Butcher Boy

Butcher Boy Patrick McCabe

Resenhas - Butcher Boy

Clio0 01/06/2021

Escolhi esse livro porque gostei da capa. Só depois que comecei a ler foi que reconheci a história que foi adaptada para as telas com o nome de Nó na Garganta em 1996, estrelada por Stephen Rea e Fiona Shaw (a tia Petúnia de Harry Potter).

A história é um relato feito pelo jovem Francie Brady, um garoto mentiroso, agressivo, malicioso e carente. Não muito diferente de tantos na vida real. O que muda é o fato de que a trajetória dele é uma espiral de degradação e abandono que culminam em violência sanguinolenta.

Francie é um psicopata em miniatura.

Não pense em algo do tipo Precisamos Falar sobre o Kevin ou O Senhor das Moscas. Não tem o mesmo clima trágico do primeiro ou a sensação de desastre inevitável do segundo. E diferente dos outros dois protagonistas, Francie quer ser socialmente aceito.

Como tudo é contado pela visão do pré-adolescente, a história tem um ritmo rápido, colorido com observações extremamente honestas do mundo a sua volta. Beira o tragicômico.

A edição é muito bonita, pois como sempre a Darkseid caprichou no visual. Recomendo.
@felipe_puuk 15/07/2021minha estante
Bilau salvou esse livro kkkk na minha opinião kkkk

Askah 06/08/2021minha estante
Mas até onde sei, o filme é diferente do livro. Li que o diretor não queria uma adaptação, ainda não vi o filme. Estou terminando o livro e logo após verei o filme. Vamos ver haha.

Askah 06/08/2021minha estante
O livro em si, tem uma escrita diferente, e muita gente provavelmente não está acostumado, afinal é um criança que conta. O enredo em si é, particularmente achei pesado para uma criança que tem um histórico merda e onde levou ele ao fazer o que fez. O livro para mim está sendo incrível.

Submersa.nas.leitu 15/08/2021minha estante
Eu comecei a ler agora , estou achando a história um pouco confusa

eduardasluzia 27/01/2022minha estante
Cheguei na página 100 e pensava que eram exageros os comentários sobre o comportamento do Francie, porém agora a história está tendo a virada prometida com o abandono da inocência infantil.

O livro é um ótimo exercício para interpretação de texto devido ao estilo de escrita usada.

O design da dark side até dispensa comentários.

Submersa.nas.leitu 28/01/2022minha estante
Sim sim , a Darkside e sempre maravilhosa

Sambook 08/12/2021

Infância Sangrenta
Suicídio, assassinato e abuso sexual... Livro com a capa tão fofa não parece que vai ter uma carga pesada como esse romance. É pra desgraçar a cabeça de gente já doente.
O livro é contado pelo próprio protagonista, Francie, então é uma zorra narrativa e pode perturbar alguns perfeccionistas.
A história é pesada, é triste, revoltante e não é leitura para todos. Morri de pena do Francie, de sua solidão e abandono. Se quer um livro pra destruir o psicológico, esse é recomendado!
"? ???? ???? ??? ? ????? ???? ??? ? ???? ????? ???????? ?????? ??????? ???? ?????? ?????? ?????????? ??? ?????????? ?????? ??? ?????????? ?? ????????? ? ??????? ? ????? ?? ????? ???? ??? ?? ??? ????? ???? ? ? ?????? ??? ????? ???????? ????? ????????????. ? ?? ????? ???? ????? ?????? ?? ???????????? ??? ??? ????? ??? ????? ? ?????: ????? ?? ?????? ?????? ????? ????? ???? ???????. ???? ???? ????? ???? ?? ????? ??? ??????."
-??????? ?????- ??

Laura Helena 19/06/2021

Porco, porco, porco
Psicose. Alucinação. Loucura. Surtos de raiva. Assassinatos cruéis e brutais.

Isso define bem o que Francis Brady nos passa nesse livro, com seu comportamento limítrofe entre esquizofrenia e desordem de personalidade.

Ele, uma criança que vive numa família absolutamente desestruturada - convivendo com loucura, alcoolismo e suicídio, entre outros -, representa metaforicamente a Irlanda do pós-guerra, e choca principalmente pela sua idade que, a princípio, evocaria uma inocência intrínseca, não tamanha brutalidade e crueldade.

