A Sombra de Innsmouth

A Sombra de Innsmouth H. P. Lovecraft

Resenhas - A Sombra de Innsmouth

Luiz Souza 13/01/2024

Cidade Misteriosa
O livro conta a história de um jovem que vai numa cidade bem esquisita e lá se depara com algumas pessoas e situações bem estranhas e surreais.

Gostei bastante do conto , foi minha primeira experiência de leitura com esse autor e achei muito criativa seu jeito de desenvolver a narrativa.

Ótima leitura.

Andrea 28/05/2011

AI, QUE ÓDIO!
Eu quase desisti desse livro logo no começo. Há uma introdução, feita pelo tradutor, de mais ou 10 páginas, onde ELE CONTA O MISTÉRIO da história! Inclusive, cita frases do livro. Pra morrer de raiva.
Mas continuei porque eu não conhecia o trabalho do Lovecraft e é sempre válido conhecer autores "novos". Há também uma mini-biografia nessa introdução e, olha, não é lá muito animadora. O cara era meio estranho.

De todo jeito, no final das contas, é uma ótima história. Desde que você leia "no escuro": não procure sinopse, resenha, introdução, nada. É um livro que com certeza perderia metade da graça numa releitura. Tive dificuldade em algumas palavras - que NUNCA tinha visto na vida - e como li sem dicionário, tive que deixar passar. Ou seja, leia com um do lado.

É assustadora, tensa, angustiante, meio aterrorizante... E o final, aaah, o final. Foi uma surpresa! A história mesmo tem pouco menos de 100 páginas, mas é uma leitura longa. Eu senti que li pelo menos o dobro!

Apesar de ainda estar curiosa pelos livros que foram citados nesse, como o Cthulhu, não sei se animo encarar outros.
Ricardo Santos 07/03/2013minha estante
Por que você se animou a encarar outros?

lys 29/11/2019minha estante
Pensei que a introdução tivesse contado o mistério e por isso o livro perdeu a graça.

Matheus 02/03/2022minha estante
Tenta ler "Dagon" ou "Além das muralhas do sono". São dois contos bem curtinhos, cerca de 15 páginas, que dão uma essência geral do que ele escreve. Talvez vc goste

Andrea 02/03/2022minha estante
Meu problema é com o autor, não com as histórias. :)

Matheus 15/03/2022

Fantástico e grotesco
Finalmente terminei de ler esse conto. Demorei mais do que o normal para o meu ritmo comum de leitura, mas valeu a pena.
A história de Inssmouth demora pra te agarrar, já no início o protagonista viaja pra essa cidade misteriosa com fama de gente esquisita. A impressão é que a cidade guarda algum segredo, algum tipo de coisa que apenas eles podem saber, e qualquer turista seria considerado um invasor bisbilhoteiro se tentasse visitar a cidade.
Como eu disse, a história demora um pouco para prender, mas pouco a pouco o ar de mistério da cidade vai sendo construído, e você se prende mais e mais. Depois que o protagonista passa a perceber o que há de estranho naquele lugar, as coisas começam a ficar bem sinistras.
A parte do velho bêbado, já perto do final, realmente me deu medo (e olha que eu não me emociono tão facilmente), e a revelação do final foi bem legal.
Meu lado historiador/arqueólogo daria tudo pra conhecer Inssmouth, mas meu lado leitor de ficção sabe que essa não seria a melhor das ideias.

Gláucia 01/11/2012

A Sombra de Innsmouth - H.P.Lovecraft
Primeira novela do autor editada em vida como livro (sua obra foi publicada em periódicos), trata de um forasteiro que resolve conhecer Innsmouth, vilarejo da Nova Inglaterra que não se encontra em mapa nenhum. O autor consegue manter um ótimo clima de suspense enquanto descreve uma cidade praticamente abandonada e decrépita com seus sinistros habitantes. Fica evidente que algo tenebroso aguarda o protagonista, obrigado devido à uma circunstância a pernoitar no hotel em ruínas.
Essa edição de Hedra vale a pena por dois motivos: uma interessante introdução que traz aspectos biográficos do autor, cujos pais enlouqueceram e uma importante característica : era um racista convicto, crente na superiodade ariana e admirador do Mein Kampf. E um apêndice ao final da novela, uma carta do autor a um tal Sr Perry em que ele descreve seu processo criativo. O texto é completo, coerente e honesto, acredito valer mais que um curso sobre Teoria da Redação ou algo do tipo.
Essa novela contem influências dessas presenças em sua vida, o horror à miscigenação das raças e o medo da herança genética da alienação mental.
Davi 27/10/2013minha estante
Gláucia,

Só uma observação: há controvérsias sobre o fato de ele ser realmente "um racista convicto, crente na superiodade ariana e admirador do Mein Kampf". Eu não afirmaria tudo isso com tanta convicção.

Gláucia 01/11/2013minha estante
Então Davi, eu já tinha ouvido falar que não é bem assim mas o que falei foi baseado no prefácio como sendo de fatos sobre a vida do autor, extraído de cartas, etc. Seria bom ler uma biografia confiável, vc conhece alguma? Obrigada!

AntonioHenrique 16/09/2014minha estante
Gláucia, a respeito da mencionada predileção de Lovecraft pela denominada raça ariana, penso que devo realizar um adendo nesta resenha para complementar, visto que a noção de superioridade racial para Lovecraft é ainda mais restrita, pois ele considerava superior a todas as raças os anglo-saxões apenas, tecendo críticas sobre outros povos de origem ariana, como germânicos, celtas, etc... Sobre uma boa biografia dele não conheço nenhuma, mas ouvi rumores que a editora Hedra está providenciando uma.

