A História do Mundo: A Antiguidade

A História do Mundo: A Antiguidade Susan Wise Bauer

Resenhas - A história do Mundo: A Antiguidade

Jonathas dos Santos Benvindo 09/03/2022

A melhor leitura sobre História que você possivelmente vai encontrar na sua vida! Esse é o livro 1 de uma série com 4 livros que narram de maneira super fluida a história do mundo. Mas os capítulos são escritos de forma que você pode lê-los para seus filhos antes de dormir - e eles vão entender tudinho, imagine você que não é mais uma criança! Eu amei esse livro e já vou começar o segundo sobre a Idade Media!!! O livro é muito bem diagramado, num formato quase quadrado, cheio de ilustrações, imagens explicativas, mapas, linhas do tempo e vários apêndices complementares no final, o que faz com que você não queira soltar o livro haha
Carolina 09/03/2022minha estante
Puxa, o site da É Realizações estava dando 50% de desconto, mas já acabou. Agora vou esperar a próxima promoção, me interessou.

Jonathas dos Santos Benvindo 09/03/2022minha estante
Eu comprei pela Amazon e depois que descobri esse desconto deles haha mas acontece. Eu comprei só os 2 primeiros. Vou deixar os outros 2 pra quando cair o salário kkk

Lanny 02/02/2022

Sensacional!
Fiz a leitura com meu sobrinho, e me surpreendi com a riqueza da escrita, a cronologia histórica, e, a facilidade de interpretação dos textos.

Recomendo fortemente, para todas as idades, porque aprendi e relembrei contextos históricos que já havia me esquecido.

Ricardo 29/12/2022

Ótimo para crianças - mas para adultos também.
A autora escreve com a intenção de nos fornecer um material de estudo de História Geral para crianças. Mas não apenas para adeptos de homeschooling podem se beneficiar desta leitura. Considerei bastante válida a leitura de todo livro, mais particularmente os capítulos que trataram do Império Romano.

Paulo 19/02/2024

Para crianças e adultos

Pensado em ser um manual de história para crianças, o livro é escrito em linguagem simples e direta. Este primeiro volume aborda desde os primeiros nômades ao último Imperador Romano - de 7000 a.C ao reinado do romano Rômulo Augusto (475-476 d.C).

A autora cria histórias de como seria a vida das crianças na antiguidade, o que gera um efeito de imersão nos usos e costumes dos povos antigos e contribui para ampliar a imaginação dos leitores e ouvintes mirins. Além disso, ela apresenta diversos mitos e lendas que recheiam a narrativa.

Chamou-me particular atenção, devido a meus estudos da Grécia antiga, o paralelo apresentado entre a vida em Esparta e Atenas. De um lado, o povo espartano guerreiro, austero e disciplinado; do outro, os atenienses educados na ginástica e na música e as mulheres gestoras domésticas. A autora soube descrever com precisão o que lemos nas obras clássicas sobre o assunto.

A obra procura ir além da história ocidental, apresentando fatos históricos da China, Índia e África. Apresenta, também, um capítulo sobre a América do Sul. Essa pretensão de completude, porém, contrasta com a diminuta relevância de alguns dos fatos apresentados no contexto da história mundial.

Um belo início da coleção, que ainda conta com outros 3 volumes. Pretendo ler todos. Recomendado para todos que pretendem ter uma visão geral, sem grandes aprofundamentos, dos principais fatos históricos. E recomendadíssimo para apresentar a História para as crianças.