A Mão e o Tamboril

A Mão e o Tamboril Jo Yong

Resenhas - A Mão e o Tamboril

Cinara... 22/05/2021

"Mãe eu não tenho mãos.
Elas sumiram, porque nunca cheguei a usá-las."

Um jeito lúdico de mostrar como os pais em uma criação super protetora criam filhos inúteis para encarar a realidade e mundo fora de sua proteção. Criam filhos que só sabem receber. E a negligência dos pais ao ver que seus filhos não se tornaram aquilo que eles idealizaram...
Maya 01/06/2021minha estante
Tem que comprar??

Cinara... 01/06/2021minha estante
Sim Maya

Maya 08/06/2021minha estante
Ata

Taina429 21/09/2021

A mão e o tamboril
Conheci os contos pela série original da Netflix "tudo bem não ser normal"
Curtos e envolventes, mas acima de tudo feita para chorar até cair os olhos

Ps: não para crianças

Paloma 26/09/2022

"Neste exato momento, vários tamboris inúteis e abandonados vagam pelas profundezas do mar de lágrimas."
Maternidade não é um "dom". Essa mentira está entre as romatizações mais perigosas que a nossa sociedade AMA pregar.

Então, o que é ser mãe?

Ser mãe é ter preparo psicológico, financeiro e uma abertura emocional extrema. Ser mãe é ter rede de apoio. Ser mãe é abdicação total, exige tempo integral e forças para vencer o próprio cansaço dia após dia.

Porém muitos julgam e condenam da forma mais equivocada possível, pois a maioria é "pós-feto", né? A verdade é que, o depois, é simplesmente dane-se a criança.

Problema do moleque se terá ou não pais preparados para encarar tamanha responsabilidade. Problema do pivete se terá alimento, educação, saúde e segurança. Como e onde esses piralhos irão se desenvolver, nunca faz parte do discurso desses "conservadores dos bons costumes."

Sim... parece que estou só revoltada da vida, mas estou justamente resenhando o conto desse livreto: A história nos apresenta uma mãe narcisista, que cria sua filha para ser sua continuação, seu pequeno molde. E quando isso não ocorre, ela pune quem menos tem culpa na equação: a criança.

Aspectos sobre dependências, irresponsabilidades e concepções falhas, também estão presentes no conto.

Sendo assim, minha indignação faz todo sentido, não acham? Não estou fugindo do tema.

Também não posso deixar de comentar que os traços estilo grafite em um cenário aquarela, é muito bonito. Me fez sentir toda a desilusão e desamparo que a obra entrega.

Gostei bastante.

"Agora vejo que você nunca foi minha bebê perfeita. É apenas um tamboril inútil. Só sabe receber e não consegue fazer nada! Um completo fracasso!"
Leticia 27/09/2022minha estante
Obrigada por essa resenha! Vou adicionar o livro à minha lista de leitura.

Paloma 27/09/2022minha estante
Ahhhh.. ??
Espero que tenha uma ótima experiência literária, Lê! ??

swifthing 05/06/2022

a mão e o tamboril
esse livro me fez refletir, mostra como uma criação muito protetora, fazendo de tudo pelo filho, sem deixa ele voar para o mundo, faz com que os filhos se torne dependentes dos seus pais, e acabem sem saber fazer nada.

Toshiko.Pri 08/02/2024

A Mão e o Tamboril
Esse conto foi originalmente criado para a série (dorama) coreano "Tudo bem não ser normal".
A série traz muitas reflexões sobre transtornos psíquicos e emocionais.
Um dos protagonistas tem TEA, e seu irmão mais novo é seu responsável. Ele é fã de uma escritora, que escreve esses contos infantis, que à primeira vista , são contos bizarros e de terror para ser intitulado como infantil.
Mas cada conto traz uma profundidade em sua mensagem.

