Paris é para sempre

Paris é para sempre Ellen Feldman

Resenhas - Paris é para sempre

Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2024

Ele pergunta num francês fluente , mas com sotaque, se ela se incomoda que ele dê uma olhada .Ela mantém a cabeça baixa , os olhos focados nas palavras ininteligíveis , e balança a cabeça de um jeito reservado .Ele começa a vagar pela loja ,pegando livros nas mesas , nas prateleiras , folheando-os, colocando-os de volta . Ela o acompanha com o canto dos olhos .Ele está recolocando os livros no lugar certo . È um dos cuidadosos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586551143

Cissa 27/04/2023

Tocante e Reflexivo
Paris é para sempre
- Ellen Feldman -

Sempre leio livros com temática das Grandes Guerras pois todas, de alguma forma, mudaram o Mundo. Seja por mudanças econômicas, financeiras, reconstrução de cidades destruídas e dos sobreviventes.
Neste livro, muito diferente do enfoque comum, vemos o poder de resiliência do ser humano, sua luta para sobreviver e conseguir assimilar o que acontece com suas vidas e toda mudança e sofrimento que lhes é imposta, inclusive por seus irmãos de pátria.

A história é forte, tocante e com personagens que lutam com suas dores, escolhas, remorsos e consequências.

A história também nos mostra que existem sequelas piores que perder familiares, uma vida construída com trabalho e sacrificio. Aqui vamos acompanhar os mutilados na consciência, destruidos pelas escolhas, arrasados por terem sido poupados e, principalmente, duvidando do merecimento da vida e do recomeço. Paris é para sempre é forte, tocante, sensível e crua. Verdadeira e inesquecível sob o ponto de vista do amor pelo algoz, respeito pelo amigo, superação da dor e da solidão em tempos de incertezas e morte. Díficil em aceitar o mal que a guerra traz mas incrível em ver a luta e a força do ser humano para retornar a ser pelo menos parte do que já foi no passado.

Max 23/03/2023

Para sempre, para o bem e para o mal...
Tema complexo, uma francesa vivendo em Nova York no pós guerra, convivendo com fantasmas do tempo em que vivia em Paris com sua bebê, sob a ocupação nazista. Os diálogos mordazes, a tensão das lembranças, a culpa do presente perpassam todo o livro.
O livro trata de julgamentos, o do pior, sobre nós mesmos. O quão duros podemos ser sobre nossas decisões. A complexidade disso tudo é perceber que em meio à essa lama moral, ao medo mortal, há dignidade, honradez e algum escrúpulo. Somos humanos...
Recomendo!
Regis 23/03/2023minha estante
Ótima resenha, Max.
Suas leituras sempre me apresentam novos autores.

Max 23/03/2023minha estante
Obrigado, Regis!?
Suas leituras também me inspiram sempre!

Débora 24/03/2023minha estante
Adoro suas resenhas, Max!!!??

Max 24/03/2023minha estante
Obrigado, Débora!?

@_leandropaixao 26/03/2023minha estante
Ótima resenha Max ??

Max 26/03/2023minha estante
Obrigado, Leandro!?

MCRA 04/03/2023

Ótima leitura.
"Paris é para sempre" se desenvolve alternando entre a ocupação nazista em Paris e a Nova York dos anos 50. A narrativa nos apresenta Charlotte e sua filha Vivi, que nasceu pouco antes do início da Segunda Guerra e, por esse motivo, teve uma infância perturbada, enfretando com sua mãe a escassez de alimentos e a subnutrição, entre outros sofrimentos proporcionadas pela guerra. Ambas viviam sozinhas em uma Paris ocupada pelos alemães, onde Charlotte trabalhava em uma livraria, pois seu eu marido havia morrido em combate, antes de conhecer a filha.
Seguindo para a década de 50, já encontramos mãe e filha em Nova York, acolhidas pelo casal Horace e Hannah Field, e Charlotte trabalhando em uma editora. São muitas as suas lutas diárias, mas a maior delas, e que está presente em quase toda a obra, representa a de uma mãe empenhando-se para criar sua filha em meio a memórias daquele período de terror, de batalha por sobrevivência, não apenas física, mas também psíquica, enquanto defronta seu passado, ainda está tão presente em sua vida.
Ellen Feldman nos apresenta um livro com sobreviventes de tempos cruéis, mas que tentam seguir o movimento da vida, mesmo com os traumas que persistem em suas memórias. A autora ainda nos presenteia com várias referências a livros e autores, em conversas e citações entre as personagens, uma verdadeira dádiva para os amantes da literatura. Ótima leitura.

Bia 11/12/2022

Uma bela história
"Paris é para sempre" é uma bela história de coragem e resiliência. Aborda um aspecto não muito comum das histórias de guerra, que é a situação das mulheres que ficam para trás quando os homens saem em combate. Enquanto a guerra se desenrola entre exércitos e comandantes, as mulheres também batalham pela sobrevivência. E é uma dessas histórias que este livro conta.

