A Sombra de Innsmouth

A Sombra de Innsmouth H. P. Lovecraft

Resenhas - A Sombra de Innsmouth

siuques 16/04/2024

Eu não sei que ideia retardada foi de rushar esse livro do lovecraft na época. irei reler futuramente. mas pelo que pouco me recordo, foi uma experiência do cacete.

Silvio.Felipe 09/04/2024

Angustiante ?
Ambientação detalhada até demais, mas faz você ficar querendo saber como e onde, que formato e o porquê, o que leva e até quando. Ótimo conto, recomendo demais.

Luiz Souza 13/01/2024

Cidade Misteriosa
O livro conta a história de um jovem que vai numa cidade bem esquisita e lá se depara com algumas pessoas e situações bem estranhas e surreais.

Gostei bastante do conto , foi minha primeira experiência de leitura com esse autor e achei muito criativa seu jeito de desenvolver a narrativa.

Ótima leitura.

Mari Vannucci 07/01/2024

Ali estava, conforme percebi, a sombria e misteriosa Innsmouth.
Chato, muito arrastado e repetitivo.
Não consigo gostar das obras de Lovecraft, não tem jeito, acho muito maçante.
Várias vezes quis desistir da leitura, ele dá muitas voltas e fala a mesma coisa quinhentas vezes? o conto poderia terminar com metade das páginas.
Só o final que salvou essa história e olhe lá.

Camila0831 28/04/2023

Real para povos miscigenados, mas terrivelmente ofensivo
Caso deixemos de lado toda a xenofobia e o racismo que parecem ser ponto de partida e mote da narrativa, temos aqui um fascinante relato de transformação humana e direcionamento evolutivo rumo a um povo ancestral, eterno, primitivo e que, se buscarmos suficientemente fundo em nossas origens, faz parte, de alguma forma, de cada um de nós. Bem real para povos miscigenados como o brasileiro, mas, por ser visto com esse nível de horror e asco, terrivelmente ofensivo.

Ricardo 02/04/2023

Uma história tensa.
Uma história que começa arrastada, cheia de explicações que acabam nos fazendo mergulhar no que o narrador nos conta até que somos jogados a Innsmouth.

Não foi um livro fácil de ler no começo, fiquei pensando no que ele me levaria, mas depois vale a pena.

De início temos o narrador nos preparando em sua viagem pela Nova Inglaterra, buscando suas raízes, até que surge o nome Innsmouth, um vilarejo falido, sombrio, de população inóspita.

Por razões financeiras ele decide ir para Innsmouth, mas também a curiosidade lhe chama.

A viagem parece uma narrativa de ida para SeteAlém e isso eu gostei, a entrada na cidade é bem interessante... e os fatos que temos após isso são os melhores possíveis, torna a narrativa muito boa e a gente lê sem nem ver as páginas passarem.

Aconselho a leitura para qualquer fã de Lovecraft que ainda não a leu, assim como também a qualquer pessoa que esteja pensando em começar a ler Lovecraft.

O que mais gostei da edição da Hedra foi a introdução, além de ser um artigo curto, aprendemos algumas coisas sobre a escrita de Innsmouth e o comportamento de Lovecraft no período que a escrevia, sem contar também com indicações de outras leituras para complementar a história, como Celephäis (1920 - 11 anos antes) e A Coisa na Soleira da Porta (1933).

Matheus 15/03/2022

Fantástico e grotesco
Finalmente terminei de ler esse conto. Demorei mais do que o normal para o meu ritmo comum de leitura, mas valeu a pena.
A história de Inssmouth demora pra te agarrar, já no início o protagonista viaja pra essa cidade misteriosa com fama de gente esquisita. A impressão é que a cidade guarda algum segredo, algum tipo de coisa que apenas eles podem saber, e qualquer turista seria considerado um invasor bisbilhoteiro se tentasse visitar a cidade.
Como eu disse, a história demora um pouco para prender, mas pouco a pouco o ar de mistério da cidade vai sendo construído, e você se prende mais e mais. Depois que o protagonista passa a perceber o que há de estranho naquele lugar, as coisas começam a ficar bem sinistras.
A parte do velho bêbado, já perto do final, realmente me deu medo (e olha que eu não me emociono tão facilmente), e a revelação do final foi bem legal.
Meu lado historiador/arqueólogo daria tudo pra conhecer Inssmouth, mas meu lado leitor de ficção sabe que essa não seria a melhor das ideias.

