Lua no céu de Cabul

Lua no céu de Cabul Nadia Hashimi

Resenhas - Lua no céu de Cabul

Leehrz 16/07/2023

Tava achando esse livro bem bom. Gostando da escrita, a leitura estava sendo rapidinha, curtindo a construção dos personagens e toda a história? porém o final me quebrou. Acho que a saga do Salim foi interrompida muito do nada.
Enfim, ainda vou dar umas 4 estrelas pra esse livro.

JuBarbosa 06/09/2021

Gostei, mas senti incompleto
Você passa o livro todo na expectativa de saber o que irá acontecer e ele termina, mas sem concluir... Ok, dá a entender, mas falta... Não sei. Eu gostei, interessante, mas eu esperava bem mais.

vivi 17/06/2021

teria tudo pra ter uma boa trama, mas...
personagens aparecem e somem do nada no desenrolar da estória e sem nenhum gancho pra retomar a relação do protagonista com os mesmos. o final também acaba sem um desfecho decente. ruim.

Vanessinha 21/11/2021

Fuga do Talibã
O livro conta a história de uma família fugindo do Talibã para tentar chegar a Inglaterra onde tem parentes. Tem momentos muito sensíveis com enfrentamento de situações extremas. É uma jornada que nos gera reflexão sobre a xenofobia e consequências do regime do Talibã no Afeganistão. Tem vários ponto positivos como por exemplo, podemos fazer a analogia com que está acontecendo agora, apesar da família ter passado pelos extremistas na década de 90 na primeira invasão após combate com a União Soviética. É muito interessante a forma que somos colocados sob a visão da família refugiada e o tanto de rejeição ou ajuda que passam na jornada. Não consegui dar cinco estrelas, apesar de ser uma história que vai ficar na minha memória e reflexão por muitos anos, porque achei o fim muito incompleto. Queria mais tempo após o último ato.

Marcia 11/11/2022

Fugir de seu país como se fossem criminosos, deixar seu lar, sua família, amigos, sua história para enfrentar o desconhecido e correndo sérios riscos de vida.
Essa é a triste, a dolorosa história dos refugiados e nesse caso dos refugiados do Afeganistão.
Nesses dias embarquei para Cabul no Afeganistão para conhecer Fereida, conhecer sua história e vivenciar com ela uma experiência de vida muito difícil. É um livro muito emocionante que nos ensina sobre amor, luta pela sobrevivência, empatia e amizade. A escrita é envolvente, começamos a ler e não queremos parar.
Um livro que indico a todos. Leitura necessária.

Andréia 16/11/2021

A autora esqueceu de escrever o final
Fiquei muito empolgada quando ganhei esse livro, uma história de uma mulher afegã refugiada contando sua história, e foi assim por um tempo até que a história ficou quase totalmente focada no seu filho, queria mais Fereiba?.queria saber como ela lidou com a desilusão do primeiro amor, dos desafios do casamento com um homem que não era apaixonada, o desafio de chegar um país pedindo asilo e lidando com o amor da adolescência?.a história dela foi picotada.
Seu filho Salim fica com o protagonismo da história, uma história bem sofrida e tocante mas as vezes, tive dificuldade de prosseguir a leitura, que ficou cansativa. O final? Não gostei?ler toda essa trajetória sem saber onde vai dar?decepcionante.

Paola 09/07/2023

A lua e a esperança
Para os amigos do Skoob, meu resumo:

Livro de ficção que retrata a dura realidade dos refugiados. Aqui, Salim e sua família representam afegãos e sua fuga do grupo radical Talibã para chegar à Europa em busca de asilo.

Escrito em 2009, triste saber que de lá para cá pouco mudou.

Em busca de liberdade, de um novo começo pessoas abandonam o que um dia chamaram de lar, dependendo muitas vezes da solidariedade das organizações humanitárias para sobreviver e persistir.

?Os refugiados não somente tinham que escapar de um lugar, mas precisavam escapar de mil memórias até colocarem tempo e distância suficientes entre eles e a infelicidade, para enfim despertarem num dia melhor.?

Apesar da narrativa triste, há muitas lições de superação e algo que gostei que a autora manteve sempre presente: o valor da família.
Também adoro livros que me fazem pesquisar mais a respeito de outras culturas e outras realidades? sair da bolha.

Livro muito comovente, merece ser lido.
??????????
Gleidson 10/07/2023minha estante
Pelo seu resumo fiquei com vontade de ler.

Joyce 02/10/2021

O livro é ótimo super gostoso de ler, triste, mas mostra a história de forma que te faça querer ler!
Mas o final é decepcionante, pois não mostra de fato o que acontece...

