com o traje para encontrar respostas e talvez salvar todos.

* Esse é um livro que intimida pela quantidade de páginas, afinal é difícil manter o ritmo de uma história, ainda mais uma ficção científica, durante mais de 800 páginas. Confesso que não sou entendedora do gênero, tendo lido poucas obras nesses moldes, mas acho que o autor criou algo com muito potencial.

* Tudo no livro, que vai além da história em si, tendo um adendo com a explicação de termos usados no livro e até esclarecimentos sobre como os humanos viajaram pela galáxia, foi criado para dar um contexto de verdadeira imersão ao leitor. O autor inclusive deu o nome de Fractalverse a esse universo que imaginou.

* A maioria das explicações não são difíceis, e os personagens são cativantes em sua maioria, especialmente a tripulação da nave que se junta à Kira em sua jornada. Meu problema foi a extensão do livro, pois achei que o autor se alongou demais em cenas desnecessárias. A aventura de Kira é sim eletrizante, mas entre seus embates haviam páginas e mais páginas de nada acontecendo.

* Quem é fã de sci-fi vai aproveitar a história muito mais do que eu, pois a escrita do autor é envolvente e esse universo criado por ele tem tudo para agradar essas pessoas.

site: https://www.instagram.com/p/CVnHYCELUy2/

Gustavo.Tondato 12/10/2021

História Boa, Ritmo Problemático
Este livro é grande! Muito grande!
São quase 800 páginas e, apesar de eu adorar uma história longa, acho que o tamanho é o maior inimigo deste livro.

Não me entenda errado, a história é boa, e o elenco é sensacional, todos os personagens são muito bem construídos, e ver a interação de Kira com o xeno (o alienígena em seu corpo) é muito interessante, a barreira de comunicação entre ela e essa “criatura” é muito bem feita e ao longo da história é muito fácil ficar preso nessa relação de amor e ódio entre os dois.

Essas relações entre espécies diferentes foi o ponto alto da história para mim, e o autor consegue captar de uma forma impressionante o quão difícil seria entender uma raça alienígena completamente diferente de nós.

O real problema na história, para mim, foi o ritmo. O livro parece estar separado em “temporadas”: Intercalando longos momentos parados e outros cheios de tensão.

Esses períodos parados eram bem difíceis de ler, principalmente depois de ter acabado de passar por um quase “clímax”. Isso atrapalhava um pouco a minha vontade de ler o próximo capítulo, principalmente por que, apesar de ser bem construído, o universo de Paolini não é tão rico e diferente do nosso quanto o de Duna (por exemplo), que me fazia querer sempre virar a próxima página para saber mais sobre ele.

Esse problema de ritmo se destaca por conta do tamanho da obra, quando você chega na metade do livro e é recebido por mais um momento de tédio fica difícil de continuar sabendo que tem mais 400 páginas para serem lidas. Não me entendam errado, a história é boa, mas quem quiser tem que vir preparado, para jorna longa, muito longa.

Allan206 30/09/2021

Um show de ficção
Não tenho nem palavras suficientes para descrever o quanto estou encantado com o final deste livro. Não apenas o final, mas a trama como um todo. A contrução da história e as situações que levaram aos acontecimentos finais são de uma maestria incrível.

Vi algumas pessoas falando que o livro é muito grande, porém para mim foi uma leitura tão rápida e fluida que não me incomodou nenhum pouco, ao final estava ansiando por mais e mais. A construção dos relacionamentos são de uma importância tão grande para a Kira e esses relacionamentos se firmam de uma forma tão natural. O Falconi, o Trig, a Sparrow, a Hwa-jung e a Nielsen tem meu coração, também temos o Vishal, além de claro, do Greg.

Não faço ideia de como a trama vai ser continuada. Fico bastante apreensivo se ainda veremos os personagens que nos afeiçoamos. Quanto tempo se passará após o final? O que acontecera com a Kira? Essa coisa toda de Cérebro é fantástica né? O que mais sobre os Antigos será revelado, ainda tem aquele bicho lá solto dos Antigos. Resumindo, estou ansioso por mais.

