Confesso: a autobiografia

Confesso: a autobiografia Rob Halford

Resenhas - Confesso: a autobiografia

Amanda Magri 12/01/2024

Uma história de amor ao metal e superações
Rob Halford narra de forma bem humorada e sincera toda a sua trajetória musical, sua construção de personalidade, vivências marcantes e seu relacionamento familiar e todos seus amores e decepções. Leitura indispensável para fãs de heavy metal ou apenas curiosos sobre como era a vida de um jovem gay décadas passadas no interior da Europa.

ArthurmalariA 13/07/2023

Metal God
Rob Halford, nascido Robert John Arthur Halford em 1951 em Birmigham, é vocalista do Judas Priest, Fight, Halford e 2wo, por unanimidade conhecido como o Deus do Metal, teve a brilhantíssima ideia de escrever esse livro e nos presentear com sua história, seus relatos da vida como vocalista de uma das principais bandas do heavy metal, como viveu por (muito) tempo no armário com medo de se assumir perante a um dos públicos mais cabeça fechada de todos (pois é: incoerência esse conservadorismo), seus amores, seus vícios e sua trajetória pessoal. A escrita de Halford é tão poderosa quanto seus vocais estrondosos. Com uma honestidade brutal e sem filtros, ele revela detalhes íntimos de sua vida, desde sua infância até os dias de glória com a banda. Cada página é um grito de autenticidade e paixão pela música pesada. Resiliente, Halford compartilha aqui sua história repleta de loucura, excessos e batalhas pessoais, com uma escrita tão poderosa quanto seus vocais estrondosos. Compartilha com muita coragem sua luta contra os vícios, sua jornada em busca de aceitação e suas maneiras de viver seus desejos e fantasias de forma "escondida" do público. Aliás, as histórias que ele conta aqui dessas aventuras sexuais são divertidas e até perigosas. Rob sofreu pra encontrar o amor verdadeiro, passou por um relacionamento abusivo, um suicida, um hétero que queria apenas se aproveitar de sua companhia (quem não queria né?!) e depois de esconder sua sexualidade por tantos anos, revelou ser gay por acaso e por engano durante uma entrevista qualquer enquanto encabeçava seu trabalho mais controverso "2wo". Durante boa parte do livro assume que nunca quis se envolver em questões políticas, nem empunhar uma bandeira LGBTQIA+, sem nem perceber que na verdade, sua trajetória serve de inspiração àqueles que se sentem aprisionados num armário.
Eu encontrei tudo o que deseja nesse livro.
Os relatos sobre as gravações dos álbuns clássicos, as turnês lendárias e as interações com outras lendas do metal (não só do Metal, Halford nos presenteia com os divertidos e emocionantes relatos de seu encontro com a Lady Gaga e a rainha Elizabeth - aliás, minha única ressalva em relação a esse Deus é o fato de ele ser monarquista, PAU 🤬 #$%!& DA MONARQUIA) são como riffs poderosos que nos arrepiam a espinha. É como se estivéssemos ao lado de Halford no palco, vivenciando cada acorde e cada grito junto com ele.
Aqui preciso abrir uma ressalva: não sei você, que está lendo essa resenha, mas eu fui enganado no início dos anos 2000 pelo marketing boca a boca do filme Rock Star, em que o vocalista de uma banda gigante é demitido da banda quando seus integrantes descobrem que o mesmo é gay e que se dizia inspirado pela história do Priest. Halford nunca foi demitido da banda, os membros e agentes dos bastidores sempre souberam de sua sexualidade. Rob saiu do Judas por uma falha de comunicação em 93 pra gravar seu disco solo com a banda Fight, sua sexualidade veio à tona muito tempo depois, em 1998! Lógico que isso nao diminui o quanto gosto do filme, e acho que a inspiração pode vir mais da história de seu substituto na banda, que era fanático pelo Priest e cantava em uma banda cover.
Como um head banger apaixonado, não poderia deixar de mencionar a influência das memórias visuais e fotografias incríveis presentes no livro. Elas nos levam a uma viagem nostálgica, onde podemos testemunhar o poder do metal através das décadas. "Confesso" é mais do que um livro, é uma ode apaixonada ao metal e à vida de um dos maiores ícones do gênero. Rob Halford prova ser não apenas um Deus do Metal, mas também um contador de histórias excepcional. Se era possível, me tornei AINDA MAIS FÃ desse cara depois de ler o livro, que já figura entre meus preferidos da vida!
"Confesso" é uma leitura obrigatória pra qualquer Head banger, mas não ser restringe a esse público... se você gosta de biografias e de uma boa leitura divertida e fascinante, esse livro é pra você. 10/10 \m/
ArthurmalariA 13/07/2023minha estante
Esqueci de falar que o livro foi escrito durante um lock down durante a pandemia de Corona vírus, o que talvez serviu como uma inspiração existencial pra esse relato tão perfeito e profundo.

