De Repente Adolescente

Resenhas - De Repente Adolescente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lulubs 08/01/2022

De repente adolescente
Um livro que quase ngm conhece mas até gostei. São 10 histórias diferentes de autores diferentes em um livro só. Bom pra passar tempo. Algumas me prenderam mas outras nem tanto. Mas como são várias vc consegue se identificar com no mínimo 1 personagem.

Izabela 10/08/2021

Adoro livros com vários contos assim dentro de um tema em comum. São leituras leves e que, normalmente, te fazem conhecer autores bem legais. No caso, eu já conhecia alguns dos autores, mas tive também muitas surpresas agradáveis por aqui. Temos um livro que foca nos dramas, amores e vivências no geral de um adolescente brasileiro e é uma delícia ler sobre essa época, mesmo já estando bem longe dessa realidade (hehe). Os contos são bem variados e as escritas e estilos também, o que garante que pelo menos um deles vai te prender demais e mais de um você vai gostar muito. Ao mesmo tempo, isso não garante que vai gostar de todos, não que não sejam bons, mas, como falei, os estilos são bem diferentes. No caso, eu gostei muito mesmo de dois dos contos, mas também gostei muito de outros quatro. Enquanto isso, os outros quatro foram leituras legais, mas não foram muito meu tipo. Juntando todos esses fatores, o livro acabou com quatro estrelas e meia (e com eu comprando livros dos autores que gostei mais dos contos também, rs). É uma leitura bem leve e divertida, além de ser indicada para maiores de onze anos (belezura).

Temos dez contos que, por caminhos diferentes, focam na vida do pré-adolescente e do adolescente na nossa realidade. Entre jovens que estão lidando com a separação e briga constante dos pais, jovens que estão se apaixonando pela primeira vez, jovens que estão lutando pelo que acreditam e outras coisas, temos até mesmo a formação de um estado brasileiro e as vivências de uma jovem indígena. Como falei, tem assunto para agradar tudo e todos e de uma forma bem leve. Como falar dos dez seria bem complicado e por serem contos tudo pode acabar virando spoiler, vou focar aqui nos meus dois favoritos: Agulhas e Bolinhas, do Vitor Martins e A Revolta dos Salgados, da Iris Figueiredo.

No primeiro citado (que é o último do livro) temos a escrita contagiante, leve e devorável do Vitor. Um conto LGBT+ focado nas primeiras descobertas de quem de fato você é e como tudo é tão simples e puro. Um menino que acaba indo aprender a bordar para lidar com todos os sentimentos que guarda dentro dele (inclusive, a perda de um ente muito querido) e por lá encontra bem mais que linhas e agulhas. Encontra algo que realmente gosta, um novo amigo e também o cachorro mais brincalhão do mundo todo. No segundo citado (que é o terceiro do livro), temos a história de uma jovem que quer salvar a biblioteca da escola e, para conseguir isso, acaba no meio de uma candidatura a representante de turma na escola. Uma eleição muito acirrada que acaba com compra devotos (com salgado da cantina!), muita parceria dos colegas de sala e muitos posts divertidos e trocas de mensagem, que deixam o conto devorável e bem delícia de ler. Sem esquecer que todo o envolvimento da biblioteca na história deixa um quentinho no coração.

Como sei que são curiosos (como eu), os outros contos que gostei muito foram: Eu Estou Aqui (Clara Alves), A Última Suspeita (Camila Fremder), Casa Nova (Keka Reis) e Segunda Chance (Lully Trigo). Os outros são tão bons quanto, mas, como comentei, não foram muito meu estilo de leitura (e isso acontece!). E realmente uma leitura muito leve e rápida, além de que vale a pena para todas as idades. Para quem está vivendo esse momento e para quem já viveu (meu caso!). E aí, já leu? Qual foi o seu favorito?

site: http://www.brincandodeescritora.com/

The 22/08/2021

Contos Nacionais
Longe de serem apenas histórias adolescentes sobre descobertas e crescimentos, os contos com os quais nos deparamos nessa antologia nos levam a reflexões de vida inesperadas. Você pode já ter passado da adolescência e/ou nunca ter estado em algumas dessas situações que implicam diferentes vivências e acontecimentos familiares, mas sem dúvida aprenderá, refletirá e com certeza irá se identificar com alguma delas. Eu amei o conto protagonizado por Belo Horizonte, relembrando seus outros tempos, quando ainda era uma cidade nova, presenciando a vida dos seus moradores, e os conflitos em seu solo. Também me apaixonei pelo neto que quer honrar uma paixão do avó que o criou e sempre foi para ele um pai. Refleti com a menina que queria ser atriz e que adaptou seu grande sonho conforme foi conduzida pela vida, afinal num primeiro momento as coisas podem não parecer boas mas nos levam a conquistas que nem imaginamos.