DominicSReynaldo 01/03/2022

Mais do mesmo
Como eu já havia dito ao lonhmgo da leitura, esse conto é a mesma fórmula batida do Lovecraft. Pode ter sido genial no ano de lançamento, mas quando a gente para pra ler todos os contos dele, vê que é tudo igual.
Viajante/cientista>lugar remoto com alusões racistas e xenofóbicas>Evento "inexplicável"> terror "indescritível"> revelação que o protagonista sucumbiu a loucura ou a seita

Juliane.Sturm 02/12/2021

Alucinação ou lucidez?
A Sombra de Innsmouth (1936) é a única obra do autor publicada em vida, que apresenta os horrores de um universo onde aberrações monstruosas ameaçam o futuro da espécie humana.

O conto, que se passa em 1927, é narrado por um jovem à princípio não nomeado que durante uma viagem pela Nova Inglaterra ouve muitas lendas acerca da tal cidade portuária de Innsmouth ? lendas brutais, diga-se de passagem. Ao conversar com o bilheteiro da rodoviária de Newburyport, para conseguir passagens de ônibus mais baratas, ele fica sabendo de um desvio por Innsmouth que lhe pouparia uns bons dólares. Porém o bilheteiro o adverte: coisas sinistras acontecem por lá, cidade aliás, que nem consta nos mapas.

O terror neste conto é subjetivo e crescente, aparece em determinados momentos o que eleva a tensão enquanto acompanhamos o narrador em suas descrições perfeitas - que realmente faz a gente viajar para este lugar e ter uma imersão incrível na história.

O final, com a revelação da identidade do narrador, é macabro e surpreendente, mas não quero dar spoiler: leiam!

Em alguns momentos deste conto, pude associar a outros dois: A música de Erich Zann e Os gatos de Ulthar. Não sei se foi alucinação minha (não duvido de Lovecraft fazer isso com as pessoas kkk), mas tive a impressão de que eles puderam complementar muito a história, fazendo com que ficasse mais aterrorizante.

Leiam todos os contos de Lovecraft (só os evite à noite, senão há o risco de perder o sono de vez, ainda mais se fizer como eu que leio com uma trilha sonora de fundo).
Guilherme Amaro 01/07/2022minha estante
Qual trilha sonora vc recomenda? Rsrs

Lukedo 18/02/2021

Ele começa bem, e com uma ótima premissa. Eventualmente o livro vai ficando cada vez mais entediante, porém ainda assim gostavel. Mas a partir do momento em que acaba o relato do Zadok, o livro toma um rumo horrível, e o final é a pior coisa que eu li esse ano. Estou seriamente pensando em rever meus favoritos do Lovecraft pra saber se é nostalgia pura ou realmente tem os méritos que eu lhes dei.

tistu 17/09/2020

Um dos meus favoritos do autor. Adoro a aversão que ele tinha em relação à família (o personagem e o autor).

Maria3897 06/08/2020

Maravilhoso
É um conto voltado ao terror ficional, a apreensão de algo fora da realidada da mente sã. O ponto forte do livro é a trama e o medo em cima do qual é desenvolvida a cidade de Innsmouth. As descrições do surreal são me deram calafrios.

Rafael Possani 23/06/2020

Recomendo.
Leitura rápida e simples. Talvez por causa da minha edição eu notei algumas palavras bem formais, mas é uma forma de melhorarmos nosso vocabulário, então não considero ruim. Com relação a histórica eu gostei do fim só gostaria que ele se aprofundasse mais nas descrições e no enredo, pois achei curto. Li, pois uma das missões do jogo Bloodbourne foi influenciado pelo livro e pude notar as poucas semelhanças. Foi meu primeiro texto de Lovecraft e com certeza lerei outros.

Daniel Muniz 08/03/2020

Lovecraft é mestre!!!
Mais uma excelente novela de Lovecraft. Narrada em 1ª pessoa, nos leva para dentro da estória sombria do povo e da cidade de Innsmouth. Cada vez mais acho seus textos brilhantes, levando realmente a uma imersão no horror cósmico de que tanto falam. Recomendadíssimo para quem curte terror...