Karin 26/11/2022

O livro demora um pouco para tomar uma direção e quando isso acontece traz questões tão importantes sobre julgamentos, principalmente o auto julgamento, e como é mais difícil perdoar a nós mesmos.
Precisamos estar atentos para ser mais gentis com nós mesmos.

Alana.Leitao 16/10/2022

Fugindo de qual inimigo?
Eu nao esperava muito desse livro quando comecei a ler, esse ano me trouxe algumas surpresas nas minhas leituras e esse livro foi uma dessas surpresas. Traz a historia de uma mae que enfrentou as violencias da ocupacao alema em Paris e sua vida 10 anos depois dessa epoca conturbada.
A mulher escreve tao bem que a gente sente o clima claustrofobico de Paris e que tambem reflete os sentimentos da personagem principal, achei maravilhosa a construcao da relacao com a filha e essa mesma se encontra em um dilema bastante intrigante na medida que vai crescendo e entendendo o que aconteceu quando ainda era uma crianca, aprendendo a lidar com isso tudo e com a propria mae que tambem enfrenta ainda sua culpa, internamente.
Foi uma leitura emocionante e surpreendente.

Francielle 13/07/2022

Que livro sensacional. Paris é para sempre é um livro muito diferente do que normalmente os livros da 2a Guerra Mundial são. Não nos conta sobre heroismo, muito menos coragem, mas sim sobre o a culpa de quem sobreviveu, e como 10 anos depois da guerra os traumas do que elas tiveram que fazer para conseguir esse feito ainda estão presentes e afetando a vida cotidiana. E, o mais interessante, nessa história Charlotte e sua filha não fogem dos alemães mas dos franceses, o que é curioso, não? Vingança livre
DANILÃO1505 21/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

17/05/2022

Livre bem interessante. Como praticamente tudo ambientado em Paris, traz os ares da cidade para a leitura. Achei pouco desenvolvido o relacionamento do casal central.

gaby 02/03/2022

culpa
Acabei de ler esse livro, e tenho que dizer, ele é perfeito. Os gatilhos da história deixaram a leitura um pouco mais difícil para mim, mas ainda sim foi uma ótima leitura. Ver como a guerra tira tudo de alguém, deixa marcas que nunca serão apagadas. Vemos em como Charlotte errou sim em algumas atitudes, mas em meio a guerra entendemos ela, e entendemos que sempre tem uma história por tras. Vemos a culpa que ela carrega por suas atitudes, e o quanto ela tenta esquecer seu passado, mesmo achando besteira o apagar, como a propria falou nas primeiras páginas do livro, mas como o proprio titulo do livro diz, Paris é para sempre, então ela tem que lidar com o passado. Uma leitura muito necessária.

Judy Izabelly 12/01/2022

Apaixonada!!!
Esse livro com certeza me surpreendeu demais, a história do começo ao fim é muito cativante, os personagens incríveis, fortes, amei tudo!!

Matheus656 10/01/2022

comecei a ler ‘paris é para sempre’ de maneira despretensiosa, mas me deparei com uma narrativa tocante e provocante.

eu gosto bastante de romances e de ficções históricas, e fico encantado quando os autores conseguem utilizar tão bem o tema, apontando nas obras questões que são tão pouco retratadas e personagens com particularidades tão verdadeiras, repletas de dubiedades, de perplexidades e de segredos.

dissemelhantemente de outros livros que li que contam histórias da segunda guerra mundial, ‘paris é para sempre’ é um livro mais concentrado nas experiências emocionais dos personagens.

a narrativa é rica na perspectiva de nos integrar vividamente na paris ocupada pelos alemães, nas expressões (e nas minuciosidades que não estão contidas nos livros didáticos, por exemplo), no medo ininterrupto de ser o próximo preso político - e, no meio disso tudo, em uma relação que se inicia com hostilidade, mas que, gradualmente, se transforma em gratidão, afeição e em desejo.

uma história que causa emoção sobre resiliência, superação e sobre as consequências de um período tenebroso.

site: https://www.instagram.com/desleitor/

Rittes 30/12/2021

Da guerra e suas consequências
O meu último livro do ano, "Paris é para sempre" superou bastante minhas expectativas. Numa história contada em dois tempos, vai dos extertores da Segunda Guerra, em Paris, aos otimistas anos 50 em plena Nova Iorque. Conta a história de Charlotte e sua filha Vivienne e de como conseguiram escapar dos horrores da guerra e se estabelecer na maior metrópole norte-americana. Segredos, mentiras, amor e ódio trazidos por personagens quase reais. Difícil largar. Recomendo.

mere 30/12/2021

Não sei se classifico como drama ou romance. Mas é um livro que nos mostra o amor mesmo em tempos dificeís. Em meio a guerra.