O Manifesto Comunista

O Manifesto Comunista Friedrich Engels

Resenhas -

Bia 23/05/2021

"PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!"
O livro, de fato, é muito bom. Esclarece alguns conceitos básicos e analisa de forma muito crítica- e coerente- a luta de classes. Achei incrível o fato da obra ser tão atual e conversar tanto com o contexto da nossa sociedade nos dias de hoje mesmo sendo escrita a tanto tempo.
Todos, adeptos ou não ao comunismo, deveriam ler a obra para conhecer melhor esse movimento e de que ele realmente se trata.
Recomendo!

mardou 29/04/2023

Manifesto comunista
Curiosamente, sempre tive uma grande vontade de ler o manifesto comunista, mas sempre deixei para depois, até que minha professora de sociologia propôs uma atividade que era necessário ler o manifesto comunista, então eu comecei a ler.
Não é ato que o Manifesto Comunista é considerado um dos tratados políticos mundialmente com maior influência, devido as principais ideias do comunismo. A história da sociedade é marcada pela luta das classes sociais, divididas entre burgueses e proletários, e reina até os dias atuais, uma completa divisão de sociedades distintas.
Para mim este manifesto foi um divisor de águas, foi para mim como aquela coisa óbvia, mas apenas se tornou óbvio quando foi lido. Este manifesto vai além da ideia de posse e poder, na verdade, os principais pontos tragos sobre a perspectiva de Marx e Engels é que os proletariados passam por diversas situações que são veladas, principalmente pelo Estado.
A criação do Manifesto Comunista ocorreu numa época onde o capitalismo e a burguesia dominavam e eram claras as desigualdades sociais. Algo curioso, é que além de trazer pontos da época em que este manifesto foi escrito, podemos perceber que todos esses pontos ainda refletem hoje em dia.
Além de todos estes pontos, Marx e Engels também trazem a ideia que o próprio capitalismo irá se acabar assim como a morte da burguesia, pois a burguesia morrera com as armas que eles próprios imporão, a diferença é que quem matará será quem eles fizeram segurar as armas.
Resumidamente, este deveria ser um dos livros obrigatórios no mundo, não para dizer quem vai seguir o que, mas para que cada um entenda o peso da realidade mentirosa em que vivemos, pois hoje em dia, temos percepções de trabalhos muito divergentes da época, onde nem mesmo é preciso se ter um patrão para conseguir seu sustento. O Manifesto Comunista é, ainda hoje, uma leitura trivial para que possamos entender a realidade econômica, política e social atuais.

Maria18765 06/01/2024

CA RA LHO
QUE LIVRO BOM KKKKKKKKK
EU REAL NÃO ESPERAVA QUE EU FOSSE GOSTAR TANTO DESSE LIVRO! Eu li super rápido, o livro não tem muitas páginas, LEIAM GEBTE
Patryck 06/01/2024minha estante
Eu amei muito, li pra faculdade. Achei ótimo, super facinho.... Aí fui ler o capital, me senti uma criança que não sabia ler...

bloodylais 31/12/2021

preguiça de copiar e colar as minhas marcações tudo de novo porque perdi tudo que já tinha feito akdhsksjedkdjk mas meu comentário geral é: talvez eu seja muito burra pra entender muita coisa que eles falam, eu juro que tentei entender mas não consigo get my head around it, principalmente na parte 2 do manifesto. é bem filosófico (foi a melhor palavra que consegui pensar), bem teórico e eu nunca consegui entender muito a teoria de nada. a maior parte dos meus comentários são ?ah então você quer dizer que etc é ruim?? e então, mais pra frente, ?AH MAS AQUI VOCÊ FALA QUE É BOM? e por aí vai. peguei pra ler (no kindle unlimited, na ironia da vida) porque vi uma pessoa falando que os autores utilizam uma linguagem pro povo entender, pra leigo, but i?m tried my best. acho que posso entender melhor me aprofundando em conteúdo mastigado de ?influenciador marxista? (a ironia de novo), em vídeo educativo no youtube e matérias nas quais pôde-se ver a teoria na prática.
Cindy 31/12/2021minha estante
i'm tried my best kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto bom

alaska 31/12/2021minha estante
ai amg KAJSKAJSKASJK eu queria mto estudar sobre o comunismo mas tenho medo de não entender o manifesto ??

luamagnetica 31/12/2021minha estante
recomendo os videos do chavoso da usp e laura sabino!!!

