Colorismo

Colorismo Alessandra Devulsky

Resenhas - Colorismo

Suli 14/04/2024

Necessário
O colorismo é um subproduto do racismo e foi criado para nos hierarquizar. O livro é bastante esclarecedor e abrange diversos temas importantes que são essenciais para entendermos como que o colorismo funciona na nossa sociedade e o que podemos fazer para combatê-lo.

Natália 30/12/2023

É uma leitura inicial muito boa, para qualquer pessoa que queira estudar sobre o Colorismo e sua política no Brasil, dá uma boa margem para diversos autores incríveis para estudo, como Franz Fanon e Lélia Gonzalez, referências teóricas impecáveis.

Trás uma reflexão importante, pensando o colorismo como uma das manobras de poder que perpetuam o racismo. A leitura serve como orientação para não cair nas artimanhas do racismo e que ele se torne alvo de destruição, assim como seus agentes.

Vale cada página e cada minuto lendo.

Nota: 5/5

Messias 23/12/2023

Eu confesso que esperava bem mais. A minha principal crítica é o foco no racismo de um modo mais amplo, deixando o colorismo em segundo plano. Em alguns momentos, a autora quase dá a entender que as duas coisas são sinônimos. Embora a proposta da coleção Feminismos Plurais seja construir uma base para o estudo de diversos temas relacionados a pauta antirracista, acho que este exemplar não conseguiu cumprir muito bem este objetivo.
Além disso, em alguns trechos o livro me pareceu mais um esforço de "convencer" pessoas pretas de que pessoas negras de pele clara também são negras do que de abordar como o colorismo faz com que pessoas de diferentes tons de pele sejam vitimadas de maneiras distintas pelo racismo. Inclusive, esta me pareceu uma contradição: em alguns momentos, sugere que os diversos tons de pele são relevantes na forma como o racismo vitima pessoas negras; em outros, afirma que o racismo oprime da mesma maneira todas as pessoas negras. O texto é bem escrito, mas acho que a argumentação apresentada é um pouco frágil.

Guilherme.Gomes 05/11/2023

4/5
Muito bom!! O tema é bem explicado e as relações com outros temas também é bem feita. Só achei que a linguagem podia ser um pouco menos rebuscada, pois isso travou a leitura em alguns momentos. No mais, segue a boa qualidade da coleção.

crislane.cavalcante 01/10/2023

Livro excelente e autoexplicativo sobre o problema da origem do colorismo e Devulsky propõe ressignificar este conceito em prol da luta antirracista. Excelente contribuição sobre a categoria racial brasileira sobre a autodeclaração pardos x negro e de que forma este impasse poderia ser solucionado. De fato, para um letramento racial nesta empreitada contra o racismo é necessário muito mais do que uma simples postagem em redes sociais se posicionando, mas de ações efetivas aliadas à educação e conhecimento sobre as lutas da comunidade afrobrasileira e indígena. Por fim, compreender os meandros do racismo estrutural nunca foi tão necessário quanto na atualidade.

AurAlio.Nestor 31/07/2023

Uma boa referência no assunto
Ao abordar momentos marcantes, Alessandra Devulsky discute situações nas quais o colorismo esteve/está presente. A autora utiliza uma linguagem acessível para conduzir o(a) leitor(a) por um resgate histórico sobre o tema principal, ao mesmo tempo em que faz apontamentos para que possamos avançar cada vez mais na luta.

@danisz92 13/07/2023

Cansativo, apesar de enriquecedor.
Gente, desde o começo do mês que comecei essa leitura e lutei durante aproximadamente 2 semanas para terminá-la. A impressão que eu tive é que eu estava lendo um TCC de tão complicada que achei a escrita da Alessandra Devulsky e mesmo que eu já tenho tido contato com essa linguagem mais acadêmica não fluía. Me forcei mesmo por saber da importância que essa leitura traria para mim.
O livro em si me ensinou bastante e eu indico apesar de ter sido um tanto ''enfadonho'', mas, saiba que é melhor você ir preparado (a), sabendo que realmente é uma obra que vai exigir mais de você. Eu acho que eu teria talvez absorvido melhor o conteúdo do livro se eu tivesse comprado um exemplar físico, assim eu poderia fazer minhas anotações e marcações. Fica aí a dica para quem for ler.

