O silêncio

O silêncio Don DeLillo

Resenhas - O silêncio

bardo 06/08/2022

Num certo sentido o título dessa novela de Don DeLillo guarda uma certa ironia já que absolutamente temos de tudo aqui menos silêncio. Como alertados pela sinopse o que temos são os efeitos de um não tão longe colapso da civilização por uma pane tecnológica geral. DeLillo, entretanto não se preocupa em nos informar os efeitos no macro, na verdade temos pouquíssimas informações do que de fato ocorreu, o foco aqui é o micro, pessoas que se por um lado são prosaicas em sua banalidade em outro são perturbadoras por suas atitudes. Com pouco mais de cem páginas somos levados num ritmo vertiginoso numa narrativa que se torna cada vez mais claustrofóbica e angustiante. Provavelmente não irá agradar a todo leitor, mas é um livrinho que dá o que pensar.

Nathan Oak 19/12/2021

Ficção e realidade
O autor cria um universo em que as personagens se desenvolvem em arcos próprios e minimamente complexos em personalidades e trejeitos que dão marcas próprias a cada persona.

Depois de um bom período, as histórias se entrelaçam umas com as outras, junto com pensamentos, impulsos e anseios das personagens envolvidas. Frente a uma tela preta, pela falta de energia, as pessoas pensam, criam e inventam nervosamente as possíveis causas de um caos que se inicia.

Wamosysoares 17/08/2021

?O que acontece com as pessoas que vivem dentro dos seus celulares?? Esse excerto retirado do livro pode resumir o objetivo do autor. A história tem como pano de fundo um ?apagão? que ocorre durante o prestigiadíssimo evento do Super Bowl, cessando as TV?s e os celulares. A partir daí, os personagens inseridos pelo autor - típicos norte-americano de classe média alta - se veem obrigados a viver e conviver nesse contexto durante uma reunião. Confusão, monotonia, pensamentos vazios, tudo emerge. Leitura rápida, assunto interessante.

José Cláudio 05/10/2021

Nesse pequeno-grande livro Don Delillo nos apresenta diversos aspectos para realizarmos uma análise dos tempos atuais, e sobre até quanto estamos imersos dentro da tecnologia, e se há essa inserção exacerbada, até quanto isso é maléfico para o indivíduo. Cinco individualidades se confrontam na obra, repensando esses aspectos tecnológicos e da cultura de massa. Recomendo

marcosm 30/01/2022

El silencio, Don Delillo
Gostei do livro apesar que me parece não ser o melhor do Delillo. É interessante o suficiente para que queira ler mais de sua obra.
No dia do Superbowl acontece uma espécia de apagão e Delillo conta o que se passa com algumas pessoas que programaram de ver o jogo juntos. Mergulhando nos pensamentos dessas 5 pessoas, refletimos sobre nossa dependência da tecnologia e o sentido das coisas num mundo cada vez mais caótico.

Leila171 06/01/2022

Super atual, Don Delillo faz uma crítica à nossa sociedade, totalmente viciada na tecnologia, telas, redes sociais e afins. O Silêncio tem um tom profético, uma vez que prevê um apagão de todas as telecomunicações e Internet em 2022, nos deixando totalmente sem ação. Desenvolvido a partir da perspectiva de cinco personagens, pessoas totalmente comuns, é fácil se ver e supor como nos sentiriamos diante das inúmeras telas pretas.
Com pouco mais de 100 páginas o texto de Delillo é fluido, irônico e reflexivo. Parodiando o também estadunidense, Chuck Palahniuk, nada é tão estranho quanto a própria realidade.
Ótima leitura!!!!

thales.gaspari 27/07/2022

Decepção
Primeiro título do DeLillo que realmente não gosto - ele é um dos autores que mais tenho aproveitado e curtido.

As características de escrita do autor e seus temas preferidos estão todos aqui e o livro abre com uma premissa interessante... Infelizmente ele logo se perde e fica difícil entender se faltou foco ou vontade para DeLillo escrever.

Sinceramente tenho dificuldade de dizer algo sobre esta pequena história. Eu só percebi que ela tinha acabado porque estava escrito "fim" na página.

ricardolyra 16/01/2022

Decepcionado
O primeiro capítulo da primeira parte é ótimo, mas penso que ele se perdeu daí em diante.Uma obra menor.

Ferdy 25/04/2022

o livro é passado em 2022, já pós covid, e na história existe uma situação com algum tipo de pane na eletricidade - não se sabe se no país(EUA) ou no mundo, já que nada funciona- TV, celular, luzes, tudo parado. E os personagens vão divagando sobre a vida e tudo mais, a existência, o que pode acontecer e enfim...não sei se curto esse tipo de história, sem um fim, mas serve a reflexão!