Larissa 09/11/2022

Foi uma experiencia muito boa ler este manifesto, pois pude entender melhor sobre o comunismo e socialismo, afinal no mundo em que se falar tanto sobre o comunismo, e muito bom vc entende-lo.

alucius 08/11/2023

Péssima editora
Livro introdutório ao marxismo, leitura rápida para quem tem costume com não-ficção. Porém recomendaria a leitura da versão de outra editora. Além de não deixar claro o responsável pela tradução dessa versão da Montecristo, um péssimo sinal, existe também o fato da editora ter decido incluir no final do livro um trecho de "A Lei", um manifesto burguês defendendo o liberalismo economico como uma dádiva divina.

Recomendo versões das editoras Boitempo, Expressão Popular ou Penguin

alesxls 31/03/2023

ótima leitura
Leitura fácil e rápida, perfeita introdução aos estudos do assunto político. além disso é uma obra super atual.

GuiCalvin 02/02/2022

Só pra dizer que nunca li.
Um escrito clássico que influencia a sociedade até hoje passando por revoluções, guerras e ajudando a moldar o mundo. Conhecer o escrito em si é importante.

Bruno.Vargas 18/04/2021

Finalmente, lido!
Acho q tinha muitos anos q me prometia ler esse pequeno, mas importante livro, para beber da fonte as ideias geralmente mal interpretadas ...e algumas poucas de fato hoje um pouco insuficientes para propor alternativa a nossa sociedade.
Marx e Engels são sucintos e claros e no século XIX ainda traziam à tona os efeitos da lógica de governo liberal, capitalista. Do estado representado por burgueses, que portanto, se seu representante não propor reformas em seu continuo benefício, é logo substituído. Exemplo ficamos aqui do exemplo golpe Dilma até chegar em Bolsonaro, não é mesmo?

Mas bem.. sem mais delongas, se eu puder recomendar leituras do tipo, acho que hoje temos como ponto de partida o famoso canal Tempero Drag no YouTube. Maravilhosos pontapés recheados de ironia que prendem o telespectador e com diversas fontes bibliográficas pra quem se interessa em se aprofundar no assunto das lutas de classes.

Marcola. 18/10/2022

Trabalhadores uni-vos, mas com atenção!
Faz tempo que achava necessário beber na fonte da ideologia, para dai sim poder elogiar ou reclamar do sistema comunista.

A época que Marx e Engels viveram estava borbulhando de mudanças, e acho que eles foram bem certeiros em mostrar o que estava acontecendo e por que!

"A burguesia, durante seu domínio de classe, apenas secular, criou forças produtivas mais numerosas e mais colossais que todas as gerações passadas em conjunto. A subjugação das forças da natureza, as máquinas, a aplicação da química à indústria e à agricultura, a navegação à vapor, as estradas de ferro, o telégrafo elétrico, a exploração de continentes inteiros, a canalização dos rios, populações inteiras brotando na terra como por encanto"

Todo o desenvolvimento das relações de classe fica bem claro, assim como a evolução dessas relações. O amo e o escravo, o senhor feudal e o vassalo, o burguês e o proletário. O comunismo, segundo o autor, teria como vantagem a inexistência de classes. Até aqui eu gostei bastante do livro que chega a elogiar o capitalismo.

"Que século anterior teria suspeitado que semelhantes forças produtivas estivessem adormecidas no seio do trabalho social?"
"A burguesia arrasta para a torrente de civilização mesmo as nações mais bárbaras."

O problema aparece depois disso, quando os autores começam a explicar que o comunismo seria uma evolução natural do capitalismo, assim como este evoluiu do feudalismo, mesmo que até hoje não se tenha visto proletários se unindo e se revoltando a ponto de mudar nosso sistema.