Priih | Blog Infinitas Vidas 26/09/2021

Um épico de ficção científica que tem tudo pra agradar fãs do gênero
O ano é 2257 e a humanidade expandiu suas fronteiras para além da Terra. No espaço, há diversas colônias e profissionais especialistas em fazer missões em novos planetas para verificar a viabilidade de a humanidade se instalar ali ou somente minerar materiais necessários. Uma dessas profissionais é Kira Navárez, uma experiente xenobióloga apaixonada pelo que faz e por descobrir novos mundos e formas de vida. Entretanto, em uma missão de rotina, ela entra em contato com um artefato alienígena: uma espécie de traje simbiótico que se liga ao seu corpo e tem atitude própria, o que infelizmente leva à morte de toda a equipe de Kira (incluindo Alan, seu noivo). A partir desse momento, Kira é levada para uma nave do CMU (Comando Militar Unido, responsável pela segurança de todos os planetas da Liga dos Mundos Aliados) para ser examinada e seu corpo é exposto a vários níveis de stress e testes invasivos. Vocês acham que desgraça pouca é bobagem? Essa nave é atacada por outros alienígenas, que também estão em busca do traje. Kira, porém, consegue explodir a nave e escapar em uma pequena nave de fuga, sendo resgatada por aqueles que serão seus novos companheiros de viagem: a tripulação da Wallfish, liderada pelo capitão Falconi.

Isso é só o inicinho da história, e já deu pra sentir que Dormir em um Mar de Estrelas é tiro, porrada e bomba, né? Do instante em que entra em contato com o xeno, a coitada da Kira não tem um minuto de paz. Não somente ela perde autonomia sobre seu corpo, já que existe um novo ser perigoso em simbiose com ela, como também vira alvo de experimentos e desconfianças. Mas, com a tripulação da Wallfish, ela aos poucos vai encontrando seu lugar. Graças ao traje, Kira consegue ter visões de “vidas anteriores” que o xeno experimentou ao estar ligado a outros corpos – e um desses corpos é justamente a espécie alienígena que atacou a nave na qual Kira se encontrava. Por meio das lembranças do traje (que descobrimos se chamar Lâmina Macia), a protagonista vira uma peça-chave para evitar que a humanidade seja extinta e que tenha alguma chance em uma guerra interestelar iminente.

De início, vou dizer que achei o ritmo de Dormir em um Mar de Estrelas bem cansativo. Paolini descreve bastaaante, e demora pra que a ação aconteça (ainda que, quando aconteça, seja bem explosiva). Mas quando a Kira é resgatada pelo pessoal da Wallfish, o livro fica mais legal. Os membros da tripulação são muito carismáticos, cada um a sua maneira. [...] Já Kira é uma protagonista muito corajosa. Ela não é uma guerreira, mas uma cientista, e se vê em uma situação em que precisa lutar, se defender e proteger as pessoas com quem criou um novo vínculo. Tudo isso enquanto precisa superar o luto por (indiretamente) ter causado a morte de seus antigos companheiros e grande amor. Admiro muito as decisões difíceis que ela tomou, pois seria muito compreensível caso ela paralisasse pelo medo. E não me entendam mal: ela sente medo, e muito. Isso deixa seus sentimentos bem mais críveis e demonstra o tamanho de seu mérito.

[...] O autor foca em tornar tudo tão crível e realista do ponto de vista astrofísico e físico que, pra mim, tornou abstrato imaginar as cenas e lugares, o que atrapalhou minha imersão. Entre algo mega técnico/específico e fluidez narrativa, eu prefiro a fluidez. Algumas passagens que focavam muito em explicações físicas e tecnicidades das naves espaciais e dos processos eu só lia por cima, porque o autor focava nessas questões. E é nesse ponto que mora o maior problema que tive com o livro: a falta de objetividade tornou muito difícil pra mim mergulhar de cabeça na trama. Mesmo que a história estivesse em momentos legais, Paolini se arrastou demais pra mim, então levei mais de 3 meses pra concluir a leitura.