site: https://www.instagram.com/p/CR90SVuLRmk/?utm_source=ig_web_copy_link

Sthellxs0 10/09/2021

De repente adolescente
Esse livro é uma analogia de contos, oque significa que ele é um livro com meio que varios contos dentro deles. Então tem um conto que vc vai gostar mais e outro que vc n vai gostar nem um pouco kkkkk
Confesso que eu esperava que todos os contos fossem fofinhos, romanticozinhos e etc... Não que me deixassem c depressão ?????
Mas esse livro é muito bom! Valeu muito apena ter comprado ele pq ele é prft SENHORRRR
mas como eu disse tds tem os favoritos kkkk os meus foram a 1 história (que eu quase mijei de rir kkkkk) chamada "a última suspeita" e vey eu gostei tanto da escrita q quero ler os outros livros dela kkkk, o 2 "Eu estou aqui" que me deixou bastante depressiva kkkkk, o 3 "a revolta dos salgados" que eu achei muito legal a forma como ela contou q história e o último "agulhas e bolinhas" do vitor martins q é perfeito, eu amo a escrita desse homem!!!!!
Confesso que comprej esse livro pelo vitor Martins já q tudo oq ele lança eu compro kkkkkkkkkk ??? (mas isso é segredo nosso)
LEIAMMMMMMM

10/setembro
Pedro 10/09/2021minha estante
VC FALOU NO PV QUE NÃO TINHA GOSTADO

Sthellxs0 10/09/2021minha estante
EU GOSTEI!!!! MAS NÃO É MEU FAV

Fabiana 16/07/2021

Gostei
Demorei pra terminar porque estava lendo 4 livros simultaneamente, gostei muito dos contos, cada um é único, nenhum se parece com o outro e foi possível encontrar personagens que se parece muito com como sou.
Gostei muito, recomendo!

Grailson 02/10/2021

Maravilhoso
Eu amo ler antologias e quando soube dessa, fiquei muito curioso para ler.
Como todo livro com diversos contos, sempre terão alguns que o leitor gosta mais e outros que gosta menos, entretanto, isso não atrapalha a experiência com esta leitura.
O livro aborda a adolescência e suas diversas e diferentes questões de um modo incrível, todas as histórias são maravilhosas ao seu modo com todos os assuntos que abordam como busca por sonhos, luto, descobertas sobre si mesmo, os diferentes modos de encarar a vida e afins, sem perder a essência e a leveza ao longo dos textos.
Com toda certeza uma grande recomendação daqui para frente.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 30/06/2021

Resenha: De repente adolescente | Vários autores da Editora Seguinte
De repente adolescente é uma antologia de contos com diversos autores da Editora Seguinte que são: Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Aciloli e Vitor Martins. Corresponde a Editora Seguinte sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro que veio com um marcador e post-its da própria editora. Nos primeiros stories que eu fiz alguns autores repostaram ou me mandaram mensagem desejando ótima leitura.

O livro é dividido em contos e no final apresenta uma conversa entre os autores. Capista: Cyla Costa. Elementos da capa remetem cada conto. Preparação: Stephanie Roque. Revisão Renata Lopes Del Nero e Marise Leal.

A obra são contos que tem um gráfico que resume muito bem: Amadurecimento, Conflitos familiares, Primeiro amor, Fantasia de Ben 10 e o cachorro mais feliz do mundo com dez autores. Meus contos favoritos foram A última suspeita, A Revolta dos Salgados, Menina moça, Casa Nova, Agulhas e bolinhas. Man no geral eu gostei de todos os contos mas esses eu gostei muito e os outros também são ótimos. O Conto do Vitor Martins tem referências aos heróis da Marvel e da Julie Dorrico referências indígenas.

