Dormir em Um Mar de Estrelas

Resenhas - Dormir em Um Mar de Estrelas

Daniel Felipe 02/05/2021

Looooooongo demais
Longo, looooooongo demais.
Foi um suplício terminar de ler esse livro. Não acabava nunca.
800 páginas que podiam ser 400.
A história é até legal, mas pelamor, não tinha um editor aí pra cortar 3/5 do livro não?
Divaldo 14/05/2021minha estante
Vale a pena ou o livro é muito cansativo?

Daniel Felipe 18/05/2021minha estante
Divaldo, não é que seja ruim, mas é muito longo sem necessidade. Achei cansativo.
Tem muito sci-fi melhor por ai.

Ana Vidal 06/07/2021minha estante
há semanas q estou lendo e estou achando um porre de livro. pra quem escreveu o Ciclo da Herança e levou uma década pra lançar outro, ele podia ter feito algo menos complexo pq o livro é extremamente difícil de ler.

Renata 17/07/2021minha estante
Tenho tido essa impressão com muitos livros - que poderia ter a metade das páginas. Será que isso é puramente comercial, para poder cobrar mais nos livros?

Balzary 16/09/2021minha estante
Foi triste mas abandonei o livro porém queria saber mais o que aconteceu kkkk

Kelly Barbosa 03/08/2022minha estante
Li, gostei e não achei assim tão longo para aquilo que se propõe a contar. É importante lembrar que os personagens fazem longas viagens pelo cosmos e, mesmo com FTL, são distâncias enormes a percorrer. Penso que o autor quis dar a noção da complexidade e da demora e das quarentenas envolvidas em conquistar o espaço. Lá, a pressa com que estamos acostumados aqui na Terra não funciona.

Bia War 04/11/2023minha estante
Acabei de ler aqui e concordo plenamente. Que livro exaustivo.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 24/05/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Dormir em um Mar de Estrelas foi um livro que muito me chamou atenção por essa capa maravilhosa e me intimidou pelo número de páginas. No final de tudo, foi uma ótima jornada e espero conferir bem mais trabalhos do autor nesse novo universo.

Nos agradecimentos, Paolini comentou que levou NOVE FUCKING ANOS para finalizar esse livro. Lendo todo seu processo de criação de alguns elementos científicos na história, foi uma baita pesquisa matemática e física e ele não fez feio. Tudo é muito bem explicado, nos mínimos detalhes. Inclusive suas narrações são bem precisas e bem descritivas, mas não de forma cansativa. As várias cenas de ação você consegue se sentir imerso no local de tão bem escritas que são.

Alguns aspectos da história são familiares aos fãs de ficção científica, como a questão do primeiro contato com espécies alienígenas, guerras e batalhas interplanetárias, aliança entre planetas, militarismo intergalático e etc. Para uma pessoa fã de Star Trek, como eu, adorei essas semelhanças pois me lembrou bastante as histórias já apresentadas tanto nos filmes quanto nas séries dessa franquia.

A narração é feita em terceira pessoa, focada em Kira Navárez. A xenobióloga é de fácil carisma e logo nas primeiras páginas já te conquista. Durante uma missão que era pra ser uma coisa simples, ela se depara com um ser adormecido. Da forma mais difícil e dolorosa, Kira descobre que esse ser é simbiótico e agora tem que aprender a lidar com essa criatura tomando conta de todo seu corpo. E como desgraça pouca é bobagem, a aparição desse xeno (que é como Kira se refere) dá início a uma guerra entre a espécie humana e uma nova espécie alienígena nunca datada.

Kira é uma ótima protagonista. Às vezes, as narrações em terceira pessoa tão um toque bem impessoal, mas aqui você consegue ver o quão palpável são seus sentimentos, principalmente a angústia, medo, arrependimento... No início, sua relação com o xeno é bem conturbada e ao longo do livro vemos a relação entre os dois se desenvolver. O que começa com uma aversão mútua vai se transformar em companheirismo.

Os personagens secundários também são espetaculares e bem trabalhados. Aqui destaco a equipe do capitão Falconi da nave Wallfish, que são importantes nessa fase da vida de Kira, fornecendo um senso de equipe e a amizade que ela necessitava, principalmente nos momentos de dúvidas e indecisões.

