Contos Fantásticos Coreanos

Contos Fantásticos Coreanos Im Bang...

Resenhas - Contos Fantásticos Coreanos

caroline 08/08/2021

A leitura é esse instrumento incrível que nos proporciona viajar longas distâncias sem sair do lugar.

Conhecer novas culturas é algo fascinante! Sempre que conheço algo novo de um país estrangeiro acho extremamente envolvente.

Não sei ao certo explicar o fascínio que nasceu em mim, durante a pandemia, sobre a cultura coreana como um todo. Mas não me parece algo passageiro.

Aos interessados, o livro traz diversos contos permeados por lendas, mitos e superstições da cultura coreana. Muitas histórias falam sobre personalidades importantes na história da Coreia e há curiosidades e observações sobre os enredos e termos desconhecidos que são, além de úteis à compreensão, bastante interessantes.

Os meus contos favoritos foram:
"Jaran"
"As fortunas de Yoo"
"O renomado Maeng"
"Os sentidos"
"Quem decide, os céus ou o rei?"
"Tahong"

Boa leitura!

grazisapienza 21/03/2022

Cultura Asiática
Olha, vou ser bem sucinta quanto à este livro.

Eu ultimamente tenho estado numa vibe de ler mais contos para suprir a minha vontade de ler sobre mitologias em geral... então resolvi ler os coreanos.

A narrativa em si é muito boa, as histórias passar de terem partes muito próximas ainda são bem diferentes e tem uma grade de personagens muito grande até. Eu gosto bastante dos contos asiáticos porque eles são transcritos e traduzidos com bastante emoção e eu fiquei bem encantada com as histórias (cheias de lição de moral inclusive, mas algumas até... beiram o engraçado?)

Lila 15/10/2021

Hmmm
Eu acho que é uma leitura interessante para se ter contato com a cultura e literatura coreana de maneira mais efetiva. A Coreia não é só K-Pop e doramas, afinal.

Mas tenho que admitir que senti falta de mais notas de rodapé para me inserir naquele contexto. Teve conto que não entendi muita coisa, mas tem aqueles que eu gostei muito!

Engraçado q o final feliz dos coreanos é você passar num concurso público ou ter uma posição de destaque no governo/área de educação hahahaha achei divertido esse ponto em específico.

Bruna 07/07/2023

Os contos são todos muito parecidos em estrutura e moral. Usa de crenças, boatos e ensinos religiosos para contar uma história com o entuito de passar uma ideia de vida, de como agir e trazer lições de vida. É muito parecido com o folclore brasileiro, porém aqui as histórias tem mais presença de seres com aparência chocante. Mas basicamente tem a mesma estrutura e objetivo.
O que mais gostei foram as notas de tradução para nos localizar melhor na história, os posfácio também situa bem a gente porque esse livro é uma tradução bem antiga de coreano pra inglês.
Os contos são um tanto cansativos de ler em sequência, então é melhor de pouco em pouco.

Jaqueline Felix 19/09/2021

Transcende a imaginação
Contém 53 contos fantásticos, escritos no século XVII por Im Bang e Yi Ryuk e traduzidos primeiramente em inglês por J.S.Gale.

Neles, é possivel traçar um retrato da Coréia antiga e do que permanece até hoje, no imaginário popular, e que tem se difundido para o resto do mundo através dos k-dramas (doramas), filmes, manhwas e webtoons.

Nessas paginas encontramos dokkaebis trapaceiros, feiticeiros, videntes, yojeongs, gumihos, jinins e pessoas que se transformam em animais, em meio a relatos que transcendem nossa imaginação.

Altamente recomendado para que gosta ou deseja se aventurar na cultura oriental, em especial a coreana!

A edição é em brochura, com orelhas, folhas amareladas, fonte confortável para leitura, com muitas notas explicativas e algumas ilustrações.

Muitas horas de agradável leitura são garantidas!