Um milagre chamado Chika

Resenhas - Um milagre chamado Chika

San 28/10/2023

Emocionante
A leitura fluiu.
Gosto de ler histórias reais.
Que trabalho lindo faz Mitch Albon no Haiti.
Que linda, emocionante e triste história.
Cada um vive e lida com o luto de um jeito.
Gostei do modo que o autor apresentou sua história.

Thamiris.Treigher 11/01/2023

Inesquecível
Comecei a chorar na terceira página e até agora não parei. E nem sei se um dia vou parar, sempre que lembrar de Chika, Mitch e Janine.

Eu já tinha me encantado com a escrita de Mitch Albom em "A Última Grande Lição", uma história real assim como "Um Milagre Chamado Chika". O livro é um relato íntimo e muito emocionante do autor sobre a chegada de Chika na sua vida, uma garotinha de 5 anos que nasceu três dias antes do terremoto que devastou o Haiti, em 2010.

Chika viveu na miséria, perdeu sua mãe e foi levada para um orfanato em Port-au-Prince , que é justamente administrado pelo autor, Mitch Albom. Porém, aos 5 anos, Chika foi diagnosticada com uma doença grave, sem cura e sem tratamento no seu país, Haiti. Por isso, Mitch e sua esposa, Janine, decidem levá-la para sua cidade Detroit, nos EUA, na esperança que os tratamentos no país possam trazer alguma cura milagrosa.

A doença que acometeu Chika foi o DIPG, um tipo de tumor altamente agressivo e inoperável que cresce no tronco cerebral. Esse tipo de câncer geralmente atinge crianças com menos de 10 anos e a maioria dos pacientes não sobrevive mais de um ano após o diagnóstico.

A luta de Chika pela vida, junto com seus novos pais, é linda e avassaladora. São viagens, novos tratamentos, experimentos e estudos, vários remédios, tudo para buscar uma cura para Chika, ou pelo menos lhe garantir um pouco mais de tempo de vida. É um processo extremamente desgastante, especialmente para um criança pequena, que não tem muito noção do que está acontecendo. O laço de amor profundo que nasce, cresce e se aprofunda entre os três é extremamente comovente, e não tem como não se emocionar o tempo todo, durante e depois de toda a leitura.

Mesmo assim, Chika nunca reclamou, nunca perguntou o porquê de tantas remédios, tratamentos e idas a diversos hospitais. Seu jeito alegre, autêntico, intenso e cativante traz muitos ensinamentos sobre a celebração da vida e do amor.

Uma verdadeira lição de vida, de amor, de humanidade. De transbordar e de partir o coração. Chika, eu tenho certeza que nunca vou te esquecer.

"Dizem que os olhos são a janela da alma, Chika, mas a sua voz era o eco da sua, e ela nos faz falta todos os dias. Sua voz era tudo aquilo que você é, ou foi, ou continua sendo em algum outro lugar, quando não está aqui comigo de manhã, rolando pelo carpete bordô."

Ana Claudia 28/09/2022

Chika é uma criança que nasceu em 2010 alguns dias antes de um grande terremoto que abalou o Haiti. Até os 3 anos, morou com mãe em situações precárias e sem muita comida até que sua mãe morre.
Uma tia a pegou e levou pra um orfanato que era administrado por Mitch Alborn e sua esposa Janine

Eles moravam nos EUA, mas iam com frequência para o Haiti por causa do orfanato que eles idealizaram pelo local carecer de um ambiente mais propício para crianças órfãs de pai e mãe. No início, a demanda de crianças que chegavam era muito grande e foi preciso criar critérios para recebê-las: apresentar certidão de óbitos dos pais.

No entanto quando Chika chegou tímida no orfanato, no primeiro encontro com Mitch a conexão foi imediata por ambas as partes. Ao olhar para ela, Mitch a aceitou. Aos 5 anos, eles começaram a perceber o olhar e a forma de andar de Chika diferentes.

Ao levar a um médico no Haiti, este disse que o problema dela não teria solução naquele lugar. Prontamente, o casal resolve levá-la para os EUA pra exames mais detalhados e foi descoberto um câncer agressivo na cabeça e com um tempo de vida de 4 meses. Dá-se início a uma corrida contra o tempo para descobrir tratamentos que pudessem curar a pequena Chika.

A história de vida de Chika e sua saga em busca de tratamento e cura e intercalada com diálogos que Mitch tem com Chika, da saudade do tempo juntos e das lembranças que a pequena deixou.

Uma leitura triste, mas muito emocionante onde vemos o poder do amor puro e verdadeiro que se transforma em uma família unida pelo coração.

Karoline67 29/11/2022

Para chorar com criança
Eu amo livro em que choro por causa de uma criança. Esse foi um, mas infelizmente, não por um motivo fictício.

A Chika realmente existiu e foi uma órfã do Haiti, que foi "adotada" pelos donos do orfanato por conta de uma doença grave no cérebro. O livro conta como ela era especial e como mudou a vida do autor e de sua mulher.

É um belíssimo livro, com escrita impecável e muito emocionante. Mas acima de tudo, queria muito que ela estivesse viva ainda...

Vitoria.Oliveira 15/08/2023

Nunca li nenhum livro de história real, mas confirme fui lendo, mesmo sabendo o desfecho, não queria acreditar no que estava por vir. simplesmente emocionante e reflexivo. escrevo em lágrimas mas super recomendo

Lu 09/09/2021

Emocionante! Não há como chegar ao fim dessa história sem ter lágrimas nos olhos. Uma história especial do mais puro amor e de um exemplo de resiliência.

