A ilha sob o mar

A ilha sob o mar Isabel Allende

Resenhas - A ilha sob o mar

Mari 22/03/2024

Eu amo a escrita e as histórias da Isabel Allende, mas confesso que achei esta um pouco cansativa já que na primeira parte do livro ela foca demais na parte política da ilha de Saint-Domingue (atual Haiti).

Contudo, foi a primeira história que li com uma protagonista escravizada, que foi foi abusada e teve uma filha mestiça, que lutou anos por sua liberdade para que sua filha tivesse uma vida diferente. É impossível não gostar e não torcer pela Zarité!

Allende também fala um pouco da religião vodu, usando vários termos que eu não conhecia (como loas, mambo, gris-gris), o que torna a leitura bastante enriquecedora.

Também gostei de outras personagens femininas, principalmente da Violette, e como estas tentavam sobreviver e achar seu espaço na sociedade extremamente racista e machista do século XVIII.

A única coisa que me incomodou foi uma relação incestuosa entre dois personagens. Mas deu p/ entender a escolha da autora em junta-los, pelos desdobramentos das páginas finais.

#Anafox 11/02/2024

Adoro acompanhar a história de um personagem ao longo de décadas... E Isabel faz isso de um modelo maravilhoso de ler... De quebra, nos presenteia com um contexto histórico que nos abre os olhos a acontecimentos no Haiti, na França, nos Estados Unidos, tendo a escravização como alinhavo dessa geografia.

A trajetória de Teté, nascida e escravizada no Haiti, é atravessada pela história de muitos outros (que torcem a favor/ que torcem contra), e seus sonhos de liberdade aumentam e mudam de forma com o nascimento de seus filhos.

Linda e dolorida história. Linda narração.
Ricardo.Silvestre 19/03/2024minha estante
Desconhecia que Isabel Allende tinha escrito este livro mas fiquei super interessado. Pretendo ler mais sobre escravatura e uma vez que gosto muito da forma como esta autora escreve, é como se se juntasse a fome à vontade de comer. ?

#Anafox 22/03/2024minha estante
Se gosta de como ela escreve, a história não vai te decepcionar ?

Marilia 28/10/2023

A ilha sob o mar
Bem escrito e fluido. Personagens envolventes e muita muita história. Não consigo ver motivos pra criticar qualquer coisa nos livros da Isabel Allende, acho que é importante lê-los.

Paty Gazza 26/03/2023

Isabel Allende nunca falha
Nessa vida podemos ter duas certezas: todos vamos morrer um dia e Isabel Allende escreve ficção histórica como ninguém.

O que mais amo nos livros dela são as personagens femininas, sempre à frente de seu tempo, decididas e de fibra. Em A Ilha Sob o Mar, temos como pano de fundo a ilha de Saint Domingue, posteriormente Haiti, e toda a sua dinâmica social, racial e escravocrata. Acompanhamos a trajetória de vários personagens, em especial Tété, escrava de um dos fazendeiros de cana de açúcar.

Alguns trechos são bem difíceis de ler, por conta da tensão entre brancos, negros e mulatos, e o final deixa um gostinho amargo na boca, mas nunca termino um livro da Allende sendo a mesma pessoa que começou a leitura.

Kecia.Viana 19/08/2022

Cheiro de perfeição
Melhor livro que eu li da autora e um dos melhores da minha vida.

Aqui Isabel nos conta sobre a revolução do Haiti.

Seu estômago vai embrulhar, mas é muito necessário você conhecer história para lutar contra atrocidades.

É ficção, mas tem muita coisa verídica.

Leticiadias 17/08/2022

Dance
Jurava que seria um favorito, nas últimas páginas, com várias reviravoltas, entre elas, dancei!
A história é linda, mas, algo se perdeu no final do livro? ?ele vinha calmo e tranquilo e começou eita atrás de eita? ? E ? não é por nada dois irmãos casando ? Mesmo pensando por um lado poético, dando um sentido figurativo ? foi demais ? ??

Gabi Guerra 12/08/2021

Uma narrativa maravilhosa e poderosa!
?Você conhece a história do Haiti? Eu não conhecia e o livro de Isabel me proporcionou uma imersão histórica profunda, com pinceladas da melhor ficção.
? O livro é separado em capítulos narrados em primeira pessoa por Zarité (teté) a personagem principal e capítulos com um narrador neutro. Os capítulos são todos bem curtinhos o que da bastante fluidez pra leitura e pra história.
?Zarité é uma escravizada que nasceu em Saint-Domingue (antigo nome colonial do Haiti) onde foi comprada por um francês dono de fazendas de plantação de cana. Por sorte (ou ausência de azar maior), Teté é designada para cuidar da esposa descompensada do Senhor, sendo poupada do trabalho na plantação em si.
?No entanto, com muitos acontecimentos intensos, desde revoltas sangrentas dos escravizados à estupros e distanciamentos dos filhos paridos, Zarité baseia sua força no amor às crianças, na fé em seus loas africanos e na esperança de conseguir a liberdade.
? O livro muda a narrativa para o estado da Louisiana quando os revoltosos negros assumem a república do Haiti, fazendo com que os brancos e alguns de seus escravos tenham que se adaptar na colônia francesa em terras americanas.
? ?dance, dance, Zarité, porque escravo que dança é livre? enquanto dança. Eu sempre dancei? nos conta logo nas primeiras páginas a querida protagonista.
?Eu amei a história, senti um apelo e vínculo muito fortes em relação à Zarité, me entusiasmei com a história real por trás da ficção e me diverti sutilmente com o humor irônico e por vezes duro de Allende.
?Não chorei, mas me senti revoltada e possessa com a arrogância e estupidez dos ?grand blancs? e senti a urgência da justiça.
?Apesar do tema, repito, Isabel sabe dosar o drama. Com a brutalidade da realidade, narrada por vezes de forma resignada e seca, a história ganha credibilidade e força. Ao invés do choro e do lamento, o que fica é a necessidade de sermos melhores e mais resilientes e fortes. Isto é uma habilidade que difere Isabel de outros escritores: a forma como ela consegue inflar o orgulho e a indignação por meio da força de espírito, não da fraqueza do destino.
? Discordo ser um dos piores livros da autora. Ao contrário, gostei mais que filha da fortuna. O final poderia de desenvolver mais devagar, mas a história em si é maravilhosa.
? nota: 9/10