Teste de Rorschach

Teste de Rorschach Damion Searls

Resenhas - Teste de Rorschach

Heloisa 04/12/2023

A história de Rorschach que a grande maioria não deve ter conhecimento. Pena que ele faleceu muito cedo, teria muita sabedoria e curiosidade em melhorar ainda mais os estudos da mente e seus testes.

Ana Lyra 13/11/2023

Herman Rorschach, quem foi?
O autor teve contato com o teste de Rorschach em um momento de sua vida, e isto o deixou curioso para saber como ele funcionava, suas origens e implicações. A base de muita pesquisa, pois não havia tanto material disponível, escreveu uma biografia de Herman Rorschach, como ele desenvolveu o teste, e mais ou menos como é a interpretação dos resultados. Também comenta sobre a polêmica e críticas do meio científico que existem até hoje sobre a validade e eficiência do teste. As pranchas de avaliação não são expostas totalmente no livro, q leitura do mesmo não te capacita a aplicat e interpretar o teste. É uma leitura para conhecimento geral, entretenimento. O lovro é bom, bem escrito, dá pra matar partr da curiosidade sobre o assunto.

Coelho 30/08/2023

Manchinhass
Sempre quis ler sobre, acho muito interessante como os testes funcionam e poder se aprofundar na vida do criador, como surgiu e tudo mais foi fascinante

Berenice.Thais 01/08/2023

Estudo
Uma.ideia que virou um estudo que em muitas citações e usado até hoje é a vida do seu criador que morreu muito jovem. Mais já sabia como ia evoluir sua ideia

Jorge.Raitz 29/07/2023

Uma biografia completa do teste de Rorschach, vale muito a pena a leitura. Conseguimos ver que não é simples, como as vezes pensamos.

Camila de Almeida 09/07/2023

Sinopse da editora:
"A ORIGEM DO DIAGNÓSTICO MODERNO E A HISTÓRIA DE SEU CRIADOR, HERMANN RORSCHACH

A partir de que momento manchas aparentemente aleatórias foram usadas para tentar entender a mente de uma pessoa pela primeira vez? Como o seu criador, Hermann Rorschach, chegou à ideia das manchas? Teriam elas aparecido em um insight? Elas são mesmo aleatórias? E como que se tornaram tão populares?

Muitos podem pensar a princípio no personagem de Watchmen (criação de Alan Moore e Dave Gibbons que dos quadrinhos saltou para as telas do cinema e da TV), que carrega as manchas do teste na máscara. É comum ver o teste em ação em obras de entretenimento e de arte, ou até mesmo em propagandas e vitrines, mas poucos têm acesso às verdadeiras placas usadas para o procedimento e somente profissionais treinados da área da psicologia são capazes de aplicá-lo corretamente.

No ano em que o teste de Rorschach (como esse procedimento é conhecido até hoje) completa 100 anos, e a DarkSide® Books traz a obra Teste De Rorschach: A Origem em sua linha Crime Scene, dedicado a livros de investigação criminal e de casos de criminosos notórios.

Damion Searls traça uma cuidadosa linha do tempo do teste, atravessada pela biografia de seu criador, Hermann Rorschach, pelos primeiros embates entre as grandes mentes da psicanálise, como Sigmund Freud e Carl Jung, com o ambiente da Europa no começo do século XX, de pano de fundo.

Mesmo com todo o rigor científico no qual o teste está envolto, Teste De Rorschach: A Origem mostra o quanto existe de artístico e intuitivo tem em todo o processo de sua concepção, desenvolvimento e aprimoramento. Uma obra indicada para especialistas, para interessados em investigação e para todas as pessoas que querem entender mais profundamente os mecanismos ocultos de nossos pensamentos e reações."

Tatiana427 02/07/2023

Teste de Rorschach
Damion Searls traz a biografia do psiquiatra Hermann Rorschach e sua colaboração e persistência nos cuidados de seus pacientes , a influência de seu pai pela pintura, de Ernst Haeckel, a cultura russa, o surgimento das manchas de tintas, seus métodos de pesquisas, de o favorito rei dos testes ao declínio e modernização do sistema Exner. As manchas de Rorchach inspiraram quadrinhos, filmes, foram utilizados na seleção de soldados durante a segunda guerra mundial, ao julgamento de nazistas no caso de Nuremberg.
A obra traz toda trajetória do nascimento de Hermann , período educacional, casamento, formulação do teste, seu falecimento precoce , seu belíssimo trabalho com pacientes esquizofrênicos , a ida de teste aos Estados Unidos influenciando sua política, dentre outras curiosidades.... O mais bacana é colaboração dos amigos , médicos e pesquisadores que levaram a avaliação e seus estudos sobre personalidade adiante, já que os Rorschach não deixaram herdeiros... Vale muito conhecer sua história ....

Sebastian S 23/06/2023

A primeira parte do livro, que conta a história de vida de Rorschach, me agradou bastante. Achei bem escrita e instigante. A segunda parte traz sobre o uso e aceitação do teste ao decorrer das décadas, principalmente nos EUA. Como psicólogo, essa segunda parte não me agradou devido a dificuldade de identificação com uma realidade tão distante e diferente da que temos no Brasil. Esperava algo um pouco diferente deste livro. Ele não se aprofunda no uso do teste em âmbito forense, que acredito ser um dos principais motivos que levam pessoas que não são da área se interessarem por esse livro. Não compre, se for esse teu caso. Creio que seja uma leitura que será de maior agrado para quem é da área. Para curiosos, pode ser uma leitura muito cansativa e sem muito a aproveitar.

