Lua no céu de Cabul

Lua no céu de Cabul Nadia Hashimi

Resenhas - Lua no céu de Cabul

Simone MK 02/06/2021

Crise dos refugiados
Lua no Céu de Cabul narra a fuga da viúva Fereiba e seus 3 filhos (Salim, Samira e Aziz) de uma Cabul (Afeganistão) dominada pelo Talibã, em direção a Londres, onde vive sua irmã Najiba e família. Após o início de uma jornada tortuosa, passando por Irã e Turquia, na Grécia, Salim, o filho mais velho se vê apartado de sua família e a partir desse ponto acompanhamos duas jornadas distintas: a de Fereiba e seus dois filhos menores e a de Salim, todos lutando para chegar ao seu objetivo.

O livro narra com muita sensibilidade a crise dos refugiados nos mais diversos países e a vida que levam em campos de refugiados, abrindo nossos olhos para o drama enfrentado por milhares de pessoas que abandonam sua pátria em busca de uma vida melhor, seja por causa de guerras, violação de direitos humanos, perseguição relacionada a raça, nacionalidade, política, religião, etc.

É um livro muito envolvente, toda situação é retratada de forma bem realista. Os personagens são cativantes, muito fortes, dotados de grande resiliência, mesmo diante das maiores adversidades. Impossível não torcer por um desfecho favorável para todos.

Gostei muito! Só não dei nota 5 porque achei o final abrupto, não gostei da forma como terminou, fiquei frustrada! Excluindo esse fato, é um ótimo livro, merece ser lido!
Cecilia Morato 10/06/2021minha estante
Concordo, o livro perfeito mais o final deixou a desejar, fiquei com a sensação de um livro incompleto.

JuBarbosa 13/09/2021minha estante
Concordo! Não gostei do final, faltou muito, incompleto

Laila 03/01/2022minha estante
Concordo, também fiquei com a sensação de que faltou o final.

Jess 22/08/2022minha estante
Concordo plenamente. Estava super ansiosa pela cena final e a sensação foi de frustração.

Thaty.Ventura 04/11/2022minha estante
Concordo. Muito bom, mas sem final.

Mirela Ugioni 01/10/2021

"Lua no Céu de Cabul" é um livro emocionante e doído do início ao fim. Eu precisava parar de tempos em tempos pra respirar e aliviar o nó que se formava na garganta. E pensar que a história contada nesse livro é no passado, mas que está se repetindo no presente com dezenas pessoas. Imagine você, com todos os seus direitos conquistados, e de repente você não tem mais nada, nem profissão, liberdade de ir e vir, nem viajar, nem ir ao mercado sozinha. Um nó na garganta atrás do outro.

Ana Claudia 04/07/2022

Fereiba é uma mulher Afegã inteligente, forte e determinada. Perdeu a mãe quando nasceu e foi criada pelo pai e a madrasta em uma educação muçulmana. Seu sonho era estudar, mas a madrasta a impediu de estudar para ajudá-la nos afazeres domésticos e para cuidar de suas irmãs por parte de pai.

Quando se casou, estava feliz com a sua vida e sua profissão de professora, seu casamento se solidificando e com a chegada de seus 3 filhos: Salim, Samira e Aziz.

Mas quando o regime Talibã se instalou no Afeganistão, Fereiba teve sua liberdade privada e a vida tranquila que tinha acabou. Seu marido desaparece pelo regime Talibã e ela fica sozinha com seus 3 filhos passando fome em um país destruído pela guerra. Sem ter como sustentar e dar de comer a seus filhos, Fereiba resolve fugir de Cabul com destino a Londres, onde mora sua irmã Najiba, em busca de asilo.

Fereiba e seus filhos vão seguir por uma jornada de perigos, fome, privações, temores e com pouco dinheiro para sobreviver.

Grazi.ela 20/03/2023

Vale a pena
História linda! E vale muito a pena para tentarmos nos colocar um pouquinho no lugar de uma pessoa refugiada.
Os diálogos são fortes e as personagens são adoráveis, o que faz com que a gente se apegue e se preocupe muito com o destino delas.
O final pode não agradar à todos, mas funcionou muito bem pra mim.
Recomendo muito a leitura.