Cid Espínola 03/05/2018minha estante
Lovecraft é mestre no estilo e nunca notei nenhuma dessas influências nazis em suas obras.

De todos os modos, se essa ideia de Lovecraft ser meio nazi venha a ganhar força: que ser humano merece ocupar um pedestal? Absolutamente nenhum, só fanáticos fazem isso. Vide política e afins.

No mais, abraços e boas leituras!

DominicSReynaldo 01/03/2022

Mais do mesmo
Como eu já havia dito ao lonhmgo da leitura, esse conto é a mesma fórmula batida do Lovecraft. Pode ter sido genial no ano de lançamento, mas quando a gente para pra ler todos os contos dele, vê que é tudo igual.
Viajante/cientista>lugar remoto com alusões racistas e xenofóbicas>Evento "inexplicável"> terror "indescritível"> revelação que o protagonista sucumbiu a loucura ou a seita

Marselle Urman 03/03/2011

Faço esta resenha após reler o livro.
O impacto da história é bem maior no primeiro contato, mas de qualquer forma este é um dos bons livros de Lovecraft.

Em determinados momentos da narrativa do viajante curioso ( e todo mundo sabe que a curiosidade matou o gato)eu ficava pensando na palavra: BIOHAZARD. E esse conto, as ambições por trás das sombras de Innsmouth, tem mesmo algo a ver com o plot de Resident Evil.

E tem aquelas coisas nas quais Lovecraft é mestre: a incerteza se ainda se mantêm a própria sanidade mental, o terror abjeto que se infiltra no meio de um cotidiano. E como o homem, e suas escolhas, podem levar a fatos catastróficos...

tistu 17/09/2020

Um dos meus favoritos do autor. Adoro a aversão que ele tinha em relação à família (o personagem e o autor).

Luís 10/01/2015

Excelente!
O livro é sensacional, Lovecraft leva o leitor a um mundo desconhecido e aterrorizante, e o impressiona a cada página. Foi o único livro do gênero que realmente me passou uma sensação de medo. Apesar de ser curto, é escrito de forma excelente, uma leitura com um português rico e que exige que o leitor se concentre bastante. Há algumas informações muito valiosas sobre o contexto do qual o livro foi escrito e notas que ajudam a conhecer um pouco o autor. É uma leitura obrigatória para fãs de terror e suspense.

Yuri 05/03/2015

Lovecraft não tinha muito love para dar.
Não é o melhor do Lovecraft, a xenofobia alegorizada dele me incomoda muito, apesar de que uma leitura feita sem contexto pode deixar essas questões desapercebidas . A introdução na edição da hedra é muito boa e não esconde o lado "ruim" de Lovecraft. Mesmo assim, é uma novelinha agradável, ainda que inferior a trabalhos mais curtos como " A Música de Erich Zann" ou " O Modelo de Pickman" em que a ideologia do escritor não permeia o texto e este fluí bem melhor. Para mim, está claro que o autor consegue se expressar de modo mais efetivo nos contos de no máximo 30 páginas.

Na Literatura Selvagem 09/07/2016

A sombra de Innsmouth, de H. P. Lovecraft [MLI2016]
Geralmente costumo escolher para leituras noturnas e chuvosas algum exemplar de suspense ou terror de meu acervo... Aproveitando a Maratona Literária de Inverno, onde acrescentei o livro A sombra de Innsmouth a minha TBR, achei pertinente iniciar sua leitura aproveitando a noite fria e soturna do dia anterior ao qual escrevo essa resenha... E me entreguei a leitura, ficando absorta por boas horas...
Recebi esse exemplar da Editora Hedra em parceria com eles. De autoria do aclamado mestre do horror e do Mito de Cthulhu - H. P. Lovecraft - trata-se de uma novela escrita em 1931 e única obra publicada em vida do escritor... Lovecraft andava frustrado depois de inúmeras recusas de seu trabalho no mercado editorial, que desejava aparar-lhe a liberdade de escrita, e acabou escrevendo o texto sem pretensões de publicá-lo, era apenas para satisfazer seus critério de escrever ficção. O que resultou desse trabalho foi uma obra marcante, perturbadora e cheia de detalhes que fascinam e horrorizam o leitor, como se o narrador contasse algo que aconteceu a nós mesmos...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/07/a-sombra-de-innsmouth-de-h-p-lovecraft.html

Camila0831 28/04/2023

Real para povos miscigenados, mas terrivelmente ofensivo
Caso deixemos de lado toda a xenofobia e o racismo que parecem ser ponto de partida e mote da narrativa, temos aqui um fascinante relato de transformação humana e direcionamento evolutivo rumo a um povo ancestral, eterno, primitivo e que, se buscarmos suficientemente fundo em nossas origens, faz parte, de alguma forma, de cada um de nós. Bem real para povos miscigenados como o brasileiro, mas, por ser visto com esse nível de horror e asco, terrivelmente ofensivo.

Rafael Possani 23/06/2020

Recomendo.
Leitura rápida e simples. Talvez por causa da minha edição eu notei algumas palavras bem formais, mas é uma forma de melhorarmos nosso vocabulário, então não considero ruim. Com relação a histórica eu gostei do fim só gostaria que ele se aprofundasse mais nas descrições e no enredo, pois achei curto. Li, pois uma das missões do jogo Bloodbourne foi influenciado pelo livro e pude notar as poucas semelhanças. Foi meu primeiro texto de Lovecraft e com certeza lerei outros.

Maria3897 06/08/2020

Maravilhoso
É um conto voltado ao terror ficional, a apreensão de algo fora da realidada da mente sã. O ponto forte do livro é a trama e o medo em cima do qual é desenvolvida a cidade de Innsmouth. As descrições do surreal são me deram calafrios.