Lua no céu de Cabul

Lua no céu de Cabul Nadia Hashimi

Resenhas - Lua no céu de Cabul

Ana_Elisa_Toledo 14/04/2024

Um livro esclarecedor, um livro que nos tira de nossa bolha de conforto e faz pensar no que tantos passam em busca de uma vida de paz.

Triste, muito triste.

Van 11/02/2024

O primeiro livro da escritora Nadia Hashimi já tinha me deixado impactada, mas esse livro mexeu demais comigo.
Quando você se coloca no lugar dos refugiados, pessoas que como você tinham uma casa, família , amigos, profissão , etc .. e de repente precisam abrir mão de tudo, aceitar viver com o mínimo, muitos vezes aceitar o desprezo e mesmo assim no final do dia agradecer por estar vivo é angustiante.
Quando pensamos que vemos todos os dias tantas estórias como essas no jornal, mas que já são tão comuns do nosso dia a dia que não sentimos mais o impacto.
É triste demais. É um livro para ser lido e relido para gente lembrar que somos seres humanos e que todos temos o direito de ser feliz e viver em paz. Que não existe fronteira que deva nos separar da humanidade e da compaixão.

Carolina2496 04/02/2024

Lua no Céu de Cabul
Um livro emocionante sobre a jornada de uma família que foge do regime talibã no Afeganistão em busca de asilo na Europa. A paz é tudo que eles querem!
Carol 05/02/2024minha estante
Amei está leitura.
O final aberto ficou por minha imaginação. Na minha cabeça mãe e filho estão unidos e felizes! ??

Carolina2496 05/02/2024minha estante
Pra mim também, Carolzinha. Fiquei com esse sentimento e a imaginação de um reencontro lindo! ??

Carol 06/02/2024minha estante
??

Clau Verde 28/01/2024

Amo a maneira como a escritora conta a estória. A narrativa leve e ao mesmo tempo profunda envolve e faz sentirmos as aflições passadas pelos personagens. Amei o livro.

Kátia 03/01/2024

Salim ...
Uma leitura triste ,porém com grandes ensinamentos. Resiliência é a palavra perfeita para descrever tudo o que tem nessas páginas. O final fica muito vago. O personagem Salim me manteve presa por todo o livro, finalizei a história por ele...

Paula1735 15/12/2023

O sofrimento do refugiado de guerra
O livro A Lua no Céu de Cabul, conta a história de refugiados de guerra, não só da guerra tal qual, infelizmente, conhecemos mas da guerra de egos.
A narrativa nos mostra todo o percurso da busca por uma vida melhor, de um lugar melhor pra viver. Conta a luta pela sobrevivência, nos conta do sofrimento de estar em um lugar desconhecido.
Uma história muito necessária, com personagens fortes e persistentes.

skuser02844 28/11/2023

Refugiados
O livro conta a história dos refugiados do Afeganistao, mostrando de forma fictícia a luta de muitas Fereibas (nome da protagonista) e seus filhos.

Amei a história, ler ela fez tornar mais real toda a luta e sofrimento deste povo. E o Salim realmente me impressionou, quantos meninos passam pelo que ele passou?

Houve um final feliz? Não, mas terminamos a leitura com todos vivos, mas e na vida real, é assim que termina?

Sylvia.Lorena 21/10/2023

Uma narrativa simples e envolvente sobre a luta dos refugiados. Uma frase resume tudo ?O que se foi, se foi?. Solidariedade e empatia deveriam ser ações incorporadas ao cotidiano de todo ser humano. Mas, o ?mundo segue em frente, sem ter consciência de que um cataclismo silencioso, solitário, ocorreu a alguns metros de distância.?
Deveríamos celebrar todos os momentos de paz e desejar que seja uma constante para todos. Mas, na verdade ?somos míopes para celebrar os momentos que merecem ser celebrados?.
O final do livro deixa a desejar. A emoção que trouxe toda a narrativa pediu um final surpreendente.

Kamis Andrade 17/10/2023

Maravilhoso e necessário
O livro tem como pano de fundo o drama dos refugiados. A escritora contou a história de uma forma leve, didática e que fluiu.
Ficamos o tempo inteiro aflitos, querendo saber o que vai acontecer com o protagonista, sua mãe, seus irmãos. Porém, me senti traída no fim e, apenas por isso, não dei 5 estrelas.