O livro se passa em primeira pessoa, então é como se estivéssemos dentro da mente caótica de Francis, experienciando os abusos que sofreu e a ?lógica? de sua realidade.

Eu adorei esse livro, principalmente a forma como o autor mostra as justificativas que Francis vai elaborando mediante suas violentas reações, bem como a escrita do livro, que é bem infantil e, ao mesmo tempo, confusa, retratando os distúrbios que assombravam o personagem principal.

Bmtts 21/01/2024

Alguém devolve meu tempo, pelo amor de Deus.
Que filme de terror, foi essa leitura.
Livro ruim, enredo ruim e personagens ruins o combo completo.
A primeira leitura PÉSSIMA do ano, parabéns.

Taci.Souza 03/11/2021

PERTURBADOR!
Esse livro me proporcionou uma experiência de leitura bem diferente do comum. A escrita corrida, apressada e atropelada conferiu uma sensação de estranhamento, mas não prejudicou o interesse que a trama despertou. Me vi invadida por sentimentos e emoções diversos a medida que as páginas avançavam: tristeza, raiva, estranhamento, desconforto e, o que mais me surpreendeu, empatia em relação ao protagonista. Nada justifica as coisas terríveis que ele fez, mas ainda assim me foi impossível não sentir a tristeza do contexto no qual ele estava inserido. Um livro incrivelmente perturbador e perturbadoramente incrível.

LeonardoGS89 05/03/2023

Interessante.
Achei a trajetória de Francis bem triste e pesada, nos damos de cara com a narrativa de uma criança que desde muito nova nos entrega um contexto de mentalidade anormal e distorcido, logo após vários abusos entra em um caminho sem saída e seu único pensamento é se vingar, filho de um pai alcoólatra com uma mãe mentalmente instavel, Francis acredita que todos estão contra ele e que só tem ao seu lado seu único amigo Joe.
Quando Joe começa a se afastar, Francis entra num circulo de autodestruição, se tornando um perigo para todos que cruzam seu caminho, Francis acaba focando em uma família da classe média inglesa todos os motivos do que aconteceu nos últimos tempos em sua vida.
O livro é escrito conforme o pensamento de uma criança, então a escrita é complicada de ler, pois não tem vírgulas, pausas e pontos, você precisa estar atento ou ler mais de uma vez para entender quem fez o que, mas após se acostumar com esse detalhe a leitura se torna mais fluida, mas não mais fácil pois a vida do menino não se torna melhor.
Ah por trás também uma crítica à forma como os irlandeses eram vistos e tratados pelos ingleses naquela época pós independência, e no final do livro há a explicação da figura do porco ser tão utilizada, achei bem interessante o posfácio, difícil imaginar e comparar a Irlanda que conhecemos hoje com de alguns anos atrás.

Beatriz3345 03/03/2023

O livro é bom, mas?.
Gente, o livro é muito bom porém extremamente cansativo. Ele e imersivo dentro da mente do cara e difícil compreensão. Porque ao mesmo tempo que está em um cenário, muda de repente. E eu esperava mais horror durante a trama e não teve. Foi cansativo e arrastado.

Sarah 10/12/2022

Livro meio confuso
Me forcei a terminar a leitura e descobrir o que aconteceria com o Francis, travei em diversas partes da história.
Quase desisti da leitura, mas não me arrependo de ter continuado.

O livro pode acabar sendo pesado para algumas pessoas por tratar também de temas como a pedofilia, alcoolismo, suicídio e abandono.

Jacon 13/06/2021

Ou você ama ou ideia
O livro é contado na visão do Francie, que busca ser aceito. A vida dele é uma espiral degradante.
É um livro que contém vários gatilhos.
Achei um livro bem confuso devido a esquizofrenia e os distúrbios de personalidade, não existe vírgulas, parágrafos, nem capítulos. Não fluiu legal pra mim.
leleale 16/01/2023minha estante
eu tambem estou nessa, pagina 147 e to lendo so pra ter uma opinião final. nossa achei pessimo. poderiam ter melhorado a escrita com o passar dos anos dele, mas nem isso. é horrivel de ler, mega confuso, a gnt se perde o tempo todo e volta por achar absurdo certos acontecimentos q se passam apenas na cabeça dele. nao achei tao brutal quanto todo mundo diz. ele passa por pedofilia, os pais tem depressao, vicio em alcool e ele é levado por esse mar de fel, mas vamos ver quando terminar. so vim comentar pq nossa q desespero nao ter com quem falar disso.

iammoremylrds 14/06/2022

gostei bastante da obra, é bastante cativante, gostei do modo peculiar/ nada convencional que a história é narrada, que, as vezes pode até te confundir um pouco, um livro perturbador, difícil de digerir.