As 800 páginas do livro pode assustar, mas eu achei que todas foram muito bem trabalhadas. Há de se pensar que em algum momento o autor iria encher linguiça, mas não. Cada página é utilizada para uma informação/desenvolvimento importante na história. O livro é dividido em seis partes e seus capítulos em subcapítulos; inclusive gostei dessa subdivisão pois você não fica cansado e pode parar no "meio" do capítulo sem muita neura.

Como falei no começo, Dormir em um Mar de Estrelas é uma baita jornada. Ao final do livro eu fiquei com um sentimento misto de felicidade e tristeza, mas foi um final que se encaixa muito bem nessa jornada de Kira. O livro também conta com um apêndice, contendo glossário e cronologia, além de outras informações bem legais.

Essa é a primeira história no tal FractaIverse que ele criou e eu não vejo a hora de conferir as próximas. Pelo que entendi, todas serão independentes, então não priemos cânico. Segundo ele, provavelmente o próximo livro não vai demorar nove anos para ser escrito e assim espero.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/05/resenha-679-dormir-em-um-mar-de-estrelas.html
Val 24/05/2021minha estante
Eu tinha gostado da sinopse desse livro, mas tava com receio de adicionar na minha TBR por causa da quantidade de páginas. Mas a sua resenha me deu tanta vontade de ler o livro que o medo de camalhaço passou

Luiza Helena (@balaiodebabados) 24/05/2021minha estante
kkkkkk eu também tive medo do calhamaço, mas vale a pena

daniel.queirozt 28/05/2021minha estante
Excelente resenha. Fiquei com vontade de ler. Então ele fecha a história nesse livro? Posso ler sem precisar de um segundo? Muito obrigado ?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/05/2021minha estante
Pelo que entendi, ele pretende escrever outras histórias independentes nesse universo sci-fi, mas a desse livro começa e termina nele mesmo.

Ana Vidal 06/07/2021minha estante

Soliguetti 03/08/2023

Odisseia espacial com altos e baixos
"Dormir em um Mar de Estrelas" é uma ousada incursão de Christopher Paolini no gênero de ficção científica, apresentando aos leitores o intrigante e vasto universo do Fractalverse. A história começa com Kira Naváres, uma pesquisadora que anseia por descobrir novos mundos e desbravar o desconhecido. No entanto, o que era para ser uma missão de pesquisa rotineira se transforma em um pesadelo quando ela encontra uma relíquia alienígena que desencadeia uma série de eventos que irão testar seus limites como ser humano.

O livro consegue criar uma narrativa envolvente com uma premissa promissora, mas, ao longo do desenvolvimento, a trama começa a perder sua força. Embora a parte científica do universo seja relativamente bem trabalhada e respeitada, a história avança de forma lenta e com poucos acontecimentos significativos enquanto Kira viaja por vastas distâncias no universo.

Uma das questões que se destaca é o momento em que a narrativa entra em uma fase de viagem em velocidade mais rápida que a luz (FTL). Nesse ponto, a história perde ritmo e a leitura se torna extremamente arrastada, com trechos que poderiam ter sido mais concisos e cortados, tornando o livro com suas quase 900 páginas consideravelmente menor.

Apesar das críticas à trama, a escrita de Paolini continua cativante, com descrições detalhadas e envolventes do universo e suas criaturas. Os leitores são levados a uma odisseia de descobertas e transformações ao lado de Kira, encontrando seres alienígenas e enfrentando desafios que a levam ao limite humano. A ambientação é rica e as cenas de ação são bem executadas, imbuindo o livro com uma sensação genuína de aventura espacial.

Além disso, o Fractalverse promete ser um universo amplo e cheio de possibilidades, com um elenco de personagens memoráveis que provavelmente continuarão a cativar os leitores em futuras obras.

Em resumo, "Dormir em um Mar de Estrelas" é uma leitura bem construída que apresenta um universo científico intrigante, mas que peca pela lentidão da trama e pela falta de acontecimentos significativos durante a jornada da protagonista. Ainda assim, a obra de Christopher Paolini é uma opção interessante para os amantes de ficção científica, especialmente aqueles que buscam explorar um universo expansivo e repleto de mistérios.
Thaiza.Vianna 04/08/2023minha estante
Aeeee, acabouu kkkk amei a resenha

Soliguetti 04/08/2023minha estante
Finalmenteeee... mais de um mês lendo esse calhamaço, rsrs

Melissa 04/08/2023minha estante
Foi persistente!

Alessandra @euamolivrosnovos 12/09/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Kira Naváres é uma xenobióloga que trabalha estudando vestígios de vida em outros planetas. Em uma missão de rotina ela se depara com uma formação rochosa estranha e, ao se aproximar, percebe se tratar de uma relíquia alienígena.

Curiosa e ávida por desvendar essa descoberta, ela acaba caindo em uma câmara escondida dentro do planeta. Antes que o resgate possa chegar, Kira decide quebrar os protocolos e ao observar mais de perto percebe que a poeira que a cercava começa a se mexer e então a dominá-la, dando início a um grande pesadelo.

O que achei?

Esse é um livro de ficção-científica que vai agradar, e muito, os fãs do gênero. Muitas reviravoltas e cenas desesperadoras marcam a leitura do começo ao fim, com direito a lutas espaciais e tecnologias avançadas, que demonstram a imensa criatividade e pesquisa do autor para concluir essa história.

Kira é uma protagonista extremamente cativante e poderosa. Entretanto, os demais personagens não deixam a desejar, com destaque especial para Gregorovitch, o cérebro de nave com humor ácido e diálogos excelentes.

Gostei de como a narrativa se desenvolveu e das escolhas do autor para o desfecho da trama que, aparentemente, poderia ganhar uma sequência já que o final foi um pouco aberto.

Por fim, minha única ressalva é que o livro é longo demais, chegando a ser um pouco cansativo. Acho que poderia ter sido dividido em dois, ao invés de trazer tudo em um volume único.

Existem muitas passagens similares e momentos de introspecção da protagonista, que retardaram bastante a conclusão do enredo. Mas fora isso eu adorei a leitura e recomendo para quem curte esse gênero, pois é um prato cheio.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos
Pedro 13/12/2023minha estante
Excelente resenha!

Alessandra @euamolivrosnovos 13/12/2023minha estante
Obrigada!

Gramatura Alta 12/05/2021

o ano de 2257, Kira é uma xenobióloga que seguiu seu sonho e foi atrás de descobrir novos mundos, tornando-se uma exploradora de planetas não colonizados. Durante uma missão de pesquisa de rotina, Kira encontra uma relíquia alienígena. A princípio, ela fica maravilhada com a descoberta, mas logo esse sentimento se transforma em terror. Depois de cair em uma câmara no meio de um planeta desconhecido, a poeira ao seu redor começa a se mexer. Em poucos segundos, a poeira cobre todo o seu corpo, com exceção do rosto, e revela ser na verdade um ser alienígena simbiótico, com a capacidade de tomar a forma que precisar para se defender e atacar.

O custo para essa descoberta acidental é alto. Além da tripulação da nave de Kira morrer, inicia-se uma guerra espacial entre os humanos e duas outras raças desconhecidas, que, aparentemente, desejam a posse do ser ligado ao corpo de Kira.

Conforme o ser se adapta ao corpo de Kira, é formado um elo mental que permite que se comuniquem. O nome mais próximo ao nome original do simbionte é Lâmina Macia, o que condiz com sua capacidade de criar espetos mortais, além de lâminas compridas que podem cortar uma pessoa ao meio. Ele protege Kira de qualquer ataque, além de acelerar a cura de qualquer ferimento que Kira venha a sofrer.

Algo assim, desejado por diferentes espécies a ponto de se iniciar uma guerra, precisa ser compreendido. Mais do que isso, é necessário descobrir quem criou Lâmina Macia e com qual objetivo. É atrás dessas e outras respostas, que Kira começa uma jornada pelo universo ao mesmo tempo em que tenta se manter a salvo da guerra que eclodiu.

DORMIR EM UM MAR DE ESTRELAS é uma ficção-científica pura, raiz, que se preocupa em explicar cientificamente, dentro dos limites do nosso conhecimento, como tudo o que acontece na história poderia ser possível. Todos os seres alienígenas, todas as naves, todos os planetas, até mesmo a força de navegação, que permite viagens entre sistemas solares, possui uma explicação. Nada é apenas por ser, e essa é a principal diferença entre uma ficção-científica e uma fantasia.