Não consigo ver o comunismo como evolução do capitalismo, não é uma coisa continua, é uma quebra total, uma reversão de muitos valores e conceitos.

Quando o Karlão fala que no comunismo não existiriam classes, ele faz questão de esconder uma verdade dolorida. Quando toda propriedade pertence a todos, começam a se formar duas novas classes, os comandantes e os comandados. Com certeza os planejadores, figurões do Partido Comunista seus amigos e familiares, que tem poder de escolha começarão a viver em melhores locais, com melhores suprimentos e trabalhos mais fáceis. Orwell nos mostrou em A Revolução dos Bichos, assim como qualquer tentativa de comunismo onde a propriedade privada foi abolida. Os Fidel tem muito dinheiro e luxo enquanto a maioria dos cubanos vivem na miséria. O ditador norte-coreano é gordinho enquanto sua população passa fome. O Partido Comunista Chinês é o maior do mundo pois os chineses já sacaram que aqueles que participam tem grandes vantagens se comparado a chineses comuns.

É fácil se empolgar com as ideias igualitárias desses dois malandros, mas temos que pensar muito se entregaremos nossos desejos e sonhos nas mãos de planejadores que determinarão o que é essencial e o que é fugaz. Oque é necessário e o que é dispensável. No sistema capitalista, por mais difícil que seja, está em nossas mãos melhorar de vida, isso será conseguido através de trabalho e esforço. Já no comunismo seremos dependentes da boa vontade do ditador da vez, e pra evoluir vida teremos que lamber suas bot(l)as.
Pri Calvi 22/10/2022minha estante
Melhor comentário de todos!

Livro intragável. Não consegui ler mais do que a metade. Leitura chata, cansativa, metendo o pau na burguesia.
Mas quem seria a burguesia nos tempos atuais? Os trabalhadores de classe média/alta, que tanto trabalham, estudam e se especializam para terem uma vida confortável para si mesmos e seus dependentes?

Lastimável que alguém ainda acredite na ideologia do comunismo como "salvador da pátria".

Andre.Neves 06/07/2021

Uni-vos
?O governo do Estado moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa?. Mesmo escrito a tanto tempo, vemos como é atual e isso acontece em tantas obras o que me leva a crer q nossa evolução tem sido dada de maneira lenta e quase irrelevante, independente de se vc é de direita ou esquerda, tente ler e entender, dificilmente discordar ou concordará com tudo, e tudo bem.

Rebeca 23/02/2023

Karl Marx é extremamente didático nesse livro certeza que tem o dedo da sua esposa. Falam que Marx tinha uma péssima escrita e que Jenny a
esposa o ajudava e lendo esse livro e o comparando com outros autores sim muito provavelmente

niksaninfas 30/04/2021

We need communism
Eu comecei a ler esse livro sem ideia alguma do que significava o comunismo, ele é uma compilação resumida das ideias que Marx e Engels, então tenho pra mim que ele serve bem pra dar abertura à quem tem interesse em saber como funciona e o que significa socialismo e comunismo. O foco do problema a gente já sabe que é o capitalismo, até porque é por causa dessa praga que você trabalha igual um desgraçado(a) e nunca tem nada e ainda se vê dizendo que é feliz. Bjs ?

Bruno1107 02/09/2023

Necessário para estudo
O Manifesto Comunista é um livro essencial para pessoas que querem estudar sobre o socialismo/comunismo. É uma ótima introdução para esse campo de estudo.

Acredito que, antes das pessoas discutirem sobre socialismo e comunismo, deveriam ler mais livros sobre, e esse livro é um ótimo exemplo para começar.

Eu li O Manifesto Comunista por estudo próprio, para entender mais sobre o Marxismo. Faça isso também!

?PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!?

laisnows 25/05/2022

proletários de todo o mundo, uni-vos!
"que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! os proletários nada têm a perder, a não ser suas algemas. têm um mundo a ganhar."