O Ovo de Cristal

O Ovo de Cristal H. G. Wells

Resenhas - O Ovo de Cristal

Nati Morgan 15/06/2020

Conto curtinho gratuito na Amazon do H.G Wells.
Primeiro contato que tenho do autor e gostei muito.
Menos de 30 minutos de leitura e vale super a pena.
Waroshi 25/06/2020minha estante
Leia A Máquina do Tempo. Maravilhoso. Isso dentro das suas limitações. Haha!

Nati Morgan 25/06/2020minha estante
;)

brunoog33 16/01/2021minha estante
O que seria dentro de suas limitações?

Nati Morgan 17/01/2021minha estante
Pois é Bruno, nem perdi meu tempo para respondê-lo ?

Waroshi 27/01/2021minha estante
As limitações são por quase não fornecer certas descrições necessárias pra você entender o que diabos está acontecendo. E não é nem se quer questão de ser proposital, mas é algo constumeiro nas narrativas do escritor que eu acho uma limitação. É como aquele filme que tu está assistindo e ainda é dia e do nada passa a ser a noite, sendo que você não teve informações necessárias pra entender quando e por que essa mudança abrupta aconteceu.

Cami 14/09/2023

Não entendi nada, mas gostei.
A escrita é legal e os personagens pareceram promissores, foi bem curtinho então o desenvolvimento é mais básico, mas foi bom.

Edmar Lima (@literalgia) 18/05/2020

O ovo de cristal
A primeira coisa que pensei logo após terminar a leitura deste conto foi em sua semelhança com as produções que vemos agora nos streamings e no cinema. H.G. Wells consegue compor uma tremenda obra futurística e rica em detalhes em 1897. Acredito que sua obra tenha sido um estouro na época, pois eu mesmo ao lê-la em 2020 fiquei arrepiado com a narrativa misteriosa e um tanto amedrontadora. Senti como estivesse assistindo a um episódio de Black Mirror. A história é genial, os personagens são deliciosamente intrigantes e os lugares que o ovo mostra são de levantar os pelos da nuca. Essa é uma trama que resume bem a sensação de "deixar um gosto de quero mais", pois é como estou me sentindo nesse exato momento.
Após a leitura, fiquei sabendo que provavelmente esse conto serviu de inspiração para o autor escrever o conhecido A guerra dos mundos, o qual já estou procurando para baixar/comprar, pois não vejo a hora de sentir novamente a adrenalina que o autor consegue provocar com suas palavras!

Ana 25/01/2022

Acontece de tudo?
Esse foi o meu primeiro contato com o autor. Conhecemos aqui o antiquário sr Cave que dentre suas preciosas peças, possuí um ovo de cristal, esse objeto em especial está para ser vendido, mas algo não permite que velho conclua a venda.
Sem uma explicação vigente, Cave se conecta ao ovo de forma singular e realiza descobertas sobre si mesmo em seu estado de sentir e sobre um panorama maior, se colocado em um ângulo correto, a amostra de uma nova civilização, embora seja uma visão que apenas o próprio antiquário vislumbre.
Uma amostra com vários mecanismos da ficção científica, o texto é descritivo e nos faz pensar entre fatos científicos e a própria lucidez realizando reflexões sobre o entorno e até onde nossa mente pode suportar as máscaras que estamos fadados a usar para aceitável convivência em sociedade. Vale muito a pena.

Well 21/12/2021

Um bom conto prequela de uma história época...
O conto é parece constituir uma espécie de prequela do o romance do mesmo autor, chamado ?A Guerra Dos Mundos?
O comerciante é casado, mora com a esposa e enteados e não tem uma vida, digamos, muito feliz. Pois, além de conviver com uma saúde debilitada, constante melancolia e insônia, precisava lidar dia após dia com uma mulher vaidosa, extravagante e insensível e enteados tão desagradáveis quanto a mãe. Contudo, apesar de uma vidinha um tanto quanto sem cor, os dias do Sr. Cave se tornaram mais interessantes depois de uma descoberta envolvendo o ovo de cristal. Tão interessantes que a venda desse artigo deixou de ser uma opção. A história se desenrola em torno de cristal em forma de ovo, como diz o título. O vendedor de antiguidades e quinquilharias teria para vender, barato, porém de repente passa a resistir. Subindo o preço por motivos fútil, onde ninguém consegue descortinar. Aos poucos tudo vai sendo informado, pouco a pouco e a razão da mudança de atitude para que o objeto foi ao comerciante. Sob certas circunstâncias, uma estranha luminosidade. Relatando a investigação levada a cabo pelo comerciante e por um conhecido dele, o jovem homem da ciência, que vai acabar por revelar um outro mundo, completamente desconhecido e habitados por criaturas bizarras, embora de certa semelhança com o homem.
E as criaturas? Será que elas também estavam observando o planeta Terra ? Ou isso tudo não passava de imaginação do Sr. Cave?
O conto é muito bom, mas para quem leu ou assistiu o filme ?A Guerra Dos Mundos ? como eu. Vai ter uma experiência de leitura ainda melhor. Pois deixa o conto com um grau de ameaça bem profundo. Um tom agoirento que apenas por ler o conto não terá esse tipo de sentimento.