Quem conhece a escrita de Christopher Paolini, da série de livros de fantasia de ERAGON, irá reconhecer todo o estilo do autor para os detalhes, para os diálogos sem pressa, para as descrições tão próximas da realidade, que convencem o leitor de que todos os lugares pelos quais os personagens passam, podem existir. Paolini não se preocupa com quantidade de páginas, é nítida a intenção dele em construir algo crível, algo que seja quase palpável.

Eu não sei se poderia dizer que Paolini é prolixo em DORMIR EM UM MAR DE ESTRELAS. São mais de 800 páginas, então, sim, seria fácil cortar várias coisas para tornar o livro mais rápido de ser lido. Entretanto, a experiência não seria a mesma, não seria tão completa e imersiva. Eu senti que Paolini não conta apenas uma história, ele se diverte contando uma história. E isso é perceptível nos vários trechos mais parados entre os trechos com mais ação, como se fossem as fases de um jogo, que começa mais lento até atingir a ação, e depois volta a ficar lento, à espera do próximo chefão. É nessas partes mais lentas que Kira interage com diversos personagens, de diferentes culturas, diferentes mundos, e os diálogos são todos tão elaborados, tão cheios de informação, que são deliciosos de acompanhar.

Não para por aí: Paolini apresenta mapas galácticos, glossários, diagramas que demonstram como seria possível viajar entre mundos. Claro que, hoje, isso ainda é impossível, mas durante a leitura, eu realmente acreditei na possibilidade, e isso é algo que eleva a experiência da leitura desse livro a um patamar mais alto.

Kira não é apenas a personagem principal, ela e Lâmina Macia são o centro de todo o conceito de DORMIR EM UM MAR DE ESTRELAS. Os dois evoluem, criam confiança, crescem como personagens, e sentimos todo o pesar daquilo que perdem pelo caminho, não apenas materialmente, mas todos as relações emotivas destruídas pela guerra e pela fuga para se manterem vivos.

DORMIR EM UM MAR DE ESTRELAS é um evento que contém o melhor do gênero ficção-científica. É uma leitura para ser feita com calma, sem pressa, para possibilitar a apreciação da complexidade dos detalhes e da vida que o autor cria no seu universo. Quando for ler, não pule nada, navegue pelos adendos, observe todos os mapas, se perca no meio de uma galáxia infinita de vida e de aventuras.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/05/12/dormir-em-um-mar-de-estrelas/

Vitor Dilly 02/06/2021

Varunastra nos tempos modernos
Épico sci-fi que gira em torno da descoberta de um bio-traje alienígena na lua de um planeta gasoso.

O conceito de bio-traje não é algo novo na ficção. Podemos vê-lo aplicado na série de animação japonesa Guyver (e em suas adaptações para filmes americanos) e no personagem da Marvel, Venom.

De acordo com as escrituras indianas, na mitologia hindu, o Varunastra é uma arma de água iniciada por Varuna, deus da hidrosfera. Nas histórias, diz-se que assume qualquer forma de arma, pois é moldável como a água... Exatamente o mesmo conceito da bio-arma de Dormir em Um Mar de Estrelas.

A inovação aqui é a utilização da bio-arma simbiótica no espaço. O que garante uma boa quantidade de chutação-de-bundas tentaculares, de seres vis que fariam Cthulhu, Tiamat, Kraken e Leviatã empalidecerem.

Jânio 10/06/2021

Parece um filme
O livro é bem grande mesmo, beirando as 800 páginas. Falando da minha experiência pessoal achei que foi uma leitura muito leve de se fazer, é como se eu tivesse vendo um filme pois a narrativa é bem fluída apesar do tamanho. Christopher soube apresentar as ?regras? desse mundo de ficção científica mostrando aos poucos como as coisas funcionam e familiarizando o leitor com o gênero até pra quem não tem o costume de ler esse tipo de livro como eu (geralmente assisto mas leitura acho que foi a primeira que fiz. A história teve um bom início, meio e fim, gostei muito!

MWeirich 11/06/2021

Uma aventura épica
Demorei muito para ler este livro, em parte por sua complexidade e em parte pelo meu trabalho. Mas ainda bem que assim foi, pois se eu o lesse rapidamente, muito séria perdido em um livro tão complexo, tanto em aprendizados sociais e políticos, quanto em científicos.

O livro nos trás algo que não é novo no mundo literário, nos trás um traje especial e alienígena, bem como o mais conhecido "Venom". Um "Xeno", com a capacidade de destruir planetas, ou contruilos.

