O Rato Trapaceiro

O Rato Trapaceiro Lisandro Santos

Resenhas - O Rato Trapaceiro

"Ana Paula" 03/09/2021

Este é o primeiro livro infantil lançado pela Faro Editorial através do Selo MilkShakespeare.

Mesmo se tratando de um livro infantil, a temática pode ser atribuída a todos os públicos: corrupção.

Por se tratar de um livro infantil, já podemos deduzir que é pequeno e possui ilustrações. Eu gostei muito da edição: as ilustrações são bem coloridas, chamam a atenção de adultos, imagine das crianças! O livro é bem durinho, não chega a ser mole como costuma ser livros infantis e claro, trás um ensinamento crucial para o aprendizado das crianças em linguagem rimada simples e divertida.

Como um todo, eu super indico esse livro. Minha filha tem 1 ano e adorou as ilustrações. Claro que ela ainda não entende, mas vai ficar na biblioteca dela para quando ela tiver mais idade, poder ler e aprender sobre o tema.

Amanhã vou postar um reel no meu perfil no Instagram mostrando um pouco mais do livro. Por enquanto, deixo aqui mais uma foto!

"João, o dono do armazém
não fazia mal a ninguém.
Vivia com o Cão e o Gato,
E a cooperação era um trato.
Até que o Rato ali chegou,
E um plano sujo bolou.
Acabou com o dinheiro e a comida,
E do patrão arruinou a vida.
Mas o Jumento, arrependido,
não deixou aquilo passar despercebido.
Para o homem revelou a verdade,
E trouxe, enfim, a felicidade."

HannaBooks 13/04/2021

Primeiro livro infantil da Faro, O rato trapaceiro é uma leitura para crianças a partir dos 6 anos e irá abordar um tema muito importante a corrupção.

Ratinhos, Gato e Cachorro viviam em harmonia no campo, cada um fazia a sua parte vivendo na casa de João. Que era um comerciante honesto e um bom homem. Um trabalhador que dia após dia prosperava. Cada animal tinha sua função, o Cachorro não deixava que nenhum ladrão entrasse, o Gato era um ótimo caçador de ratos e tinha também o Jumento , que ajudava carregando os mantimentos.

Um ratinho da cidade acaba chegando ao armazém de João e aí tudo muda. Esse ratinho achava que a comida não era suficiente e a toca era muito fedida e fria. Então esse novo ratinho diz que tem um "jeitinho" de fazer com que as coisas fiquem melhores e faz um acordo com o Gato, um dos Ratinhos não gostou do novo arranjo, foi contra e acabou virando comida. O Gato acaba tendo que fazer um acordo com o Cachorro para que João não descubra o combinado.

Com todos se dando bem, o pequeno armazém de João deixou de prosperar. Ele ficou desgostoso e teve que vender tudo e procurar um novo lugar para recomeçar.

"Não subiu no Jumento
e seguiu viagem,
para recomeçar, precisava
de muita coragem."

Jumento foi o único aliado de João e o ajudou a recomeçar, os demais animais tiveram seu fim nada bom mas aprenderam uma lição.

Um livro com lindas ilustrações e uma história contada de uma forma simples mas com um ensinamento enorme. Minha filha de dois anos não entendeu a história ainda, mas amou as ilustrações e durante a leitura da história fazia os sons dos animais. Irei guardar e ler  muito essa história para ela no decorrer dos anos.

Precisamos ler mais para nossas crianças e ensiná-las de uma forma leve e  divertida. Esse livro já tem seu cantinho especial em nossa estante

Manuscrito Literário 10/04/2021

Esse livro vem com uma missão que, em um primeiro momento, parece ser bem complicado: Ensinar às crianças sobre o que é a corrupção.

O livro foi ilustrado por Maumau, que também é quadrinista, animador, design de jogos e professor. Ele também foi responsável pelos cenários do curta animado “A Fábula da Corrupção” que deu origem a esse livro. O curta foi dirigido por Lisandro Santos, que também foi responsável pelo roteiro e é o autor desse livro.

A história é toda rimada, o que deixa muito mais divertido para as crianças, recomendo que após ler esse livro para elas você também as convide para assistir a animação “A Fábula da Corrupção“, disponível no Youtube, para que toda essa fábula fique mais marcante e inesquecível em suas imaginações.

Falar sobre um assunto tão complexo, como a corrupção, para as crianças pode ser um desafio, mas com esse livro a tarefa ficará muito mais fácil e prazerosa.

"…é muito importante refletir sobre as consequências das nossas ações antes de fazer alguma coisa e sempre escolher o melhor para nós, mas sem nunca prejudicar os outros."

Para nós, adultos, também vale uma reflexão. As vezes esquecemos que corrupção não é apenas desviar dinheiro público, mas sempre que enganamos alguém para obter vantagem também estamos sendo corruptos. Oportunidades de praticar pequenos atos corruptos estão presentes o tempo todo em nosso cotidiano. Devemos ficar atentos pois nossas escolhas, mesmo as pequenas, moldam o nosso caráter. E nunca devemos esquecer que somos exemplo para a futura geração. Se queremos um mundo mais justo e sem corrupção, devemos começar por nós mesmos, e pelos ensinamentos que damos as crianças que fazem parte da nossa vida.

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-372-o-rato-trapaceiro-lisandro-santos-faroeditorial/

@gataleitora 10/04/2021

Meu gato participou ativamente da captura desse rato
Gato, Cão, Jumento e João viviam em total harmonia mesmo com alguns ratinhos em ação. Cada um tinha uma tarefa e a cumpria com perfeição.
Até que um dia, um ratão chegou desdenhando dos ratinhos e dizendo que poderia ajudá-los a comer mais.
Acordos foram feitos e promessas de mais e mais foram cumpridas e aos poucos o armazém de João foi ficando vazio, vazio.
Sem produtos para os clientes e sem clientes para comprar, ele não conseguia mais manter sua vendinha, precisou fechar as portas e partir para outro local.
Gato, Cão e Rato ficaram pra trás e Jumento, que de jumento não tinha nada, provou a João o valor de ser honesto.
🙃
Com rimas divertidas e desenhos marcantes, Lisandro Santos e Maumau trazem uma fábula para mostrar de forma clara às crianças o que é a corrupção e suas consequências.
🎬
O livro ainda inspirou uma animação ganhadora de vários prêmios e que pode ser vista no Youtube chamada A Fábula da Corrupção.
💟
Recomendo a leitura a todos , crianças e adultos. Vejam também depois a animação no YouTube e conversem com a turminha sobre o tema. Vai ser divertido, produtivo e instrutivo.
Vamos formar cidadãos do bem !
🐾

site: Https://www.gataleitora.blogspot.com