Margô 14/07/2021

Refugiado. Quem foge pra o escuro...
Não achei "A lua no céu de Cabul"!
Talvez saí com mais pressa do que Salim e sua família, com a audição traumatizada pelos bombardeios do Talibã.
É uma história de refugiados. De uma família com quatro membros, dos quais apresento o menino de 16 anos, Salim, que vive uma verdadeira Odisseia, tal qual Ulisses, mas que ao contrário do herói grego, não retorna pra casa, à moda do Talibã, Salim sai à procura de um lar, e a terra natal, tornou-se o berço da morte.

A obra ficcional, traz um retrato real da notícia mais presente nos jornais. - Refugiados- .
São tantas as intempéries que as pessoas enfrentam, que citar aqui, fugirá do tom necessário para descrever as dores, humilhações, e destrato ao ser humano, que é tão bem apresentado pela autora, Nadia Hashimi.
Portanto, recomendo a leitura, de real pertencimento ao contexto atual. O mundo inteiro é um formigueiro de refugiados. É preciso sentir-se incomodado.
Gostei bastante!

@bibliotecadedramas 13/10/2021

leitura necessária
Segundo livro que eu leio dessa autora e assim como foi “A Pérola que Rompeu a Concha” esse livro não me decepcionou. A história começa com Fereiba ainda criança na fase em que começa a entrar pra adolescência.

Até praticamente as 70 primeiras páginas você não faz ideia de como a história irá se desenrolar, mas quando outros personagens entram na trama após alguns anos se passarem, o livro vai tomando forma. Fereiba e Salim – que é o seu filho mais velho de 16 anos, são o retrato cru e realista dos afegãos refugiados que buscam desesperadamente pela liberdade e por uma vida melhor ao sair das garras do Talibã. É uma jornada pesarosa, comovente, cruel e triste, a autora teve uma sensibilidade muito grande ao contar a vida dessas pessoas que são praticamente invisíveis aos olhos do mundo.

No fim é um livro que acaba sendo muito mais a história de Salim do que de Fereiba, o final é de certa forma inconclusivo e acredito que a ideia da autora tenha sido essa mesma: representar o final como uma incógnita quando se traga da crise imigratória dessas pessoas.

“Lua no Céu de Cabul” é uma história crua, comovente, mas sobretudo necessária sobre um tema tão atual e que se destaca pela coragem e força de seus personagens.

site: https://shejulis.com/livro-lua-no-ceu-de-cabul/
Fabricy 13/10/2021minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler!!! ???

Fernanda 04/08/2021

Bom, porém esperava mais.
Fereiba é uma mulher afegã que, desde o momento do nascimento até o início da idade adulta, carregou consigo dores na alma e um sentimento constante de inadequação. Já adulta, dedica aos filhos a dedicação e o amor que nunca conhecera.

"... não ter mãe é como ser despida de todas as roupas e lançada na neve."
A vida feliz e tranquila que ela conseguiu conquistar após o casamento é abalada pela guerra e pelo domínio Talibã. Com o agravamento da situação, uma tragédia obriga Fereiba a fugir do país com os três filhos, entre eles um bebê com a saúde bastante fragilizada. O destino é a Inglaterra, onde ela e os filhos pretendem pedir asilo como refugiados políticos. A travessia, porém, se constitui um desafio enorme e cheio de incertezas.

Quem já leu o livro anterior da autora (A pérola que rompeu a concha) deve ler esse sem expectativas, pois, apesar de terem alguns pontos em comum, como a cultura do Oriente Médio e personagens femininas como protagonistas, um tem como temática principal a opressão de mulheres e o outro a questão dos refugiados de guerra. No primeiro livro a autora se aprofundou mais no tema a que se propôs, enquanto nesse alguns assuntos poderiam ser mais aprofundados.

site: Estou no Instagram como @viralivros
CPF1964 05/08/2021minha estante
Estou para ler este livro faz tempo....

Fernanda 06/08/2021minha estante
Eu gostei, mas confesso que esperava mais.