Eu gostei muito de ler esse livro, a escrita é muito fluída e é muito rápido de terminar de ler. Eles uniram escritores incríveis para escrever essa obra. Eu indico e está disponível em diversas lojas como Submarino, Americanas e Amazon. Se você comprar logo até pode vir com brindes! Portanto esse é um livro leve e uma excelente escolha.

Quote:
"Depois a Feiticeira Escarlate, porque eu gosto de magia,e a Capitã Marvel também porque ela e realmente forte, e o Doutor Estranho, porque eu queria abrir portais também, e por último o Capitão América. Quase completo "porque ele é o mais bonito(...)"

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/06/resenha-de-repente-adolescente-varios.html

juliaememo 14/12/2021

De Repente Adolescente - Uma antologia real, divertida e engraçada
Este livro contém 10 contos de diferentes autores nacionais que falam muito sobre mudanças e transições.

A Revolta dos Saldados, da Iris Figueiredo. Eu ADOREI a maneira como este conto foi escrito, em forma de bilhetes, mensagens, listas, etc. Gostei muito do humor da história e das mensagens nas entrelinhas da trama principal.

Segunda Chance, da Luly Trigo. Este conto traz situações bem reais. Consegui imaginar algumas delas que nunca vivi pela ótima escrita da autora. Também adorei os personagens e seus próprios conflitos.

Agulhas e Bolinhas, do Vitor Martins. Essa história aqueceu meu coração. Com uma escrita super fofa e divertida, temos mensagens muito importantes sobre artes, talentos e sobre inclusões.

(Classificação indicativa: +11)

Ly 19/07/2021

QUE LIVRO MAIS DELICINHA!
Não dava nada por esse livro quando recebi da editora. Fiquei pensando "Meu Deus, um livro sobre adolescentes? Fala sério ??". Mas caaaara, esse livro me conquistou demais!!!
Pra começar, os contos são incríveis! Sério, a cada nova história eu me apaixonava demais pelos personagens e pelas suas experiências. O luto, amadurecimento, sonhos, amores e palhaçadas são alguns dos assuntos mais abordados em cada conto. E a leitura é incrivelmente fluida!!!
Além disso, é um livro NACIONAAAAL! Eu simplesmente amei as referências a nossa cultura brasileira, especialmente quando tinha um toque da nossa história ou do nosso folclore.
Sério, é um livro muito bem construído e que não se restringe somente aos adolescentes. É muito mais significativo! Amei demais.

zoni 01/04/2022

Como diria Roberto Carlos: são muitas emoções
Não sei o que escrever.
Eu realmente não faço ideia do que escrever, então, talvez nada aqui faça muito sentido.
De repente adolescente, é um livro que, pra mim, é experiência de leitura. Um livro feito de sensações e sentimentos, onde cada um vai sentir de uma forma, entender da sua maneira e ser tocado de modo muito particular. Focado nas vivências de adolescentes vivendo as delícias e as dificuldades da época, acompanhamos várias protagonistas interessantes e aprendemos pelo menos uma coisinha, com cada um deles.
Os destaques ficam para Iris Figueiredo, Keka Reis e Vitor Martins. Figueiredo entrega um jeito muito único e novo até, de narrar uma história, o que é magnífico. O conto meu prendeu do início ao fim e eu realmente sofri quando terminei, queria mais. Reis e Martins, por sua vez, entregam contos focados em relações familiares e recomeços. Ela, uma história sobre um pai voltando pra vida da filha depois de muito tempo e precisando lidar com o desconhecido de alguém que você conhecia tanto; e ele, um recomeço pós-luto. É incrível como o Vitor consegue entregar histórias tocantes, que vão da comédia ao drama, sem perder a autenticidade.
Indico.
Leve e profundo ao mesmo tempo. É um livro para sentir.

Alanne. 18/12/2022

De repente (esse livro é pra) adolescente...
É um livro de pequenos contos relacionados a sentimentos e visões dos adolescentes. Coisas sobre menstruação, vida colegial e etc... Bom pra quem quer uma leitura leve e rápida.

strdysfly 12/11/2021

Cativante
Eu nunca tinha lido um livro só de contos (já li alguns contos separados mas é bem diferente) e tive minhas expectativas atendidas.

Cada conto desse livro é único e bem singular, histórias diferentes com pessoas diferentes que possuem personalidades e realidades diferentes, mas o fato de os protagonistas serem adolescentes foi uma das coisas que fizeram com que eu me identificasse bastante com os personagens. Não é mistério que a adolescência é um período difícil e confuso, muita pressão é colocada em pessoas que estão no momento de transição da infância para a vida adulta e estão ainda descobrindo quem são, por isso, muitos adolescentes sentem tudo ao extremo, incluindo eu.