Em meio as incertezas da personagem principal, uma guerra eclode entre os humanos e uma raça alienígena, tudo desencadeado pela descoberta do traje por Kira Naváres.

Com personagens marcantes, como: Gregorovich, Kira, Sparrow, Trig e Falconi, o livro nos trás tudo aquilo que promete e muito mais. Um livro completo, com drama, comédia, ação e muito suspense.

Simplesmente incrível.

Fabi 12/07/2021

Podia ser bom, mas...
O enredo em si me interessou e me deixou curiosa, mas não gostei da escrita porque fica MUITO difícil visualizar as cenas, especialmente as de ação. Acredito que não são são bem descritas e aí ficou complicado de se envolver com o livro. =(

Leticia 16/07/2021

Gostei muito
As cenas de ação são ótimas. Curti muito os personagens e o universo que o autor criou.
Eu tirei uma estrela pq o final não foi o que eu queria hahahahaha?

O numero de páginas não me incomodou em nada. Mas realmente torci por um outro tipo de final... Mas isso é bobeira minha.
A tripulação da nave do greg é foda demais, vou até sentir falta deles.
Dê uma chance e leia.

@leiturasdabreh 17/07/2021

Somos poeira das estrelas
A história em si me pegou de uma forma muito boa e forte.

Posso dizer que o início é muito muito bom. Você chega na metade e se pergunta o que mais pode acontecer, por já ter acontecido tanta coisa.

Tive uma dificuldade com imaginar as cenas, pois acho que o autor não descreveu muito bem o ambiente, mas é um livro cheio de diálogos que deixa bem fluido.

Amei todos os personagens, me apeguei e torci muito pelo sucesso deles.

Não gostei muito do final e fica a dúvida de uma possível continuação.

Mas posso dizer que a jornada é tão boa que vale a pena cada página.

Giancarlo S. Ceratti 26/07/2021

Tão grande quanto o espaço...
Primeira coisa que tenho que falar sobre o livro é que ele parece infinito. Acho que vou até dar um tempo em Ficção Científica, talvez uns 3 meses.

Mas o livro é muito interessante, para quem gosta do gênero vai ter uma experiência fora da mesmice da literatura do gênero.

Recomendo sem medo, mas somente para aqueles que curtem o gênero, pq se vc não é uma pessoa que curte o gênero vai se cansar do livro nas primeiras 100 páginas.

Evandro Luiz 17/08/2021

Ótimo sci-fi
Primeira coisa para falar.... caraca que livro grande. kkkkkkk.
Mas quem já leu o Ciclo da Herança já sabe como o Christopher Paolini gosta de explicar os detalhes, e por isso que o livro aparenta ser grande.
No livro é passado muita informação em paralelo a história e a parte que compete a física, foi escrita pensando em se aproximar ao máximo a realidade (não na tecnologia que alcançamos, mas sim quanto as teorias), tanto que no final do livro há um apêndice para explicar o funcionamento das viagens FTL (faster-than-light), ele também acrescentou outros detalhes (que devem ser lidos depois por conter spoilers) sobre combate no espaço, terminologias e cronologia, dando a entender que deixou tudo preparado para expandir o universo.
Amei todo o livro, amei a Kira, amei os Águas e todo o universo criado.
Recomendo a leitura para amantes do gênero Space Opera e para quem quer conhecer esse ramo da ficção científica.

littlebird022 23/09/2021

o primeiro 1/4 é bom e interessante e ai vc vai lendo ai a 2/3 é um gigantesco nem fode nem sai de cima enjoado mas poh a primeira parte era boa e vc quer saber como termina ai força a terminar na base do odio e ai a última parte é um C A O S. foi divertido.