Sil 11/08/2022

Rob Halford é vocalista de uma das bandas de metal mais importantes da Grã-Betanha: Judas Priest. Prestes a completar 70 anos de idade ele nunca imaginou passar por uma pandemia que o impossibilitasse de fazer o que ele mais ama: estar nos palcos perto de seus fãs. Mas esse período infinito em que estamos vivendo o fez revirar suas memórias e confessar seus pecados nesse biografia, em que ele conta detalhes sobre sua vida pessoal que, provavelmente, nenhum fã fervoroso da banda saiba. Eu não me considero fã do Judas Priest, porém cresci ouvindo bandas que foram inspiradas por eles e que me mostraram o que é adorar uma banda e ser uma headbanger, portanto não há como negar a importância deles para a formação do meu gosto musical e mais do que isso a importância da representação de Rob Halford para o metal. Além de ser um cantor excepcional, e eu convido vocês a ouvirem algumas músicas após a leitura do post, sua história de vida é de deixar qualquer pessoa perplexa e, muitas vezes, duvidando como que ele conseguiu chegar até aqui.

Ele cresceu em uma pequena cidade próxima a Birmingham, na Inglaterra. Já no inicio do livro ele descreve esse lugar, que era uma cidade industrial, com o cheiro e o gosto do metal. Sua infância foi tranquila, mesmo com as brigas de seus pais ele diz que não carrega nenhum trauma em relação à isso, com exceção do seu medo de confrontamento. A vida de Rob começou a mudar quando ele percebeu, ainda com 10 anos, que é gay. Mesmo tendo plena consciência da sua sexualidade ele não entendia muito bem o que é ser um homem gay na sociedade, qual era o seu papel, e em algumas situações de abuso muitas vezes ele se questionou isso. "É isso que é ser gay?" se referindo à um homem mais velho que abusa de vulnerabilidade de outro mais jovem. Rob conta no livro todas as suas descobertas e relacionamentos que ele teve ao longo da vida, desde o primeiro bar gay, a primeira revista lgbt e o primeiro glory hole [buracos estrategicamente posicionados para que homens pudessem fazer sexo oral em banheiros públicos, muito comum na época], que inclusive se tornou um hábito que ele fazia sempre que estava na estrada.

Muito além de sua vida pessoal o livro conta um pouco da história da banda através das gravações dos álbuns e relatos da turnê, inclusive turnês na América do Sul onde ele relata sobre um estrelismo de Axl Rose no Rock in Rio II, em 1991. Para quem escuta a banda há anos deve ser muito bom ler relatos sobre algumas das composições mais importantes do cantor e poder saber, de fato, o que elas significavam para ele na época. Também é interessante ver todos os problemas que aconteceram com alguns álbuns para não ter sido muito bom, na critica e nas vendas. Rob não poupa o seu fã ao contar as verdades, mesmo que ela não seja boa de ler. Uma das melhores coisas para mim foi ver o carinho que ele tem por seus companheiros, da mesma forma que eles tem por Rob. Isso fica claro ao percebermos que mesmo que Rob nunca tenha contado, por muitos anos, sobre sua sexualidade, e que fosse óbvio para todos, eles sempre o trataram como igual, respeitando suas composições, sua vida pessoal e muitas vezes tendo que conviver com os amantes tóxicos do cantor. Claro que isso é o mínimo que esperamos das pessoas, mas considerando que é os anos 80 e eles são uma banda de metal (que tem uns fãs muito tóxicos, ainda nos dias atuais) é de acreditar que nada está perdido ainda. E acho que nem preciso falar do quão importante esse homem é para os fãs lgbtqia+ do metal, né? Eu gostaria de ter tido idade suficiente em 1999, quando ele se assumiu em plena MTV, para entender a importância que tem.

Rob Halford conta aqui um pouco sobre todas as fases de sua vida e todas as consequências que isso trouxeram para ele, mas não apenas de coisa triste sua história é feita. Apesar de relacionamentos fracassados e o alcoolismo ele passou por coisas muito boas em sua vida e é grato por isso, é grato a banda por isso. Gosto de ler biografias para ver essas fases das pessoas ali retratadas e entender o que tal atitude representou e no caso de Rob eu quis compreender muito mais como foi para ele ser gay em um universo tóxico como o metal. Então ler tudo o que ele conta no livro, sua ruina por ter que se esconder por tantos anos, e vê-lo hoje em dia em seu Instagram sendo tão livre, usando salto alto ou com a bunda de fora, é simplesmente maravilhoso. Eu já admirava o cantor pelo seu talento, seja no Judas Priest ou nas participações que ele fez em músicas de bandas que eu adoro, hoje eu admiro também a pessoa. Vou torcer para que essa pandemia acabe logo para que Judas Priest possa vir ao Brasil com uma de suas turnês e, mais vez, Rob se impressione com o fanatismos do público latino-americano.

Antes de finalizar eu preciso falar que adoro o clichê Rob Halford fã de diva pop ♥. Ele conta sobre quando foi no show da Lady Gaga e quando soube que ela é uma grande fã do Judas Priest. Eu vejo essas coisas já fico doidinha esperando um feat um dia. E umas outras fofoquinhas e encontro de pessoas famosas (nada muito polêmico, o cara não quer ser processado, né kkk).

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/05/resenha-confesso-autobiografia.html

Morais20 03/07/2022

Profundo
O Deus do Metal abre seu coração e relata de forma ampla sua história, sem pudores, sem rancores e sem medo. De agora em diante a vida de Rob Halford é, e será pra sempre, um livro aberto.

Paulo2144 29/12/2021

Sensacional
A autobiografia do "Metal God" é sensacional. Fico muito feliz que ele tenha tido a coragem de contar a sua história dessa maneira. Apesar de ter algumas partes bem pesadas e outras bem dramáticas, no geral, é um livro bem divertido e de leitura bastante fluida. Se vc gosta de rock/metal vai gostar muito desse livro, com certeza. Mas, mesmo para quem não é fã do estilo, é uma ótima leitura. Recomendo!
Uma dica, ir ouvindo a discografia do Priest, durante a leitura, enquanto o Rob Halford vai citando os álbuns é muito legal. Para mim deu muito certo e foi a trilha sonora perfeita! \,,/

Núbia Cortinhas 20/08/2021

É para aplaudir de pé!!
Eu só conhecia o Judas Priest só de ouvir falar, nunca tinha escutado uma música sequer da banda. Mas como ela participou do melhor Rock in Rio (1993) de todos os tempos (na minha humilde opinião) me interessei em ler essa biografia incrível do Rob Halford logo da banda Judas Priest, pois foi algo notoriamente inseparável. E não me arrependi em nenhum momento da leitura!
Que narrativa maravilhosa! Parecia que eu estava sentada tomando um chá com o Rob e conversando sobre a vida... Sem falar que amei conhecer as músicas e ver os shows que estão todos no YouTube! Sim! Você pode acompanhar toda a trajetória da banda e do Rob - quando ele se aventura na fase solo - pelo You Tube, desde a primeira aparição na Tv.
E isso foi bom demais! E me pergunto porque eu não os conheci antes? Acho que foi porque eu curtia muito Nirvana e achava que heavy metal seria algo pesado demais para o meu gosto kkkk ,bobagens de adolescente. Mas... Leiam, acompanhem pelo YouTube... Se joguem... Se rendam ao Judas Priest e a leitura rápida, fluída, emocionante e eletrizante do Deus do Metal neste livro!! Pois é para aplaudir de pé essa história de perseverança, coragem, superação e humildade que com muito bom humor nos foi apresentada.

Andie 26/06/2021

Íntimo e reverente
Rob Halford abre seu coração e despeja nesse livro cada pedacinho de seu passado. Com uma linguagem direta e sincera, nos sentimos amigos próximos do Deus do Metal. Da infância confusa ao estrelato, nos sentimos agoniados com o processo de aceitação de sua sexualidade, um ponto bastante abordado no livro. Rob nos encoraja a aceitar ser quem somos, a ser quem somos independente de qualquer opinião alheia. Uma leitura daquelas que não dá vontade de parar até o final. E quando o final chega, você se sente de luto.

Vinicius.Dias 22/06/2021

Uma verdadeira confissão do "padre" Halford!
Se você curte música pesada e acompanha a cena do Heavy Metal, Rob Halford não só dispensa apresentações, como provavelmente já te fez bangear e se divertir bastante ao som de suas músicas. Agora, se você nunca ouviu falar nele e nas bandas Judas Priest, Fight e Halford, eu te digo uma coisa: você está diante da história de vida da pessoa que recebeu o título de DEUS DO METAL. São aproximadamente 50 anos entregues à música e ao som pesado, carregando a bandeira do Heavy Metal por todo o globo e hoje, aos 70 anos, ainda esbanja energia e vontade de continuar disseminando a palavra do Metal por onde quer que estejam dispostos a ouvi-la.

Acontece que esse livro não é simplesmente uma história da sua vida e, de quebra, da trajetória do Judas Priest. É um livro profundo sobre o ser humano. Sobre aceitação. Sobre raízes e família. Rob Halford é um dos principais frontmans de uma das principais bandas de Heavy Metal do mundo e é gay. Em um meio extremamento machista e homofóbico, Halford é uma centelha de luz e vida brilhando e enchendo o coração de várias pessoas de esperanças em um meio bastante tóxico e intolerante quanto às diferentes sexualidades. Como metáfora, uma flor que nasceu em meio ao lixão, mas uma flor bem dark, vestida de couro e repleta de espinhos em forma de rebites.

Nascido no Reino Unido em uma cidade industrial voltada para a produção de ferro gusa, já sentia o cheiro e o sabor do Heavy Metal antes mesmo da música ser inventada. Na escolinha, encantou uma plateia de professores e alunos ao cantar uma cantiga de roda que culminou em sua primeira salva de palmas, porém, foi com a rebeldia da juventude e com a descoberta do Rock’n’Roll que ele se encontrou de vez. Ele queria viver da música e para a música, assim, correu atrás do seu sonho. No momento em que o Judas Priest precisava de um vocalista, lá estava ele, pronto para assumir o vocal e ajudar na criação/consolidação do Heavy Metal britânico.

Nessa autobiografia encontramos o Halford desnudo e escancarando o seu coração para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a sua jornada. Ele literalmente está confessando tudo que passou / sofreu / conquistou / encarou na sua vida. Os problemas emocionais em decorrência de uma não aceitação da sua sexualidade; o vício em álcool e drogas como forma de suprimir e abafar a vontade crescente que tinha de ser aceito; os relacionamentos tóxicos e complicados pelos quais passou grande parte da sua vida; o ressurgimento das cinzas após se ver no fundo do poço; a descoberta do amor próprio e de um relacionamento saudável; a sua relação com a família, amigos e bandas; a ascensão, a saída e a volta ao Judas Priest; sua incursão em uma carreira solo e as consequência disso. Tudo sobre a vida do Metal God está escrito nessas páginas. Ora temos aquele bom e velho humor britânico como alívio cômico, ora temos a crueza e sinceridade de alguém nascido em uma cidade que veio do proletariado, ora temos empatia e carinho de um ser humano iluminado, ora temos um Rob sacana e sem papas na língua ao contar como era ser um homossexual em um período de zero aceitação e todas as estripulias que ele precisava se arriscar para conseguir um pouco de carinho, afeto e satisfação sexual. Ou seja, é um livro com muita informação e que desperta muitos diferentes sentimentos, desde a introspecção até as largas gargalhadas.

Acredito que até aqui, já tenha conseguido mostrar o quanto esse livro é importante e interessante, porém ainda vale citar que o Rob aborda diversos assuntos do meio da música, curiosidades dos lançamentos, das músicas e das turnês. Você vai descobrir quais músicas do Judas Priest falam sobre a homossexualidade, quais as tretas que rolaram entre eles e principalmente entre as bandas das turnês… É um livro rico de quem viveu na pele 50 anos de música. Não é pouca bagagem que tem aqui não.

Foi lançado pela Editora Belas Letras que vem fazendo um trabalho sensacional na busca e lançamento no mercado nacional de grandes obras relacionadas a música e, principalmente, ao Rock’n’Roll. A edição do livro é em capa dura e acompanha um pôster muito foda, um adesivo do Judas Priest, um marcador de páginas próprio e um bótom. Material de primeira para fã nenhum colocar defeito. Super indicado para todo mundo que ama esse estilo de música, para fãs do Rob Halford ou das bandas que ele fez parte e para qualquer pessoa que queira entender e conhecer a história de um ser humano sensacional que tirou forças das suas raízes e tomou de assalto um meio que super julgava a sua sexualidade, tornando-se um verdadeiro Deus, adorado e respeitado por todos. Não perca tempo e venha logo conferir a confissão desse “padre” que super pecou e agora busca a benção de vocês.

“Sou a bicha imponente do Heavy Metal”. Halford, Rob.

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Mima 11/06/2021

Metal god
Porém, mais do que tudo, percebi que não precisava fazer nada. Só estar no palco, assumido, desafiador, orgulhoso e no comando de uma banda de heavy metal capaz de lotar arenas na Rússia já era uma mensagem suficiente: Aqui estou eu. Este sou eu. Aceitem!

Cantar é meu alívio mental; meu propósito e meu sentido na vida.

Agora, mais do que nunca, sou fã do Metal God

Chicano 03/06/2021

Metal God
Que biografia bem escrita, vc lê as 400 páginas e acaba querendo mais, objetiva, divertida e sem enrolação, indico com tranquilidade ????????

Escritor.Lucas 10/04/2021

Sensacional
Biografia do Deus do Metal e vocalista de uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo, o Judas Priest. Li em apenas um dia, o livro é sensacional e passa por toda a vida e pela carreira da banda. Como em toda biografia das grandes bandas internacionais, o Brasil é citado várias vezes, ou pelo Rock in Rio ou pelos fãs de São Paulo. Extremamente recomendado para cada fã de Heavy Metal e principalmente do Judas Priest.