Admito que tiveram alguns contos que eu gostei mais e achei melhor escritos, mas isso é normal. De qualquer maneira, indico muito, é um livro leve e fácil mesmo que necessário pra quem ta entrando nessa fase da vida.

Koala Leitora 23/07/2021

Queria mais, não nego
A adolescência é um período complexo de aprendizado e novidades para a vida de todo ser humano, nessa fase algumas guerras precisam ser lutadas para a sobrevivência de uma nação que está no limbo entre ser adulto ou ainda ser criança.
Um período de descobertas onde dez autores nacionais se juntaram para contar histórias sobre esse período que você pode se identificar ou não, mas que com certeza vai te marcar de alguma forma.

?Era muito estranho que uma ausência pudesse construir abismos tão grandes entre pessoas ao redor.?

Uma delícia passear por dez histórias diferentes, histórias que vão desde a chegada da primeira menstruação, tabu entre muitas jovens, até o preconceito racial, algo que ainda precisa ser muito trabalhado na nossa população.
São histórias lindas, divertidas e educativas que nos ensina ao mesmo tempo em que trás quentinho no coração, principalmente para essa pessoa que vos fala, afinal o Vitor Martins fechou o livro com chave de ouro e abalou minhas estruturas me ensinando em um dia ainda vou conseguir ser eu outra vez.

?Não posso me apegar ao passado e sofrer pelo que não tenho mais, muito menos viver ansiosa com um futuro incerto.?

Nem preciso dizer que em meio a tantas maravilhas amei todas, mas tive as minhas preferidas, não é mesmo? E espero muito que quem ainda não conhece esse livro tenha a oportunidade de conhecer, pois cada conto é puro amor e envolvimento.
Ri, tive aperto no coração e até caiu uma lágrima dos olhos, tudo graças a esses autores incríveis que ficaram comigo por dois dias, espero mais em breve.

Pato 09/03/2023

De Repente Adolescente é uma antologia formada por dez contos sobre adolescência, publicado pela editora Seguinte em junho de 2021. O livro traz uma boa variedade de autories acostumades a escrever para este público. Os contos são independentes e podem ser lindos em qualquer ordem, abordando diversos temas referentes à essa fase tão conturbada da vida.
O livro apresenta uma variedade curiosa de contos, passando por temas comuns da época como a primeira menstruação e o primeiro amor, mas também se adensando em temas mais complexos como socialização de pessoas com deficiência, divórcio e até gentrificação. A mistura dos contos diversas vezes não faz sentido, levando quem lê de uma narrativa leve para textos que possuem texto político muito fortes, e de volta às narrativas adolescentes sem nenhum aviso quanto aos temas.
A maior parte dos contos é engraçada, o que torna a leitura leve, apesar de alguns percalços no caminho. O maravilhoso "A revolta dos salgados", de Iris Figueiredo, funciona muito mal no leitor de ebook devido ao grande número de imagens, o que em alguns momentos quebra a diagramação do conto. A dobradinha dos contos do Jim Anotsu, "A batalha das mamonas verdes", e da Julie Dorrico, "Menina-moça", apesar de muito boa, foi um pouco difícil de superar por se tratarem de contos com temáticas mais adultas. Na minha opinião o ponto alto do livro é "A maior artista de Maranguape" em que temos a jornada de Rayllane em busca do estrelato e algumas consequências que ela nunca poderia ter previsto.
De forma geral, o livro tem uma proposta interessante e bons contos voltados a um público adolescente ou até mesmo pré-adolescente. É só arrumar a mochila, separar o material escolar e se deliciar com as narrativas que te esperam.
Abner Elendil Dylan 15/04/2023minha estante
Podem ser lindos. Isso não foi um typo né? Kkk

Sander.Garcia 16/04/2023minha estante
Vc indicaria para a idade de 11 ou 12 anos ?

Pato 17/04/2023minha estante
Acredito que 11 ou 12 parece uma boa idade para ler os contos. Tem bastante narrativa sobre menarca, sobre primeiros amores, colégio... acredito que rolaria bastante identificação.

Sander.Garcia 17/04/2023minha estante
Valeu ??