Larissa 07/10/2023

Que final ?
O livro foi inteiro sofrido, o mínimo que esperava era que no final algo se resolvesse, mas parou bem no nada.
Enfim.. achei que fosse uma história mais realista, mas foi só uma alusão aos refugiados. Não é de todo ruim, mas não gostei muito.

Tinthia(: 28/09/2023

Emocionante
Esse livro me surpreendeu... eu não conhecia essa autora e admito que me apaixonei!
Com uma escrita sensível e muito forte, conhecemos a história de Fereiba, uma afegã que perdeu sua mãe ainda no parto e foi criada pelo pai e a madrasta (má real).
Conseguimos ter a perspectiva de Fereiba e de seu filho, Salin, na missão de saírem da guerra no Afeganistão com a família.
MAS QUE FINAL FOI ESSE?!
O final foi abrupto e péssimo, fez com que o brilho da história se perdesse um pouco. Até pensei que tivesse continuação da história, o que não houve.

Daiani.Cris 21/09/2023

Ouvi esse livro através do Podcast da Nuza Batemarque e confesso que foi mais emocionante lendo com ela, do que se eu tivesse lido sozinha.
Não é um livro fácil, afinal conta a história dos refugiados do Afeganistão, conta o horror que as pessoas vivem por causa do Talibã, então, não seria uma história de amor, mel com açúcar.
Tem muito amor, é claro, mas tem muito sacrifício, muita entrega, muita determinação, muito sofrimento...
E a Nuza é um espetáculo à parte lendo. Ela chorou em diversas partes do livro e fez com que eu chorasse tbm. Eu sou manteiga derretida, mas pra certas coisas eu tenho o coração duro, mas ouvindo ela ler... não tem como não chorar. Eu só queria saber mais, saber o que aconteceu depois do túnel....

Leandro 07/09/2023

Afeganistão
Aqui nesta obra vemos a história de uma família afegã, que depois de ver seu país entrar em conflitos armados, decide fugir de seu país rumo à Europa em busca de melhores condições de vida.

Apesar da obra ser de ficção, a história pode ser facilmente confundida com muitas famílias de refugiados pelo mundo hoje em dia.

Jessie Sioux 01/09/2023

Bom, mas decaiu
Esse livro foi muito gostoso de ler no começo, mas o decorrer dele decaiu.

A história de Fereiba realmente mexeu comigo, achei muito sofrida todos os aspectos da vida da coitada.

Quando o livro passou a focar mais na narrativa de Salim, sinto que decaiu pela repetição. Ficou muito no mesmo e acabei não me rendendo tão bem ao drama do adolescente.

Sinto que se tivesse focado mais em Fereiba, talvez tivesse sido melhor. Ou alternar bem entre os dois pontos de vista.

Não deixei de comparar com os meus dois livros favoritos da vida que são: A Cidade do Sol e O Caçador de Pipas. O livro Lua no Céu de Cabul não conseguiu chegar perto do que eu esperava de drama.

Sim, a história é ótima, tem momentos de sofrimento, mas não me pegou tanto quanto esperava. Não tanto como foi no começo.

E o final ser aberto foi um pecado.

Maria Camila 23/08/2023

A Lua no céu de Cabul
Editora :
??????????

Um livro lindo, apaixonante e sensível, que retrata a realidade dos refugiados no percurso até sua nova casa!

A autora que também escreveu o livro ?A pérola que rompeu a concha?, conta a história de Fereiba, uma mulher que viveu uma infância difícil, sendo tratada pela madrasta como uma empregada, servindo suas meia-irmãs.

A realidade dela muda quando se casa com um marido apaixonado por ela e eles vivem bem felizes, até que o Talibã assume o poder e seu marido é assassin4do. Diante disso ela resolve fugir com seus 3 filhos para a Inglaterra! E aí começa uma jornada intensa, angustiante, assustadora e cheia de esperança para uma nova vida!

A autora, Nadia, faz a gente sentir a angústia e o medo que essa mãe sentiu, quando sai de sua cidade natal, para um futuro incerto, cheio de perigos e preconceitos com refugiados!

O amor e a perseverança dessa mãe me tocou profundamente e me fez sentir na pele todo o esforço para proteger seus filhos!!

Apesar do tema ser bem forte, Nadia, escreve de forma fluida, que fica fácil de ler!