David 18/05/2020

Conto rápido que trás o leitor para dentro da história de maneira simples e de leitura fácil. Para quem está na vibe daquela leitura rápida é altamente recomendada.

Vini 07/06/2021

Curioso
História bem curta, porém curiosa, achei interessante essa idéia do autor. Peguei porque estava de graça na Amazon, e é legal para passar o tempo.
Juu 07/06/2021minha estante
Minúsculo, né ??? KKKKKKKKK 19 páginas

Vini 07/06/2021minha estante
Siim, se tivesse mais paginas ou fosse uma série maior, seria bem interessante

Nathi 25/06/2020

Curtinho, mas confuso...
Não tem muito o que dizer sobre o livro, ele é bem curtinho e dá para ler em poucos minutos. É uma história curiosa, porém parece que falta detalhes importantes enquanto outros são acrescentados desnecessariamente. Os personagens são até que interessantes, mas não são explorados. E os acontecimentos não apresentam um desfecho, acaba de um jeito que você não sabe o que acontece no fim de tudo! Parece mais um relato do que uma história em si...
Enfim, legal para passar o tempo por ser bem rapidinha a leitura, mas não é cativante.

Letty 17/08/2020

Foi o primeiro conto que li do autor e adorei a escrita. Ele consegue de uma forma super leve, mas rica em detalhes, tornar a história interessante com um ar de mistério. É aquele tipo de leitura tão boa que você lê rapidinho e nem vê o tempo passar. Queria uma continuação haha.

Enfim, a leitura é maravilhosa!!! Vale a pena reservar uns minutinhos do dia para ler.

@prazerliterariooficial 24/05/2021

Curiosidade
Esse conto demostra que a curiosidade não nos leva a total saciedade e nos deixa insatisfeitos com a realidade e inocuos com sentimentos alheios.

Gleison Marques 17/04/2021

Intrigante
Wells escreve de tal forma, que nos envolve como se a história fosse real e estivéssemos compartilhando um segredo íntimo. Aqui vamos acompanhar um comerciante de antiguidades que descobre, em um de seus produtos, um segredo surpreendente. Apaixonado pela descoberta ele o esconde e começa a investigar as visões misteriosas que o Ovo de Cristal lhe dá sobre criaturas estranhas. Agora saber sobre sua origem e o quê são tais criatiras, vai castigar o imaginário do leitor por dias a fio.

agasbriela 22/03/2021

Resenha
É um bom livro pra passar o tempo e sair da ressaca literária, o final é bem inesperado.

Navi.Azuos 29/01/2024

Seria o início de A Guerra dos Mundos?
Não conheço a ordem de publicação e não pesquisei se este conto veio antes ou depois do romance A Guerra dos Mundos, mas ao ler o senti como uma introdução ao segundo. É um conto legal, a história cria umas curiosidades, mas o desfecho é um tanto fraco.

Duda 24/08/2020

leitura rápida e intrigante

Gabriel1994 08/03/2022

Passatempo
Mais um conto concluído e aventurado da amazon, lido pelo aplicativo do kindle. Eu gosto desses contos do H.G Wells que sempre nos traz uma pulga atrás da orelha.

O início do conto eu achei engraçado com o personagem e sua mulher entrando em discussão por conta do Ovo de Cristal.

O que Wells quis dizer com esse Ovo de Cristal e as visões fantásticas do personagem quando olhava para esse hipnotizante objeto? Seria um simples conto com gosto de ficção ou ele realmente quis ilustrar algo dentro de nós?

Não consegui captar ao todo a história, mas gostei do conto como passatempo para vencer essa insônia.

Muito legal! Nota 3.