Dormir em um Mar de Estrelas é um épico de ficção científica que tem tudo pra conquistar os amantes desse estilo literário. Você vê a profundidade dos estudos do autor pra fazer uma história coerente e verossímil, e isso é um prato cheio pros amantes de boas histórias espaciais. A mitologia criada por ele é muito bacana e, apesar da história de Kira ter sido iniciada e encerrada aqui, o universo do autor tem muito a se expandir. Não dei 5 estrelas pra leitura porque acredito que um bom pedaço do livro poderia ser “cortado” em nome da agilidade narrativa, mas reconheço que isso é uma questão de gosto pessoal e que pode não interferir na experiência de vocês com essa leitura.

P.S.: vi vários comentários de pessoas que não curtiram o final, cujo gostinho é meio agridoce. Mas, pra mim, ele fez todo sentido com a trajetória de Kira. Gostei muito!

Resenha completa no blog. Te espero lá!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/09/26/resenha-dormir-em-um-mar-de-estrelas-christopher-paolini/

littlebird022 23/09/2021

o primeiro 1/4 é bom e interessante e ai vc vai lendo ai a 2/3 é um gigantesco nem fode nem sai de cima enjoado mas poh a primeira parte era boa e vc quer saber como termina ai força a terminar na base do odio e ai a última parte é um C A O S. foi divertido.

Alessandra @euamolivrosnovos 12/09/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Kira Naváres é uma xenobióloga que trabalha estudando vestígios de vida em outros planetas. Em uma missão de rotina ela se depara com uma formação rochosa estranha e, ao se aproximar, percebe se tratar de uma relíquia alienígena.

Curiosa e ávida por desvendar essa descoberta, ela acaba caindo em uma câmara escondida dentro do planeta. Antes que o resgate possa chegar, Kira decide quebrar os protocolos e ao observar mais de perto percebe que a poeira que a cercava começa a se mexer e então a dominá-la, dando início a um grande pesadelo.

O que achei?

Esse é um livro de ficção-científica que vai agradar, e muito, os fãs do gênero. Muitas reviravoltas e cenas desesperadoras marcam a leitura do começo ao fim, com direito a lutas espaciais e tecnologias avançadas, que demonstram a imensa criatividade e pesquisa do autor para concluir essa história.

Kira é uma protagonista extremamente cativante e poderosa. Entretanto, os demais personagens não deixam a desejar, com destaque especial para Gregorovitch, o cérebro de nave com humor ácido e diálogos excelentes.

Gostei de como a narrativa se desenvolveu e das escolhas do autor para o desfecho da trama que, aparentemente, poderia ganhar uma sequência já que o final foi um pouco aberto.

Por fim, minha única ressalva é que o livro é longo demais, chegando a ser um pouco cansativo. Acho que poderia ter sido dividido em dois, ao invés de trazer tudo em um volume único.

Existem muitas passagens similares e momentos de introspecção da protagonista, que retardaram bastante a conclusão do enredo. Mas fora isso eu adorei a leitura e recomendo para quem curte esse gênero, pois é um prato cheio.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos
Pedro 13/12/2023minha estante
Excelente resenha!

Alessandra @euamolivrosnovos 13/12/2023minha estante
Obrigada!

Evandro Luiz 17/08/2021

Ótimo sci-fi
Primeira coisa para falar.... caraca que livro grande. kkkkkkk.
Mas quem já leu o Ciclo da Herança já sabe como o Christopher Paolini gosta de explicar os detalhes, e por isso que o livro aparenta ser grande.
No livro é passado muita informação em paralelo a história e a parte que compete a física, foi escrita pensando em se aproximar ao máximo a realidade (não na tecnologia que alcançamos, mas sim quanto as teorias), tanto que no final do livro há um apêndice para explicar o funcionamento das viagens FTL (faster-than-light), ele também acrescentou outros detalhes (que devem ser lidos depois por conter spoilers) sobre combate no espaço, terminologias e cronologia, dando a entender que deixou tudo preparado para expandir o universo.
Amei todo o livro, amei a Kira, amei os Águas e todo o universo criado.
Recomendo a leitura para amantes do gênero Space Opera e para quem quer conhecer esse ramo da ficção científica.