Juliana 11/04/2023

Excelente leitura para entender o colorismo e o racismo estrutural presente na nossa sociedade. Texto de fácil compreensão e com vários exemplos.

Carolina2454 03/04/2023

Leitura complicada
Acredito que entrei nessa leitura com uma expectativa muito maior do que deveria ter depositado. O tema colorismo é um que venho buscando mais materiais com muito entusiasmo em expandir meus conhecimentos a respeito do assunto e como reforçar minha identidade racial nesse meio.

O livro ?Colorismo? tem uma proposta muito boa, mas ao meu ver já peca na execução quando a escritora decide fazer uso de um vocabulário desnecessariamente complicado, com termos pouco usuais e sequências extensas e, ao meu ver, em momentos repetitivas.
A proposta da autora, destacada em vários momentos do livro, era justamente de tornar o conhecimento desse tema mais abrangente, que alcançasse cada vez mais pessoas, porém sinto que essa escolha da linguagem já criou uma grande barreira que pode primeiro, desmotivar a leitura por ser densa (não necessariamente no conteúdo, mas na assimilação dos parágrafos) e segundo pela dificuldade que pode gerar no entendimento mesmo dos parágrafos.

Elogiei muito o trabalho da Ryane Leão por ter uma leitura mais popular, onde várias pessoas pudessem facilmente compreender, se identificar e ter uma leitura prazerosa, fluida. Gostaria muito que a autora tivesse facilitado um pouco mais a leitura?

Deixando a parte da linguagem de lado, grifei vários trechos que pretendo pesquisar futuramente em outros materiais para ver mais a fundo.
Também fiquei feliz por algumas citações terem aumentado ainda mais minha vontade de ler o trabalho de vários pensadores que conhecia e que foram apresentados nesse livro, como Frantz Fanon, Ângela Davis, Bell Hooks, Lélia Gonzales!

Apesar de todos os comentários que fiz, e do livro não ter tocado mais afundo em alguns pontos de vivência do cotidiano como gostaria, por outros muitos pontos me valeu essa leitura! Gostaria muito de ir atrás de novos livros que abordem o tema colorismo ??

Valclecia.Morgana 05/02/2023

Uma linguagem muito difícil
Bem em minha opinião o assunto que o livro aborda é muito interessante para enxergarmos como se dá a divisão e o preconceito que o colorismo tra, para a sociedade brasileira, mas sinceramente não achei um livro de fácil acesso, pois ele se utiliza de uma linguagem pouco utilizada no nosso convívio diário o que acaba atrapalhando o entendimento do conteúdo no geral. Confesso que tive que ler os trechos mais de uma vez para compreender o que estava escrito e mesmo assim não me sinto segura o suficiente para falar dele como se tivesse muito entendimento.

Sel 15/12/2022

Novo
Apesar da linguagem excessivamente acadêmica dentro de um livro com objetivo de popularizar conhecimento, o conteúdo é esclarecedor.

Isabella.Juciene 20/11/2022

Colorismo_Alessandra Devulsky
O livro explica muito bem o que é o colorismo e como ele é mais uma ferramenta do racismo para dividir a comunidade negra e nos enfraquecer afim de nos manter em estado de impotência diante das atrocidades que esse sistema nos impõe.

Luan Oliveira 11/11/2022

Preto, moreninho não, preto!
Alessandra Devulsky vai ser muito cirúrgica quando falar sobre colorismo. Um sistema racista, bem estruturado que ataca de dentro do movimento negro, tanto fora dele.

Quem não tem o hábito - ou não sabe tanto - sobre ideologias políticas, esse talvez seja um livro complicado de se entender. Devulsky vai martelar de maneira enfática o quanto o capitalismo é o maior causador desse sistema racista.

É um livro sobre a mentalidade racista por trás disso, descobrir o quão estruturado está esse pensamento dentro da própria comunidade negra e quão grave e profunda ela é.

"A maior revanche do negro contra o colorismo é viver e deixar viver a negritude".

William 05/10/2022

Recomendadíssimo para todos.
A discriminação pela cor da pele, conhecida como colorismo, é muito bem abordada com boa didática pela escritora Devulsky no livro, acompanhada de notas explicativos no final do livro com boas referências. Fiquei muito feliz com a leitura o que me ajudou muito na compreensão do tema. Infelizmente o colorismo está muito forte na sociedade brasileira e devemos sempre estarmos debatendo como combatê-lo. É um livro que recomendo a todos.