Tamy 01/04/2023

As manchas de tintas de Rorschach!
Um livro que traz uma parte da história de vida de Herman Rorschach e os caminhos percorridos até chegar às 10 pranchas do seu teste. Rorschach faleceu aos 37 anos e deixou a premissa do seu experimento com as manchas de tintas,  o qual foi amplamente discutido, revisado, modificado, criticado, desacreditado, valorizado. São 10 pranchas específicas, que nunca foram modificadas desde que ele as selecionou, 10 pranchas que tem muito a oferecer.

Na Psicologia, usamos a arte como um recurso, um meio de ter acesso à psique humana; a arte pode facilitar que o sujeito se expresse de uma forma que ele não conseguiria através da fala pura. As manchas de Rorschach podem ser, e considero que são, um excelente experimento, não apenas um teste, mas algo além, trazendo um conteúdo - através dessa junção de arte e fala - que pode ser revelador  e ajudar no processo do sujeito.

Tah_baddauy 20/03/2023

Leitura e tanto para quem gosta e se interessa por psicologia. Não conhecia a história de Rorschach e os invariáveis estudos sobre as manchas e sua importância.

Ana 25/02/2023

"A coisa mais interessante na natureza é a alma humana."
O livro O teste de Rorschach: A origem do diagnóstico psicológico e seu criador foi Publicado originalmente em 2017 pelo escritor Damion Searls. Aqui temos como o psiquiatra e psicanalista freudiano suíço Hermann Rorschach elaborou seu famoso teste. Temos tbm aqui a biografia dele. Esse teste é composto por 10 pranchas com imagens de tinta em preto e branco e algumas coloridas. É perguntado para o analisado o que ele vê. São imagens abstratas mas com formas que podem ser interpretadas de várias maneiras. O livro diz que muitas imagens que estão por aí não são as verdadeiras do teste. Que elas foram relativamente modificadas. E tbm não é simplesmente perguntar o que a pessoa vê. É necessário analisar a postura da pessoa, os elementos da imagem que ela destaca, se fala da cor, ou mais da forma ou que movimentos fez com os olhos, ou seja. Não é tão simples quanto aparenta. É preciso levar em consideração 3 elementos: O movimento, a forma e a cor. Depois cruzar essas informações para chegar num resultado. O autor fala que é uma mistura de instrumento investigativo psicológico e arte. Hermann desenhava muito bem e tinha interesse em pinturas e artes em geral. Tbm é citado aqui o tempo que ele passou no instituto psiquiátrico em Zurique onde conviveu com outro médico muito famoso. O Carl Gustav Jung. Tbm teve contato por cartas com Freud e Sabina Spilrein, uma das primeiras psicanalistas mulheres da história. O livro é muito interessante até a metade. Tem quase 500 páginas. Mas a partir de trezentas e poucas. Depois que é descrita a morte de Rorschach fica cheio de informações irrelevantes como o uso das manchas de tinta em roupas, em revistas, que Hilary Clinton e Barack Obama se chamaram de teste de Rorschach. Do personagem com o mesmo nome na HQ Watchmen. Enfim, me pareceu informações desnecessárias que foram usadas só para aumentar o tamanho do livro. Mas até a metade é bastante interessante. Principalmente nas partes que descreve seu trabalho nos hospitais psiquiátricos e como utilizou o teste em seus pacientes. Foi uma boa leitura.

Pol 07/02/2023

Klex
Sendo direto: a quem acha o assunto o mínimo interessante pode ir com fé nesse livro que não vai se arrepender.

Eu já tinha uma afeição pela imagem do teste por outras referências, principalmente por ter tido um contato mais profundo quando tava lendo Watchmen e como fazia sentido com o personagem? nunca tinha lido algo puramente didático sobre e nesse livro o Damion soube, na minha percepção, como trazer toda a história do teste e do próprio Herman de uma maneira muito bem estruturada. Sem deixar maçante ou puramente um livro didático, fora toda o lance meio de shade que os psicólogos tinham antigamente quando o bagulho começou a se desdobrar muito rápido em pouco tempo por causa de personagens como Freud e Jung.

Enfim, me interesso por psicologia e como a mente funciona, sempre achei o teste algo muito curioso e, hoje, ainda mais impactado com o que ele pode representar. Leitura indispensável pra quem curte o mínimo das duas coisas, e é isso aí xoxo

Geovanna65 31/01/2023

Simplesmente incrível
Eu gostei demais do livro, achei muito legal a biografia do Rorschach pois eu nunca tinha parado para pesquisar a vida do criador do teste. Fiquei muito triste por ele ter morrido tão jovem, ele tinha tanto para contribuir para a psicologia/psiquiatria.

Algo que eu senti falta foram mais informações sobre a aplicação do teste e a interpretação dos resultados, sei que o teste precisa do sigiloso mas me desperta muita curiosidade para saber mais.

Vale super a pena a leitura para quem é estudante de psicologia ou então simplesmente amante dessa ciência tão linda ?.