Kelly.duarte 06/02/2022

Tocante e necessário.
Uma ficção tão real que me deixou com lágrimas nos olhos, uma leitura muito necessária principalmente para aqueles que tem preconceitos e não entendem a necessidade de muitas pessoas precisarem fugir de seu país! Gostei mas dos capítulos da Fereiba, acho que por ser mãe acabei me identificando mais, e a infância e juventude dela me tocaram muito! Mas Salim não fica para traz, um menino que se vê sozinho, que tem que se tornar homem do jeito mais cruel, enfim, a autora como sempre consegue tocar meu coração, e minha ressalva é só com esse final, que se fosse diferente talvez eu tivesse favoritado!

Cristiane 30/10/2022

Lua no céu de Cabul
É um livro muito triste que mostra a realidade de várias famílias que precisam abandonar o país que vive por causa da guerra e entrar em outro país de forma ilegal. O livro relata a luta de uma mãe que deseja chegar a Inglaterra com seus três filhos, um deles muito doente, por isso ela acaba seguindo sem seu filho mais velho que é pego pela polícia.
Só não gostei do final, pois gostaria de saber como foi o reencontro da mãe com Salim, mas é um livro bom e eu recomendo a leitura.

San 31/03/2022

Boa leitura
Foi uma boa leitura, fluiu bem.
A história deixou-me aflita algumas vezes, e comovida em outras.
Gosto de ler sobre outros países, outras culturas.
Só não agradou-me o modo que foi encerrada a história.

Thais 24/08/2021

A vida é um mistério
Com o drama dos refugiados, sabendo que vivemos um dos piores momentos da história do Afeganistão, sentimentos em relação aos personagens nos fazem questionar o que realmente importa na vida. A história de Fereiba, Salim, Samira e Aziz é agoniante, e queremos muito entrar no livro e mudar o destino deles, da mesma forma que queremos mudar a vida de milhares de pessoas que morrem todos os dias buscando uma vida melhor fora de seus países.
O livro é muito delicado, aborda temas cotidianos como família, criação, cultura, primeiro amor, dignidade e liberdade, e nos faz refletir sobre o nosso estilo de vida.

O Afeganistão é um país de cultura belíssima, é triste ver a cultura ser apagada por ideias extremistas e falta de direitos humanos.

O final desse livro é muito comovente, e daria espaço para uma continuação com toda certeza.

Cíntia 03/10/2021

Chorei muito
O livro conta a história de Fereiba, desde sua juventude a vida adulta, e nos mostra todas as dificuldades e sofrimentos que o povo afegão enfrenta com o domínio do Talibã.

A história no início é narrada apenas pela Fereiba e em certo momento passa também a ser contada por seu filho Salim.

Me envolvi com o livro desde as primeiras páginas e chorei muito com ele. A autora ao final diz ser uma história de ficção, porém retrata a realidade de muitos refugiados, e não só do Afeganistão.

Indico muito o livro e acho necessária a discussão da temática.

"Por mais alta que seja a montanha, sempre existe um caminho para o outro lado."

"Os refugiados não precisam ser refugiados para sempre."

tita 10/08/2021

Refugiados
Quando vemos pela tv, a crise dos refugiados, imagens tristes e deploráveis de uma guerra em nome de religião e poder, nem imaginamos o que as pessoas realmente passam. Lua no céu de Cabul, traz um pouco disso, num enredo que traz dois narradores, contando de sua perspectivas os momentos e as tensões de uma fuga. Não consigo nem me imaginar no lugar de uma mãe, como aconteceu com Fereiba, tendo que fazer escolhas difíceis, colocando seus filhos em riscos para tentar melhorar a vida deles. Senti falta de um final feliz, rsrsrs, achei o final meio sem sentido.

JuBarbosa 06/09/2021

Gostei, mas senti incompleto
Você passa o livro todo na expectativa de saber o que irá acontecer e ele termina, mas sem concluir... Ok, dá a entender, mas falta... Não sei. Eu gostei, interessante, mas eu esperava bem mais.

Kecia Jolie 01/09/2021

Que livro intenso e tocante. A história de Fereiba e seus filhos é ao mesmo tempo tão linda e tão triste. A cada página deste livro foi impossível não se emocionar, chorar e refletir sobre a situação dos refugiados e principalmente a situação das pessoas que moram no Afeganistão. Esse livro me marcou demais. Vou levar a história desses personagens para sempre em minhas lembranças. Recomendo demais esse livro maravilhoso.