Teste de Rorschach

Teste de Rorschach Damion Searls

Resenhas - Teste de Rorschach

Ana Cristina 10/10/2021

Teste de Rorschach
O Início do livro é muito envolvente, as primeiras 40 páginas se dedicam a apresentar a proposta do livro, o impacto e as controvérsias que cercam o teste de Rorschach deixando o leitor muito ávido a se aprofundar na história por trás do teste.

Os primeiros capítulos, que narram a infância e as primeiras influências de Rorschach, também são extremamente interessantes. O momento histórico e local onde o futuro psiquiatra cresceu concentrava nomes importantes nas artes e nas ciências sendo o centro de grandes avanços nas ciências e sociedades humanas. Ler estes capítulos causa o mesmo furor de ler uma revista de celebridades, mas neste caso sobre os humanos que de fato foram os mais célebres da história.

Um dos aspectos mais interessantes da vida de Roschach é que ele parecer ter nascido para ser quem se tornou. Sua história familiar casa com sua vida profissional, seus interesses artísticos foram o gatilho necessário para sua forma única de ver o mundo e a Psicologia ter impulsionado sua criação.

Criei grande admiração por Herman Roschach após essa leitura. Seu discurso feminista é inspirador e isso ainda nos primeiros anos do século XX, o carinho com que fala sobre a esposa, o respeito que dá aos pacientes, a visão humanista sobre sua área de estudo e o pensamento contemporâneo que é surpreendente para seu contexto histórico. Essa leitura me proporcionou uma nova visão sobre grandes nomes da Psicologia e uma forte identificação com Rorschach.

Após a morte prematura do criador do teste, no entanto, o livro dedica-se a explorar os desdobramentos sofridos pelo teste de Roschach nas décadas após sua criação, com foco no uso do teste nos Estados Unidos. Apesar de interessante, esses capítulos são bem menos interessantes, mais técnicos e focados no discurso acadêmico que discute a validade científica do teste. Por outro lado, o autor é inteligente ao terminar o livro com uma fala de Olga, esposa de Rorschach, fechando a obra com o carisma do seu personagem principal.

site: https://mosaicoll.wordpress.com/2021/10/12/teste-de-rorschach/

Lilian Freitas 06/08/2021

Pra quem curte a compreensão da mente
A história do Teste de Rorschach é contada de forma contextualizada com a sua própria vida e fatos da época. Além da história do teste é possível saber como foi e é sua aceitação. Uma leitura agradável e bem interessante pra quem gosta de entender a si e aos outros.

Juliane.Sturm 30/06/2021

Você confia no seu eu?
Quem nunca ouviu falar de Rorschach? Em filmes, estudos, séries policiais... Eu sou suspeita,  além de amar a psicologia,  tenho um fascínio por estes testes - e este é muito usado na área forense até hoje!

Esta edição da Darkside é um belo exemplar da biografia de Hermann Rorschach e a origem do desenvolvimento desta ferramenta de investigação tão conhecida.

Não pense que ao ler este livro, você saberá analisar uma pessoa ou um teste de Rorschach - mesmo por que este não é um trabalho simples e muito menos o objetivo desta leitura.

Aqui você descobre curiosidades, contextos históricos e familiares da origem desta ferramenta e também da vida de Hermann e como muitos psicólogos, médicos, psiquiatras apoiaram e auxiliaram no desenvolvimento de uma análise nunca vista, nem pensada e muito criticada. Eu já era fascinada por este cara e após esta leitura, compreendi como foi possível e com quais conhecimentos ele atingiu um patamar tão alto na evolução da análise do comportamento humano. Recomendo!
"A alma da mente exige maravilhosamente pouco para fazê-la produzir tudo que ela contempla e utilizar todas as suas forças de reserva com o objetivo de ser ela mesma." (Paul Valéry)

#ACriatura #rorschach #hermannrorschach #psicologia #mentehumana #ladosombrio #darksidebooks? #darksidebooks #damionsearls

Riva 05/06/2021

Genialidade
Só lendo para entender a genialidade e a perspicácia do Rorschach (um homem que estava muito à frente do seu tempo), que criou um teste sem precedentes e que continua sendo considerado inigualável.

Franz.Moya 03/06/2021

Amplo e detalhado
O livro é uma biografia de Hermann Rorschach, criador do teste que leva seu nome e a história do próprio teste até os dias de hoje.

Um teste concebido há 100 anos, surgiu controverso, adquiriu popularidade, estudiosos, fama, e hoje se encontra praticamente esquecido.

A visão do Rorschach foi inovadora e a aplicação de seu teste era extremamente fiel à realidade. Isso era comprovado por testes cegos que ele fazia questão que fosse aplicado por pares.

As revisões e atualizações feitas por seus seguidores após sua morte, acabaram criando duas vertentes antagônicas que rivalizaram por décadas é só depois de muitas tentativas foi estabelecido uma nova metodologia baseada em pontuação.

Como o Teste de Rorschach é projetivo, as respostas são interpretadas e aí que a controvérsia ganha terreno pela subjetividade, capacidade e perspicácia do aplicador do teste.

Por isso e pela falta de um ?resultado? pontuável e/ou quantitativo e ser somente baseado em interpretação, o teste ganhou o status de Pseudociência.