Priih | Blog Infinitas Vidas 26/09/2021

Um épico de ficção científica que tem tudo pra agradar fãs do gênero
O ano é 2257 e a humanidade expandiu suas fronteiras para além da Terra. No espaço, há diversas colônias e profissionais especialistas em fazer missões em novos planetas para verificar a viabilidade de a humanidade se instalar ali ou somente minerar materiais necessários. Uma dessas profissionais é Kira Navárez, uma experiente xenobióloga apaixonada pelo que faz e por descobrir novos mundos e formas de vida. Entretanto, em uma missão de rotina, ela entra em contato com um artefato alienígena: uma espécie de traje simbiótico que se liga ao seu corpo e tem atitude própria, o que infelizmente leva à morte de toda a equipe de Kira (incluindo Alan, seu noivo). A partir desse momento, Kira é levada para uma nave do CMU (Comando Militar Unido, responsável pela segurança de todos os planetas da Liga dos Mundos Aliados) para ser examinada e seu corpo é exposto a vários níveis de stress e testes invasivos. Vocês acham que desgraça pouca é bobagem? Essa nave é atacada por outros alienígenas, que também estão em busca do traje. Kira, porém, consegue explodir a nave e escapar em uma pequena nave de fuga, sendo resgatada por aqueles que serão seus novos companheiros de viagem: a tripulação da Wallfish, liderada pelo capitão Falconi.

Isso é só o inicinho da história, e já deu pra sentir que Dormir em um Mar de Estrelas é tiro, porrada e bomba, né? Do instante em que entra em contato com o xeno, a coitada da Kira não tem um minuto de paz. Não somente ela perde autonomia sobre seu corpo, já que existe um novo ser perigoso em simbiose com ela, como também vira alvo de experimentos e desconfianças. Mas, com a tripulação da Wallfish, ela aos poucos vai encontrando seu lugar. Graças ao traje, Kira consegue ter visões de “vidas anteriores” que o xeno experimentou ao estar ligado a outros corpos – e um desses corpos é justamente a espécie alienígena que atacou a nave na qual Kira se encontrava. Por meio das lembranças do traje (que descobrimos se chamar Lâmina Macia), a protagonista vira uma peça-chave para evitar que a humanidade seja extinta e que tenha alguma chance em uma guerra interestelar iminente.

De início, vou dizer que achei o ritmo de Dormir em um Mar de Estrelas bem cansativo. Paolini descreve bastaaante, e demora pra que a ação aconteça (ainda que, quando aconteça, seja bem explosiva). Mas quando a Kira é resgatada pelo pessoal da Wallfish, o livro fica mais legal. Os membros da tripulação são muito carismáticos, cada um a sua maneira. [...] Já Kira é uma protagonista muito corajosa. Ela não é uma guerreira, mas uma cientista, e se vê em uma situação em que precisa lutar, se defender e proteger as pessoas com quem criou um novo vínculo. Tudo isso enquanto precisa superar o luto por (indiretamente) ter causado a morte de seus antigos companheiros e grande amor. Admiro muito as decisões difíceis que ela tomou, pois seria muito compreensível caso ela paralisasse pelo medo. E não me entendam mal: ela sente medo, e muito. Isso deixa seus sentimentos bem mais críveis e demonstra o tamanho de seu mérito.

[...] O autor foca em tornar tudo tão crível e realista do ponto de vista astrofísico e físico que, pra mim, tornou abstrato imaginar as cenas e lugares, o que atrapalhou minha imersão. Entre algo mega técnico/específico e fluidez narrativa, eu prefiro a fluidez. Algumas passagens que focavam muito em explicações físicas e tecnicidades das naves espaciais e dos processos eu só lia por cima, porque o autor focava nessas questões. E é nesse ponto que mora o maior problema que tive com o livro: a falta de objetividade tornou muito difícil pra mim mergulhar de cabeça na trama. Mesmo que a história estivesse em momentos legais, Paolini se arrastou demais pra mim, então levei mais de 3 meses pra concluir a leitura.

Dormir em um Mar de Estrelas é um épico de ficção científica que tem tudo pra conquistar os amantes desse estilo literário. Você vê a profundidade dos estudos do autor pra fazer uma história coerente e verossímil, e isso é um prato cheio pros amantes de boas histórias espaciais. A mitologia criada por ele é muito bacana e, apesar da história de Kira ter sido iniciada e encerrada aqui, o universo do autor tem muito a se expandir. Não dei 5 estrelas pra leitura porque acredito que um bom pedaço do livro poderia ser “cortado” em nome da agilidade narrativa, mas reconheço que isso é uma questão de gosto pessoal e que pode não interferir na experiência de vocês com essa leitura.

P.S.: vi vários comentários de pessoas que não curtiram o final, cujo gostinho é meio agridoce. Mas, pra mim, ele fez todo sentido com a trajetória de Kira. Gostei muito!

Resenha completa no blog. Te espero lá!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/09/26/resenha-dormir-em-um-mar-de-estrelas-christopher-paolini/