Carol 27/07/2021

Emocionante
Estou me aventurando a sair das leituras convencionais e conhecer mais outras histórias e culturas, e com certeza esse livro me marcou e me fez iniciar esse desafio com o pé direito. Que história emocionante! Apesar de ser fictício retrata milhares de histórias reais que acontecem a todos os momentos. Agradeço ao livro e a autora por me entreter e ao mesmo tempo me fazer pensar em como eu poderia tentar ajudar pessoas que passam por isso, além de me instigar a sair da minha bolha e olhar para o mundo, principalmente para quem precisa. Livro incrível com histórias reais que merecem demais a atenção. Super recomendo!!!!
Brenda 05/08/2021minha estante
Leia Cidade do Sol. É perfeito e fascinante. Um dos meus livros favoritos e também é sobre a cultura árabe/islâmica

Carol 06/08/2021minha estante
Obrigada pela indicação!! Vou adicionar na minha lista

Silvane.Cunha 11/04/2022

Livro envolvente do início ao fim . A progressão da história foi ótima porém dei 3 estrelas ?????? porque o final deixou muito a desejar e ficaram pontas soltas de algumas cenas e personagens. Mas ainda acho que vale a leitura .

Larissa.Giorgetti 18/04/2023

Realmente, essa autora tem meu coração. Mais um livro profundamente emocionante que os personagens parecem tão reais, a ponto de eu pensar neles como "pessoas" mesmo quando não estou lendo. Fereiba-Jan e Salim-Jan realmente faz jus ao 'querido" que os nomes carregam. Até a metade o livro é narrado somente por Fereiba, e nos conta desde a triste infância até os acontecimentos catastróficos que a levam a deixar seu amado( hj em dia não tão amado assim) Afeganistão. Após, é narrado por seu filho Salim intercalado esporadicamente por ela, mas Salim tbm nos dá uma dose extraordinária de detalhes para uma criança de apenas 14/15 anos. Nesse livro vemos com bastante riqueza o que acontece com um refugiado e as dificuldades de cidadania. É cruel, real, destruiu meu psicológico e entrou para o melhor do ano até agora. A frase final me fez arrepiar pois sinceramente não estava esperando. Extraordinário ??

Celia.Mattos 11/07/2022

A história nos apresenta a história de uma família de Cabul, no Afeganistão, que precisa sair do país após a guerra, devido ao controle do Talibã.
Narrado em parte por Fereiba, a mãe, e outra parte por Salim, o filho mais velho, acompanhamos as lembranças de Fereiba, da infância até seu casamento, a felicidade com o marido e os filhos, até que o regime imposto pelo Talibã torna Cabul extremamente perigosa e a família precisa fugir. A fuga passa a ser narrada tanto por Fereiba quanto por Salim, passando pela Turquia, pela Grécia, nos apresentando as dificuldades pelas quais os refugiados são obrigados a passar.
A escrita é de partir o coração de tão poética, triste e linda. Me apaixonei pela trajetória de Fereiba desde o primeiro capítulo, sofri a cada obstáculo e perda, e torci absurdamente para que essa família encontrasse a paz que merece. Leitura incrível, entra para minha lista de favoritos da vida.

Vivis 30/05/2021

Uma história familiar em meio às dores de Cabul
A trama desse livro pode ser dividida em duas partes a primeira sendo Fereiba, contando sua vida desde a infância e vida adulta, sua jornada para se tornar um esposa e mãe em Cabul, e sua fuga com seus filhos da cidade durante a Ascensão das guerras civis, o outro narrador a esse ponto é Salim seu filho mais velho. É uma história sobre o drama dos fugitivos que migram em busca de uma vida para Europa e outros pontos do mundo e deixam tudo para trás, sem sequer saber se vai sobreviver a essa viagem.
Gostei do livro até chegar a última parte onde achei levemente uma repetição do que já tinha lido. O final não me agradou.

Mas em si o livro tem uma trama que prendeu minha atenção. Difícil ler sobre o tema, porém muito importante.

Erica 27/07/2022

Ótimo livro
Uma história sofrida da vida dos refugiados. Eles precisam sobreviver e tentar ir em um país que dê assistência, moradia, comida.
Passam por muitas dificuldades nos países vizinhos.
Muita tristeza, miséria e mortes

Kati 04/03/2023

Uma história fictícia baseada em fatos reais
Quão triste é saber q milhares de pessoas deixam para trás seu país, sua cultura, suas lembranças seus amigos e suas famílias, apenas pelo fato de sobreviver. E mais triste ainda, é saber que são histórias tão difundidas no mundo e mesmo assim, a busca pela sobrevivência é muitas vezes barrada, fazendo com que essas pessoas se submetam às mais perigosas adversidades a procura de sua liberdade.

Os refugiados não querem sair de seus países pra ocupar o lugar de outra pessoa em outro lugar. Eles só querem ter uma vida normal, sem medo, com paz. E claro que se em seu lugar as adversidades que podem acometer suas vidas não existissem, eles prefeririam ficar lá, com suas casa, suas pessoas, cultura e história, a ficar num lugar que, talvez, não lhes pertença.

Isso é a luta pela sobrevivência e a esperança do recomeço com uma vida normal.

O lado bom dessas histórias, é saber que existem muitas pessoas humanas e empáticas, que de alguma forma, transformam pequenos momentos das vidas dos refugiados em momento de abraço e acolhimento.

O livro é muito bom, uma vez que apresenta todo um contexto para justificar a saída de tantas pessoas de suas casas, a procura de paz. Só não dei 5 estrelas, por conta do final. Queria muito a reviravolta do encontro entre mãe e filho.