Anele 09/07/2021

Reflexivo
Butcher Boy foi mais um dos livros em que a minha vontade de ler surgiu por ter sido publicado pela Editora DarkSide. Então faço questão de fazer um comentário a respeito disso, antes de iniciar a minha resenha propriamente dita, pois, como sempre, a editora surpreende. É belíssimo. Discordo muito de quem diz que não se julga um livro pela capa, pois eu me encanto facilmente quando vejo um livro que me agrada visualmente. Pontos para a DarkSide Books por ter arrasado mais uma vez em seu trabalho.
Em relação à obra irlandesa, é difícil encontrar palavras suficientes para descrevê-la. Isso se dá porque não é uma leitura fácil de digerir. Muitas vezes brutal, Butcher Boy nos apresenta o quanto que somos moldados pelo meio em que nos encontramos. A narrativa é realizada em 1ª pessoa pelo próprio personagem principal, Francie Brady, que enfrenta uma infância conturbada. Ao longo da leitura, percebemos o quanto suas vivências impactam na formação de seu caráter. O menino, que já apresenta traços de um desequilíbrio mental ao início da leitura, desenvolve distúrbios de personalidade. Em muitos momentos, fica complicado de compreender o que é realidade e o que se passa na mente de Francie. Ainda assim, conseguimos criar um vínculo com o personagem e torcer pelo melhor conforme a leitura avança.
Ao encerrar a narrativa, há um posfácio escrito pelo professor e autor, Luiz Gasparelli, que foi muito esclarecedor para mim. Luiz traz elementos importantes sobre a história e a cultura irlandesa, os quais foram metaforizados pelos próprios personagens, e que eu tive dificuldade de enxergar sozinha, devido ao meu desconhecimento sobre o passado irlandês. Portanto, o posfácio foi peça-chave para a minha compreensão de alguns fatos e personagens da narrativa.
Butcher Boy é interessante do começo ao fim e mexe com nosso psicológico a cada página virada. Recomendo a leitura!

site: @leituradescolada
Mari 05/02/2022minha estante
???

Thati 22/02/2022

Bom, passei boa parte do livro me perguntando o que diabos eu estava lendo..teve uma ou outra parte legal, dava pra acompanhar.
Mas depois de ler o posfácio, eu entendi que o autor quis retratar o viés da loucura, e a narrativa é meio doida, porque estamos lendo sob o olhar do Francis, que possuí esquizofrenia, o que faz total sentindo.

Leonardo 16/07/2021

Interessante mas arrastado demais
O livro é bom, achei a história interessante, legal ir acompanhando como a loucura do Francie vai ficando cada vez mais intensa, porém a forma como o livro foi escrito eu achei cansativa demais. Não há divisão de capítulos, não tem vírgula onde precisa, não tem separação de diálogo, então você tem que ir aos poucos pra entender. Isso me deixou com sensação de ler 30 páginas quando só tinha lido 5. No geral ok, mas nada muito marcante.
Maygeek7 18/07/2021minha estante
Recomenda?

Leonardo 21/07/2021minha estante
Ah não, no geral não recomendo... tem outros livros bem melhores, e esse é mto devagar

Maiash 08/12/2021minha estante
Nossa...eu comecei agora não posso parar. Pelo menos ele é lindo na estante e tbm são poucas páginas. Eu tô gostando da escrita, estou lendo como se fosse um aluno falando comigo no wpp. Porque eles escrevem assim.

Leonardo 14/12/2021minha estante
Realmente são poucas páginas mas pra mim foi bem arrastado, não fluiu, mas tomara q vc goste!!

leleale 17/12/2022minha estante
vim no skoob pq tava achando q a edição tava errada já kkkkkkkkkk, super estranhei, mas to me adaptando. lendo pela curiosidade, nao sabia que era escrito dessa forma.