Esse nos conta sobre uma mãe e sua filha, onde a mãe mima demais a filha e a menina acaba crescendo sem responsabilidades, sem saber fazer nada da vida. E quando sua mãe percebe isso, a joga fora.
É muito triste ver hoje em dia como as crianças têm sido criadas sem limite algum, o que é prejudicial a todos, aos pais, às famílias, e a todos que forem um dia conviver com essa pessoa. E com certeza muito prejudicial a esse filho mimado. E o que muitos pais não entendem depois, é que quem fez desses filhos assim, foram eles mesmos.

Eu sou mãe e jamais serei perfeita, óbvio. Mas sempre tentei impor limites e educá-la da melhor forma, dói dizer não e ouvir nossas crianças chorarem? Dói, mas se não houver limites quando são crianças, não saberão quais são eles ao se tornarem adolescentes e adultos, não sabendo conviver com outras pessoas de forma civilizada, e infelizmente ele será um peso para todos, inclusive para ele mesmo.
AndrAa58 08/02/2024minha estante
???

Toshiko.Pri 08/02/2024minha estante
??

missi-dominique 08/02/2024minha estante
Nossa, me parece tão necessário nos nossos dias...

Toshiko.Pri 09/02/2024minha estante
Muito, né Dominique! Parece que as pessoas vão se esquecendo como é importante impor limites às crianças.

missi-dominique 09/02/2024minha estante
Simm! E de reconhecer e lidar com as consequências dos próprios atos também!!

Toshiko.Pri 09/02/2024minha estante
Simm! Com certeza isso também ??

Alice 31/07/2021

Mais um conto do kdrama para coleção e para quem não assistiu pode não fazer sentido mas volta tudo o que eu senti assistindo! Achei que tinha superado esse drama mas não superei!

Raeder 11/10/2021

Não tenho mãos, nunca as usei.
Esse é o livro que menos gosto da série, mas mesmo assim é lindo e muito reflexivo. As ilustrações são lindas, como sempre.

Sheyla.Batista 02/10/2022

"Vagam pelas profundezas do mar de lágrimas l"
"Mamãe, mamãe, o que eu fiz de errado?
Por favor, venha me buscar... Me leve de volta."
Lanna_resenhas 02/10/2022minha estante
Eu só li o menino que se alimentava de pesadelos

Sheyla.Batista 08/11/2022minha estante
Vou procurar esse para ler

Daniel 15/05/2021

Triste, porém verdadeiro
Um conto de fadas triste para refletir sobre as consequências da superproteção parental, a dependência entre pais e filhos, o abandono infantil.

Uma visão em forma de conto de fadas de algo cada vez mais comum nas famílias modernas, em especial na geração atual.
Maya 18/05/2021minha estante
Tem que comprar para ler?

Daniel 19/05/2021minha estante
Sim. O skoob é uma plataforma pra organizar as leituras e conectar leitores

Amanda.Figueiredo 12/07/2023

Outro livro que li para minha sobrinha, esse ela gostou bastante da história, por mais que talvez ela não tenha entendido o real significado, eu também gostei.. não assisti a série então não sei muito bem se tem algo por trás, mas quero ler as outras historinhas

#Anafox 12/12/2021

A mão e o tamboril
A série da um sentido muito maior para o livro. Assistam ;) "Tudo bem não ser normal". Neste livro, o que acontece se vc não passa pelas etapas de aprendizagens necessárias?

Dri 13/03/2022

A mão e o tamboril
O tamboril habita as profundezas dos mares com sua bocarra escancarada, esperando os alimentos.
Isso acontece com a criança do livro, mas ela não tem culpa. Sua mãe sempre deu tudo para ela, mas quando estava velha e cansada percebeu que a criança não tinha como ajudá-la porque sempre teve tudo facilmente, nunca precisou se esforçar para nada.
Hoje em dia vejo isso bastante, pais que dão tudo para os filhos e quando eles não conseguem fazer nada sozinhos agem como se o filho fosse imprestável porque ele quer, mas esquece que os próprios pais transformaram o filho assim.