Fredric, William e a Amazona: Perseguição e Censura aos Quadrinhos

Fredric, William e a Amazona: Perseguição e Censura aos Quadrinhos Jean-Marc Lainé...

Resenhas - Fredric, William e a Amazona: Perseguição e Censura aos Quadrinhos

@tigloko 06/04/2024

A censura nos quadrinhos e a criação de um ícone
Um breve resumo de duas figuras com visões diferentes sobre as histórias em quadrinhos. O primeiro é William Marston, psicólogo que tentava emplacar o polígrafo em casos policiais. Além disso, é o criador da Mulher Maravilha, sendo co-criada por sua esposa Elizabeth. O outro é o psiquiatra Fredric Wertham, que durante um período da sua vida trabalhou com o estudo de assassinos em série e foi um opositor das histórias em quadrinhos, sendo a favor da censura delas.

Essa HQ se propõe a explorar vários assuntos, mas nenhum de forma marcante, achei bem superficial. Já imaginava que não ia falar tanto sobre a história de criação da Mulher Maravilha, mas nem sobre as duas figuras retratadas tem um grande aprofundamento. São muitos saltos temporais entre as páginas, ficando difícil se situar na visão deles.

Como uma linha cronológica dos eventos, pode-se dizer que funciona, justamente pelo paralelo que é feito entre os dois, lutando em campos opostos. Marston era um defensor do poder dos quadrinhos na educação das crianças. Enquanto Wertham era contra, alegando o fator prejudicial que essas histórias tinham na formação das crianças. É um ponto interessante da HQ, mas como disse, é feito de forma rasa.

Sobre a arte, achei bem travada, com os traços dos personagens não demonstrando tanta emoção. É engraçado falar isso de uma imagem estática, mas na maioria das HQs você consegue sentir o movimento. Aqui não senti a fluidez narrativa através dos desenhos. As partes mais interessantes nesse aspecto é quando o artista usa o vermelho e o azul para destacar a emoção dos personagens.

Cristiano.Cruz 20/01/2024

Recorte Excepcional
Um relato instigante e contundente sobre os percalços pelos quais as histórias em quadrinhos passaram no circuito estadunidense e suas consequências mundo afora.

Jean-Marc Lainé narra essa construção-desconstrução-reconstrução de maneira brilhante. E Thierry Olivier conduz as abstrações do autor de maneira no mínimo correta.

O único senão fica por conta do estilo de letra escolhida, que aliado a fonte pequena, dificulta a leitura; mas que é compensado pelos ótimos extras, que complementam muito bem a narrativa.

renattomd 12/01/2024

Para mim, o roteiro podia ser um pouco mais detalhado, mas os textos de apoio no final complementam bem esses detalhes. A HQ em si é bem interessante.

Marco De Villa 22/10/2023

Uma história interessante, mas que não cativa. Não sei se é a arte, se é a rapidez com que a história evolui em sua linha do tempo ou como a história pula de um protagonista para outro. Tem algo nesse quadrinho que não prendeu minha atenção.

Guilherme Duarte 05/10/2023

História e contexto casados com interesse
Por mais que possa parecer uma daquelas obras que não empolgam ao saber a premissa, o contexto aqui abordado com doses de realismo e ficção por meio da vida de duas importantes pessoas da indústria de quadrinhos tornam essa história muito interessante.

Se aprofundar - mesmo que marginalmente - nesse período da história acaba sendo um deleite quando é reproduzido com fluidez e boa narrativa.

A ideia de contrastar duas personalidades enquanto acompanhamos as mudanças sociais com relação aos quadrinhos funciona, mas não é tão coesa.

Retratar a vida e experiências de Werthan e o que o levou à condenar a violência nos quadrinhos desperta a nossa curiosidade não apenas no restante do quadrinho como na própria pessoa histórica.

Lucas Muzel 03/09/2023

Legal pela metade
Tem duas biografias nessa HQ. Fredric e William se alternam com a própria história das HQs nas décadas de 30 em diante. Eu me interessei mais pela biografia do polêmico criador da Mulher-Maravilha. O interesse era maior quando a biografia se virava para ele. Já o Fredric foi de pouco interesse, mesmo havendo um esforço para retratá-lo como algo mais complexo do que um vilão de Histórias Em Quadrinhos.

Leo Ximenes 29/07/2023

Esquecível
Um período intrigante relatado de maneira pouco inspiradora e bastante engessada. Nada nessa obra empolga e talvez o mais interessante sejam os extras no final da edição.

Renan 27/07/2023

Nada salva
Para começar, não gostei do desenho, ele é estranho e congelado. A história também na desenvolve bem, são várias celas uma depois da outra sem uma fluidez de narrativa. É tão superficial que só dá para entender a história se já conhecer ela.

ArnaldoJr 09/07/2023

Mulher Maravilha e Flash censurados
Essa graphic novel explora a história da censura aos quadrinhos nos EUA nos anos 1950 contrapondo duas figuras proeminentes na área: Frederic Wertham (psiquiatra forense) e William Moulton Marston (criador do detector de mentiras). É um recorte político e intelectual interessante sobre a influência dos quadrinhos na sociedade americana daquela época.

LuBroggi 09/07/2023

Censura e violência
É uma HQ sobre o criador da mulher maravilha, heroína incrível, porém o cara tinha duas esposas, algo bem abjeto, e um médico/psiquiatra que vê nas HQs uma fonte para a violência no contexto estadunidense. Eu achei bem legal as duas perspectivas sobre o mundo dos super-heróis e a questão histórica, mas o criador da mulher maravilha me deixou enojada.

Rafael.Brina 24/06/2023

Muito confuso
Achei essa HQ meio difícil de entender, vc só consegue compreender a história perto do final, e depois tem um pouquinho da história que os autores explicaram, suas inspirações e tals.

Dallaz.leandro 13/06/2023

Bom, mas nada alem disso...
Achei o quadrinho interessante, nada de extraordinário, mas interessante. O roteiro é bacana, gostei da narrativa.
A arte achei bacana também, combinou com o roteiro. Me lembou bastante as artes de Charles Burns (Black hole).

Emerz 13/06/2023

Um bom material de leitura para quem quer iniciar uma pesquisa sobre o tema.

O gibi aborda de forma acessível a discussão e os eventos que levaram à criação do selo de autocensura. Trazendo assim para leitores que querem entender melhor o tema, um ponto de partida para começar suas leituras e estudos sobre o tema de censura e história dos quadrinhos.

Conta com uma arte incrível que aumenta mais a qualidade da obra, simulando quando precisa os traços da época citadas.

Realmente uma boa obra para início de estudos.

E.R.A.S 12/06/2023

O grande Willian ?feminista? ksksksksks só pra ri mesmo né! Mas com certeza o conhecimento dele agregou e muito porque aliás minha heroína preferida é nada mais nada menos que a mulher maravilha. E esse psicopata do Fredric sei nem o que falar sobre ele. Mas que bom que no final tudo deu certo!!

Willian 23/03/2023

Uma Boa Base
Demorei um pouco pra entrar na narrativa mas depois fluiu bem, é um bom material de começo, e sem palavras para o material bônus que foi bem enriquecedor.