Diana Figueiredo 29/04/2023

Em lágrimas escrevo que foi uma leitura bem reflexiva, sobre amor, sobre escolhas, sobre se doar a uma pessoa, sobre família, laços, afetos, sobre tantas coisas.

Terminei a leitura admirando demais Mitch Albom e sua esposa Janine.

Uma observação importante, se tem vontade de ter filhos, não pensa muito, tenha!

Pri Garcia 13/05/2022

- polêmicas a parte, essa resenha está recheada da minha opinião -
Mitch Albom nos apresenta as lidas e dolorosas memórias que ele tem com a Chika, sua filha. Em um tom de voz leve, a gente conhece uma das pessoas mais incríveis que passou por esse mundo: Chika. E com esse mesmo tom de voz leve, ele conta sobre a dolorosa batalha que ela viveu e que eles viveram enquanto família.
Ao longo do livro, inúmeras vezes me questionei sobre cuidados paliativos, ao mesmo tempo que lembrei o quanto quero que as pessoas ao meu redor se tratem. Que dilema difícil, quantos ensinamentos lindos e que força surreal.
Feliz por ter lido esse livro, mesmo que eu tenha demorado muito no final, de tantas vezes que eu parei pra secar minhas lágrimas!

Lydiarq 28/01/2023

Um amor
Chika uma menininha sobrevivente do terremoto no Haiti que logo aos 3 anos descobre um tumor no celebro... o casal q a acolheu para tentar salvar sua vida não tinham filhos por acharem que não seriam prioridades em suas vidas. Então, Chika chegou e mudou tudo na vida dos dois que passaram a viver e lutar por ela...
O livro é um relato do próprio autor e seus dias de alegria e luta para salvar Chika.

Marcia 13/06/2023

Minhas impressões sobre o livro
E muita emoção senti por aqui com essa história linda e real.
Livro:" Um milagre chamado Chika" do escritor Mitch Albom.
História real onde encontramos o verdadeiro sentido de amar, de cuidar e do lutar sempre, com confiança e fé.
Nesse livro vamos conhecer a história de Chika, uma menininha do Haiti que foi levada para o orfanato no Haiti e aos 5 anos apresentou um sério problema de saúde, uma doença terminal. Ela nasceu em 2010 pouco depois do horrivel sismo que devastou o Haiti.
O escritor, Mitch Albom e sua esposa Janine tiveram suas vidas transformadas ao decidirem abraçar Chika, acolhe-la, recebe-la nos USA e com ela lutar pela vida, pela cura.
Chika ensinou muito a eles e com esse livro o escritor Mitch divide com a gente tudo que viveram e aprenderam com ela.
Gostei, aprendi e me emocionei muito com essa história.
Valeu!! Deixo aqui minha sugestão de leitura

Bella 18/02/2023

Profundo!
?Um milagre chamado chika? não nos deixa sair ilesos a tudo que lemos. É um livro cheio de amor e fé do começo ao fim.
É um livro cheio de cuidado, empatia e respeito pela vida e pela família, seja ela de sangue ou não.
Vale muito a pena!

ritita 23/08/2022

Maravilhoso, apesar de triste
Lembrando que a maioria dos haitianos vive com menos de dois dólares por dia, e muitos não têm energia elétrica, água limpa e cozinha com carvão. Para cada mil bebês que nascem, oitenta morrem antes de completar 5 anos. (trecho do livro)
Não tem como deixar de morrer de amor por Chika, que mesmo desenganada (sem o saber) pela medicina, alegrou a todos em seu entorno até os últimos momentos. A menininha doente que ensinou a fazer limonada do último caldo de limão.
Não tem como não admirar pessoas como Mitch, que apesar de desenvolver várias atividades consegue administrar um orfanato no Haiti, que conheceu após o terrível terremoto que assolou o país e tomou para si os cuidados que Chika não teria a menor possibilidade de receber naquele país.
A narrativa dá-se em primeira pessoa, onde o autor conta desde o primeiro envolvimento com o orfanato até o pós morte de Chika, e quanto a menininha mudou a sua forma de pensar em família.
Ao saberem da enfermidade de Chika - DIPG, um tipo de tumor altamente agressivo e inoperável que cresce no tronco cerebral. Este tipo de câncer geralmente atinge crianças com menos de 10 anos e a maioria dos pacientes não sobrevive mais de um ano após o diagnóstico. Mitch e Janine usam todos os recursos na tentativa de reverter o até então prognóstico. Amigos, amigos dos amigos, famosos cancerologistas internacionais, etc. Conseguiram que Chika sobrevivesse 24 meses.
Tá certo que o livro carrega uma certa melancolia ao sabermos das condições miseráveis em que o povo haitiano viveu e vive, ao ponto de pais entregarem aos orfanatos crianças que dizem órfãs, para que possam ao menos ter alimentação.
A história do país se mistura com a colonização, escravidão, ocupação militar, terremotos, furacões e instabilidade política.
Tá certo que o autor é conhecido por livros de autoajuda, mas a narrativa é tão, mas tão comovente que não tem como deixar pra lá.

Juliane.Teixeixa 26/02/2024

Lindo e emocionante! Para quem já teve uma pessoa doente em casa, esse livro pega de jeito. Você sabe o que vai acontecer pela sinopse, mas se pega desejando que o desfecho seja outro. Chorei no capítulo 7 e estava no meio do trem ainda por cima hahah, mas valeu muitooooo a leitura.

Niereads 20/01/2023

tocante
comprei o livro em uma feirinha da minha cidade, nunca tinha lido uma história real e não imaginava que conseguiria ler por completo, mas li em uma semana. muda a percepção de vida de qualquer um e é sem dúvidas a história de uma garotinha guerreira e uma família cheia de amor.