Os Mais Belos Contos Policiais

Os Mais Belos Contos Policiais Agatha Christie...

Resenhas - Os Mais Belos Contos Policiais

sonia 17/03/2012

contos de mestres
De vários países, estilos e épocas, os melhores escritores exploraram o tema criminalidade, com criatividade, engenho e graça.
O primeiro encontro com personagens famosos como Arsène Lupin e Sherlock Holmes, é sempre relembrado com emoção.
Uma excelente maneira de despertar nos jovens o interesse pela leitura dos mestres do conto mundial.

Fimbrethil Call 23/03/2019

Gostei!
Gostei desse livro, com contos policiais de vários países, muito interessante.

Fabio Shiva 13/02/2013

Vintage Book!
Ao terminar de ler esse livro, fui confirmar na Internet se já existia a expressão vintage books, pois ela expressa bem qual foi o meu interesse maior nessa leitura. São livros que lemos mais pela edição (antiga ou rara) que pelo conteúdo da obra em si. Nesse caso, assim que vi esse livro no excelente sebo do Daniel, na Praça da Sé, soube que precisava lê-lo. A publicação é da Editora Vecchi, e não há como saber a data, mas a história mais recente fala da Grande Guerra, como se só tivesse havido uma!

Lembrei de minha época de moleque, quando garimpava os sebos da Carioca, no Rio de Janeiro, procurando exemplares da revista X-9, mais velhos que meu avô! Meu grande xodó era uma edição da revista Detective, de 1939, que eu guardava como um verdadeiro tesouro. Depois perdi a mania de colecionar livros e me desfiz de tudo, sem pena. Acho que um livro só tem valor quando é lido. Livro na estante é desperdício de árvore! Mas me permiti reviver esse lado de minha adolescência que já foi tão importante para mim.

Mas voltando ao livro: tem contos de Nathaniel Hawthorne, Conan Doyle, R. L. Stevenson, Edgar Wallace, Agatha Christie e outros que nunca ouvi falar. Foi bom ter saciado a curiosidade de ler Sax Rohmer, criador do Fu Manchu (o rei do crime chinês), mas concordo que ele tenha sido relegado ao ostracismo hoje, pois quanto racismo!!! Isso também me incomodou em outra das histórias (do Sinclair Gluck), e também me ajudou a compreender minha amada Agatha em seus deslizes nesse gênero...

O destaque vai para a última história, “Um Caso Sem Pista”, de Joseph Collomb, onde o autor faz uma metáfora da força policial alemã como uma grande máquina, com seus homens mecânicos, engenheiros e pesquisadores... o mais curioso é que nessa metáfora o autor chegou a uma concepção muito próxima do funcionamento de um computador, que não existia na época em que o conto foi escrito!

Recomendado expressamente para ratos de sebo e apreciadores do cheiro de papel velho!

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros: