De Repente Adolescente

Olívia Pilar

Resenhas - De Repente Adolescente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

iamagathah 24/04/2024

Contos sobre ser adolescente!
Gostei de todos os contos e todos foram legais (claro que alguns eu gostei mais do que outros). É muito legal ler essas histórias sendo adolescentes, porque você se identifica com as vivências das personagens. Minhas crônicas favoritas foram "A última suspeita", "A Revolta dos Salgados" e "Segunda Chance" e eu adorei a "conversa" dos autores no final do livro. Fazia um tempinho que eu não lia um livro nacional e já estava sentindo falta e como sempre foi um livro maravilhoso.

beatriz2029 24/03/2024

Eu sinceramente gostei muito do livro. Como quase todos livros de contos, vão ter alguns que vão nos agradar mais do que outros, mas em geral achei incrível! Amei a maioria das histórias, tirei apenas uma estrela por conta de alguns pontos e personagens em algumas histórias mas é importante lembrar que estamos lendo (quase em 100% do livro) personagens pré-adolescentes ou adolescentes e temos que ter empatia pelo seu jeito de ver o mundo.

isabelav. 12/03/2024

De Repente Adolescente
Gostei bastante, mas teve partes que me irritou. Gostei do fato de ter mencionado várias coisas que geralmente não compartilhamos com as outras pessoas, coisas mais íntimas. Muitos momentos os personagens acham que são os únicos que estão passando por isso, mas em muitas partes eu me identifiquei...até demais KKKKKKKK. A melhor história na minha opinião, foi a "Segunda Chance", por mim teria um livro inteiro só dela, aqueceu meu coração.

winter8 27/01/2024

Avaliar um livro com várias histórias é difícil, nunca é 100% bom ou ruim.. Gostei do livro em si, algumas histórias cativam muito, outras li arrastada.

Gabi 15/12/2023

Nada linear
A Antologia não tem um padrão de qualidade linear. Contos bons se alternam com contos extremamente densos de linguagem difícil ou narrativa vazia e rasa.

luizybr 16/11/2023

"OLHA O BEN 10 SE AGARRANDO COM O FOFÃO"
Tirando dois contos que foram chatinhos o livro é legal sim
SIM VITOR O HOMEM ARANHA É O MELHOR HERÓI!! TE AMO VITOR MARTINS

Lipee113 10/11/2023

Coração quentinho ?
Eu simplesmente amei como esse livro aborda vários assuntos em vários contos e no final todos te deixam de coração quentinho. o meu conto favorito com certeza foi o do Vitor Martins "Agulhas e bolinhas" achei incrível a maneira como fala sobre o Luto na adolescência. super recomendo pra adolescente de 12/13 anos!

flaflamacedo 13/09/2023

O livro é uma antologia de contos que narram várias experiências da adolescência. Primeiro amor, amadurecimento e problemas familiares são alguns dos temas tratados nos contos.

duda924 30/07/2023

Diferente e interessante
Essa foi uma leitura obrigatória da minha escola. Terminei faz um tempinho já, mas como entrei em uma ressaca literária acabei não entrando aqui no app e marcando como lido.
O livro é basicamente 10 contos de autores diferentes contando histórias diferentes e curtinhas. Eu gostei de praticamente todas as histórias, a linguagem da maioria dos contos é bem tranquila de entender e muitos deles contém elementos (conversas no whatsapp, recibos, cartinhas) que te fazem entrar mais na história contada. Recomendo!

thataly 14/07/2023

A adolescência
O livro traz 10 contos diferentes sobre a adolescência, e várias vivências dessa fase,contos sobre amadurecimento e o que é crescer,o conto a batalha das mamonas verdes me surpreendeu

fariaxt 10/05/2023

Especial!
Tenho um carinho enorme por esse livro, pelas histórias narradas nele, pelas histórias que conheci através dele e pelas várias histórias que conhecerei ao ler ele para outras pessoas.

O conto agulhas e bolinhas é o "corpus" do meu trabalho de conclusão de curso e é tem significado demais pra mim. ?

Maya 25/04/2023

?De repente, adolescente?
Um livro que quase ninguém conhece. Comprei esse livro pois contém histórias das minha autoras brasileiras prediletas, Clara Alves e Keka Reis.
São dez histórias sobre como alguns adolescentes encaram a adolescência, cada um do seu jeito. É bom pra passar o tempo. Como tem muitos personagens é fácil de se identificar. ?

Pato 09/03/2023

De Repente Adolescente é uma antologia formada por dez contos sobre adolescência, publicado pela editora Seguinte em junho de 2021. O livro traz uma boa variedade de autories acostumades a escrever para este público. Os contos são independentes e podem ser lindos em qualquer ordem, abordando diversos temas referentes à essa fase tão conturbada da vida.
O livro apresenta uma variedade curiosa de contos, passando por temas comuns da época como a primeira menstruação e o primeiro amor, mas também se adensando em temas mais complexos como socialização de pessoas com deficiência, divórcio e até gentrificação. A mistura dos contos diversas vezes não faz sentido, levando quem lê de uma narrativa leve para textos que possuem texto político muito fortes, e de volta às narrativas adolescentes sem nenhum aviso quanto aos temas.
A maior parte dos contos é engraçada, o que torna a leitura leve, apesar de alguns percalços no caminho. O maravilhoso "A revolta dos salgados", de Iris Figueiredo, funciona muito mal no leitor de ebook devido ao grande número de imagens, o que em alguns momentos quebra a diagramação do conto. A dobradinha dos contos do Jim Anotsu, "A batalha das mamonas verdes", e da Julie Dorrico, "Menina-moça", apesar de muito boa, foi um pouco difícil de superar por se tratarem de contos com temáticas mais adultas. Na minha opinião o ponto alto do livro é "A maior artista de Maranguape" em que temos a jornada de Rayllane em busca do estrelato e algumas consequências que ela nunca poderia ter previsto.
De forma geral, o livro tem uma proposta interessante e bons contos voltados a um público adolescente ou até mesmo pré-adolescente. É só arrumar a mochila, separar o material escolar e se deliciar com as narrativas que te esperam.
Abner Elendil Dylan 15/04/2023minha estante
Podem ser lindos. Isso não foi um typo né? Kkk

Sander.Garcia 16/04/2023minha estante
Vc indicaria para a idade de 11 ou 12 anos ?

Pato 17/04/2023minha estante
Acredito que 11 ou 12 parece uma boa idade para ler os contos. Tem bastante narrativa sobre menarca, sobre primeiros amores, colégio... acredito que rolaria bastante identificação.

Sander.Garcia 17/04/2023minha estante
Valeu ??

rafaela571 24/01/2023

é quase um abraço na minha eu pré-adolescente
o livro é ótimo. os contos são engracados, fofos, tocantes e reflexivos, os autores mandaram bem demais!!!

em cada um dos contos eu consegui encaixar alguma coisinha na minha vida e isso foi TÃO reconfortante, porque quando eu tinha a idade dos protagonistas (12 a 15, se eu não me engano) eu sentia que ninguém mais passava por essas coisas e eu tava sozinha, mas quando os contos deixam claro que >não< é assim, eu consegui olhar com mais carinho pra minha pré-adolescência e adolescência ? mesmo que eu já esteja no finalzinho da última.

a leitura vale muito a pena!!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5